Celular

12/06/2016 06h00 - Atualizado em 12/06/2016 06h00

iPhone 4S: cinco motivos para não trocar o celular antigo da Apple

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Se você tem um iPhone 4S, mas tem dúvidas sobre trocar o celular ou não, é bom pensar duas vezes. Mesmo com preços a partir de R$ 990 atualmente, o smartphone da Apple teve lançamento em 2011 e conta com ficha técnica defasada. Com isso, é normal que apareçam motivos para não comprar o modelo que fez sucesso no Brasil. 

iPhone SE chega ao Brasil 'mais barato'; saiba o preço de lançamento

Muitas das especificações do iPhone 4S, porém, ainda são interessantes e garantem boa experiência de uso, como a câmera e o iOS atualizado. Substituir o 4S pelo atual iPhone 6S – ou até mesmo esperar a chagada do iPhone 7 –, por exemplo, significa investir bastante dinheiro em um telefone que pode não compensar. Conheça cinco razões para não trocar seu iPhone 4S por um novo modelo. 

Veja motivos para não trocar seu iPhone 4S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Veja motivos para não trocar seu iPhone 4S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1) Preço

O preço abaixo dos R$ 1 mil é o principal atrativo para quem quer ter um iPhone sem ter que pagar valores muito altos. O iPhone 5S, por exemplo, é de 2013 e ainda tem preço por volta de R$ 1.800. Para quem já tem um iPhone 4S, o custo do smartphone também pode valer a pena ao considerar que o telefone que roda o iOS 9. Isso sem precisar desembolsar R$ 3.999, o preço mínimo do atual iPhone 6S.

2) iOS 9

Como mencionado acima, a Apple incluiu o iPhone 4S entre os aparelhos atualizáveis para o iOS 9, durante o WWDC 2015. Até agora, o celular continua recebendo atualizações do sistema, rodando atualmente a versão 9.3, a mais recente. 

Entre as novidades do iOS 9 está o modo de economia de energia, que faz com que a bateria do iPhone 4S consiga durar ainda mais do que as 8 horas de conversação no 3G previstas na época de seu lançamento. Além disso, o software móvel incluiu recursos como informações de trânsito no Apple Maps e o sistema de casa smart HomeKit. 

Apesar disso, é válido lembrar que muitos dos recursos do iOS 9 não funcionam no iPhone 4S. Afinal, o aparelho não tem a estrutura de hardware necessária para rodar alguns programas e ferramentas do sistema.

3) Compatibilidade da Apple

Trocar o iPhone 4S por um top de linha atual com Android ou Windows Phone significa abandonar vários serviços da Apple, como o armazenamento na nuvem iCloud, o AirDrop e a assistente pessoal Siri. Mesmo softwares como iTunes e Apple Music, compatíveis com plataformas concorrentes, oferecem recursos e facilidades extras quando usadas no iOS.

Wi-Fi não funciona no iPhone 4S: o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo.

Serviços Apple é uma das vantagens de manter iPhone antigo (Foto: Maria Clara Pestre / TechTudo)Serviços Apple é uma das vantagens de manter iPhone antigo (Foto: Maria Clara Pestre / TechTudo)

4) Resistência

O iPhone 4S é mais resistente que os modelos posteriores da Apple – o iPhone 6 Plus, inclusive, foi protagonista de uma polêmica envolvendo a deformação de sua carcaça. Isso acontece porque, para deixar o telefone cada vez mais fino, a companhia eliminou estruturas internas que reforçavam o aparelho.

Os modelos atuais contam somente com a carcaça de alumínio, que tende a oferecer maior fragilidade em pontos de tensão, como os botões de volume. É válido ressaltar, porém, que a tela do celular não segue essa mesma lógica. A tendência é de que os iPhones mais novos tenham maior resistência no vidro do display.

5) Compacto

O corpo do iPhone 4S é mais compacto que os seus sucessores, o que tende a ser um ponto positivo para quem não gosta da atual aparência dos smartphones. As dimensões do celular são 11,52 cm de comprimento, 5,86 cm de largura e 0,93 cm de espessura.

Para efeito comparativo, o iPhone 6S tem 13,83 x 6,71 x 0,71 cm. Ainda que o celular antigo seja um pouco mais espesso, seus quase dois centímetros a menos no tamanho e um na largura garantem um manuseio muito mais fácil e agradável, o que ajuda a evitar quedas e cabe melhor no bolso e nas mãos. 

iPhone 4S é mais compacto que iPhone 6S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 4S é mais compacto que iPhone 6S (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Ainda pretende trocar o seu iPhone 4S velho? Uma dica útil para quem deseja vender o celular, ou mesmo conseguir um melhor desempenho com o telefone, é restaurar as configurações de fábrica, dentro dos ajustes do sistema.

Confira o vídeo para saber como resetar seu iPhone 4S de maneira simples:

*Colaborou Caio Bersot

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lunana Silva
    2016-06-12T16:18:09  

    sinto vergonha alheia quando vejo alguem postando foto na frente do espelho com um samsung

    recentes

    populares

    • Lunana Silva
      2016-06-12T16:18:09  

      Sinto vergonha de ver tanta filha de papai no nosso pais

    recentes

    populares

    • Lunana Silva
      2016-06-12T16:18:09  

      Sinto vergonha de quem diz sentir vergonha de tanta bobagem!!!

  • Vinicius Oliveira
    2016-06-18T00:45:46  

    Vendo esses comentários se percebe a futilidade e a falta de conhecimento dessa galera que costuma comentar achando que sabe alguma coisa !

    recentes

    populares

    • Vinicius Oliveira
      2016-06-18T00:45:46  

      Só troquei o meu 4s por causa da tela pequena, pois ainda é um excelente telefone, jogava mortal kombat x no meu e rodava de boa, dava alguns legs, mas é normal pela configuração e pela idade do aparelho. Ele humilha todos os concorrentes da sua idade, e até alguns mais novos em desempenho.

  • Guilherme C
    2016-06-15T21:41:38  

    Sexto motivo: dá banho em qualquer Samsung!!!

    recentes

    populares

    • Guilherme C
      2016-06-15T21:41:38  

      experimenta o s7 edge pra tu ver eu tenho os dois e sinceramente o meu 6s me decepcionou.IPHONE nunca mais

  • Wagner Cardoso
    2016-09-27T19:38:29  

    Estou a 3 anos com um, travar o bicho não trava, nem fica lento, mas a bateria fez ele virar quase um telefone fixo por viver na tomada, e não tem carregador que aguente mais de 3 meses. A memoria interna (8gb) limita muito seu uso. Só por isso estou pensando em trocar.

    recentes

    populares

    • Wagner Cardoso
      2016-09-27T19:38:29  

      Concordo contigo Wagner kkkk' o meu é praticamente um telefone fixo de três em três meses troca cabo,fonte ou bateria. Mais amo meu filhote. rs

  • José Rodrigues
    2016-06-12T18:27:43  

    Mesmo sendo dual core e tendo 1GB de RAM, o iPhone 4S lançado em 2011, detona todos os celulares Android no mercado atual.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-06-12T18:27:43  

      Rafael, seu Moto G vai passar vergonha... kkkkkk

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-06-12T18:27:43  

      kkkkkk vergonha não passa

  • Beto Jamaica
    2016-06-14T01:06:43  

    Esse é do tempo que steve jobs era vivo.

    recentes

    populares

    • Beto Jamaica
      2016-06-14T01:06:43  

      O útimo que prestou!

  • Luiz Lima
    2016-06-12T14:21:18  

    A vida é cruel. Quem pode pode, quem não pode, se Android. Qualidade vs Quantidade.

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-06-12T14:21:18  

      Minha mãe tem um iPhone 4s rodando o iOS 7 e não trava !

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-06-12T14:21:18  

      O iPhone tem uma durabilidade fantástica! Parabéns Apple.

  • Francisco Filho
    2016-06-12T11:18:48  

    Falem o que quiser, mas os aparelhos da apple é MARKETING ao extremo, esse 4s é estupidamente ultrapassado e ainda custando isso, com o valor dele, vc pega um intermediario que é MUITO superior a esses lixos da apple, mas brasileiro num pensa nisso, brasileiro tem que tirar foto no banheiro do shopping com seu iphone achando que ta abalando...

    recentes

    populares

    • Francisco Filho
      2016-06-12T11:18:48  

      Quem compra Apple vai pelo status............... ou pela qualidade. IOS 7x1 no Android.

    recentes

    populares

    • Francisco Filho
      2016-06-12T11:18:48  

      Geison, ainda adiciono o atendimento, seja ao vivo ou por telefone, é outro tipo de atenção que os caras dão, já precisei de assistência técnica de ambos, apple e Samsung...samsung só tive dor de cabeça, depois que um monitor parou de pegar no quinto dia de uso e ninguém resolveu o meu problema, nunca mais comprei algo da marca.

  • Janderson Campos
    2016-06-14T10:40:36

    e pra quem o iphone 4??? pode jogar fora então?

  • Serafim Mundo
    2016-06-14T06:25:52

    Desculpe mas Samsung é muito melhor.

  • Tiago Alves
    2016-06-13T00:00:46

    passo

  • André Coutinho
    2016-06-12T12:05:04  

    A lentidão causada pelo iOS rodando em hardware tão antigo não compensa. É melhor gastar um pouco mais num 5s ou partir pra um Android, que por menos de mil reais tem um custo benefício muito melhor.

    recentes

    populares

    • André Coutinho
      2016-06-12T12:05:04  

      Aqui, o pessoal adora comprará Android low com iOS top , mesma coisa compara iPhone 3s com galaxy s7, Android top de linha não trava , com o tempo todos os celulares trava,

    recentes

    populares

    • André Coutinho
      2016-06-12T12:05:04  

      boa meu caro Charles, não dar pra comparar um android de 300 reais que nem tem memoria ram, com um iphone top, se comparar de top pra top, de igual pra igual, ambos serão bons,

  • Cleiton
    2016-06-13T09:59:34

    Os caras aqui acham bom pagar R$ 900 Reias em um aparelho de 2011, Acordem, É um bom aparelho, Mais no Brasil custa os olhos da cara...

  • Flávio Cândido
    2016-06-13T09:37:01

    Boa sorte pra quem comprar um desses kkkkkk

  • Talita Augusto
    2016-06-13T09:26:54

    Tenho desde o laçamento e não troco por outro tão cedo

  • Incorruptivel
    2016-06-12T16:39:15  

    Coitado de nós seres humanos, alguns da nossa espécie se acham melhores porque se dipoem à pagar 3 ou mais salários mínimos em um pedaço de plástico que brilha.Sorte dos espertos que juntaram o vício o orgulho e o ego em um só aparelho e vendem por uma fortuna.Por mim que paguem,a superioridade e soberba são fruto das suas mentes escravizadas.

    recentes

    populares

    • Incorruptivel
      2016-06-12T16:39:15  

      bom muito bom

    recentes

    populares

    • Incorruptivel
      2016-06-12T16:39:15  

      Eu sinceramente não sei porque as pessoas se importam com outra pessoa que paga um valor exorbitante em algum produto, seja pra satisfazer o ego, em 20x, para status ou para qualquer coisa, o dinheiro é da pessoa ela faz o que ela quiser, sempre tem que essas reportagens é esse mimimi PS: não tenho iPhone.

  • Juliano Bacchi
    2016-06-13T00:53:45  

    O Cara que faz essas materia IPHONE X RESTO deve morrer de vontade de ter um e não compra porque é um mão de vaca. Porque não comparou o 4S com o preço do recem lançado SE (R$ 2.400,00) ao invés de comparar com o 6S PLUS (R$ 3.900,00). Vai se atualizar meu

    recentes

    populares

    • Juliano Bacchi
      2016-06-13T00:53:45  

      velho, Comparação quem faz são as pessoas...respeite as pessoas.

    recentes

    populares

    • Juliano Bacchi
      2016-06-13T00:53:45  

      A comparação mais justa do 4S seria com o SE mesmo. Praticamente o mesmo hardware interno do 6S, numa carcaça similar a da familia 4 e 5 do iPhone.

  • Reginaldo Santos
    2016-06-13T05:02:47

    Fora Dunga, chama o Tite, viva Palmeiras.

  • Eduardo Long
    2016-06-13T03:15:31

    Bela resenha...vou trocar o meu..O 4S não tem 4G.

  • Jarbas Antônio
    2016-06-12T22:08:50  

    techtudo a pagina mais apaixonada pelo iphone do mundo inteiro kkkkk. reportagem ridicula pagar 800,00 num tomagoche de 3.5 polegas e piada. a uns dias atras saiu uma comparando o iphone 5c com galaxy s5!. cara o s5 saiu pra superar o 5s e tirando o ios que realmente e muito melhor que android o resto do galaxy e muito melhor. parem de comparar ios com android.

    recentes

    populares

    • Jarbas Antônio
      2016-06-12T22:08:50  

      Mas o moto X foi lançado recentemente e o iPhone não!

    recentes

    populares

    • Jarbas Antônio
      2016-06-12T22:08:50  

      Pois é o Brasileiro em alguns pontos vive de status hje em dia com 800 pilas vc consegue comprar bons aparelhos no mercado, ai neguinho vai e comprar uma barata dessa 4s e brincadeira isso!

  • Anderson
    2016-06-13T01:26:59

    Só basta uma MAÇA apodrecer para estragar as outras...Vamos esperar....hahhahahahahahahah

  • Hélder Costa
    2016-06-13T00:32:59

    empresa pidona hein ......modelo a 5 anos no mercado ainda saindo por mais de 1000 dilmangos, caramba

  • Mylena Guimarães
    2016-06-12T23:56:33

    PORQ UE NÃO RECEBO ATUALIZAÇÕES NO MEU 4S?

  • Alex Tupinambá
    2016-06-12T21:17:49

    Boa noite. Eles só não mencionaram um problema que o iphone 4s tem! Que é uma atualização 7. alguma coisa que fez o iphone 4 s deixar de ter o sinal wi-fi!! Joguem no google e todos veram que é verdade o que eu digo. Até hoje eles não deram uma solução para esse problema!! Eu tenho o iphone 4s e só uso o sinal 4G do aparelho! Se informem...

  • Ivo Junior
    2016-06-12T17:41:10

    Esperar a ( chagada ) do iphone 7 !!!!