Celular

22/06/2016 06h00 - Atualizado em 22/06/2016 11h26

Por que o Moto Z dos Estados Unidos é o mais poderoso? Motorola explica

Thássius Veloso
por
Da redação

O Moto Z é o celular premium da Motorola que virou motivo de polêmica na semana passada, quando o TechTudo revelou que o modelo brasileiro virá com processador inferior ao dos Estados Unidos. O gerente da área de smartphones da Lenovo (dona da marca Moto), Renato Arradi, explicou por que o smartphone americano é uma exceção à regra. De acordo com ele, somente os Estados Unidos vão receber um Moto Z com processador turbinado.

Testamos o Moto Z, celular da Lenovo com capinhas 'inteligentes'

Antes de entrar na explicação, é importante lembrar que o Moto Z foi anunciado em San Francisco, no início do mês, com CPU quad-core Snapdragon 820. A diferença fica por conta da frequência do processador: o modelo americano terá 2,2 GHz, enquanto no restante do mundo, o telefone terá 1,8 GHz quando chegar às lojas, em setembro.

Saiba mais sobre o lançamento do Moto Z no vídeo a seguir.


Segundo Arradi, o processador mais poderoso nos EUA se deve a exigências feitas pela operadora de telefonia Verizon, parceira da Motorola na venda do aparelho por lá – ele vai se chamar Moto Z Droid Edition. "A rede da da Verizon tem características como voz sobre LTE, LTE Broadcast e CDMA. Não é por causa da velocidade da conexão", embora o executivo reconheça que o 4G da Verizon é referência mundial.

Ainda de acordo com o representante da Motorola, o modelo para os Estados Unidos não é compatível com a chamada banda 28, que permite aos celulares se conectarem às antenas de telefonia na frequência de 700 MHz. Esta banda começará a funcionar no Brasil no ano que vem, o que faria do modelo americano incompatível com as cidades brasileiras em que o 4G estará disponível por meio dos 700 MHz.

Moto Z tem 5,2 milímetros de espessura sem contar com calombo da câmera (Foto: Thassius Veloso/TechTudo) (Foto: Moto Z tem 5,2 milímetros de espessura sem contar com calombo da câmera (Foto: Thassius Veloso/TechTudo))Moto Z tem 5,2 milímetros de espessura sem contar com calombo da câmera (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)

Download grátis do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A rede poderosa da Verizon justifica o aumento de 1,8 GHz para 2,2 GHz no processador do Moto Z? Arradi explicou que "raramente o processador trabalha na velocidade máxima". Quando isso acontece, o smartphone esquenta mais e fica com uma bateria que dura menos. O executivo ainda lembrou que a memória RAM de 4 GB permanece a mesma, não importando o país em que o irmão mais poderoso do Moto X Style e Moto X Force será vendido.

A Motorola brasileira parece estar particularmente incomodada com a comparação feita com a LG, que anunciou no Brasil o LG G5 SE. A "edição especial" do top de linha LG G5 tem processador bastante inferior e uma redução na memória RAM de 4 GB para 3 GB. Ao menos nisso a Motorola não mexeu.

Permanece a dúvida: por que não adotar o hardware superior do Moto Z em todos os países em que o telefone Android será vendido?

A ficha técnica do Moto Z inclui tela AMOLED de 5,5"; resolução Quad HD (2560 x 1440 pixels); proteção Gorilla Glass; câmera principal de 13 megapixels; câmera frontal grande angular de 5 MP; memória RAM de 4 GB; e suporte a cartão microSD de até 2 TB. O telefone brasileiro virá com capacidade para 64 GB e suporte a dois SIM cards (dual chip).

Tanto Moto Z quanto G5 SE podem ser melhorados com a adição de módulos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) (Foto: Tanto Moto Z quanto G5 SE podem ser melhorados com a adição de módulos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo))Tanto Moto Z quanto G5 SE podem ser melhorados com a adição de módulos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A Lenovo comprou a Motorola do Google. Vamos perder com a mudança? Participe da discussão no Fórum do TechTudo

Reino Unido receberá modelo com 1,8 GHz

Na semana passada, a reportagem do TechTudo apurou que o Moto Z para o Reino Unido teria processador mais poderoso, de 2,2 GHz, assim como nos Estados Unidos. A Motorola brasileira informou nesta terça-feira (21) que, por um erro da subsidiária inglesa, as especificações no site oficial apareceram de maneira incorreta. O Moto Z de lá também terá Snapdragon 820 de 1,8 GHz, como no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Croquete Silva
    2016-06-23T08:59:10  

    É sempre assim, pegamos o estoque de coisas ultrapassadas a preço de ouro.

    recentes

    populares

    • Croquete Silva
      2016-06-23T08:59:10  

      velho ta infeliz manda buscar la no EU o teu.

  • Luís Camargo
    2016-06-22T17:01:00  

    P que os celulares estão chegando ao BR com hardwares mais fracos? Não entendo pque isso acontece

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-06-22T17:01:00  

      Marcio com toda razão........

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-06-22T17:01:00  

      Vc leu a matéria, ou só a chamada?

  • Catiane Freitas
    2016-10-04T18:58:00

    Preciso saber se eu comprar nos Estados Unidos, ele não vai funcionar aqui? Tenho uma amiga que ficou de me trazer um, agora estou com medo de comprar.....

  • Jônatas Renan
    2016-09-18T11:31:37

    Posso confiar nessa informação? não vai funcionar Moto Z Droid Force não vai funcionar no brasil?

  • Bruce Nolan
    2016-06-24T15:03:14  

    enquanto no restante do mundo, o telefone terá 1,8 GHz quando chegar às lojas, em setembro. todo restodo mundo pq esse mimimimi é só não comprar esse e comprar outro, quem paga um valor alto paga em qualquer outro tbm q choradeira

    recentes

    populares

    • Bruce Nolan
      2016-06-24T15:03:14  

      Adivinha em quem estou digitando o texto. SE A RESPISTA FOI LG LEON (ACERTOU )KKKK

  • Maurício Silva
    2016-06-23T08:19:10  

    Top da motorola? Só se for o melhor dos piores. A Lenovo comprou um barco afundando!!! Espero nunca mais ter que usar nada que tenha a palavra "moto"...

    recentes

    populares

    • Maurício Silva
      2016-06-23T08:19:10  

      Estranha essa insatisfação. To no meu terceiro aparelho da Motorola e é só alegria.

  • Nunca Longe
    2016-06-23T08:21:17

    Mas o preço com certeza será bem superior. No mínimo R $4999,9

  • Manoel Marinho
    2016-06-22T23:51:01  

    Saudade do meu k790i Sony Ericsson!

    recentes

    populares

    • Manoel Marinho
      2016-06-22T23:51:01  

      Vamo compra soh positivo

  • Julio Baretta
    2016-06-22T13:06:06  

    TRADUZINDO: MORAMOS EM UM PAÍS DE POBRES. DE QUEBRA, TEMOS UMA CLASSE POLÍTICA DE BANDIDOS QUE IMPÕE IMPOSTOS ABSURDOS PARA SOBRAR BASTANTE DINHEIRO PARA A CORRUPÇÃO. TRABALHAMOS PARA PAGAR A VIDA DE LUXO DESSES BANDIDOS. SIMPLES ASSIM!!!

    recentes

    populares

    • Julio Baretta
      2016-06-22T13:06:06  

      eu resumo: DEMOS AZAR de nascer em um país de M.er.d.a. FATO.

    recentes

    populares

    • Julio Baretta
      2016-06-22T13:06:06  

      Gustavo, não é pelo fato do processador ser inferior mas sim pelo preço que aqui provavelmente vai ser um absurdo.

  • Emerson Rodrigues
    2016-06-23T01:24:33

    Bostil, um país de tolos, que votam na esquerda!

  • Ricardo Reis
    2016-06-23T01:04:01

    nem chegou e ja estou vendo daqui que ele trava kkkkkkkkk

  • Ronaldo Fonseca
    2016-06-22T15:10:56  

    Se brasileiro (inclusive eu) tivesse um mínimo de respeito pelo seu dinheiro, boicotaria todas essas empresas.

    recentes

    populares

    • Ronaldo Fonseca
      2016-06-22T15:10:56  

      Nokia Lumia q não trava e câmera ótima? Isso nem Padre Quevedo explica! Sem contar q trabalha com windows phone, q não tem aplicativo de nada. Pode ser por isso q o seu não trava.

    recentes

    populares

    • Ronaldo Fonseca
      2016-06-22T15:10:56  

      Tenho um Moto Maxx e estou a espera do android 6.0 até agora,,,Motorola nunca mais

  • Darlan Melo
    2016-06-22T12:28:17  

    mas o preço continuar x 10.... Se lá nos EUA for por ex: 300 dólares, aqui não fica por menos de 3 000 reais. Sem contar a desvalorização, o cara paga 3mil, depois de um ano vale menos da metade.

    recentes

    populares

    • Darlan Melo
      2016-06-22T12:28:17  

      faaaaaaaaaala campeão da série B de 1987 .

  • Josevaldo Silva
    2016-06-22T13:12:12  

    nos eua só tem Iphone... o 6s plus..."desbloqueado" saí 500 doleta, se comprar junto com plano de 60 dólares/mes (2 anos), sai por até 80 dólares... o plano de 60 dólares é ilimitado, inclusive ligações internacionais. é mole? somos roubados na cara dura

    recentes

    populares

    • Josevaldo Silva
      2016-06-22T13:12:12  

      500 dolares não, 650 + impostos estaduais sim. Mas não deixa de ser muito barato mesmo assim.

    recentes

    populares

    • Josevaldo Silva
      2016-06-22T13:12:12  

      ué, MAS a MOTOROLA não acabou ????

  • Itamar Pereira
    2016-06-22T16:18:23  

    Saudade do meu N95 Black de 8 Gigas

    recentes

    populares

    • Itamar Pereira
      2016-06-22T16:18:23  

      Dois

    recentes

    populares

    • Itamar Pereira
      2016-06-22T16:18:23  

      3

  • Rodrigo Martini
    2016-06-22T18:12:47  

    essa empresa poderia comprar a oi

    recentes

    populares

    • Rodrigo Martini
      2016-06-22T18:12:47  

      Rondonia tá 140R$ 5 megas,,,sullReal.

  • Almir Ribeiro
    2016-06-22T19:40:54

    Azus agradece.

  • Mito2018
    2016-06-22T17:06:55

    Os caras trocam uma letra, um numero no modelo... e a cambada toda se alvoraça pra comprar e queimar 2, 3 ou 4 mil em uma porcaria que em menos de 1 ano não vai valer metade....e o pior..compram pra entrar em redes sociais e bater foto na frente do espelho.

  • Kamylo
    2016-06-22T16:59:31

    Tanto "alarde" por uma diferença pífia nos processadores. E tanta discussão por causa disso. Ninguém tem mais o que fazer na net não ?

  • Victor Corrêa
    2016-06-22T16:57:39

    Tinha que se chamar "MOTO VdaG" pra homenagear o eterno rebaixado. Só falta ele ficar em segundo nas vendas...

  • Pedro Freitas
    2016-06-22T16:51:43

    NEXUS 5, O MELHOR

  • Bruno Menezes
    2016-06-22T16:45:43

    Ninguém é obrigado pagar.

  • Fernando Albuquerque
    2016-06-22T15:03:50  

    Um startak é mais poderoso do que essa porcaria de processador do Moto Z.. E tempos bom do meu Startak, chamava atenção, só gente bonita e rica tinha, lembro do Gianechini da novela... nem iPhone consegue esse feito!

    recentes

    populares

    • Fernando Albuquerque
      2016-06-22T15:03:50  

      Vc é um MOTOboy?

  • Claudio Amorim
    2016-06-22T13:55:59  

    Tenho um LG G4, muitíssimo satisfeito com ele, pois me atende em tudo. Não trava, total fluidez, carrega a bateria super rápido, sendo que veio com uma bateria reserva e um carregador reserva que nunca precisei usar, esta guardado do mesmo jeito que chegou. Só troco ele se quebrar, ou daqui a 4 anos. Que venham estes modelos bombados e meio bombados para o Brasil, pois tenho o que preciso.

    recentes

    populares

    • Claudio Amorim
      2016-06-22T13:55:59  

      Cuidado com a morte súbita dele... se prepara

  • Hualpai