Celular

13/06/2016 15h00 - Atualizado em 13/06/2016 22h05

iPhone ganha nova tela de desbloqueio e Siri mais esperta com iOS 10

Thássius Veloso
por
Da redação

Novo sistema do iPhone, o iOS 10 foi revelado nesta segunda-feira (13), durante a conferência anual da Apple para desenvolvedores (WWDC, na sigla em inglês), em San Francisco (EUA). Entre as novidades está uma nova tela de desbloqueio, a Siri mais esperta – inclusive com o WhatsApp –, a troca de mensagens com mais personalização, um teclado que muda de idioma automaticamente e um aplicativo de fotos que reconhece viagens, pessoas e datas especiais.

iPhone, Mac, Apple TV e Apple Watch recebem novidades na WWDC 2016

A décima geração do iOS foi liberada hoje para testes de desenvolvedores. A fase de testes aberta ao público será iniciada em julho, com a previsão de que o iOS 10 final seja disponibilizado como um download grátis entre setembro e novembro, no outono do Hemisfério Norte.

iOS 10 no iPhone (Foto: Divulgação/Apple)iOS 10 no iPhone (Foto: Divulgação/Apple)

Conheça a seguir as principais novidades do iOS 10.

Nova tela de desbloqueio

Logo de cara, o usuário vai perceber que o iPhone faz um melhor uso de seus sensores. Ao pegar o telefone da mesa ou do bolso, a promessa é de que a tela vai acender automaticamente – uma forma de poupar o botão Home, que costuma sofrer danos depois de meses de uso.

Notificações no iOS 10 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Notificações no iOS 10 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A tela de desbloqueio do smartphone da Apple passou por uma renovação completa. Agora, as notificações aparecem em balões claros, para não interferir no papel de parede do celular.

É no iPhone 6S e iPhone 6S Plus, os modelos mais atuais da Apple, que a nova tela de desbloqueio atinge seu potencial máximo. O display 3D Touch, capaz de detectar a pressão aplicada contra a tela, torna-se protagonista: com as notificações, o usuário pode pressionar com mais força por alguns instantes para ter uma prévia do que tem naquele aviso. Na demonstração foi possível responder uma mensagem sem abrir o aplicativo Messages, checar as informações de um compromisso e saber se o motorista do Uber está perto.

iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)Widgets na tela de desbloqueio do iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)


Download grátis do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

A forma de acessar funções úteis da tela de desbloqueio também mudou. Ao deslizar o dedo da direita para a esquerda, o usuário acessa a câmera fotográfica. Ao fazer o oposto e deslizar o dedo da esquerda para a direita, o consumidor tem acesso aos widgets – balões com informações em tempo real, como a previsão do tempo e compromissos do calendário.

Siri mais esperta

Até agora, a assistente virtual Siri funcionava de maneira inteligente somente com serviços fornecidos pela própria Apple. Com o anúncio da abertura da Siri para aplicativos de terceiros, qualquer programador poderá ajustar um app de iPhone para que seja compatível com a Siri.

WeChat no iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)Siri entende comando e envia mensagem no WeChat no iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)

Num dos exemplos durante a WWDC, a assistente virtual foi capaz de compreender quando o representante da Apple pediu – por meio de comando de voz – que ela respondesse a um amigo diretamente no WeChat, um rival do WhatsApp.

Segundo o vice-presidente de engenharia de software, Craig Federighi, a Siri é capaz de reconhecer mais de quatro maneiras diferentes de formular aquele comando. A integração com o WhatsApp também foi confirmada.

Mensagens com mais opções

Novos recursos do iMessage (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Novos recursos do iMessage (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O Mensagens é o comunicador instantâneo mais usado entre os usuários do iPhone. A versão mais nova do programa traz uma série de novas possibilidades na hora de trocar mensagens com amigos e parentes. O usuário pode escolher se quer que o corpo do texto fique maior ou menor, para expressar da maneira certa aquilo que ele está dizendo. Também com este objetivo, a animação do balão que traz a mensagem pode ser modificada para transmitir a sensação de calma ou de correria.

iOS Mensagens com animação de aniversário (Foto: Divulgação/Apple)iOS Mensagens com animação de aniversário (Foto: Divulgação/Apple)

Dependendo da conversa, a tela pode ficar repleta de confetes (aqueles de carnaval), balões de festa ou fogos de artifício. E se o assunto for privativo, a função Tinta Invisível pede que o destinatário passe o dedo pela mensagem ou foto para descobrir o que tem escondido ali.

Função de Tinta Invisível exige que usuário toque na mensagem para descobrir o que está escrito (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Função de Tinta Invisível exige que usuário toque na mensagem para descobrir o que está escrito (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Ao contrário do que era comentado nos bastidores do mundo da tecnologia, não foi apresentada uma versão do Mensagens compatível com Android.

Teclado QuickType

De acordo com a Apple, a inteligência artificial da Siri foi levada para a tecnologia do teclado do iPhone – chamado de QuickType. Com o iOS 10, o teclado automaticamente irá reconhecer sobre o que é a conversa e eventualmente sugerir respostas inteligentes para o usuário.

Representante da Apple mostra novidades do teclado virtual do iPhone (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Representante da Apple mostra novidades do teclado virtual do iPhone (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Por exemplo, se alguma pessoa pergunta num mensageiro onde o dono do iPhone está, o teclado QuickType oferece o envio da localização geográfica (devido ao GPS do telefone). O mesmo ocorre caso algum contato da agenda de telefones seja citado na conversa – o teclado pergunta se o usuário quer mandar as informações sobre ele.

Não menos importante, o QuickType no iOS 10 reconhece diversos idiomas. Não será mais necessário tocar no ícone de globo e selecionar a linguagem, para que o iPhone consiga fazer a correção automática do que está sendo escrito.

Fotos

O modo como o iPhone lida com fotos também mudou. Embora a câmera continue a mesma, a fabricante empregou no iOS 10 inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) para criar álbuns. O sistema leva em consideração o local onde a foto foi feita e em que data, para agrupar todos os registros de uma mesma viagem ou um mesmo evento.

A AI também marca presença num sistema que cria filmes de passeios e datas comemorativas. O iPhone é capaz até mesmo de adicionar trilha sonora e escolher os melhores cortes dos vídeos. A função é similar à do Google Fotos.

Na redes sociais, donos de iPhones com memória interna de somente 16 GB demonstraram receio ao saber da novidade, uma vez que a capacidade de armazenamento é notoriamente pouca para quem gosta de fazer fotos e vídeos. Imagine, então, quando filmes gerados por computador forem salvos na memória do dispositivo.

Atualizações no Apple Music, Apple News e Mapas

O serviço de música da Apple, o Apple Music, recebeu uma atualização no aplicativo para iOS. Além do visual renovado, o programa recebeu as letras de músicas. Qualquer usuário do telefone poderá consultar o que diz o cantor diretamente no app oficial, sem depender de aplicativos de terceiros para isso.

Telas dos aplicativos Mapas e News no iOS 10 (Foto: Divulgação/Apple)Telas dos aplicativos Mapas e News no iOS 10 (Foto: Divulgação/Apple)

O aplicativo Mapas ficou "proativo", segundo a Apple. Ele mostra as informações de tráfego em tempo real e funciona com apps de terceiros. Desta forma, o usuário poderá usá-lo para fazer a reserva em um restaurante e já chamar um Uber.

O Apple News, programa similar ao Flipboard, também passou por uma renovação no visual, para ficar de acordo com as novas diretrizes estéticas da Apple.

Compatibilidade

O iOS 10 será liberado como uma atualização grátis para os modelos de celular desde o iPhone 5, de 2012. Ele vai funcionar, portanto, com iPhone 5C, iPhone 5S, iPhone SE, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6S e iPhone 6S Plus. Também será compatível com modelos de iPad e iPod Touch.

Listagem de aparelhos da Apple que vão receber o iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)Listagem de aparelhos da Apple que vão receber o iOS 10 (Foto: Reprodução/Apple)


iOS 10 o que você achou da nova versão do sistema da Apple? Participe da conversa no Fórum do TechTudo.

Colaboraram Ana Marques, Caio BersotFabrício Vitorino, que viajou para San Francisco (EUA) a convite da Apple.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elde Almeida
    2016-06-14T01:05:24  

    Ainda existe o sistema Android?

    recentes

    populares

    • Elde Almeida
      2016-06-14T01:05:24  

      Paulo Reis, se vc fizer um pouquinho só de esforço pra raciocinar, entenderá pq a Apple não permite essas coisas no iphone. Primeiro pq é ilegal, e por mais que todos o façam, a empresa não deveria liberar aplicativos via loja que permitam esse tipo de procedimento. Outra, a Apple vende esse tipo de conteúdo, e há muito tempo... não há lógica em facilitar esses procedimentos...

    recentes

    populares

    • Elde Almeida
      2016-06-14T01:05:24  

      Rafael Silveira, liberdade de informação e usabilidade é uma tendência no futuro, por isso o Android cresce é esta melhor que o iOS.

  • Éder Bruno
    2016-06-13T20:10:52

    Apple, eu te amo!

  • Junimn
    2016-06-14T09:43:29  

    Se vc quer uma camera frontal ruim, um cel pra viver carregando 3x por dia, WIfii que cai toda hora parabens compre um iphone

    recentes

    populares

    • Junimn
      2016-06-14T09:43:29  

      a camera frontal realmente nao é la aquelas coisas em locais mal iluminados, mas eh muito suficiente em locais com iluminacao mediana a excelente, claro que levando em consideracao que ele eh um iphone 4. obvio que nao chega aos pes da qualidade de imagem de um 6s, mas é melhor que muito samsung por aí. nao trava, nao é lerdo, e tenho tdo tipo de app que o ios ainda suporta.

    recentes

    populares

    • Junimn
      2016-06-14T09:43:29  

      Quem pode, pode. Quem não pode se android.

  • Anna C
    2016-06-13T17:24:54  

    Espero que funcione bem, afinal a apple raramente decepciona com as atualizações

    recentes

    populares

    • Anna C
      2016-06-13T17:24:54  

      É Victor, vc só esqueceu de mencionar que seu super hiper mega poder S7, precisa de um octa core com Clock de dar inveja em PC e 4gb de RAM pra tentar dar conta do recado, já meu 6s roda liso que nem minha careca com seus módicos 2gb de RAM e seu módico Dual Core, só não vai comer seu braço de ódio, ok? Abraço!!!! Kkkk

    recentes

    populares

    • Anna C
      2016-06-13T17:24:54  

      Eu entendo seu desespero com seu 6s limitado em relação aos demais tops de linha que tem por aí pulse... E você só vai ter isto e olhe lá Após o lançamento do aiphone 7... Até lá.. Vai juntando grana... Senão, vão te "arrancar o braço" pra comprar um smartphone que promete fazer o que muitos por aí já faz e há tempos... Boa sorte.. A propósito.. Não esquece de carregar seu aiphone... Kk

  • William Dinalli
    2016-07-18T08:23:14

    Não sou AndroidFan, nem AppleBoy, mas temos que reconhecer que a maioria das novidades do IOS 10 já havia surgido desde os Androids mais antigos...a exemplo da tela de acender quando pega o telefone, Moto X1 já fazia isso a muito tempo rsrs

  • Geraldo Furtano
    2016-06-14T10:46:28  

    O Top do mercado. Moro a 100km do Paraguai e só compro lá. No Brasil sem condições.

    recentes

    populares

    • Geraldo Furtano
      2016-06-14T10:46:28  

      Vale a pena sim. Pra vc ser uma ideia o 6s no Paraguai vc consegue por U$ 680,00... na faixa de R$ 2.500,00 a R$ 2,650,00 ... no Brasil não sai por menos de R$ 3.400,00. Com a diferença de valor vc ainda traz os acessórios e uns wiskies.

    recentes

    populares

    • Geraldo Furtano
      2016-06-14T10:46:28  

      Fui mês passado, 6s de 64gb por R$ 2.500,00

  • Paulo
    2016-06-14T20:59:07  

    tenho um iphone 6 plus de 128gb e nunc nem usei esse tal de siri. tinha que mudar esses icones horriveis que sempre são os mesmo e liberar adptador pra pendrives porque todos que ja comprei ate horiginal não funciona.

    recentes

    populares

    • Paulo
      2016-06-14T20:59:07  

      Com seu português perfeito dá pra ver que você tem um 6 Plus e um Edge 7, sim...

    recentes

    populares

    • Paulo
      2016-06-14T20:59:07  

      MEU CARO USO TECLADO SEM FIO E A PILHA ESTAVA FRAQUISSIMA E POR ISSO FALHAVA AS LETRAS E ANALFABETO É O TEU PAI SEU BOIOLÃO.

  • Carlos Costa
    2016-06-14T09:12:34  

    Estou me programando para a compra de um 6S espero que vala a pena nunca tive Iphone! mas se for pra ter quero o melhor e mais completo para durar pelo menos 4 anos!

    recentes

    populares

    • Carlos Costa
      2016-06-14T09:12:34  

      ja to com o meu a 2 anos (iph 5s) e sem nenhum problema ate agr, meu antigo android e os que eu ja tive, com menos de 1 anos ja tava pifando, travando tudo, insuportavel...

    recentes

    populares

    • Carlos Costa
      2016-06-14T09:12:34  

      fique tranquilo, vai durar.

  • Victor Freitas
    2016-06-18T09:30:10

    Prevejo taxistas quebrando iPhones kkk

  • Edi Rorato
    2016-06-13T16:44:21  

    Não da para dizer que a Apple não fez a sua contribuição com Smartphones, afinal lançou o primeiro "de verdade", no mais, é só charme, Huawei manda lembranças com esse preview de toque prolongado, demais "novidades" são velharias no Android.

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2016-06-13T16:44:21  

      SEGUIA.. desde a morte de JOBS o iphone mudou completamente, caindo muito no conceito.. hoje a linha S7 da samsung é considerado O MELHOR SMARTH em desempenho e Camera.. bem a frente do iphone.

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2016-06-13T16:44:21  

      idai? ninguem pediu essa informação e cada um compra o que quer

  • Mistério
    2016-06-14T08:18:14  

    Ceis cavoca margarina?

    recentes

    populares

    • Mistério
      2016-06-14T08:18:14  

      comer manga com leite faz passar mal mesmo?

  • Sergio Lauro
    2016-06-14T08:49:36  

    Me desculpe os pobres mas iPhone é pra quem pode.

    recentes

    populares

    • Sergio Lauro
      2016-06-14T08:49:36  

      me desculpe o sergio mas ele usa galaxy pocket sim!

  • Loubot
    2016-06-14T11:22:15

    Você paga por um iPhone e seu aparelho pertence à Apple. Você paga por um Android e o telefone é seu.

  • Joelson Klen
    2016-06-14T11:18:21

    SIRI É BOM NA SOPA

  • Loubot
    2016-06-14T11:07:17

    Siri com WhatsApp? Em 2016? Inacreditável! 80% do mundo usa Android. 90% do mundo usa Windows. Por isso a maior parte dos desenvolvedores está lançando para essas plataformas.Questão financeira?Não. A Noruega e a Finlândia estão entre os países mais ricos do mundo e lá não tem nem Apple Store oficial. Na Europa iPhone é telefone de Madame.Gosta da marca? Tudo bem. Mas você é minoria e acha que descobriu a pólvora. Minha tia tem um Nokia tijolão e não troca por nada. Direito dela.

  • Bruna Leme
    2016-06-14T10:10:30

    Amo iphoneeeeeeeeeeeeeee

  • Fernando Freire
    2016-06-13T17:40:44  

    Apple sem arrebemtando. Os Adroid piram a cabeça. Apple é Apple os restos são os resto. iPhone disparado o melhor do mundo. O resto é xororo.

    recentes

    populares

    • Fernando Freire
      2016-06-13T17:40:44  

      Quem diria a Apple copiando geral o Android, este WWDC 2016 foi uma cópia geral do Google I/O 2016, pena que os fãnboys não enxergam que o Android superou o iOS desde 2014, continuem na alienação geral!!!

    recentes

    populares

    • Fernando Freire
      2016-06-13T17:40:44  

      Realmente cara.. tanto que a melhor camera de um smart é do Galaxy S7..O melhor smart de 2016 segundo os maiores ranking mostra o iphone em terceiro .. quarto, perdendo pra dois android.. parabens fan boy!

  • Adelson
    2016-06-14T09:33:10

    Bora comprar o 6S

  • Alexandre Pires
    2016-06-14T08:38:10

    Sempre tive iPhone desde que lançou o 2 4gb e parei no 6 quando comprei um S5. Mil a zero no 6. Ambos não travam, mas fico com os galaxys da linha S e tambem testei e gostei do Lumia. Aquele diferencial que tinha do 2 ao 4s se perdeu. Acorda Apple.

  • Sinval Pinheiro
    2016-06-14T09:19:21

    Demoraram 3 anos pra lançar o que ja existe a tempos no Android kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Felipe
    2016-06-14T08:41:06  

    Apple é Apple .. o resto será sempre Resto !

    recentes

    populares

    • Felipe
      2016-06-14T08:41:06  

      Sim, Apple é Apple, desde a versão 8 do iOS perde para o Android em estabilidade e usabilidade, fora que este WWDC 2016 foi uma cópia do Google I/O 2016!!!

    recentes

    populares

    • Felipe
      2016-06-14T08:41:06  

      Esses comentários escr0t0s de fanboys me dão sono...

  • Madson
    2016-06-14T09:09:40

    Este WWDC 2016 foi uma cópia descarada do Google I/O 2016!!! Quando foi lançado o leitor biométrico, já existente no Motorola Atrix em 2011, os fânboys diziam: nossa "Apple é Apple"!!! Ano que vêm ela vai lançar o iPhone 8 com tela amoled que já existe em aparelhos Samsung a anos e a Samsung vai fabricar as telas para a Apple, prevejo o povo alienado dizendo, Apple é Apple, só inovação!!! Cadê inovação Apple???

  • Alex Fernando
    2016-06-14T09:03:50

    ipad 2 esta confirmado mesmo não vi ontem na apresentação na hora que apareceu a lista.

  • Jurubeba
    2016-06-14T08:38:55

    O sistema é bom mas tá cheio de firulas, tipo os balões quando se manda um feliz aniversário, a única que eu queria era uma tela de bloqueio com imagens dinâmicas, tipo a do windows 10 com o bing imagens

  • Vanderlei
    2016-06-14T08:14:00

    Faltar so a melhora de bateria mesmo, restante esta otimo!! Parabéns .