Celular

17/06/2016 10h30 - Atualizado em 21/06/2016 18h28

Moto Z do Brasil tem processador inferior a modelo dos EUA; veja o que muda

Thássius Veloso
por
Da redação

O Moto Z foi anunciado pela Lenovo (dona da Motorola) no início do mês, em um evento nos Estados Unidos. Ele chama a atenção pelo design modular que permite adicionar acessórios à parte traseira, como se fossem baterias reservas acrescidas de funcionalidades extras. Apesar de ter especificações de top de linha, no entanto, o Moto Z brasileiro sofre do mesmo mal que afeta o LG G5 SE: o hardware é inferior ao encontrado no modelo vendido no exterior*. Parece que o downgrade – a redução de algum atributo do produto – virou moda.

Testamos o Moto Z, celular da Lenovo com capinhas 'inteligentes'


Quando fez o anúncio do Moto Z, a Lenovo explicou que o celular com Android Marshmallow tem processador quad-core, da linha Qualcomm Snapdragon 820, com frequência de 2,2 GHz. Este dado, porém, se refere somente ao smartphone oferecido nos Estados Unidos (batizado de Moto Z Droid).

No Brasil, o processador presente no Moto Z é da linha Qualcomm Snapdragon 820, porém com frequência de 1,8 GHz. Em termos nominais, a diferença é de 20%.

Moto Z e Moto Z Force chegam com Snapdragon 820 e 4 GB de RAM (Foto: Thassius Veloso/TechTudo) (Foto: Moto Z e Moto Z Force chegam com Snapdragon 820 e 4 GB de RAM (Foto: Thassius Veloso/TechTudo))Moto Z e Moto Z Force têm Snapdragon 820 e 4 GB de RAM (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)

Download grátis do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Os testes iniciais do Moto Z, enquanto ainda ocorria a conferência Lenovo TechWorld, permitiram constatar que o smartphone está rápido na execução de tarefas. Embora seja cedo para bater o martelo sobre seu desempenho, os indícios até agora são de que o Z tem plenas condições de atender às necessidades dos consumidores mais exigentes.

A diferença do 1,8 GHz do modelo brasileiro para os 2,2 GHz do telefone americano tende a não causar um impacto grande, ainda mais nas primeiras semanas de uso do Android. Conforme o tempo passa e mais aplicativos são instalados, porém, essa realidade pode se inverter.

Procurada pelo TechTudo, a Motorola Brasil disse que não se trata de um downgrade. Leia a resposta da fabricante.

Ficha técnica poderosa

O restante da ficha técnica do Moto Z, até onde se sabe, permanece o mesmo: memória RAM de 4 GB; GPU Adreno 530; tela AMOLED de 5,5" com resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels); câmera de 13 megapixels; e câmera frontal grande angular de 5 MP. Apesar de oferecer variantes do produto dependendo da capacidade de armazenamento, é esperado que o Z chegue ao Brasil com memória interna 64 GB e suporte a cartão microSD de 2 TB.

Segundo a fabricante, a compatibilidade com 2 SIM cards será analisada caso a caso. Com isso, o Moto Z brasileiro deve ser dual chip. O lançamento está previsto para setembro deste ano.

O que você achou do Moto Z e do Moto Z Force? Comente no Fórum do Techtudo

Coreanas fazendo escola

O LG G5 SE (a nomenclatura indica "Special Edition", ou Edição Especial) vendido no Brasil também passou por um downgrade, porém mais severo. Enquanto o Moto Z usa a mesma linha de processadores, com frequência diferente, o G5 SE brasileiro teve um rebaixamento completo: ele utiliza o Snapdragon 652 de até 1,8 GHz, enquanto o LG G5 original tem um Snapdragon 820 de até 2,15 GHz. A diferença de desempenho tende a ser maior.

LG G5 SE tem sistema triplo de câmeras, com duas na traseira (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: LG G5 SE tem sistema triplo de câmeras, com duas na traseira (Foto: Luciana Maline/TechTudo))LG G5 SE tem sistema triplo de câmeras, com duas na traseira (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Além disso, o G5 SE "nacional" tem memória RAM de 3 GB, enquanto o G5 de fora conta com 4 GB. De novo, o hardware gringo deve resultar em uma experiência de uso mais fluida.

Outro caso menos latente é o do Galaxy S7, o telefone premium da Samsung. A fabricante emprega processador quad-core Snapdragon 820, da Qualcomm, nos Estados Unidos, enquanto o produto nacional conta com processador octa-core Exynos 8890, de fabricação própria. Há diferenças entre eles comprovadas em testes de benchmark, mas nada que chegue a assustar. Os executivos da sul-coreana costumam dizer que, independentemente do chipset, o desempenho dos processadores fica muito próximo, sem diferenças gritantes.

Assista ao vídeo sobre o anúncio do Galaxy S7 durante a feira de celulares de Barcelona (MWC 2016)


Testes conduzidos pelo site estrangeiro PhoneArena comprovaram que o S7 com Snapdragon se saiu melhor em seis das nove avaliações, enquanto o Exynos venceu três – inclusive o exame relacionado com navegação na internet.

*Originalmente o site da Motorola no Reino Unido informou que o produto inglês teria processador com 2,2 GHz. A Motorola Brasil confirmou em 21/06 às 17h que, por um erro da subsidiária no Reino Unido, o dado foi apresentado de maneira incorreta. O Moto Z de lá, assim como o brasileiro, terá processador Snapdragon 820 de 1,8 GHz.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Caíque Feu
    2016-06-18T23:27:26

    O aparelho não é capado, só tem um cclock menor no processador, isso faz com que o aparelho tenha já útil de bateria maior, e quase imperceptível ao usuário comum, capar o aparelho foi o que a LG fez...

  • Thiago Massa
    2016-06-18T22:06:11

    Eu não compro Motorola nunca mais . Uma por ser muito frágil e conserto fora da realidade e outro ,pode ter Snapdragon q for q vai continuar travando , esquentando e câmeras péssimas principalmente a noite . Comprei um HTC ONE estou super satisfeito . Aparelho excelente.

  • Kelson Lima
    2016-06-18T10:34:59  

    Solução não compra!

    recentes

    populares

    • Kelson Lima
      2016-06-18T10:34:59  

      Quando Collor disse que nossos carros eram carroças, deram uma melhora significativa. Então Temer precisa falar a palavrinha mágica...

  • Paulo Henrique
    2016-06-17T16:00:07  

    Fácil de resolver. É só o consumidor não comprar.

    recentes

    populares

    • Paulo Henrique
      2016-06-17T16:00:07  

      O difícil é o brasileiro não comprar, não pode aparecer algo novo no mercado, mas realmente é uma sacanagem mandar um aparelho com versão inferior, até parece que o preço é baixo para diminuir a configuração. ...."ESSE É NOSSO BRASIL"

    recentes

    populares

    • Paulo Henrique
      2016-06-17T16:00:07  

      Faça o favor Marco Miranda, o Temer está ali a um mês, agora a culpa é dele? Tá explicado porque vendem produtos inferiores aqui, a cabeça de alguns é inferior também.

  • Beto Gf
    2016-06-18T08:57:34

    Neste momento de reconstrução os caras vem rebaixar o país, me pergunto se o preço do produto será inferior também, em reportagem não muito recente revista americana aponta que carros populares no Brasil recebem soldas mais fracas, o objetivo sabemos qual é, farei questão de não comprar nenhum fone com downgrade e vou espalhar pro máximo de pessoas que puder.

  • Rodolpho Cunha
    2016-06-18T05:16:21

    O país do "qualquer coisa tá bom"... O jeitinho brasileiro dando um tiro no pé dos brasileiros.

  • Beto Jamaica
    2016-06-18T04:41:33

    Quem se importa com a república da corrupção?

  • Alisson Santos
    2016-06-18T01:52:55  

    A cada dia estou mais convencido de que nascer no Brasil é karma.

    recentes

    populares

    • Alisson Santos
      2016-06-18T01:52:55  

      Essa é nossa Cruz, infelizmente, mas poderia ser pior, lembre-se do Haiti. =D

  • Mais Tolo
    2016-06-18T01:27:37

    impostos muito altos empresas colocam produtos inferiores senão ficariam caros demais ...lamentavel brasil só pega o resto de tudo.. incrivel. apesar que na alemanha ser igual do brasil mas com certeza a preço de banana la...

  • Luiz Oliveira
    2016-06-17T23:56:35

    Simples isso é só acabar com a inflação e impostos de importação absurdos as empresas estão com medo de investir no Brasil e mandam produtos inferiores . resta o consumidor não comprar

  • Sinval Pinheiro
    2016-06-17T21:00:46

    Boicote total a esses produtos capados !!!!

  • Felipe Assunção
    2016-06-17T17:13:34

    sinceramente, quero saber qual foi o teste que fizeram entre o s7 com snapdragon vs o s7 com exynos, pois todo e qualquer video que tenha a comparação entre eles o exynos vence 99% das vezes, to achando que o estagnario que escreveu isso foi obrigado a escrever pois so sendo muito desentendido pra dizer que o snap vence o exynos, alias pelo que eu lembre o snapdragon so vence em uma coisa em relação ao exynos, na hora de esquentar, o snap frita ate ovo!!!!!!

  • Marcelo Alves
    2016-06-17T18:34:28

    o LG G5 e agora esse moto z deveriam ser boicotados pelos usuarios de aparelhos top que trocam toda hora de aparelho, pq é sacanagem mandarem aparelhos com processador capado pro Brasil mas preço nas nuvens ate maior que na europa e eua

  • Augusto Andrade
    2016-06-17T16:25:58  

    Só faltou o Techtudo explicar que o Moto Z Force virá com os 2,2 ghz no processador... Quem quiser poderá ter a versão top do aparelho comprando aqui no Brasil sim, só o preço que não é agradável

    recentes

    populares

    • Augusto Andrade
      2016-06-17T16:25:58  

      Exatamente Augusto

    recentes

    populares

    • Augusto Andrade
      2016-06-17T16:25:58  

      Thássius manda sua fonte sobre isso, pois até o momento não vi em lugar algum que o Force não virá para o Brasil

  • Adm Brena
    2016-06-17T17:26:08

    So nao comprar ou mandar vir um dos USA

  • Ricardo Rego
    2016-06-17T16:50:53

    Não comprem nenhum dos três.

  • Anderson
    2016-06-17T16:36:01

    sempre quando lançam algo no mundo, sempre no Brasil é inferior e o preço superior! vai entender neh.

  • Bruce Nolan
    2016-06-17T15:24:04

    que bizarro kkkkkkkkkkkkkkkk só faltou essa

  • Bruce Nolan
    2016-06-17T15:21:23

    cada país tem o que merece, quer top paga caro !

  • Joel Lambert
    2016-06-17T14:16:07  

    Meu iPhone 6s, vendido em todo mundo igualzinho vai bem, obrigado!

    recentes

    populares

    • Joel Lambert
      2016-06-17T14:16:07  

      mas vc pagou 10x mais, querido, por isso nunca vou esquecer o que uma amiga holandesa falou: "brasileiro é igual hiena, come carniça, m4rdha e ainda ri".... kkkkk

    recentes

    populares

    • Joel Lambert
      2016-06-17T14:16:07  

      kkkkkkk

  • Eduardo Bogado
    2016-06-17T15:01:16

    tem gente que diz que é o custo de produção outros dizem impostos , mais na verdade eu acho que fazem isso pra dar aquela zuada com agente aqui , até pq agente se sacaneia o tempo todo pq os gringos não podem?

  • Milton Silva
    2016-06-17T13:36:59

    Mais um 7x1 na cara do Bananal.

  • Andre Czpak
    2016-06-17T13:02:25

    Receita de $uce$$o no Brasil... Faz Down no hardware e Up no preço e vende pros brasileiros.. eh lucro garantido..

  • Rafael
    2016-06-17T12:58:55

    Lamentável..... estranho é a Alemanha também receber a mesma versão inferior.

  • Joao Santos
    2016-06-17T12:41:53

    Temos 2 problemas no Brasil que influenciam as fabricantes trazerem produtos inferiores: alta carga tributária e povo acomodado no simples, só facebook e Whats já satisfaz a maioria por aqui.