Jogos de ação

15/06/2016 05h00 - Atualizado em 16/06/2016 13h12

Demo de Resident Evil 7 traz prévia de jogabilidade e ambientação do game

André Luiz de Mello Pereira
por
Para o TechTudo

Resident Evil 7 foi oficialmente anunciado durante a conferência da Sony na E3 2016. Com estilo diferente dos outros games da série, o título teve a sua primeira demo liberada no PS4 para assinantes da PS Plus horas depois da apresentação. Já foi confirmado que essa demonstração chegará também ao Xbox One e PC em data futura. A versão completa será lançada para Xbox One, PS4 e PC, com suporte a realidade virtual, em 24 de janeiro de 2017. O TechTudo testou a versão demonstrativa e mostramos as nossas primeiras impressões sobre o jogo.

Resident Evil 7 e God of War foram os destaques da Sony na E3 2016

A demo apresenta um estilo diferente para a série Resident Evil, deixando de lado a visão em terceira pessoa e aderindo ao gênero de terror em primeira pessoa. É interessante comentar o quanto essa demo de Resident Evil 7 se parece com P.T., a demo perdida do cancelado Silent Hills.

Essa similaridade com P.T. e outros jogos do gênero, como Outlast, e a falta de elementos que sempre fizeram parte da franquia Resident Evil dividiu os fãs. Há quem acredite que apresentar algo tão diferente é um erro por parte da Capcom, enquanto que outros veem nessa mudança uma forma de fugir do estilo que foi usado em Resident Evil 6 e que, para muitos, estagnava a série.

Zumbis e monstros dão lugar a um terror mais realista

A demo de Resident Evil 7 começa com um homem tentando libertar o seu personagem, que nunca é mencionado por nome. Em seguida, você acorda em uma sala escura. A casa está bem destruída e você deve encontrar um jeito de fugir dela.

O terror está de volta em Resident Evil 7 (Foto: Divulgação/Capcom)O terror está de volta em Resident Evil 7 (Foto: Divulgação/Capcom)

Os gráficos estão a par com outros games do mesmo gênero e com comandos bem parecidos. A demo mostra um esquema muito mais voltado para a solução de quebra-cabeças do que para momentos de ação. Isso pode incomodar os mais críticos, mas ajuda bastante na formação do clima de tensão presente na demo.

Em vez de uma trama com zumbis ou monstros mutantes, Resident Evil 7 parece ter humanos e, até mesmo, aparições como inimigos. O clima da demo lembra bastante o de produções de cinema, como "O Massacre da Serra Elétrica". Novamente, isso não parece muito com a série Resident Evil, mas a tensão alcançada em certos momentos lembra bastante a que os primeiros títulos da franquia proporcionavam.


Vários finais e um dedo misterioso

A demo de Resident Evil 7 é relativamente curta, podendo ser completada em, aproximadamente, 15 minutos. O que a torna interessante é o fato de ela ter mais de um final e, a cada um deles, você começa a desvendar cada vez mais coisas sobre o game.

Até o momento dessa publicação, três finais diferentes foram descobertos, além da possibilidade de finalmente se armar (um machado que, até agora, não parece servir para muita coisa). Mesmo assim, ainda há mistérios, como o uso de itens que não parecem fazer sentido dentro das coisas que você encontra.

Resident Evil 7 (Foto: Divulgação/Sony)Novo game Resident Evil 7 (Foto: Divulgação/Sony)

O maior mistério, até o momento, é um dedo de manequim que simplesmente não se encaixa em nenhum uso aparente na demo, mas que pode revelar cada vez mais sobre o que exatamente Resident Evil 7 mostrará.

Isso porque não existe quase nada na demo que indica que esse é mesmo um game da franquia Resident Evil. Tirando o título e uma foto encontrada com a logo da Umbrella Co., tudo parece novo. Nenhum personagem conhecido é mencionado, ninguém parece ter ligação real com fatos ou personagens de outros jogos.

Novos personagens e muito mistério fazem parte da demo de Resident Evil 7 (Foto: Divulgação/Capcom)Novos personagens e muito mistério fazem parte da demo de Resident Evil 7 (Foto: Divulgação/Capcom)

Tudo é novo, algo que pode ser ótimo para aqueles que se afastaram da série nos últimos jogos, mas horrível para aqueles que preferem a mesma coisa que foi apresentada nos games anteriores.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

No final das contas, a Capcom ainda precisa mostrar muita coisa para atrair esse grupo de fãs e explicar como Resident Evil 7 se encaixa na narrativa de toda a série ou se é, um novo começo para tudo.

Resident Evil 7 trouxe uma nova fórmula em primeira pessoa para o PlayStation VR na E3 2016 (Foto: Reprodução/YouTube) (Foto: Resident Evil 7 trouxe uma nova fórmula em primeira pessoa para o PlayStation VR na E3 2016 (Foto: Reprodução/YouTube))Resident Evil 7 trouxe uma nova fórmula em primeira pessoa para o PlayStation VR na E3 2016 (Foto: Reprodução/YouTube)

Apesar de ser uma saída corajosa da Capcom ao possivelmente alienar os fãs para tentar algo diferente, a empresa também parece não saber encontrar uma identidade própria para o novo jogo, vide que ele parece uma mistura genérica de P.T. e Outlast. Talvez, com mais tempo e material para mostrar, isso comece a deixar de ser uma impressão e Resident Evil finalmente mostre a sua cara.

O que você quer ver na E3 2016? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Osvaldo Pereira
    2016-06-15T15:20:10  

    ue, o povo pede o horror de volta, eles vão la, analisam os recentes jogos que realmente deram medo, e resolvem testar, e ai o povo reclama... galera, espera o jogo sair, a demo tem 15 min, nem da pra saber se é assim o tempo todo...

    recentes

    populares

    • Osvaldo Pereira
      2016-06-15T15:20:10  

      esse jogo num nada haver com resident, que eu saiba a historia do resident e baseada em pessoas infectadas por o vírus zumbir e nao de uma familia com problemas mentais

    recentes

    populares

    • Osvaldo Pereira
      2016-06-15T15:20:10  

      a historia de residente vil é baseada em armas químicas e uma batalha contra elas. Pelo que se mostrou ate agora, não da pra dizer que essa família tem apenas problemas mentais ou se temos mais por traz disso. Não julgue o jogo sem jogar, falaram a mesma coisa de RE 4 e foi um sucesso....

  • Fernando Sousa
    2016-06-15T12:36:14  

    Nem parece Resident Evil '-' , ohgod o que fizeram com minha franquia de infância?

    recentes

    populares

    • Fernando Sousa
      2016-06-15T12:36:14  

      Resident evil 3

    recentes

    populares

    • Fernando Sousa
      2016-06-15T12:36:14  

      O MELHOR DE TODOS FOI O resident evil 4 e o segundo lugar vai pra REVELATIONS 2

  • Felipe Kengenkai
    2016-06-20T16:08:41  

    Cara na moral acabaram com a franquia, melhores RE foi do 1 ao 3, survival horror puro, o resto foi desanimador, e esse não vai ser diferente, HAIL NEMESIS

    recentes

    populares

    • Felipe Kengenkai
      2016-06-20T16:08:41  

      MELHORES RESIDENTS SEM DÚVIDA O 4 E O REVELATIONS 2

  • Luana Scorza
    2016-06-23T02:04:09

    Os caras deixaram para trás um roteiro super bacana em Revelations 2, deixaram TUDO morrer para apresentar isso. Preciso me contentar com Days Gone, esperar por TLOU 2 e é isso aí. No mais, quem queria survival, susto, puzzle... Não reclama aí. Joga isso agora. Esse jogo é para vocês! Em 20 anos, é a primeira vez que não jogarei um game da série. Até os shotters me divertem mais do que isso. Pff... Falta de criatividade.

  • Luana Scorza
    2016-06-23T02:02:40

    Do jeito que reclamam, queriam RE 9 em Raccoon City, com todos os personagens até hoje e a mesma câmera paradona, enquanto outros jogos inclusive do gênero, apresentam outras jogabilidades. Interessante, Amigão,. TODA série precisa se renovar. E foi isso que eles fizeram... "AH, mimimi é tiro". Meu amor, tem tiro e explosão no RE3 (que é meu favorito até hoje), no CV e, para os poucos noobs que não sabem, Mikami escreveu o 4. Então, please, antes de falar do jogo, procura saber o que o cara quis para a série. Mas acho que as pessoas não entendem.

  • Gabriel Borges
    2016-06-21T17:53:05

    muito show, algo diferente. já tava chato esses jogos monótonos onde a gente se prende em fazer só uma coisa, seguir em frente, ervas, balas e ação. Agora sim! acho que eles trouxeram aquela essência dos antigos RE com lances de medo e mistério. só q poxa, sem essa de perspectiva de terceira pessoa com jogabilidade super arcaica, já tem milhões de RE nesse estilo (passado fica no passado) .

  • Marco Moraes
    2016-06-17T10:29:36

    Nêmesis, esse sim da medo !

  • Português
    2016-06-16T22:28:58

    NADA PODERÁ SER MAIS PERFEITO DO QUE RESIDENT EVIL 0 E RESIDENT EVIL REMASTER!

  • Thiago
    2016-06-16T17:36:40  

    Resident Evil 4 e o melhor jogo que criaro

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-06-16T17:36:40  

      Escreveu besteira rapaizinho

  • Nelson
    2016-06-16T12:44:41

    Não tem zumbi não?

  • Ailton Lourenço
    2016-06-16T11:45:44

    O jogo perdeu o prazer de jogar tiraram a visão em terceira pessoa ficou chato

  • Pseudo Europeu
    2016-06-15T23:03:50

    Andre is dead

  • Fernando Souza
    2016-06-15T16:22:04  

    Ficou muito bom mesmo, porem isso não é residente evil, é um jogo de terror qualquer, um reboot da serie talvez, é um poco cedo demais para dizer, mas não é residente evil sem umbrella corporation

    recentes

    populares

    • Fernando Souza
      2016-06-15T16:22:04  

      é uma cópia de Outlast e jogos do gênero de terror psicológico, até a demo de resident evil 3.5 é melhor que essa demo

  • Eduardo Lanius
    2016-06-15T16:32:01

    Um jogo que ditou tendências na cena de games, se "rebaixando" a ser comparado com jogos que já existem no mercado. RIP Resident Evil. Aquela jogatina boa do RE1, RE2 e RE3 não voltam mais.

  • Herminho Machado
    2016-06-15T16:20:16

    Melhor resident evil pra mim foi o 3 nêmesis, aquele sim foi perfeito.

  • Neto Rodrigues
    2016-06-15T15:46:12

    ficou mto bom, até lembrei das portas do RE1 que davam maior medo

  • Paulo Souza
    2016-06-15T15:20:54

    parece um silent hill

  • Alexandre Zirr
    2016-06-15T13:42:14  

    Nós pedimos survivel horror e nao jogo em primeira pessoa...poderia muito bem ser neste cenario mostrando o personagem e de preferencia sendo algum que ja faz parte da historia nos antigos games...isso ai nao é RE e sim um outlast 3...RIP Resident Evil.

    recentes

    populares

    • Alexandre Zirr
      2016-06-15T13:42:14  

      Fique tranquilo isso foi nada mais nada menos que uma mensagem da Capcom dizendo que o resident evil voltou a suas origens (a sua casa), nada faz parte do jogo completo

  • Weslen Ferreira
    2016-06-15T13:30:17

    ta mais para silent hill!