Celular

10/06/2016 09h00 - Atualizado em 10/06/2016 12h45

Testamos o Moto Z, celular da Lenovo com capinhas 'inteligentes'

Thássius Veloso
por
De San Francisco, EUA*

Parece que a LG fez escola. Nos Estados Unidos, a Lenovo (dona da Motorola) revelou nesta quinta-feira (9) o Moto Z. Em consonância com o que já vimos no LG G5 e o LG G5 SE brasileiro, o Z é uma aposta no chamado design modular. Em outras palavras, o celular permite a adição de funções por meio de acessório. No caso deste Moto, a mágica se dá por meio de capinhas "inteligentes" que, na verdade, agregam recursos inéditos para o consumidor.

Conheça as especificações e saiba tudo sobre o Moto Z

O TechTudo esteve no anúncio do produto, durante o Lenovo TechWorld, na Califórnia. Pudemos brincar com os novos smartphones por alguns minutos – o que não substitui um review com análise completa, mas ajuda a ter uma noção sobre como eles funcionam. Dizem que a primeira impressão é a que fica. Veja, portanto, qual foi a nossa primeira experiência com o Moto Z e seu irmão mais poderoso, o Moto Z Force.


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para início de conversa, a parte da frente do Moto Z lembra bastante o que já vimos no Moto G 4 Plus: tem os botões de voltar, tela inicial e aplicativo. Abaixo deles, um leitor de impressões digitais que parece estar no lugar errado. Isso porque outros telefones, como o Galaxy S7 e o iPhone SE, têm o sensor de biometria integrado diretamente no botão Home. A solução da Motorola parece preguiçosa.

Ainda sobre a aparência dos telefones, o Moto Z e o Moto Z Force têm várias opções de personalização, como as seis capas coloridas, com acabamentos nas categorias couro, tecido e madeira.

Moto Z e Moto Z Force (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto Z e Moto Z Force foram lançados na quinta-feira (09) (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ao virar o aparelho, logo percebemos que há algo de diferente: na traseira dele, na parte inferior, há uma série de pinos dourados que poderiam lembrar os contatos dos antigos cartuchos de videogame. A ideia é mais ou menos a mesma: usar aqueles conectores para fazer a comunicação com algo externo. No caso, os acessórios que a Lenovo desenvolveu especial para este produto. Entre eles tem um projetor de imagens, uma bateria reserva e um alto-falantes da JBL.

O processo de conectar o acessório – batizado de Moto Snap em português e Moto Mod em inglês – não poderia ser mais simples: basta aproximá-los para que o magnetismo junte as duas partes. Se for a primeira vez que o consumidor estiver ligando o Moto Z ao projetor, por exemplo, uma tela com ajustes e instruções vai aparecer imediatamente. Depois daquele primeiro contato, a ajuda inicial deixa de ser necessária.

Moto Z Force com Moto Snap da JBL (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto Z Force com Moto Snap da JBL (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A Lenovo realmente compreendeu o conceito do plug and play bastante comum na indústria de informática há alguns anos. Basta juntá-los e usar os dois produtos – o telefone e o acessório. A barra superior do Android, onde ficam as notificações e o horário, também informa o percentual de carga do acessório escolhido pelo consumidor, caso ele tenha uma bateria própria.

Moto Z com Moto Snap de projetor de imagens (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto Z com Moto Snap de projeção de imagens (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Manusear os Moto Snaps é igualmente simples. Eles vêm com aplicativos que são carregados automaticamente após a conexão, caso seja necessário. Por ser magnético, o telefone e o acessório permanecem firmes enquanto estão juntos. Nós até tentamos sacudi-los para ver se eles se separavam, mas pelo menos na nossa experiência de TechWorld os ímãs usados no Moto Z parecem ser suficientemente fortes para o uso cotidiano.

Cansou de usar o projetor portátil? Já recarregou seu telefone? A parte mais simples é desligar o acessório: basta aplicar um pouco de força para separar o smartphone Motorola do Moto Snap. Sem abrir nenhum menu ou clicar em nada, dentro do sistema.

Moto Snap (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto Snap tem contatos magnéticos com Moto Z e Moto Z Force (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A pegada que a Lenovo deu para o design modular merece testes mais aprofundados. Ainda assim, parece ser mais inteligente que a da LG, com uma bateria removível que pode ser retirada para que o smartphone seja acoplado a acessórios (os LG Friends). O manuseio é desajustado, enquanto o do Moto Z parece simples e intuitivo.

O desempenho também requer testes adicionais. A boa notícia é que o Moto Z tem processador Snapdragon 820, da Qualcomm, inclusive no modelo que será vendido no Brasil. A Lenovo resolveu fazer diferente do que temos visto com outras fabricantes, que decidiram aplicar um rebaixamento nas especificações de telefone ao produzir a versão nacional. O caso mais notório desse comportamento é o LG G5 SE, um "Special Edition" pensado para o consumidor brasileiro que é mais fraco que o modelo gringo.

Moto Z Force (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto Z tem 4 GB de RAM e processador Snapdragon 820 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Podemos esperar uma performance interessante, pois o Moto Z conta com memória RAM de 4 GB e Android 6.0.1 Marshmallow. A ausência de modificações no sistema do Google – como aquelas que a Samsung, Asus, LG e Xiaomi, entre outras, fazem – costuma proporciona uma experiência de uso com menos engasgos e travamentos do que telefones similares.

Moto Z (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto Z é bem mais fino sem o Moto Snap acoplado (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Para continuar com a ficha técnica, precisamos fazer as distinções entre o Moto Z e o Moto Z Force. Embora a tela seja a mesma, uma AMOLED de 5,5 polegadas, o Moto Z Force tem a proteção ShatterShield, numa versão melhorada em relação à do Moto X Force. Em apresentação, o ator Ashton Kutcher derrubou o Z Force de uns bons três metros, com a tela virada para baixo, sem que nenhum arranhão aparecesse.

O que você achou do Moto Z e do Moto Z Force? Comente no Fórum do TechTudo.

Moto Z (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Moto Z tem tela de 5,5" QHD (2560 x 1440 pixels) (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

A captura de imagens também apresenta números ligeiramente diferentes. Ambos os modelos fazem selfies de 5 megapixels, mas o Moto Z tem câmera principal de 13 MP, enquanto o Moto Z Force oferece 21 MP. Por fim, o Moto Z tem bateria mais humilde: 2.600 mAh, enquanto o Force traz 3.500 mAh e carregamento rápido. Essa pujança energética toda tem um preço: o Force tem quase 2 milímetros de espessura a mais do que o Z normal. Nada de outro mundo.

Quem quiser comprar os celulares deve aguardar até setembro, que é quando a Lenovo começará a distribuí-lo mundialmente. A vida do Moto Z e Moto Z Force para o Brasil está confirmada, mas o preço não foi revelado. A fabricante chinesa observa em especial a flutuação do dólar no país, antes de bater o martelo sobre quanto cobrar pelos novos top de linha.

*O jornalista viajou a convite da Lenovo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Obregon
    2016-12-04T10:14:37

    Eu tenho um fone de ouvido que foi fornecido junto com uma versão anterior do moto G, é um fone solrepublic. O conceito é o mesmo, transmissão de sinal por contato. Com o tempo oleosidade pelo manuseio, sujeira e oxidação se depositam ali, e o aparelho começa a apresentar problema de mal contato. Estou com muita vontade de comprar o Moto Z, mas vou esperar mais um tempo para ter um feedback dos usuário. Espero que a Motorola tenha utilizado uma tecnologia imune a estes problemas.

  • Mais Tolo
    2017-01-20T20:22:16

    caro demais.. mas realmente muito fino..

  • Murilo Cressoni
    2016-06-10T13:14:24  

    Pooocha, fazia tempo q eu n via uma tecnologia nova de vdd!! Dps do leitor digital lançado pela apple, os celulares n tinham mais novas tecnologias, somente melhorias no hardware (o que tbm é mto importante) mas nenhum inovação ou tecnologia nova!! essa ai eu achei mto legal, espero q venha com preço justo... e n venha custando um carro popular rsrsrs e as capinhas motos da honda!!

    recentes

    populares

    • Murilo Cressoni
      2016-06-10T13:14:24  

      Cicero este problema ocorre bastante neste modelo, mas, nos demais não costuma acontecer.

    recentes

    populares

    • Murilo Cressoni
      2016-06-10T13:14:24  

      Cícero e Marcio Henrique já ouvi vários relatos de bugs no modelo Vibe A7010 da Lenovo, mais problema com o leitor de digital eu realmente desconheço. Pode conferir sobre isso nos fóruns e comunidades ativas do modelo. Há relatos, mais geralmente são de usuários que atualizaram para o Android 6.0 e não fizeram hard reset o que geralmente ocasiona erros no leitor, inclusive no próprio logo da atualização fala sobre isso. Tenho o meu já a quase 6 meses e nunca tive problema com o leitor. Inclusive é o melhor que já testei até hoje com essa função.

  • Maria Silva
    2016-07-26T22:47:43

    Arrasou parabéns

  • Ricardo Benincá
    2016-06-11T11:13:16  

    Com relação ao designer do aparelho, sinceramente eu não posso opinar, pois eu não o conheço, nem sem quem é. Mas com relação ao DESIGN, esse me agradou muito, achei muito bom. Em termos de desempenho, tive os SAMSUNG's top's por um bom tempo, mas desde que troquei pelo Motorola, vi que já o devia ter feito há muito mais tempo. Não posso falar dos Iphones, pois nunca tive, mas não saio mais da linha do Motorola.

    recentes

    populares

    • Ricardo Benincá
      2016-06-11T11:13:16  

      tenho o A7010, e vai por mim, anos luz a frente do 930 q eu tinha, do samsung s5 do meu colega, do iphone 5s do meu amigo, q ambos tao na mesma media d preço, compre sem pensar, e sobre o cara q disse acima d dar problemas as digitais, aposto q se ele tivesse colocado elas direito e novamente funcionaria, o meu so da problema qunado coloco elas errado... aproveite e compre amigo, o unico ponto fraco e q eu moro no interior, e achar cpainha foi dificil, comprei no aliexpress ((; paguei 15 reais

    recentes

    populares

    • Ricardo Benincá
      2016-06-11T11:13:16  

      a7010 sempre da problema, pessoal relatou que a maioria foi até retirado de loja em territorio nacional... geralmente 40% costuma ter problema de ligar/desligar e super aquecimento.

  • Dennis Damazio
    2016-06-10T19:28:53  

    Achei bacana, poderia ter tbm proteção contra água, seria melhor ainda.

    recentes

    populares

    • Dennis Damazio
      2016-06-10T19:28:53  

      Mais tem! São resistentes a água.

    recentes

    populares

    • Dennis Damazio
      2016-06-10T19:28:53  

      Por isso, existem rumores, de que eles colocaram esse adaptador de fone de ouvido, justamente para impedir a entrada de água ou resíduos similares .

  • Cristiano Alves
    2016-06-10T22:10:14  

    Quem entende bastante de tecnologia saberia me informar, se por exemplo...eu deixar o aparelho apenas "molhar", se ele num curto-circuitaria aqueles conectores la de tras? Imaginem, por exemplo, se o telefone está em uma mesa com a tela pra baixo e ocasionalmente eu deixo cair um pouco d'agua na parte traseira onde fica os conectores...nao estragaria???

    recentes

    populares

    • Cristiano Alves
      2016-06-10T22:10:14  

      E lógico que não a capinha vai proteger

    recentes

    populares

    • Cristiano Alves
      2016-06-10T22:10:14  

      os aditivos*

  • Jailson Souza
    2016-06-10T11:20:45  

    Muito feio o designer, mais ai talvez o que importa é o desempenho satisfatório para a lenovo

    recentes

    populares

    • Jailson Souza
      2016-06-10T11:20:45  

      o Designer é grosso? te tratou mal?

    recentes

    populares

    • Jailson Souza
      2016-06-10T11:20:45  

      Parabéns a Lenovo... Imagino que o conector seria igual ao da linha z3 ( a parte do conector de carregamento sem fio eh exposta e nem por isso dá cito circuito ao ser molhada) claro q o z3 eh a prova d'Água mas o conector externo acredito q não tem nada a ver... Enfim acredito que eles pensaram nisso!!

  • Paulo Pais
    2016-06-10T17:56:37  

    quero saber é quando q o Zenfone 3 chega no Brasil

    recentes

    populares

    • Paulo Pais
      2016-06-10T17:56:37  

      ahn????????? ta doido?

    recentes

    populares

    • Paulo Pais
      2016-06-10T17:56:37  

      Zenfone 3 acabou de ser lançado não tem nada a ver com o 7. na Asus o numero não significa a sequencia de lançamento. procure a se informar antes de fazer comentários inúteis.

  • William Tamburi
    2016-06-11T08:31:22  

    Justificar que o aparelho é topo de linha por ter um processador Quad Core é brincadeira, né?!

    recentes

    populares

    • William Tamburi
      2016-06-11T08:31:22  

      Desde quando numero de núcleos define a potência de um processador? Vamos se informar mais!

    recentes

    populares

    • William Tamburi
      2016-06-11T08:31:22  

      Não é por ele ser quad core que ele é potente amigo, o snapdragon 820 é o processador mais potente da qualconn, inclusive está presente em todos os androids top de linha (galaxy s7, lg g5 gringo, etc).

  • Paulo Daniel
    2016-06-10T16:45:04  

    qd começam a lançar aparelhos com capinhas com cores diferentes é que já não tem muita coisa nova somente cores para que os mais afortunados possam se distinguir dos menos afortunados

    recentes

    populares

    • Paulo Daniel
      2016-06-10T16:45:04  

      É pra turma do arco-íris.

  • Luiz Santos
    2016-06-10T10:32:09

    10% de desconto em smartphone, digite cuponizado no google