Computadores

24/06/2016 07h00 - Atualizado em 24/06/2016 11h07

Computador mais poderoso do mundo calcula 93 quatrilhões de dados por segundo

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A China surpreendeu o mundo da computação ao apresentar o novo Sunway TaihuLight, o supercomputador mais poderoso do mundo na atualidade. A máquina conta com um total de 10.649.600 (sim, mais de 10 milhões) de núcleos de processamento, capazes de levá-lo à performance de 93 quatrilhões de cálculos por segundo.

Nvidia revela novidades das GPUs Pascal e supercomputador DGX-1

Os números, surpreendentes por si só, ficam ainda mais importantes quando se descobre que o equipamento todo foi desenvolvido com tecnologia chinesa: não há processadores, GPUs e módulos do gênero em seu interior fabricados por Intel, IBM, NVIDIA ou AMD.

Não tem pra ninguém: China lidera com os dois supercomputadores mais poderosos do mundo (Foto: Divulgação/Governo chinês)Não tem pra ninguém: China lidera com os dois supercomputadores mais poderosos do mundo (Foto: Divulgação/Governo chinês)

Supercomputadores são usados para cálculos de simulação pesada. Um exemplo recorrente do uso desse tipo de equipamento é a de simulação climática: com quatrilhões por segundo de processamento, torna-se possível que um computador tenha capacidade de calcular as oscilações meteorológicas. Isso ajuda a prevenir desastres, ou preparar políticas de apoio à agricultura, se antecipando a cenários de seca prolongada, ou de excesso de chuvas.

Falando assim, parece simples. Mas algo como o clima terrestre é afetado por uma série de variáveis e condições que, quando colocadas em perspectiva, ajudam a entender como e por quê esse tipo de equipamento é importante.

Evidentemente, há outros usos, como pesquisas científicas que precisam também simular cenários, com uma ampla gama de variáveis. Estudos militares e de desenvolvimento de tecnologia também se beneficiam do poder computacional desse tipo de equipamento.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Consumo

Outro ponto interessante a respeito do feito chinês é o consumo de energia. O Sunway TaihuLight precisa de 15,37 megawatts, quantidade de energia suficiente para alimentar uma cidade com mais de 75 mil habitantes.

Sunway usa hardware criado na China e apresenta consumo mais baixo do que os principais concorrentes (Foto: Divulgação/Governo Chinês)Sunway usa hardware criado na China e apresenta consumo mais baixo do que os principais concorrentes (Foto: Divulgação/Governo Chinês)

Apesar do número soar absurdo, é interessante observar que o Sunway é um dos supercomputadores mais eficientes da atualidade. Seu consumo de energia é muito menor, proporcionalmente à sua performance, do que outros concorrentes na lista dos 10 mais poderosos. O segundo mais rápido do mundo, por exemplo, opera com 17,808 megawatts para entregar menos da metade da performance máxima do novo líder.

93 quatrilhões de cálculos por segundo e energia

Uma métrica constantemente utilizada para determinar a capacidade de processamento de qualquer computador, mas muito mais de supercomputadores, são os chamados FLOPS. A sigla, do inglês, refere-se ao número de operações matemáticas que o equipamento é capaz de entregar num segundo (daí o “S” ao final da sigla).

O Sunway TaihuLight atinge, portanto, 93 petaflops e supera em larga escala o, agora, segundo supercomputador mais rápido do mundo: o Tihane-2, também chinês, chega a 33,9 petaflops.

 Caso os números pareçam abstratos, você pode compará-los a equipamentos comerciais. O Nvidia DGX-1 é um supercomputador vendido comercialmente pela Nvidia e que chega a modestos 170 teraflops, ou 0,17 petaflops. O PlayStation 4 tem uma GPU de 1,84 teraflops, ou 0,00184 petaflops.

Supercomputadores pelo mundo

Sunway TaihuLight lidera com folga a lista dos computadores mais poderosos do planeta (Foto: Divulgação/Governo Chinês)Sunway TaihuLight lidera com folga a lista dos computadores mais poderosos do planeta (Foto: Divulgação/Governo Chinês)

Existe uma listagem com os 500 supercomputadores mais rápidos do planeta. China e Estados Unidos lideram, com 167 e 165 computadores cada, respectivamente. No Brasil, existem quatro supercomputadores ligados a instituições de pesquisas. O mais poderoso deles é o Santos Dumont na versão baseada em GPUs, que está no 265° lugar no ranking mundial de supercomputadores (o Santos Dumont foi recentemente desligado por falta de dinheiro para pagar a conta de luz).

Qual o melhor computador do mundo? Usuários opinam no fórum do TechTudo.

10 supercomputadores mais poderosos do mundo:

1. Sunway TaihuLight – 93 petaflops a 15,371 megawatts – China
2. Tihane-2 – 33 petaflops a 17,808 megawatts – China
3. Titan – 17,5 petaflops a 8,209 megawatts – Estados Unidos
4. IBM Sequoia – 17,173 petaflops a 7,890 megawatts – Estados Unidos
5. K-Computer – 10,510 petaflops a 12,660 megawatts – Japão
6. Mira – 8,586 petaflops a 3,945 megawatts – Estados Unidos
7. Trinity – 8,100 petaflops (consumo não divulgado) – Estados Unidos
8. Piz Daint – 6,271 petaflops a 2,325 megawatts – Suíça
9. Hazel Hen – 5,640 petaflops (consumo não divulgado) – Alemanha
10. Shaheen II – 5,537 petaflops a 2,834 megawatts – Arábia Saudita

Supercomputadores brasileiros:

1. Santos Dumont GPU – 456,8 teraflops (0,456 petaflops) – Laboratório Nacional de Computação Científica (posição 265 no ranking mundial)
2. CIMATEC Yemoja – 405,4 teraflops (0,405 petaflops) – SENAI Cimatec (323 no ranking mundial)
3. Santos Dumont Hybrid – 363,2 teraflops (0,3632 petaflops) – Laboratório Nacional de Computação Científica (364 no ranking mundial)
4. Santos Dumont CPU – 321,1 teraflops (0,3211 petaflops) – Laboratório Nacional de Computação Científica (433 no ranking mundial)

Via The Hacker News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Milton Rodrigues
    2018-02-20T12:07:38

    No artigo poderiam tecer comentários a respeito do sistema operacional utilizado nesses supercomputadores. O artigo ficaria mais completo.

  • Rogerio Coqueiro
    2018-01-05T04:59:52

    Só queria 10 minutos desse poder do Sunway TaihuLight para ganhar BITCOINS. fica a dica!

  • Palladino
    2016-06-24T14:40:28  

    Quero ver é ele calcular o seguinte: É possível ter 2 mundiais com somente 1 libertadores?

    recentes

    populares

    • Palladino
      2016-06-24T14:40:28  

      Queria ver o cálculo se é possível ter mundial que não é reconhecido pela FIFA? Ou se é possível ter dois títulos de campeão brasileiro no mesmo ano.

    recentes

    populares

    • Palladino
      2016-06-24T14:40:28  

      No Brasil temos computadores poderosos. Lá em Brasilia tem um só para calcular os salários do s Deputados.

  • Alexandre Mrq
    2016-06-24T14:00:13  

    Tenho um 486, 256 de RAM, HD de 10 giga. Qual será a posição no ranking?

    recentes

    populares

    • Alexandre Mrq
      2016-06-24T14:00:13  

      É briga? então lá vai, eu tenho um PC XT com 640kb de memória e um processador de 8mHz, ainda acompanha um monitor fosforo verde.

    recentes

    populares

    • Alexandre Mrq
      2016-06-24T14:00:13  

      O HD é de 120mb

  • Marcelo Beer
    2016-06-25T10:50:13

    Queria ver esse computador calculando quando O PALMEIRAS ira ter um MUNDIAL! Quanto tempo? Quanto?

  • Marcelo Mello
    2016-06-25T09:24:23  

    Enquanto isso no Brasil , um supercomputador que fica em Petrópolis, foi desligado por falta de dinheiro para conta de energia. As pesquisas seguem interrompidas.

    recentes

    populares

    • Marcelo Mello
      2016-06-25T09:24:23  

      Falta dinheiro pra isto, mas para os políticos nunca vai faltar.....

    recentes

    populares

    • Marcelo Mello
      2016-06-25T09:24:23  

      OS DO BRASIL PERTO DO TOP 10 E SUPER TARTARUGA NINJA...

  • Wilson Jr
    2016-11-28T13:59:57

    O bom da china é que eles nem pagaram frete pra ter esse computador....kkkk

  • Caio Santos
    2016-10-22T23:22:41

    China é o futuro !

  • Paulo Neto
    2016-06-24T14:04:35  

    Lembrando que o Santos Dumont foi desligado essa semana por falta de recursos financeiros fornecidos pelo GOVERNO FEDERAL. Viva ao Brasil!

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2016-06-24T14:04:35  

      Bati na tela do computador pensando que tinha uma mosca mas era o wilson gomes.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2016-06-24T14:04:35  

      Dizer que o "Temer" aumentou os salários do judiciário é muito desconhecimento sobre a Constituição e a Política em si. Desde quando o poder executivo pode aumentar salários, sozinho? Não existe isso na Constituição. Pffff

  • Rafael Cecílio
    2016-07-15T12:48:29

    Roda tibia?

  • Xavier
    2016-06-25T10:54:18  

    O único jeito do Brasil ter um supercomputador desses é roubando de quem tem . Pois a única coisa que o Brasil inventa é modalidade de assalto ou cria super ladr.ões

    recentes

    populares

    • Xavier
      2016-06-25T10:54:18  

      Quando o comentário supera em milhões de megawhats a matéria, kkkkkkkkk.

    recentes

    populares

    • Xavier
      2016-06-25T10:54:18  

      Xavier, aí os caras iriam ter que roubar energia de quem tem também!

  • Antonio Souza
    2016-06-25T21:55:15

    Uma guerra memeal com a China e não fica um processador sem fritar. Brasileiro é zoeira. Só ver os comentários.

  • Cristiano Silva
    2016-06-25T12:14:38

    As coisas funcionam China mesmo sendo um pais comunista com, a diferença é que a corrupção lá a punição é a pena capital , já no Brasil gozamos da democracia mas a corrupção faz parte de nossa cultura, por isso que o Brasil não vai para frente...

  • Pauloev
    2016-06-24T17:11:01  

    Quero ver quando a SKYNET se tornar autoconsciente!

    recentes

    populares

    • Pauloev
      2016-06-24T17:11:01  

      Boa!!! A primeira coisa que ela vai fazer é caçar e eliminar todos os corruptos do Brasil.

    recentes

    populares

    • Pauloev
      2016-06-24T17:11:01  

      "Velho" mas não obsoleto kkkkkk

  • Marcelo Fraguas
    2016-06-25T11:51:29

    Chega a ser HUMILHANTE, comparar países desenvolvidos com o Brasil. Aqui, temos um "SUPER"Computador, que toma um banho dos outros, e ainda parado por falta de investimento, sem grana para a conta de luz é dose !!! Brasil NUNCA será uma potência enquanto tivermos esses políticos e esse povo.

  • S O
    2016-06-25T11:48:14

    Fico imaginando se o nosso governo patrocinasse este produto para a ciência...O quanto que seria super faturado!!! Vergonha!

  • Fillipe Souza
    2016-06-25T11:34:06

    Roda Fifa?

  • Junioor Guimarães
    2016-06-25T11:00:10

    Quero ver ele calcular qual a porcentagem de alcoól no Mundial do palmares de 51 , pois que eu saiba 51 é pinga eterno guarani da capital

  • Alfred Newmann
    2016-06-25T09:55:26

    Há um outro diferencial entre os povos europeus e asiáticos, que nós não temos, apesar de termos recebidos muitos imigrantes de lá. Eles tiveram guerras, passaram fome, sofreram com doenças devastadoras e tem experiências climáticas terríveis. Aqui, onde "em tudo se plantando dá", vivemos achando que as coisas caem do céu. Sem contar que nesta república tupiniquim, tudo que se vai construir ou projetar já engloba uma verba destinada à propina, seja privada ou pública. Está no nosso DNA. Somos um povo desonesto por definição.

  • Alvaro Fantin
    2016-06-25T10:47:45

    Vamos lá... quem financiou os supercomputadores mundiais? Governo da China, governo dos EUA, e assim por diante. Aqui ainda se fala em privatizar áreas estratégicas e de suma importância. Indiferente de quem quer que seja o (a) presidente, precisamos aprimorar nossa gestão. Não deixar lacunas para os "espertinhos"! meterem a mão, indiferente de partido.

  • Hipocampo Nervoso
    2016-06-25T10:21:17

    Achei ele um pouco grande , não dá para colocar no colo.

  • Leno Marques
    2016-06-25T10:25:43

    O brazil é uma terra de índio!!! Saiu uma doida, entrou um mercenário. E o povo: piu!!!

  • Marco Santos
    2016-06-25T09:51:35  

    Depois de ler alguns comentários fica fácil perceber o porquê do Brasil estar na "retaguarda" da CIÊNCIA...

    recentes

    populares

    • Marco Santos
      2016-06-25T09:51:35  

      É verdade, igual ao seu bendito português!!

  • Bispo Zan
    2016-06-25T10:23:14

    IMAGINEM OS COMPUTADORES LÁ DO CÉU, SE HOUVER CLARO

  • Ruth Ferreira
    2016-06-25T09:52:16  

    O PLANETA CHEIO DE ALTA TECNOLOGIA E VAZIO DE AMOR, RESPEITO, CARIDADE. FAMÍLIAS DESTRUÍDAS, JOVENS SEM RUMO, VIOLÊNCIA. NOSSO FUTURO É SOMBRIO!

    recentes

    populares

    • Ruth Ferreira
      2016-06-25T09:52:16  

      Muito sombrio mesmo côm nossos representantes que temos .....! Oi representantes ? me enganei nao temos .