Redes sociais

10/06/2016 11h43 - Atualizado em 02/02/2017 16h19

WhatsApp tem recurso 'Citação' para responder mensagem específica; veja como usar

Aline Batista
por
Da redação

O WhatsApp ganhou recurso de citação nesta sexta-feira (10), que permite responder a uma mensagem específica em uma conversa de grupo. A novidade está disponível para iPhone (iOS) e não é preciso atualizar o aplicativo. Já os donos de celulares com Android terão que baixar a versão beta de número 2.16.118 do mensageiro. A funcionalidade deve chegar a todos os usuários nos próximos dias.

WhatsApp pode ganhar suporte a GIFs em próximas atualizações

O novo recurso possibilita responder diretamente uma mensagem enviada dentro de uma conversa, por meio de uma citação no momento da resposta. Depois que for enviada, aparecerá o nome do remetente e o texto da mensagem respondida. Assim, os usuários poderão saber para qual mensagem a resposta foi direcionada.


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

A nova funcionalidade é especialmente útil para conversas em grupo, embora também possa ser usada em chats individuais. Em conversas com várias pessoas, é uma forma mais rápida de identificar o contexto da mensagem, principalmente se a resposta for enviada depois de um tempo. No entanto, essa não é uma novidade para os usuários do rival Telegram, que já tinham acesso ao recurso. No mensageiro concorrente do WhatsApp, é possível, inclusive, marcar o usuário a quem você está se referindo.

 Mesmo os usuários que ainda não têm acesso à novidade, conseguem visualizar as respostas enviadas. Para a versão do app no computador, entretanto, ainda não é possível ver o recurso. As mensagens continuam a aparecer do mesmo jeito.

Como responder mensagens específicas

Para responder diretamente no WhatsApp, basta selecionar a mensagem e depois tocar em "responder" (no Android é a primeira seta, à esquerda). Você verá que ela ficará acima da mensagem que você está digitando. Depois, é só enviar normalmente. O recurso também é válido para as mídias enviadas pelo aplicativo.

Selecione a mensagem e toque em "responder" (Foto: Reprodução/Aline Batista)Selecione a mensagem e toque em "responder" (Foto: Reprodução/Aline Batista)

O WhatsApp costuma atualizar seu app com frequência, trazendo sempre novas funcionalidades. Recentemente, o mensageiro liberou as respostas por notificação e o envio de arquivos do Word, Excel e PowerPoint, além de adotar a criptografia de ponta a ponta

Como restaurar todas as mensagens do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gabriel Barbosa
    2016-06-10T23:07:08  

    vídeo chamada já!

    recentes

    populares

    • Gabriel Barbosa
      2016-06-10T23:07:08  

      isso ai nao vai ter nunca!

    recentes

    populares

    • Gabriel Barbosa
      2016-06-10T23:07:08  

      Mauro agora tu ta ferrado, que ja tem...kkkkkkkkkk

  • Hélio Esteves
    2016-06-10T14:34:20  

    telegram já tinha isso a muito tempo!!

    recentes

    populares

    • Hélio Esteves
      2016-06-10T14:34:20  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    recentes

    populares

    • Hélio Esteves
      2016-06-10T14:34:20  

      Td se copia

  • Ivanilda Silva
    2016-07-08T20:26:23  

    oi

    recentes

    populares

    • Ivanilda Silva
      2016-07-08T20:26:23  

      oi

    recentes

    populares

    • Ivanilda Silva
      2016-07-08T20:26:23  

      oiii

  • William Melo
    2016-06-13T14:57:57

    Legal, gostei! No Android tbm já está disponível, não precisei baixar nada!

  • Isaias Freitas
    2016-06-10T14:30:44  

    Essa de responder a msg. Especifica eh a melhor. O Telebrás manda lembranças.

    recentes

    populares

    • Isaias Freitas
      2016-06-10T14:30:44  

      A intenção foi boa, gente hahaha

    recentes

    populares

    • Isaias Freitas
      2016-06-10T14:30:44  

      Gabriel, o corretor q fez isso. Mas sou animal sim,.pergunta pra sua mae.

  • Elthon Castro
    2016-06-10T23:24:54  

    Várias besteiras que só vai piorar, quando chegar as GIFS então nem se fala. O que falta pro app é colocar uma senha de acesso, isso sim seria bom.

    recentes

    populares

    • Elthon Castro
      2016-06-10T23:24:54  

      vc coloca uma senha com o avast.

    recentes

    populares

    • Elthon Castro
      2016-06-10T23:24:54  

      Zé, você pode bloquear qualquer app usando o Android

  • Fábio Thomaz
    2016-06-11T10:20:03  

    Isto tudo graças a concorrência! Se não é o Telegram revolucionando com vários recursos lançados, alguns a anos, e que vem ganhando adeptos graças as estas funcionalidades muito interessantes, hoje no Whatsapp ainda seria um app de envio de texto, foto, video, sem nada de novo. Ai as pessoas dizem, para que vou usar o Telegram, se tenho o que preciso no Whatsapp? Bem, você querendo ou não está contribuindo para um monopólio de comunicação de mensagens e ajudando o app a se acomodar e não evoluir...

    recentes

    populares

    • Fábio Thomaz
      2016-06-11T10:20:03  

      Falou tudo Tom!

  • Tiago Souza
    2016-06-11T10:07:11

    Copiando funcionalidades antigas do Telegram...

  • Walker Santos
    2016-06-10T17:15:14  

    Nego fala..fala..fala.. Desse Telegran, mas não conheço ninguém que use.. A pessoa pode até ter instalado, mas usa o WhatsApp...

    recentes

    populares

    • Walker Santos
      2016-06-10T17:15:14  

      Eu usei mas não gostei voltei ao Whats

    recentes

    populares

    • Walker Santos
      2016-06-10T17:15:14  

      nossa já basta briguinhas politicas , religiosas, genero musical e futebol agora tem mimimi ate com quem usa um aplicativo era só oq me faltava

  • Orlando Santana
    2016-06-11T09:41:39

    Ihhhh já tá copiando o Telegram.... Só de olho...

  • Camila Smith
    2016-06-10T22:39:10

    Gif no whats JÁÁÁ

  • Wesley Souza
    2016-06-11T01:29:55  

    daqui a pouco vão ser tantas coisas que as pessoas vão embaralhar tudo, hoje o Whatsapp é o que é porque pessoas com dificuldades de usar tecnologia usam sem problemas por causa da simplicidade, daqui a pouco essas pessoas não vão saber mais usar o Whatsapp, principalmente os mais velhos.

    recentes

    populares

    • Wesley Souza
      2016-06-11T01:29:55  

      É só aprender! Gente velha não é burra!

  • Brunno Ribeiro
    2016-06-11T09:03:18

    Acho impressionante o tanto que o Tech Tudo fala MAL do WhatsApp toda vez que tem oportunidade... hahahaha

  • Daniel Carvalho
    2016-06-11T08:47:13

    Poderiam fazer um "agendamento de envio de mensagens"... Às vezes lembramos de falar algo com alguém e sabemos que o horário é inconveniente (madrugada, em reunião, etc) e poderíamos agendar para um horário mais apropriado.

  • Hugberto Paula
    2016-06-11T08:44:58

    Poderia ter uma função com hashtag para inclusão de algum membro do grupo, assim qnd aparecer aquelas 150 mensagens que não tem nada a ver com a pessoal, ela poder se situar no que for designado a ela própria. semelhante a função mensagens marcadas.

  • Wilson Chan
    2016-06-11T08:38:21

    Função "Chamar atenção" que nem no MSN já!

  • Daniel Souza
    2016-06-11T01:52:54

    Nudes já

  • Ewerton Oliveira
    2016-06-11T01:13:25

    No Android essa função já pega , e nem rolou atualização ainda.

  • Gracefully
    2016-06-10T22:26:20

    vivendo e aprendendo....affff

  • Gislei Pimentel
    2016-06-10T22:18:53

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Mks Suspensao
    2016-06-10T21:07:54

    Piorou...pq vao te citar nos grupo toda hora em vez de chamarem no pv

  • Igor Nóbrega
    2016-06-10T20:10:58

    Eu quero é GIF!

  • Bell Oliveira
    2016-06-10T19:23:24  

    Tanta bobeira que já já o whatsapp fica horrível

    recentes

    populares

    • Bell Oliveira
      2016-06-10T19:23:24  

      é so liberar os gifs

  • William Rodrigues
    2016-06-10T14:11:59  

    Recurso COPIADO do Telegram

    recentes

    populares

    • William Rodrigues
      2016-06-10T14:11:59  

      Ops! Lavoisier!

    recentes

    populares

    • William Rodrigues
      2016-06-10T14:11:59  

      Já tem ido no Android tem tempo....

  • Jeo
    2016-06-10T18:54:41

    ICQ é melhor que whatsapp e Telegran. Quem testar comprovará.