08/06/2016 08h00 - Atualizado em 04/07/2016 15h39

WWDC promete novidades para iPhone, MacOS e MacBook; veja o que esperar

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

A WWDC, conferência anual de desenvolvedores da Apple, acontece entre os dias 13 e 17 de junho na Califórnia, Estados Unidos. Neste ano, entre os rumores dos lançamentos da companhia estão um novo kit para a assistente virtual Siri e uma linha reformulada de MacBooks Pro

Quanto tempo duram iPhones, iPads, Macs e outros produtos da Apple?

Tradicionalmente, o evento também apresenta versões otimizadas dos sistemas operacionais, como o iOS, o watchOS e o tvOS. Confira todos os detalhes das novidades que prometem aparecer na WWDC

Novidades para iPhone

iPhone SE tem design mais fino e é mais leve do que o Motorola G4 (Foto: Thassius Veloso/TechTudo) (Foto: iPhone SE tem design mais fino e é mais leve do que o Motorola G4 (Foto: Thassius Veloso/TechTudo))iPhone pode receber novo kit para Siri e versão otimizada do iOS (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)

A primeira aparição da nova versão do iOS deve surgir durante a WWDC 2016. Por enquanto, não há muitas informações concretas, mas alguns rumores dão conta de que vêm novidades por aí.

A primeira e mais importante delas é um SDK (kit de desenvolvimento) para a Siri. A mudança promete alterar totalmente a forma como a assistente virtual funciona no iPhone. O recurso poderá ser integrado dentro de aplicativos de terceiros e não apenas no sistema, o que vai abrir um leque de possibilidades para tornar o programa muito mais funcional.

A nova versão do iOS também promete mais recursos para o Apple Pay. A principal novidade é a possibilidade de usar o sistema de pagamentos direto no navegador Safari. Com isso, a compra online com a autenticação biométrica não obrigaria o usuário a baixar o aplicativo da loja integrado ao serviço.

Os usuários da Apple também podem esperar por melhorias no aplicativo Fotos - incluindo mais recursos de edição -, uma mudança no visual do Apple Music e mais funções para o 3D Touch.

Teremos um novo MacBook Pro?

Novos MacBooks Pro devem ter design mais enxuto herdado de MacBook Air (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Novos MacBooks Pro devem ter design parecido com MacBook Air (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Um rumor que ganhou força nos últimos meses promete roubar a cena durante a WWDC. A Apple pode lançar durante o evento uma linha reformulada de MacBooks Pro. Ao que tudo indica, seriam dois modelos dos notebooks, um de 13’’ e outro 15’’.

A novidade ficaria por conta do Touch ID, além do touch bar de display OLED, portas USB-C e design mais enxuto, herdado do MacBook Air.

Reformulação do sistema operacional

Teclado do MacBook pode dar lugar a superfície Force Touch (Foto: Paulo Alves/TechTudo) (Foto: Teclado do MacBook pode dar lugar a superfície Force Touch (Foto: Paulo Alves/TechTudo))OS X pode seguir tendência de iOS, tvOS e watchOS (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

No sistema operacional dos computadores da Apple, é esperado uma grande reformulação, com a introdução de novos recursos. Novamente, a Siri deve ter destaque, com integração com os aplicativos para atender comando e tocar músicas com mais facilidade.

O nome do sistema também está cotado para mudar, passando de OS X para Mac OS. Com isso, seguiria a tendência dos outros sistemas operacionais da empresa: iOS, tvOS, watchOS.

A atualização também promete compatibilidade com o Apple Pay através do navegador. Seria uma função bastante interessante, já que os novos Macbooks Pro podem vir com o sensor biométrico, o que aumentaria a segurança nas compras online.

Além disso, o OS X – ou Mac OS – pode ganhar uma versão do iTunes com Apple Music redesenhado e desbloqueio automático por proximidade com o iPhone ou o Apple Watch.

Outras novidades

Da WWDC pode surgir o concorrente da Apple para o Google Home (Foto: Divulgação/Google)Apple pode anunciar concorrente para o Google Home na WWDC (Foto: Divulgação/Google)

Rumores indicam que a Apple também estaria trabalhando em um gadget para casa conectada, concorrente do Amazon Echo e do Google Home, anunciado em maio no Google I/O. O dispositivo usaria a Siri como assistente virtual e permitiria integração com aplicativos de outras fabricantes.

É possível que a Apple também revele um serviço de streaming de filmes e séries para concorrer com a Netflix e a Amazon Prime. No entanto, as histórias só poderão ser confirmadas na WWDC a partir do dia 13 de junho. 

Via MacRumors, 9to5Mac e CNet

Os iPhones novos são tão bons como os antigos? Comente no Fórum TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Peterson Coelho
    2016-06-11T09:45:41

    Uma coisa q eu não entendo é quando eles irão colocar na barra de atalhos a opção para dados móveis!?? Pra ligar a internet da operadora dá um trabalho !!! E outra: também tinha que ter um atalho para ativar o serviço de localização que também dá trabalho de fazer!! Tem que ser que nem a samsung colocar vários atalhos na barra de atalhos ... É o YouTube? Deveria ter opção de voltar pro vídeo anterior mas tem um certo momento que vc não volta mais pro vídeo anterior tem que ir lá pro histórico

  • Fabiana Ribeiro
    2016-06-08T18:24:58  

    Tá na hora de preço justo isso sim,

    recentes

    populares

    • Fabiana Ribeiro
      2016-06-08T18:24:58  

      Poise mas mesmo assim e caro são bons os aparelhos mas esse preços so quem é fã

    recentes

    populares

    • Fabiana Ribeiro
      2016-06-08T18:24:58  

      Nicho de mercado onde? Porque no RESTO do mundo ela concorre duro com outras marcas. O próprio iPhone sai por pouco mais de 20 dólares aqui nos EUA atrelado a algum plano de operadora. O AppleTV perde feio pro Fire e Roku. Indiscutivelmente são bons produtos, mas são caros sim.

  • Dj Maya
    2016-06-09T14:04:15

    Com relação ao iOS, certamente deverão incluir algumas novidades que não vão atingir quem tem iPhone 5S para baixo. Quanto ao Mac OS... Já tinha esse nome antes de se chamar OS X. Só falta voltar a usar processadores RISC. Vai ser uma mudança mais estética acredito eu...

  • Guilherme Ferrara
    2016-06-08T13:51:18  

    apple > universo

    recentes

    populares

    • Guilherme Ferrara
      2016-06-08T13:51:18  

      Foi errado o comentário

    recentes

    populares

    • Guilherme Ferrara
      2016-06-08T13:51:18  

      eu quis dizer apple MAIOR que universo..chu pa android.

  • Felipe
    2016-06-08T11:26:33  

    Não vejo a hora que sai essa atualização, Meu Iphone esta bugado com essa atualização 9.3.2 ..

    recentes

    populares

    • Felipe
      2016-06-08T11:26:33  

      Nao atualizo o meu do 9.1 por causa do jailbreak...

    recentes

    populares

    • Felipe
      2016-06-08T11:26:33  

      9.3.3 já tem jailbreak