Sistemas Operacionais

15/06/2016 11h44 - Atualizado em 15/06/2016 15h52

Samsung pode trocar Android de seus produtos por Tizen, diz site

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

A Samsung estaria planejando migrar todos os seus aparelhos, dentre smartphones e tablets, para o seu próprio sistema operacional, o Tizen. Assim, a gigante sul-coreana abandonaria o Android, do Google, após anos de parceria.

Galaxy J7 é bom? Veja se vale a pena comprar o celular da Samsung no Brasil

A informação foi dada pelo jornal Korea Times, que conversou com um executivo da dona da linha Galaxy. É importante notar que essa informação não passa de um rumor, que não foi confirmado nem desmentido pela Samsung. Portanto, é bom ter um pouco de cautela antes de afirmar qualquer coisa.

Os próximos aparelhos da Samsung poderão usar o Tizen (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Os próximos aparelhos da Samsung poderão usar o Tizen (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)










Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Androi ou iPhone

O executivo da Samsung havia dito ao jornalista do Korea Times que “se você não tem o seu próprio ecossistema [de software], então você não tem futuro”. O Android, atualmente utilizado pela Samsung em seus celulares, é de propriedade da Google, que o licencia também para mais empresas usarem, como LG, Sony, Lenovo e outras.

O problema disso é que as empresas, apesar de economizarem, pois não precisam desenvolver um novo sistema operacional, perdem por não conseguirem dar uma integração mais ampla entre hardware e software. Isso é o sonho de qualquer empresa, conseguido apenas pela Apple e, em menor escala, pelo Google com os smartphones Nexus. Vale lembrar que a Samsung costuma personalizar o Android em seus smartphones, com a interface TouchWiz

Ao migrar toda a sua linha de produtos para o Tizen, a Samsung conseguiria fazer essa integração ideal entre software e hardware, além de criar o seu próprio ecossistema. A empresa também teria intenção de fazer isso nos dispositivos vestíveis. Há, inclusive, rumores de que a companhia pode abandonar o Android Wear para focar apenas no Tizen em seus smartwatches. 

Atualmente, dentre as fabricantes que utilizam o Android, a Samsung é a que mais vende, sendo líder de mercado até nos Estados Unidos, um dos mercados mais concorridos e equilibrados do mundo. Se a companhia abandonar o Android, certamente seria um grande golpe para a Google.

Via Korea Times

Samsung Galaxy A5 2016 ou S5 New Edition: qual é o melhor celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulinho Gogo
    2016-06-15T17:16:09  

    A nokia quando foi pra esse lado não se deu muito bem,em time que esta ganhando não se mexe a não ser se for pra muito melhor,só vendo.

    recentes

    populares

    • Paulinho Gogo
      2016-06-15T17:16:09  

      Se realmente acontecer, será um grande golpe na Samsung (um tiro no pé)

  • Leonardo Silva
    2016-06-16T07:09:21  

    Samsung, a próxima Nokia... A Microsoft foi nessa, comprou a então líder de mercado achando que com isso iria arrebentar com o seu Windows Phone e o que conseguiu foi acabar com a Nokia.

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2016-06-16T07:09:21  

      Neste caso ela vai ter que seguir a filosofia da Apple... Será interessante ver isso.

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2016-06-16T07:09:21  

      Arrisco a dizer que se a Samsung mantivesse o Android e investisse no Windows Phone, ela talvez faria bem mais negócio...

  • Olhovivo
    2016-06-16T00:52:23  

    Só usa android quem nunca usou IOS

    recentes

    populares

    • Olhovivo
      2016-06-16T00:52:23  

      Isso mesmo saí do 6 pro S6 e...Nevermore iPhone.

    recentes

    populares

    • Olhovivo
      2016-06-16T00:52:23  

      iphone e só status não adianta chorar não pq esses quadradinhos do menu eu uso até no 4. ios não trava porque não tem nada para travar simples assim

  • Leandro
    2016-06-16T09:35:12  

    A samsung não ta conseguindo nem atualizar seus dispositivos para o novo android 6 e ta querendo criar um sistema operacional próprio. Tipo o galaxy note 3 um samartphone com 3 gb de ram muito poderoso e não vai sair atualização mais pra ele. Para com isso né Samsung descaso total com o usuário.

    recentes

    populares

    • Leandro
      2016-06-16T09:35:12  

      Até o Moto g2 com processador quadcore de 1.4 e 1 gb de ram atualizou e meu galaxy note 3 com processador Snapdragon 800 quadcore 2.3 e 3gb de ram não atualizou. Trágico.

    recentes

    populares

    • Leandro
      2016-06-16T09:35:12  

      pois é samsung e sua política de atualização (duvido ser diferente com tizen)

  • Henrique Oliveira
    2016-08-10T15:12:35

    vale lembrar que o android demorou muito tempo para ser oque ela é hoje ,não acho que a samsung irá fazer um sistema bom rápido e outra se ela quer fazer um sistema próprio que faça com 1,2 ou até 3 celulares e não centenas de modelos com o mesmo sistema e deixar de atualizar depois pois ai não adianta nada fazer um sistema próprio se continuar com o pensamento que ao invés de atualizar os antigos lançarem um mais novo com o sistema atualizado....

  • Romulo Ramos
    2016-06-21T08:34:48  

    Pode dar muito certo ou pode da muito errado, não vejo um meio termo aqui, Um aparelho top da samsung com o sistema feito pra ele bateria o iphone muito, mas muito fácil, o porem é vai ter que gastar muito dinheiro pra ter apoio, ao menos inicialmente, dos desenvolvedores de apps.

    recentes

    populares

    • Romulo Ramos
      2016-06-21T08:34:48  

      Exatamente o que eu penso Romulo!

  • Hélio Godoy
    2016-07-15T15:37:45

    Não é só a Google que vai sofrer um grande golpe. Até o Tizen chegar no nível de desenvolvimento e disponibilidade de apps que o Android tem vão ser anos. Só aí o usuário pode começar a confiar e gostar do Tizen. Nesse intervalo de anos, mesmo sendo um ótimo produto, vai haver uma fuga enorme dos produtos samsung se ela for usar apenas esse sistema. Não vai ser num estalar de dedos que os usuários vão deixar o Android, mas não mesmo!!!

  • Marcos Aurelio
    2016-07-09T09:24:11

    Não vejo a hora disso acontecer.

  • Carlos Ferreira
    2016-06-16T00:13:22  

    - Agora vai dana pro Iphone em , ser for igual o IOS ser leve pro aparelho f. porque o samsung em hardware humilha a apple!

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-06-16T00:13:22  

      Deve ser que o sistema era IBM... Até pq a IBM fabricava microcomputadores em 76...

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-06-16T00:13:22  

      "Integer BASIC, written by Steve Wozniak,"... História da computação. Faz bem estudar...

  • Rafael Silveira
    2016-06-21T18:50:46

    90% dos celulares que a Samsung vendeu foram aqui na Zona Leste-SP...

  • André Santos
    2016-06-21T17:56:22

    Se fizer igual ao Windows, vai ser uma perca de tempo, e desperdício de dinheiro, eu mesmo confiei no windows phone e infelizmente não vingou , e até era uma software legal de se usar.

  • Mais Tolo
    2016-06-18T01:35:08

    se for um sistema fluido e bom, sera otimo. ruim e o preconceito que nego tem do tipo se nao for android nao presta....

  • Pietro Moraes
    2016-06-16T16:48:28

    Acho válido, pois a Windows conseguiu muitos usuários assim, apesar de depois te-los abandonados. Logo se um low-end com Android é difícil de deixar-lo fluido, acho válido um sistema próprio para aparelhos de baixo custo, onde o usuário precise apenas para aplicativos básicos de rede social, câmera e navegação na internet.

  • Victor Luigi
    2016-06-15T20:46:54  

    A doença da Microsoft é transmitivel?

    recentes

    populares

    • Victor Luigi
      2016-06-15T20:46:54  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, quando eu penso que escrevo mau, Deus sempre mostra uma anta mais completa que Eu..

    recentes

    populares

    • Victor Luigi
      2016-06-15T20:46:54  

      miseravi, acertou!

  • Rodrigo Vanderlei
    2016-06-15T20:15:50  

    Essa "integração software e hardware" é balela, pois muitos e muitos celulares usam as mesmas peças, inclusive a Apple usa muitas peças Samsung. O que eles querem mesmo é ganhar dinheiro com esse ecossistema, com os aplicativos e afins, que teriam que pagar uma porcentagem para eles e não para o google.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Vanderlei
      2016-06-15T20:15:50  

      O android é modificado pelos fabricantes de celulares conforme a necessidade. Então, é balela.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Vanderlei
      2016-06-15T20:15:50  

      Por isso a maioria dos usuários preferem o Android puro, porque as modificações que você disse não são de todo benéficas. Balela?

  • Luiz Junior
    2016-06-16T11:01:35

    É enquanto a Samsung tenta inovar, o palmeiras continua sem mundial ...

  • Guilherme Machado
    2016-06-16T11:08:09  

    alguma novidade Samlixo sendo samlixo para variar... que vire uma nokia da vida mesmo....!!!

    recentes

    populares

    • Guilherme Machado
      2016-06-16T11:08:09  

      Mais um comentário sem pé nem cabeça.

  • Douglas
    2016-06-16T11:34:44

    Me desculpe o restante, Iphone sempre será o top das galaxias....

  • Rodrigo Lopes
    2016-06-16T10:47:40

    Tá na hora de criarem o Ubuntu para responsivo.

  • Ivan.caldas
    2016-06-16T10:24:38

    O problema são as operadoras, malditas que demoram para disponibilizar as atualizações, deveria multar por dia nos atrasos mas a Anatel sempre vai contra o consumidor.

  • Rafael Jornei
    2016-06-16T10:15:22

    Bom dia, os dois sistemas são muito bom porém aple aqui no brasil é apenas status não discordo que fazem aparelhos de exelente qualidade mas os preços são abusivos, ja o android conta com aparelhos mais poderosos e mais acessiveis e o android n promete ser bem mais otimizado e fluido

  • Rafael Jornei
    2016-06-16T10:05:28

    BOM DIA O IOS É BOM MUITO NÃO NÃO DISCUTO A QUALIDADE DA APLE POREM AQUI NO BRASIL NÃO COMPENSA PORQUE O PREÇO É ABUSIVO SEM CONTAR QUE O ANDROID N PROMETE SER MUITO MAIS FLUIDO E NÃO TER OS PROBLEMAS DOS ANDROIDES PASSADOS O ANDROID VALE MUITO MAIS A PENA OS CELULARES SÃO MELHORES SIM IPHONE É BOM SIM MAS É APENAS ESTATUS

  • Ricardo Caldeira
    2016-06-16T08:04:52  

    Quantos cometários sem nexo. Os dois sistemas são excelentes. Já tive Iphone, hoje tenho Nexus (android), porque para meu uso hoje é o que mais me atende. A comodidade de um ctrl+c e ctrl+v, para copiar filmes e músicas e outras funções inexistentes no IOS me fizeram migrar para android.

    recentes

    populares

    • Ricardo Caldeira
      2016-06-16T08:04:52  

      Comentário mais lúcido: "porque para meu uso hoje é o que mais me atende"

  • Lucas Betim
    2016-06-16T09:18:49  

    Pode ate fazer seu próprio sistema, desde que mantenha sempre em atualização e em desenvolvimento para melhor utilidade, agora, se for igual a atualização dos Smartphone, 1 por ano, e olhe lá, pode esquecer, vai ser um fracasso total, a Google se preocupa com seu sistema operacional, e da pra ver a melhora nos últimos tempos, creio que não sera uma boa escolha, but... Tem que arriscar para vêr!

    recentes

    populares

    • Lucas Betim
      2016-06-16T09:18:49  

      Samsung não atualiza nem para o android que já ta praticamente pronto imagina pra fazer atualização do zero.

    recentes

    populares

    • Lucas Betim
      2016-06-16T09:18:49  

      Tive um galaxy note 3 vendi pq não sai mais atualização pra ele!

  • Victor Rafa
    2016-06-16T09:55:34

    Atualmente, dentre as fabricantes que utilizam o Android, a Samsung é a que mais vende, sendo líder de mercado até nos Estados Unidos, um dos mercados mais concorridos e equilibrados do mundo. TAPA NA CARA DAS AI'PHONETICAS. PAFT.. PAFT...