Sistemas Operacionais

18/06/2016 07h00 - Atualizado em 18/06/2016 07h00

iOS 10: pontos negativos e positivos do novo sistema do iPhone e iPad

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O iOS 10 promete ser a maior atualização da Apple para iPhone, iPad e iPod Touch. Para isso, o sistema traz diversas áreas renovadas e melhoradas, como a assistente virtual Siri, uma nova tela de desbloqueio e o aplicativo de mensagens iMessage.

iPhone cheio de apps obrigatórios da Apple? iOS 10 permite apagá-los

No entanto, nem tudo está perfeito na nova atualização do sistema e alguns dispositivos não terão suporte às novidades. Portanto, conheça abaixo alguns pontos positivos e negativos do que foi apresentado no encontro anual da Apple para desenvolvedores, o WWDC 2016.

iOS 10 foi lançado no WWDC 2016 com muitas mudanças (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 foi lançado no WWDC 2016 com muitas mudanças (Foto: Reprodução/Apple)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

PONTOS POSITIVOS: AS VANTAGENS DO IOS 10

Nova tela de desbloqueio

O iOS não permite modificações na tela de desbloqueio, como o Android, mas a Apple decidiu turbinar essa área do sistema. A partir da versão 10, iPhones e iPads contarão com notificações maiores, mais fáceis de ler e interativas devido ao suporte ao 3D Touch. Basta tocar com força em um alerta do telefone para ter acesso a informações mais detalhadas com gráficos e conversas sem nem mesmo ter que desbloquear o aparelho.

iOS 10 tem tela de bloqueio com novas notificações e atalhos (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 tem tela de bloqueio com novas notificações e atalhos (Foto: Reprodução/Apple)

Outra adição interessante à tela de desbloqueio de iPhones é a nova navegação por gestos para funções importantes. Com um movimento para a esquerda, será possível abrir a câmera mais rapidamente e sem precisar tocar no antigo ícone. Já o arrastar de dedo para a direita exibirá a tela “Hoje” com widgets e sugestões de aplicativos feita da Siri.

Siri pode ser usada com apps

Quem utiliza a Siri para agendar compromissos e mandar mensagens poderá usá-la com aplicativos de terceiros, que não são feitos pela própria Apple. A empresa abriu a sua assistente virtual para que desenvolvedores façam a integração de seus apps em seis áreas: corrida de carro/táxi, mensagens, VoIP (chamadas via internet), pagamentos, busca por fotos e atividades físicas.

Siri agora pode ser usada com aplicativos de terceiros (Foto: Reprodução/Apple)Siri agora pode ser usada com aplicativos de terceiros (Foto: Reprodução/Apple)


Na prática, isso significa que a Siri deve ficar muito mais útil no iOS 10. Será possível, por exemplo, pedir um carro no Uber, enviar mensagens em apps como o WhatsApp, fazer ligações no Skype e conferir seu desempenho em caminhadas usando apenas comandos de voz.

iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Sistema mais aberto do que nunca

Não só a Siri foi aberta à integração com aplicativos de terceiros, mas outras partes importantes do sistema também. Para começar, o criticado Apple Maps poderá ser integrado a aplicativos de reserva para que o usuário possa, por exemplo, solicitar uma mesa em um restaurante sem sair do app de mapa. Outra possibilidade será chamar um carro para te levar até o seu destino.

iOS 10 terá aplicativos integrados com o Apple Maps (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 terá aplicativos integrados com o Apple Maps (Foto: Reprodução/Apple)

Outro aplicativo que ganhou integração foi o iMessage, o serviço de mensagens da Apple. Na nova versão, usuários poderão baixar extensões para o app, tal qual já acontece com o Facebook Messenger atualmente. Entre as possibilidades estão divertidas montagens com fotos da galeria e busca por GIFs.

Por fim, o app de chamadas do smartphone também deve ganhar algumas extensões. O iOS 10 poderá verificar a origem do número através de aplicativos de lista telefônica como o da Tencent, o que ajudará a evitar ligações indesejadas. Fora isso, apps com chamadas de VoIP, como o WhatsApp e o Skype, exibirão uma tela muito mais amigável ao receber um telefonema e terão seus dados exibidos no app de contatos.

iMessage turbinado para brigar com o WhatsApp

Após o Google lançar o Allo e a Microsoft turbinar o Skype, a Apple finalmente apresentou boas novidades para o iMessage. Na nova versão, o mensageiro pode exibir um conjunto de animações de balões, e em tela cheia, que farão com que as conversas fiquem muito mais divertidas. Fora isso, os emojis ficaram três vezes maiores no chat e há até uma ferramenta para trocar palavras pelas figurinhas.

iMessage ganhou funções como o fotos e textos borrados (Foto: Reprodução/Apple)iMessage ganhou funções como o fotos e textos borrados (Foto: Reprodução/Apple)

O iMessage ganhará ainda preview de vídeos e de páginas da web, novos controles para compartilhamento de imagens, prévia de músicas, e adesivos. Há ainda o Invisible Ink, que esconde o conteúdo de mensagens de texto e fotos até que o receptor passe o dedo sobre o balão. Por fim, é possível enviar ainda manuscritos e desenhos em fotos.

Teclado melhorado

Para facilitar a digitação no iMessage e em outros aplicativos, a Apple vai integrar a Siri ao teclado nativo do iOS. Através de um sistema de reconhecimento de contexto e aprendizagem, o QuickType será capaz de oferecer respostas mais precisas e complexas baseado no que está na tela.

iOS 10 pode oferecer previsões mais precisas baseadas em contextos (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 pode oferecer previsões mais precisas baseadas em contextos (Foto: Reprodução/Apple)

Se a pessoa com quem você está conversando pergunta sobre telefone de Maria, por exemplo, o iOS retornará sugestões com números de todas as “Marias” na sua lista de contato. O mesmo vale quando perguntarem a sua localização, o que fará com que o teclado exiba um botão para enviar essa informação. Outras possibilidades envolvem ainda o calendário e compromissos do dia, entre outros.

Por fim, uma mudança aguardada é a possibilidade de conversar em mais de um idioma ao mesmo tempo. Atualmente, quem conversa com amigos em português e em inglês precisa trocar a língua do teclado cada vez que vai digitar algo no outro idioma.

Centro de Controle mais eficiente

iOS 10 tem novo control center com interface renovada e espaço para música (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 tem novo control center com interface renovada e espaço para música (Foto: Reprodução/Apple)

O Centro de Controle ("Control Center" em inglês), conjunto de atalhos acessíveis na parte de baixo da tela, também vai ficar mais eficiente. A Apple redesenhou a área com novos botões e maior facilidade para desligar funções como Wi-Fi, Bluetooth, AirDrop e AirPlay. Fora isso, os controles de música foram movimentados para uma tela separada, acessível com um arrastar de dedo para da direita para a esquerda.

Novidades para os amantes de fotografia

Com a popularidade do Google Photos no Android, a Apple resolveu investir no seu aplicativo de imagens no iPhone. No iOS 10, o app Fotos ("Photos" em inglês) será capaz de reconhecer seus amigos e familiares nas imagens, assim como objetos e cenários presentes nela. Assim, será muito mais fácil e eficiente fazer procura por imagens no seu telefone.

Photos do iOS 10 ganhou álbuns e reconhecimento de pessoas, lugares e objetos (Foto: Reprodução/Apple)Photos do iOS 10 ganhou álbuns e reconhecimento de pessoas, lugares e objetos (Foto: Reprodução/Apple)


A nova versão do sistema ganhará ainda a função Memories, que são álbuns montados automaticamente com base na informação das imagens. Podem ser um conjunto de fotos de família, viagens, férias, do último final de semana, entre diversas outras possibilidades que envolvem pessoas, lugares e a linha do tempo.

Por fim, o iPhone será capaz de fazer até pequenos clipes vídeos e fotografias, acrescidos de trilhas sonoras.

Já quem tem um iPhone 6S ou iPhone SE poderá, em breve, editar as Live Photos tiradas com os aparelhos. Além disso, a função ganhará estabilização de imagem, o que promete melhorar os resultados clicados.

Comprar o iPhone 6S ou esperar pelo iPhone 7? Opine no Fórum do TechTudo.

Aplicativos da Apple poderão ser desinstalados

Seu iPhone possui uma pasta reservada para os aplicativos de Ações da Apple, ou você prefere usar o Gmail ou Outlook ao aplicativo nativo do sistema? No iOS 10, a Apple finalmente permitirá que a maior parte dos aplicativos da empresa sejam parcialmente apagados. São eles: podcasts, Maps, bússola, dicas, calculadora, Watch, contatos, nota de voz, tempo, iCloud Drive, ações, Calendário, e-mail, Music e lembretes.

A medida da Apple, aliás, segue o que o Google e a Microsoft têm feito para diminuir o número de apps embutidos no sistema e facilitar a atualização desses programas.

Integração maior com o macOS

Quem tem um iPhone e Mac poderá tirar vantagem da área de transferência universal entre os aparelhos. Com ela, será possível copiar um texto no telefone e colar em um documento no computador da Apple rapidamente, e vice-versa. Outra novidade será a possibilidade de sincronizar arquivos da área de trabalho do macOS Sierra através do iCloud e visualizá-los também no telefone.

PONTOS NEGATIVOS: AS DESVANTAGENS DO IOS 10

Nem tudo vai funcionar no Brasil

Como já é de costume, alguns recursos apresentados pela Apple podem não ser liberados para os usuários brasileiros. O Apple Pay, por exemplo, ganhou grande destaque na conferência por chegar também a páginas da internet, mas ainda não tem previsão de lançamento no Brasil. O mesmo ocorreu com o Apple News, app de notícias que será todo renovado para o iOS 10.

Há ainda alguns recursos que podem chegar incompletos para a nossa língua. A integração da Siri com apps, por exemplo, tende a ser maior em inglês como já acontece com a Cortana no Windows. Já as previsões inteligentes do teclado podem não estar disponíveis por aqui no lançamento do iOS 10.

Nova tela de bloqueio pode arriscar a privacidade

A maior quantidade de informações na tela de bloqueio do iOS podem acabar botando a privacidade dos usuários em risco. Conforme destacado na própria apresentação do sistema, agora será possível até mesmo conversar no iMessage sem precisar desbloquear o telefone. Isso pode ser um perigo caso algum curioso use o aparelho, enquanto você está longe dele, para conversar com amigos, ou ver widgets de email e calendário.

iOS 10 pode exibir conversas inteiras na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 pode exibir conversas inteiras na tela de bloqueio (Foto: Reprodução/Apple)

Até o momento, a Apple não especificou como pretende lidar com essa possibilidade. No entanto uma possível saída pode ser ocultar o conteúdo das mensagens até que o usuário digite sua senha ou seja reconhecido pelo telefone via reconhecimento facial, como acontece atualmente com o Android Marshmallow.

Integração da Siri com outros apps ainda será limitada

Como dito anteriormente, a Siri será compatível com apenas seis categorias de aplicativos: corrida de carro/táxi, mensagens, VoIP (chamadas via Internet), pagamentos, busca por fotos e atividades físicas. Ou seja, algumas categorias populares como serviços de streaming de música e vídeo, como Netflix e Spotify, ficarão de fora da novidade. Apenas o Apple Music poderá ser usado para buscas de canções por voz.

Ainda não é possível escolher aplicativos padrão

Um das grandes críticas ao iOS em relação ao Android é a impossibilidade de escolher aplicativos que não são nativos da Apple para certas funções. Com a possibilidade de desinstalar alguns apps, como o de Música e o Maps, a expectativa para que isso ocorra se torna bastante grande. No entanto, a empresa não confirmou essa possibilidade e só nos resta esperar.

Alguns dispositivos não serão atualizados

Depois de vários anos atualizando os mesmos dispositivos, a Apple resolveu deixar o iPhone 4S de fora do iOS 10. A notícia já era esperada, uma vez que o iPhone lançado em 2011 tinha uma ficha técnica muito antiga e fraca, em comparação com os atuais. No entanto, não deixa de ser decepcionante para usuários destes telefones, especialmente em países como o Brasil, que tem o maior preço para os smartphones da Apple, onde os modelos mais antigos são a opção mais acessível de celulares da empresa.

iOS 10 tem lista menor de aparelhos compatível que última versão (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 tem lista menor de aparelhos compatível que última versão (Foto: Reprodução/Apple)

Durante a WWDC, a Apple não citou alguns aparelhos para a atualização como o iPad 2 e o iPad Mini . No entanto, conforme observado na imagem acima, os tablets antigos foram declarados compatíveis com o iOS 10 no site da fabricante. Sendo assim, a menos que a Apple mude de ideia, os dispositivos serão atualizados.

iMessage continua exclusivo no iOS; Android ficou de fora

Na última semana, rumores indicavam que a Apple poderia lançar o iMessage para celulares com Android. A medida seria uma forma de popularizar ainda mais o serviço de mensagens da empresa, aumentar o número de transações via Apple Pay feitas através do aplicativo e, claro, conseguir bater de frente com outros serviços como o WhatsApp, o Allo e o Messenger. No entanto, nada foi anunciado.

Apesar do silêncio no WWDC, nem tudo pode estar perdido para quem deseja o iMessage no sistema do Google. É possível que a empresa tenha adiado o seus planos para o lançamento do iPhone e de novos iPads, que deve ocorrer em setembro. As chances, contudo, são mais remotas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gilberto Bassi
    2016-06-19T01:14:27  

    Nada contra o IOS, mas essa realeza alienada e hipócrita que me desculpe. Paguei no meu Smartphone um valor semelhante ao do iPhone, à vista e com desconto, não sou rico e não rasgo dinheiro com o que não vale. Uso Android sim, top e puro, na última versão, um SO maduro, que realmente inova e me atende em usabilidade e ecossistema. Tenho tela, autonomia, armazenamento e recursos melhores e MINHA casa está rebocada.

    recentes

    populares

    • Gilberto Bassi
      2016-06-19T01:14:27  

      Alguém dê um pirulito a este homem! =P

    recentes

    populares

    • Gilberto Bassi
      2016-06-19T01:14:27  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Murilo Cunha
    2016-06-23T14:45:51  

    deveria ser regra : Entrar com numero de serie de qualquer aparelho Apple pra poder fazer qualquer comentário sobre Apple.

    recentes

    populares

    • Murilo Cunha
      2016-06-23T14:45:51  

      Pra reverter isso de pressionar o botão é simples. Vá até AJUSTES > GERAL > ACESSIBILIDADE > BOTÃO INÍCIO > habilite MANTENHA O DEDO PARA ABRIR.

    recentes

    populares

    • Murilo Cunha
      2016-06-23T14:45:51  

      * Só funciona com os iPhones que possuem TOUCH ID

  • Rafael Lemes
    2016-08-10T11:11:57  

    Tenho um 5S e atualizei pro Beta 10.0 Esta rodando melhor que a versão anterior por incrível que parece, e a bateria ficou msm coisa. Recomento a atualização!

    recentes

    populares

    • Rafael Lemes
      2016-08-10T11:11:57  

      verdade Israel

    recentes

    populares

    • Rafael Lemes
      2016-08-10T11:11:57  

      Tenho um 5S e a atualização pro ios 10 piorou o desempenho, está engasgando, nada que dê dor de cabeça, mais acredito que chegou o fim das atualizações no 5s, e mesmo se vir o 11, aconselho nem atualizar, ele morre no 10.

  • Elisa Junqueira
    2016-10-05T20:59:03

    Alguém teve problema de câmera com a atualização??? Minhas duas câmeras (dianteira e traseira) pararam. Ai so da mensagem de erro, para desligar o aparelho e tentar novamente. Não consigo corrigir por nada.

  • Darciano Negrão
    2016-10-04T15:58:24

    Não gostei da nova forma de desbloqueio. Anteriormente, bastava deslizar com o dedo. Agora, temos que apertar o botão home, ou, na melhor das hipóteses, utilizar o Assistive Touch. Por um lado desgasta-se mais rapidamente o botão home, por outro, perde-se tempo com o uso do Assistive Touch. Afinal de contas, é uma operação que é executada inúmeras vezes, a depender do usuário.

  • Roberto Junior
    2016-09-14T12:20:44  

    Nao gostei de uma coisa... o WhatsApp agora ta com som padrão. Eu usava aquele sino, mas agora ta com um aom que eu nao curto, e nao estou conseguindo mudar! Alguém ai percebeu isso, ou estou enganado?!

    recentes

    populares

    • Roberto Junior
      2016-09-14T12:20:44  

      Alguém sabe informar por que, com o IOS 10, a mensagem de integração do WhatsApp sumiu?? Eu já havia informado "não compartilhar", mas depois que atualizei, essa opção sumiu...

    recentes

    populares

    • Roberto Junior
      2016-09-14T12:20:44  

      ...estou com o mesmo problema...não consigo mudar o toque...e nos contatos que havia toques personalizados foram todos mofificados para o toque padrão...alguém ja conseguiu alterar?????

  • Marcello Fop
    2016-10-02T12:10:01

    downgrade 9.3.5

  • Pablo Michel
    2016-10-01T21:08:44

    Odiei essa atualização, a tela de bloqueio cheia de aplicativo, era bem melhor quando só deslizava pra colocar a senha e pronto. E as músicas????? Ficou com uma aparência brega, eu preferia quando os tons mudavam conforme a música. Enfim, péssimo.

  • Leo Nascimento
    2016-08-17T13:08:05  

    Poxa poderiam liberar o live photos para o iPhone 6. O que custa Apple????

    recentes

    populares

    • Leo Nascimento
      2016-08-17T13:08:05  

      Wanessa, Live fotos não depende disso, pois tem no iphone SE

    recentes

    populares

    • Leo Nascimento
      2016-08-17T13:08:05  

      Baixa o live pictures e seja feliz!

  • Alex
    2016-09-14T15:35:35  

    Para desbloquear o aparelho ficou uma bosta, a digital já não lia direito no 6 agora até aparecer os números de senha eh demorado demais... Horrível

    recentes

    populares

    • Alex
      2016-09-14T15:35:35  

      Alguém sabe informar por que, com o IOS 10, a mensagem de integração do WhatsApp sumiu?? Eu já havia informado "não compartilhar", mas depois que atualizei, essa opção sumiu...

  • Pedro Vitto
    2016-09-18T20:46:34

    Alguém me ajuda,tenho o 6plus e não consigo abrir nenhum vídeo,nem no snap,nem no WhatsApp, e nem na minha galeria o que eu faço ??? (ISSO SÓ ACONTECEU DEPOIS QUE ATUALIZEI PRO IOS 10)

  • Carlos Schütz
    2016-09-16T00:47:19  

    Retiraram tom de cinza que eu utilizava muito para durar e recarregar bateria. Alguém sabe se está em outro lugar.

    recentes

    populares

    • Carlos Schütz
      2016-09-16T00:47:19  

      Não retiraram não Carlos Schutz... antigamente vc usava o caminho: Geral>Acessibilidade>Tons de Cinza. agora esta assim: Geral>Acessibilidade>Adaptações de Exibição>Filtro de cor. Ai é só vc ativa-lo e clicar em "Tons de Cinza"(Inclusive, o "Inverter Cores Também foi para lá")

  • Mauro
    2016-07-10T10:36:08  

    Passou da hora de alguém solicitar à Apple: tinha que colocar senha para desligar o IPhone, da mesma forma que tem senha para ligar. Iria atrapalhar a vida dos ladrões. é um telefone que não se arranca a bateria e isto daria tempo de bloquear o aparelho ou segui-lo. Mandem esse ideia para Apple. Deve ser uma coisa simples, pois já pede senha para desligar, bancos, Appstore, etc

    recentes

    populares

    • Mauro
      2016-07-10T10:36:08  

      Boa Mauro, tb pensei a msm coisa!

    recentes

    populares

    • Mauro
      2016-07-10T10:36:08  

      A ideia é ótima, mas tem que pensar que caso ocorra algum bug no sistema, algum travamento que se precise reiniciar o aparelho, você poderia não conseguir fazer pois iria exigir a senha que você não conseguiria colocar.

  • Roberto Junior
    2016-09-14T12:21:23

    Som*

  • Sophia Custodio
    2016-09-14T11:29:27

    que ***

  • Sophia Custodio
    2016-09-14T11:28:49

    mas e quem compra um Iphone nos EUA e traz pro Brasil , vai ter as opções dos EUA quem n tem no Brasil ou n ???

  • Laize Santos
    2016-06-19T09:31:49  

    O único "problema" do iPhone ou qualquer outro aparelho da Apple é você pagar um preço exorbitante, simplesmente porque mora no Brasil. Lugar onde o aparelho é o mais caro do mundo. Em qualquer outro país se compra iPhone por qualidade de produto. 80% dos brasileiros compra pelo status. Não sabe o que um produto da Apple é capaz de fazer, só usa rede social, mas gosta de tirar do bolso ou da bolsa. Não tem crédito, tá parcelado, mas é o "barão". Patético.! Esculhambem o Android, mas nunca subestimem a qualidade de um S7 EDGE. E o preço? É o mesmo. Então não tem essa de rico ou pobre.

    recentes

    populares

    • Laize Santos
      2016-06-19T09:31:49  

      Acabei de instalar o IOS 10 beta no 5S... Só nessa brincadeirinha de desbloquear a tela e explorar as novidades, já foram embora 7% de bateria. Em menos de 20 minutos!

    recentes

    populares

    • Laize Santos
      2016-06-19T09:31:49  

      Aqui no Brasil é caro devido nossos impostos que pagamos. Tudo aqui é caro VERGONHAA!!! Igual a Laize Santos falou, lá fora eles pagam pelo coisa boa, se não é boa eles não compra. Aqui compramos tudo em suaves Prestações e pagamos Muitoooo, Muitoooo CARO!!!

  • Flávio Jayme
    2016-09-13T15:58:37

    Mas já é possível responder iMessage e Whatsapp sem deslboquear a tela

  • Lucas Souza
    2016-06-18T14:01:51  

    Iphone hoje em dia nao vale mais a pena, custo beneficio que era o IOS foi pro ralo....Android hoje esta bem melhor que 2,3 anos atras e ja vale a pena ter um hoje!

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-06-18T14:01:51  

      Exatamente.. Estou com o 6 Plus e nao tenho a mínima necessidade de troca-lo pelo menos por mais 1 ano

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-06-18T14:01:51  

      nao adianta mimimi galera aparelhos da apple sao para quem gosta de qualidade beleza e desenpenho ,nao queira compara outras marcas com a da apple ,outra coisa é o mercado da revenda ,vc pode até comprar um s7 legal e tudo ,mas passa 5 meses vc encontra ele ai por 70% do preço original ,agora os aparelhos da apple sao super valorizado na revenda entao menos mimimi ,apple é quem gosta de qualidade e coisa boa ,

  • Adao Cezimbra
    2016-07-08T12:18:19  

    Tenham os dois (iPhone /Adroid) e assim param de falar mal de um ou de outro... kkkk

    recentes

    populares

    • Adao Cezimbra
      2016-07-08T12:18:19  

      tenho um galaxy s5 e um iphone 6s.... cada um tem sua peculiaridade.... o Galaxy tem mais funçoes, à prova d'agua e tals.... o Iphone é mais fluido e roda sem problemas, é bonito e estiloso.... ou seja.... os dois são bons, os dois possuem qualidades e defeitos.... vai do gosto de cada um!!!

  • Olhovivo
    2016-06-19T22:29:18

    Comprei em 2006 um Macbook White, funciona até hoje sem nenhum problema, na época paguei 2.800 o Sony Vaio custava 1.600, me criticaram, disseram que eu era louco etc. O Sony de um amigo durou 2 anos, um outro 3 anos, e essa é a realidade de todas outras marcas, resumo, os aparelhos da apple são os mais baratos do mundo!!!

  • Collin Nakauchi
    2016-06-19T23:41:37  

    O problema dos androids é o sistema operacional, hardware são ótimos tenho o S6 e S6 é a diferença que vejo nos dois aparelhos. Problema que tem que usar o itunes? a apple utiliza essa politica desde o ipod. (somente no Brasil os preços acabam sendo caro, pois no Japão nunca me preocupei em pagar pois sempre tenho a musica com qualidade e sem necessidade de procurar para baixar novamente).

    recentes

    populares

    • Collin Nakauchi
      2016-06-19T23:41:37  

      Quando que vai atualizar??

  • Antonio Gutemberg
    2016-06-23T09:02:25

    Quem usa Android fica no eterno dilema: Comprar um Iphone ou fazer o reboco da sala!

  • Ricardo Zenha
    2016-06-18T21:15:42  

    Toda pessoa FRUSTRADA que nunca usou um iPhone por falta de condições financeiras diz que não vale mais a pena ter um.

    recentes

    populares

    • Ricardo Zenha
      2016-06-18T21:15:42  

      Deixa de besteira rapaz ,qualquer um pode comprar iphone,não é mais exclusividade de *ricos*,aliás,quem criou essa exclusividade aí foram os trouxas,no EUA ,iphone é só mais um !

    recentes

    populares

    • Ricardo Zenha
      2016-06-18T21:15:42  

      Gabriel Pereira seu S6 trava? kkkkkkk

  • Ednei Oliveira
    2016-06-20T01:06:01  

    Enquanto td isso é novidade no iso no android jah tem td isso a mt tempo

    recentes

    populares

    • Ednei Oliveira
      2016-06-20T01:06:01  

      Só não trava ne colega??

    recentes

    populares

    • Ednei Oliveira
      2016-06-20T01:06:01  

      kkkkkkkkkkkkk