Produtividade

15/06/2016 11h24 - Atualizado em 15/06/2016 11h24

Hackers usam sites de ingressos falsos em ataques com foco na Rio 2016

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

As Olimpíadas de 2016 é um evento que acaba aumentando o número de ataques de hackers na Internet. Segundo a Kaspersky, empresa de segurança online responsável por antivírus como o Kaspersky Internet Security, os dados divulgados na terça-feira (14) indicam que, diariamente, são encontrados registros de sites maliciosos, promoções que não existem e venda de falsos ingressos da Rio 2016. As principais vítimas são os turistas e membros do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Os Jogos Olímpicos serão no Rio de Janeiro, com início em agosto.

Google Maps revela mapas internos de estádios das Olimpíadas Rio 2016

Sites falsos oferecem venda de ingressos em golpe online (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)Sites falsos oferecem venda de ingressos em golpe online (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)

Os ciberataques podem acontecer de diferentes formas em grandes eventos e golpes semelhantes já foram registrados na Copa do Mundo de 2014. Dessa vez, a agência de segurança online já detectou mais de 230 domínios maliciosos (endereços web), que foram bloqueados pela Kaspersky Security Network (KSN).

Os temas principais usados nos golpes das Olimpíadas de 2016 são as vendas de ingressos e promoções falsas, que prometem tickets para os Jogos Olímpicos gratuitamente. O usuário paga por um produto que nunca será enviado ou tem dados financeiros e pessoais roubados.

É necessário desconfiar de preços baixos ou ofertas muito atrativas, que acabam enganando, principalmente, quem deixou para adquirir os ingressos de última hora.

No exemplo detectado pela Kaspersky, em um dos golpes, o jogo da Seleção Brasileira de Futebol estava sendo vendido por R$ 150 e a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas 2016 estava por R$ 1.800.

Golpe também usa páginas de Facebook para atrair vítimas (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)Golpe também usa páginas de Facebook para atrair vítimas (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)

Até páginas de fãs no Facebook estão sendo usadas para fins maliciosos. Segundo a Kaspersky, também foram encontrados registros de tentativas de golpe phishing com falsos e-mails direcionados para roubar dados de funcionários do COB. Isso garantiria acesso às informações do Comitê Olímpico pelos hackers. Neste caso é usado um site “clonado” do original, para coletar as credenciais de acesso.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Site falso rouba credenciais de funcionários da COB (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)Site falso rouba credenciais de funcionários da COB (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)

Um outro exemplo de golpe phishing está em um site de cartão de crédito falso que promete o sorteio de um automóvel e ingressos grátis. Para concorrer o usuário teria que adicionar os dados financeiros do cartão de crédito pessoal, que mais tarde seriam clonados e usados pelos criminosos.

Site falso pede credenciais de cartão de crédito para clonar (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)Site falso pede credenciais de cartão de crédito para clonar (Foto: Divulgação/Kaspersky Lab)

Para se proteger e evitar dor de cabeça é indicado que o internauta compre apenas ingressos no site oficial dos Jogos Olímpicos do Rio 2016(rio2016.com). Vale dobrar a atenção neste período de evento para não cair em golpes online, seja em ofertas recebidas por e-mails, mensagens, redes sociais ou sites de terceiros. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares