Sistemas Operacionais

21/06/2016 06h00 - Atualizado em 21/06/2016 06h00

iOS 10 ou Android N: descubra qual sistema é mais inovador

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iOS 10 e o Android N são as apostas da Apple e do Google para os próximos lançamentos de celulares e tablets. Previstas para chegar até o fim de 2016, as atualizações devem trazer mudanças na interface, funções extras e melhorias no desempenho, seja em smartphones com Android ou no iPhone

iPhone com iOS 10 sabe quando será usado e perde 'deslize para desbloquear'

No entanto, a briga entre os dois sistemas continua: qual plataforma inovou mais neste ano? Para conhecer melhor as características de cada um, leia a análise do TechTudo, que compara os principais detalhes do novo Android e do iOS mais recente. 

iOS 10 contra Android N: qual é o melhor novo sistema móvel? (Foto: Arte/TechTudo)iOS 10 contra Android N: qual é o melhor novo sistema móvel? (Foto: Arte/TechTudo)

Interface

Apesar de a Apple e o Google fazerem mudanças mais tímidas nas interfaces, há novos detalhes interessantes. No iOS 10, a tela de bloqueio foi reformulada com notificações mais detalhadas e que podem se transformar em widgets, quando pressionadas com força. Outro espaço redesenhado foi a central de controle, que tem botões para configurações rápidas e uma nova página para o controle de música.

iOS 10 terá tela de bloqueio com notificações maiores e interativas (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 terá tela de bloqueio com notificações maiores e interativas (Foto: Reprodução/Apple)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

Depois de muito resistir aos widgets, a Apple pretende mesmo investir no recurso em iPhones. Os quadros informativos estarão na página “Hoje”, que foi movida para a esquerda da tela inicial, e poderão ser acessados com o 3D Touch nos ícones de apps. Algo muito similar pode ser feito no Android com a ajuda de apps, que, geralmente, modificam a interface do sistema.

No plataforma do Google, as mudanças visam otimizar o que há no Android Marshmallow. A central de notificações foi reformulada para mostrar alertas agrupados e com controle maior no gerenciamento da importância dos alertas. Além disso, o sistema adotará a função de respostas rápidas, similar ao do iOS 9. Já os botões para Wi-Fi e Bluetooth, por exemplo, voltarão a ficar no topo como era na versão 4.4 (KitKat).

Android N terá central de notificações reformulada (Foto: Divulgação/Google)Android N terá central de notificações reformulada (Foto: Divulgação/Google)

No Android N, o Google vai limitar a função multitarefa do sistema aos sete aplicativos mais recentes, para acabar com a confusão de vários apps abertos. O sistema vai ganhar ainda nova interface de pastas e emojis mais humanos, substituindo os emoticons padrão, em formato de bolha, frutos de grande confusão na troca de mensagens.

Funcionalidades

As maiores mudanças do iOS 10 foram em aplicativos da Apple, mas há alguns recursos interessantes na plataforma. A empresa incluiu uma central de transferência compartilhada entre iPhones e Macs, o que permitirá copiar em um e colar no outro, além de teclado mais inteligente, um alarme para a hora de dormir e divisão de tela para o Safari em iPads.

Teclado QuickType agora pode oferecer sugestões baseadas no contexto da conversa (Foto: Reprodução/Apple)Teclado QuickType agora pode oferecer sugestões baseadas no contexto da conversa (Foto: Reprodução/Apple)

Quanto aos aplicativos, o grande destaque foi o iMessage, que ganhou novas animações, funções de desenho e manuscrito, texto “oculto”, adesivos e suporte a apps de terceiros. O Fotos, por sua vez, ganhou inteligência artificial para identificar pessoas, lugares e objetos para criar álbuns especiais. Já Apple Music, Maps e News foram totalmente redesenhados.

O grande destaque do Android N é o novo multitarefas que permite dividir uma mesma tela para dois apps, seja em tablets ou telefones. Além disso, um toque duplo no botão de apps recentes fará com que o sistema troque para o último programa. Há ainda um modo noturno similar ao Night Shift do iOS 9.3 e um gerenciador de dados melhorado para impedir que apps e funções nativas acabem com a franquia do celular.

Android N poderá ter mais de um aplicativo aberto ao mesmo tempo (Foto: Divulgação/Google)Android N poderá ter mais de um aplicativo aberto ao mesmo tempo (Foto: Divulgação/Google)

Boa parte das funções do Android N, contudo, estão ligadas ao desempenho do aparelho e podem não ser claramente percebidas pelos usuários. O modo Doze, voltado para economia de bateria, passará a ser ativado quando a tela for bloqueada e não após um tempo de inatividade como é atualmente. Por fim, o sistema será capaz de se atualizar em segundo plano e trará melhorias gráficas com novos APIs.

Assistente virtual

No iOS 10, a Siri finalmente poderá ser utilizada com apps de terceiros, possibilitando enviar mensagens pelo WhatsApp, chamar um carro no Uber ou fazer ligações no Skype. Há ainda pesquisa por fotos, inclusive em redes sociais como o Pinterest. Por fim,  a assistente também chegará aos computadores com Mac OS e deve trazer integração com iPhones e iPads.

Durante o Google I/O 2016, em maio, o gigante de buscas apresentou o Google Assistant. Visto como uma evolução do Now, o assistente pessoal do Android deve focar em conversação com o usuário e não somente nos cards atuais. Além disso, o recurso deve ser capaz de entender o contexto ao buscar uma resposta.

Siri será capaz de pedir carros em aplicativos de corrida como o Uber e Lyft (Foto: Reprodução/Apple)Siri será capaz de pedir carros em aplicativos de corrida como o Uber e Lyft (Foto: Reprodução/Apple)

Apesar disso, o que não ficou claro é se o Assistant será embutido no app de pesquisa do Google, substituindo o Now, ou se haverá um programa separado. As respostas engraçadas, populares em assistentes como a Siri e a Cortana, também não foram mencionadas.

Disponibilidade para testes

Tanto o iOS 10 como o Android N já estão disponíveis para testes. Para baixar o sistema da Apple, por enquanto, é preciso ser cadastrado como desenvolvedor. A primeira versão beta pública só deve ter lançamento em julho, enquanto a versão final deve chegar em setembro, acompanhada do provável iPhone 7.

Android N pode ser baixado em dispositivos Nexus e no Xperia Z3 (Foto: Divulgação/Google)Android N pode ser baixado em dispositivos Nexus e no Xperia Z3 (Foto: Divulgação/Google)

No caso do sistema do Google, a situação é um pouco mais complicada. Afinal, é preciso se inscrever no programa de testes e ter um dispositivo compatível. No Brasil, apenas quem tem o Xperia Z3 pode baixar, já que os dispositivos Nexus permitidos não estão à venda por aqui. Já a versão final depende das fabricantes, e deve levar mais alguns meses para ficar pronta.

Conclusão

Após alguns anos focada em correções e com poucas novidades, a Apple resolveu ser mais radical este ano. Os donos de iPhone e iPads provavelmente vão ficar satisfeitos com as novas funções da Siri, aplicativos de fotos turbinado e com as mudanças na tela de bloqueio do telefone. Fora isso, parece que a empresa finalmente ouviu os usuários e se tornou aberta à desinstalação de apps desnecessários e à integração com serviços de terceiros, como o WhatsApp.

Já o Android N segue um caminho inverso, com menos funções novas e mais melhorias no desempenho e na usabilidade. Ainda assim, destacam-se o recurso multijanela, que deve aproveitar melhor as telas dos smartphones grandes, além do modo Doze++, ampliado para economizar mais bateria.

No geral, o iOS 10 leva a melhor na disputa por trazer mais novidades em relação ao antecessor. Entretanto, vale lembrar que o Android, como um sistema aberto, receberá melhorias e modificações das fabricantes, como Samsung e Motorola, e em versões alternativas, como o Cyanogenmod, o que pode revelar boas novidades.

Qual é a melhor novidade do Android N? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renato Pc
    2016-06-22T11:03:04  

    Tava usando o galaxy S6 mas cansei do Android e decidi migrar pela primeira vez pro iPhone, comprei o 6 de 64gb e nesse momento não volto pro Android por nada. Enquanto ficarem nomeando SO com nome de doces eles vão ficar para trás e com má fama

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-06-22T11:03:04  

      Não trava ;-;

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-06-22T11:03:04  

      tudo!!!!!

  • Vicente Meneses
    2016-06-22T08:52:40  

    É impressionante o trauma de quem não poder ter um "IOS"...huahuhauhauhauhauha. Não troco meu Iphone por nada.

    recentes

    populares

    • Vicente Meneses
      2016-06-22T08:52:40  

      Foi adquirido na mão grande ou foi nas Casa Bahia em 48x?

    recentes

    populares

    • Vicente Meneses
      2016-06-22T08:52:40  

      Já tive 3 iPhones e hoje estou no mundo da Tela Edge. Nunca imaginei que seria tão diferente. Agora a frase "não dá pra fazer" não existe! Nunca mais volto pra Apple!!! Galaxy S7 com Gear VR realmente eu jamais imaginaria ter isso na Apple. Quem é o pobre mesmo????

  • Leo Freire
    2016-06-21T20:20:31  

    iOS levou a melhor por apresentar mais novidades? Jura? Android agora vai ter tela dividida entre dois apps (coisa que no iOS só funciona nos iPads, e só nos novos), atalho "Alt tab" para alternar entre apps, assistente virtual embasada em inteligência artificial, atualização do sistema em segundo plano (o telefone mudará para a nova imagem da plataforma automaticamente) entre outras coisas de funcionalidade e bateria. O iOS 10 vai ter o que de importante? Um app de mensagens com truques bestas e uma tela de bloqueio com widgets? Fala sério né?

    recentes

    populares

    • Leo Freire
      2016-06-21T20:20:31  

      Eu tenho um iPhone 5S, e estou tendo que trocar pra um Samsung J7 pelo fato de em meio ano de uso o meu iPhone ter dado problema no alto falante, e agora com 1 ano de uso meu iPhone não funciona mais o botão Home. O IOS 10 é ótimo, não trava. Mas em questão de custo benefício, a Samsung é bem melhor que a Apple.

  • Murillo Farnocchia
    2016-10-11T09:41:40

    o mesmo de sempre, vai começar a briguinha idiota.

  • Linguador
    2016-06-21T12:24:49  

    Temos que respeitar a pobreza... quem pode pode, quem não pode, se Android.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-06-21T12:24:49  

      S7 edge é mais caro que qualquer iPhone, abs ainda com a opção do gear vr

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-06-21T12:24:49  

      Eu tenho iphone então posso falar com conhecimento de causa: o iphone é uma porcaria e a apple é ridícula!

  • Magnus Carvalho
    2016-06-21T20:43:04  

    Esse mimimi nao acaba nunca..... Fãboiolas se matando por uma empresa....

    recentes

    populares

    • Magnus Carvalho
      2016-06-21T20:43:04  

      só risos quando as pessoas digita nos comentários: iOS é melhor, Android que é, não! Windows Phone, kkk só rindo mesmo

  • Jorge Mendes
    2016-06-21T17:14:01  

    Eu só quero saber qual vai ser o dia que vão lançar um Android que não trava o tempo todo. Só isso. Por enquanto vou indo muito bem com meu Windows Phone que nunca trava e funciona perfeitamente.

    recentes

    populares

    • Jorge Mendes
      2016-06-21T17:14:01  

      Cara compra um galaxy pocket e fala que todo Android trava...

    recentes

    populares

    • Jorge Mendes
      2016-06-21T17:14:01  

      Tbm...só usa pra fazer ligação. Vai travar oq sem apps.

  • Jota Fordine
    2016-07-05T19:15:24

    se não é apple, é pineapple

  • Roberto
    2016-06-21T11:38:06  

    comparar o android N com o ios 10 é uma covardia, deviam comparar o ios 10 com o jelly been, ai seria uma disputa justa

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-06-21T11:38:06  

      Jelly been deve ser seu s2 que não foi atualizado para a última versão do Android né?

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-06-21T11:38:06  

      já que você esta interessado, eu te digo que eu uso nexus 5 com android marshmallow atualizado, obrigado de nada

  • José Rodrigues
    2016-06-21T19:28:44  

    No geral, o iOS 10 leva a melhor na disputa por trazer mais novidades em relação ao antecessor.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-06-21T19:28:44  

      Trouxe mais novidades pq estava mais atrasado. Todas as novidades apresentadas já existem no Android há muito tempo. Agora enquanto a Apple inova a Google otimiza o que já existia.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-06-21T19:28:44  

      Meu s7 já divide a tela em 2, pra ouvir áudio do YouTube ajuda muito

  • Luiz Garcia
    2016-06-21T19:25:54  

    iOS o melhor

    recentes

    populares

    • Luiz Garcia
      2016-06-21T19:25:54  

      O único recurso interessante do Note é a caneta... O resto não tenho preconceitos com as tecnologias da samsung, pelo contrário... Acho fantástica, mas alguns aparelhos travam com tantos recursos não importo, se quem copiou quem... O assunto é iOS e Android, e iOS por mais que esteja adquirindo recursos que talvez um ou outro já existia antes, não deixa de ser um dos melhores sistemas para smartphone

    recentes

    populares

    • Luiz Garcia
      2016-06-21T19:25:54  

      Meu s7 não trava tb, pode por seu 6plus do lado...

  • Henrique Calça
    2016-06-21T13:56:11  

    não há comparação. IOS não trava

    recentes

    populares

    • Henrique Calça
      2016-06-21T13:56:11  

      Eu já conheço Android... Não me atende... Não sincroniza meus dispositivos nativamente... iOS é melhor... Quanto mais recursos nativos menos apps instalo está refinado muito bom...

    recentes

    populares

    • Henrique Calça
      2016-06-21T13:56:11  

      Tem Android e Android, logico que um galaxy young vsi travar, majs pera aí, o iPhone 4s mal trava?

  • Antonio Gutemberg
    2016-06-21T11:49:30  

    Comparar iOS com Android é igual com parar Alphaville com Osasco.

    recentes

    populares

    • Antonio Gutemberg
      2016-06-21T11:49:30  

      eu não tenho preconceitos com as tecnologias da samsung, pelo contrário... Acho fantástica, mas alguns aparelhos travam com tantos recursos e não importo, se quem copiou quem... O assunto é iOS e Android, e iOS 10 por mais que esteja adquirindo recursos que talvez um ou outro já existia antes, não deixa de ser um dos melhores sistemas para smartphone...

    recentes

    populares

    • Antonio Gutemberg
      2016-06-21T11:49:30  

      Tenho um S7 Edge, é Android, porém bem melhor que qualquer maçã da vida

  • Leitor
    2016-06-21T13:07:46  

    A grande inovação da Apple nos últimos 3 anos foi aumentar o tamanho da tela...

    recentes

    populares

    • Leitor
      2016-06-21T13:07:46  

      Vai discutir central de notificações? Até meu filho de 3 anos já pensou nisso sem conhecer

    recentes

    populares

    • Leitor
      2016-06-21T13:07:46  

      Me perguntou porque não existe alguma coisa que avisa a hora de ele estudar e fazer o dever de casa... Tadinho não pude castiga-lo, comprei um iPhone... Agora a Siri lembra ele todos os dias das tarefas, sem problemas algum e ainda ajudas nas pesquisas...

  • Linguador
    2016-06-27T03:13:28

    Não tem comparação... o iOS não pega vírus.

  • Luiz Oliveira
    2016-06-22T23:17:21  

    Eu tenho um 6s..é não trava...a pouco tive um s6...tb não travou e concordo que o ios é muito limitado..as coisas que ele tem..o android tem a séculos...e não entendo..pq o jaibreak....tem tanta função e a appl..é cheio de palhaçada...um exemplo é obrigar vc a ter o que não quer....mais prefiro o iphone..pois acho mais prático e seguro...resumindo..questão de gosto...

    recentes

    populares

    • Luiz Oliveira
      2016-06-22T23:17:21  

      Concordo plenamente!

  • Luiz Garcia
    2016-06-22T13:49:07

    iOS 10 o melhor

  • Marcelo Barbi
    2016-06-21T11:31:26  

    Apple indiscutivelmente melhor, em tudo!!!!!

    recentes

    populares

    • Marcelo Barbi
      2016-06-21T11:31:26  

      Se inferioridade se dá a hardware menos potente, o iOS é inferior mesmo. Enquanto o iPhone não precisa ser parrudo pra ter o iOS funcionando redondo, o Android precisa de um hardware parrudo pra rodar legal e que ainda futuramente irá viver travando.

    recentes

    populares

    • Marcelo Barbi
      2016-06-21T11:31:26  

      huahauahuahuahuahau Roberto mitou!!!!

  • Higor Batista
    2016-06-21T12:50:57  

    Comparar o iOS com android chega a ser ofensivo, é que nem comparar o MacOS com Windows, por mais que o segundo seja mais usado e mais popular, o desempenho do primeiro é inigualável. Isso não é ser fanboy, é só entender que um SO criado exclusivamente para um único aparelho vai rodar muito melhor do que um android feito para diversas marcas, por isso até o Windows Phone roda mais liso do que qualquer android.

    recentes

    populares

    • Higor Batista
      2016-06-21T12:50:57  

      Sandro isso é questão de gosto , ambos são bons só que tem pessoas que se adaptam no Android que é o seu caso e outros que se adaptam ao IOS que e o meu caso , esse bla bla bla de quem é melhor é igual a discussão biscoito ou bolacha,

    recentes

    populares

    • Higor Batista
      2016-06-21T12:50:57  

      Com toda razão. Não existe o melhor sistema, o melhor aparelho... Tudo isso é balela! Que diz que é o melhor, é a necessidade do usuário. Tem gente que anda com um iPhone e não utiliza nem 30% da capacidade dele de ação, ai vai pra um Android inferior e consegue achar melhor. Tudo isso é questão de necessidade de uso.

  • Felipe Oliveira
    2016-06-22T10:48:24

    Primeiramente, parabéns à TechTudo por começar a avaliar os produtos mais imparcialmente que antes.

  • Eraldo Leite
    2016-06-22T08:22:27

    Avisa a esses estagiários que a chamada está iPhone x Android, e o correto seria Ios x Android. Avisa a eles que iPhone é um hardware e é a mesma coisa que comparar o carro x gasolina.

  • Carlos Junior
    2016-06-22T00:32:33  

    Comparar o que??? Quando é que o Android vai virar um sistema operacional? Por enquanto não passa de um aplicativo tosco!!!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-06-22T00:32:33  

      O Android virou um sistema operacional no mesmo dia que os usuários burros do iPhone deixaram de puxar carroça e dar dinheiro pro Steve jobs

  • Alexandre Kalil
    2016-06-22T00:33:48  

    comparar iOs com Android é a mesma coisa de Ellen Roche com Astrid Fontenelle... a Ellen dá tesão... Astrid depressão

    recentes

    populares

    • Alexandre Kalil
      2016-06-22T00:33:48  

      Concordo O Android é a Hellen e o ios é a Astrid

  • Linguador
    2016-06-21T22:06:14  

    ANDROID É COISA DE F-A-V-E-L-A-D-O.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-06-21T22:06:14  

      concordo

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-06-21T22:06:14  

      IOS é coisa de quem não sabe nada de sistemas. Alguém tem whatsapp que inibe "online"....kkkk...eu tenho

  • Alvaro Alves
    2016-06-22T01:08:15

    Ambos possuem seus diferenciais relevantes. Sem fanatismos, pfv! Agora para tudo! Eu não acredito que você ainda não tem a filmadora mais vendida do Brasil? Estou falando da TekPix, a filmadora mais vendida no Brasil!