Celular

20/06/2016 07h00 - Atualizado em 20/06/2016 07h00

Xperia M4 Aqua é bom? Conheça vantagens e desvantagens do celular

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Xperia M4 Aqua é um celular da Sony com lançamento em 2015. O smartphone chegou ao Brasil fazendo sucesso com especificações diferenciais, como o corpo à prova d’água e câmera potente. Com preço de R$ 1.499, o telefone é um intermediário quase top, que concorre com modelos como Moto G 4, Lenovo Vibe K5 e Zenfone 2

Vibe K5, LG K10 e Xperia M4 Aqua: conheça os concorrentes do Moto G 3

Com versões de um chip ou Dual SIM, o celular caiu nas graças do gosto brasileiro, mas será que vale a pena comprar o Xperia M4 Aqua? O TechTudo preparou uma lista de vantagens e desvantagens em investir seu dinheiro no smartphone. Conheça os detalhes abaixo.

Conheça vantagens e desvantagens do Sony Xperia M4 Aqua (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Conheça vantagens e desvantagens do Sony Xperia M4 Aqua (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Vantagens

- Corpo à prova d’água

O “Aqua” no nome não vem por acaso. O telefone traz certificação IP68, o que significa que pode ficar até 1,5 m embaixo d’água, durante 30 minutos. A proteção se estende às portas USB e para fone de ouvido, que dispensam uso de tampas de plástico na hora do mergulho. Um dos principais apelos desta característica é a possibilidade de tirar fotos aquáticas na piscina, o que já é feito pelas câmeras de ação. 

- Câmera

A capacidade aquática do Xperia M4 Aqua não faria sentido sem uma boa câmera. A câmera traseira, por exemplo, tem sensor Exmor RS de 13 MP, abertura f/2.0, ISO de até 3.200 e flash LED. O smartphone grava vídeos em Full HD (1080p) e conta com a tecnologia Steadyshot, para estabilização de filmes. Entre os recursos estão geolocalização, foco por toque, detecção de rostos e sorriso, HDR e captura panorâmica.

Xperia M4 Aqua traz câmeras de 13 e 5 megapixels (Foto: Carol Danelli/TechTudo)Xperia M4 Aqua traz câmeras de 13 e 5 megapixels (Foto: Carol Danelli/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Já a câmera frontal vem com 5 megapixels. Além da boa resolução, a câmera frontal do M4 Aqua tem campo de visão de 88º, garantindo que mais pessoas apareçam nas selfies. Para completar, a gravação de vídeo é feita em 720p (HD). No review do TechTudo, as duas câmeras tiveram bom desempenho, até mesmo em ambientes de pouca luz, com fotos sem ruídos.

- Bateria de longa duração

A bateria do Xperia M4 Aqua tem capacidade de 2.400 mAh. O valor em si não chama atenção, mas a Sony promete até dois dias de duração com o modo Stamina ativado. O modo de economia de energia desativa o ‎Wi-Fi‎ e os dados móveis, mas apenas quando a tela está em stand-by, o que tende a afetar menos a experiência de uso.

Quando testado pelo TechTudo, o celular aguentou um dia e meio de uso moderado e 24 horas com ligações, acesso à internet e execução de jogos. Além disso, o smartphone é compatível com o carregador rápido UCH12, que garante até 5,5 horas de bateria com 10 minutos de carregamento.

Desvantagens

- Traseira com vidro Gorilla Glass

A traseira com Gorilla Glass divide opiniões. Por mais que a publicidade diga o contrário, o vidro dos celulares podem, sim, quebrar. Além disso, os preços para consertar, geralmente, não são nada baratos. Com isso, deixar o Xperia M4 cair no chão pode significar um prejuízo maior do que o de deixar cair um telefone de plástico, metal ou borracha. 

- Sistema

Um dos aspectos mais decepcionantes do smartphone da Sony é que ele ainda não recebeu o Android Marshmallow. A atualização, aparentemente, está garantida, mas os clientes ainda aguardam pelo pacote do update. Vários celulares mais recentes já saem de fábrica com a versão do sistema do Google de 2015, o que deixa o Xperia M4 Aqua para trás.

Xperia M4 Aqua ainda não recebeu atualização para Android M (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)Xperia M4 Aqua ainda não recebeu atualização para Android M (Foto: Nicolly Vimercate/TechTudo)

- Preço superior ao da concorrência

O Xperia M4 Aqua foi lançado como um smartphone entre o intermediário e o top, com ficha técnica robusta e preço compatível. O conjunto composto por processador octa-core Snapdragon 615, 2 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento teve preço inicial de R$ 1.499 e, atualmente, custa em torno de R$ 1.400.

No entanto, como tudo muda rapidamente no mundo dos smartphones, as especificações agora fazem parte de um intermediário padrão. O Moto G 4, lançado em maio deste ano, por exemplo, traz processador octa-core, 2 GB de memória RAM e versões de 16 GB e 32 GB de memória interna. Isso tudo sai por R$ 1.299, R$ 100 a menos que o Aqua.

Esse padrão, inclusive, é observado em outros intermediários. Com isso, é possível afirmar que o telefone da Sony é mais caro que os concorrentes da categoria. 

Vale a pena comprar o Xperia M4 Aqua? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Admir Rosa
    2016-06-21T07:59:16  

    Quando lê que a atualização, aparentemente, está garantida, mas os clientes ainda aguardam pelo pacote do update é pura falácia. Daqui um ano quem sabe aconteça. O meu z3 era também a prova d água, ate sair dela!

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2016-06-21T07:59:16  

      Corretíssima, suporte e atualizações ficam na promessa. O problema é que querem encher de porcarias deles e acabam atrasando. Motorola por exemplo vem totalmente limpo com apenas duas ou tres funções do fabricante. Sansung e Sony sao idênticos, tem mil aparelhos abandonados.

    recentes

    populares

    • Admir Rosa
      2016-06-21T07:59:16  

      Acho que dei azar. Pois, comprei um sony xperia m4 aqua ha dez meses e já queimou o slote dos chips.

  • Thiago
    2016-09-18T14:46:36

    KKkkkk traseira de vidro não msm é de acrilico parece vidro mas é mais fragil

  • Eduarda Villwock
    2016-07-07T12:31:57

    Caros, tenho um Sony Xperia M4 Aqua E2333, a traseira é de vidro sim! E se não gostou do aparelho é simples, COMPRE OUTRO e não fique reclamando a vida inteira! Outra comprei películas frontal e traseira e coloquei, agora se quer que o aparelho com traseira de vidro caia no chão e não quebre é sacanagem, NENHUM smartphone que tive até hoje aguentou a quantidade aproximada de bateria, então isso é o de menos! O sistema está previsto para a atualização, embora eu não me importe muito com isso, pois o 5.0 é muito bom, processador e câmera são ótimos! NÃO TENHO DO QUE RECLAMAR!

  • Igor Santos
    2016-06-21T15:06:19  

    Traseira de vidro ?? Nunca foi kk nem sabe o que fala , a traseira é de plástico

    recentes

    populares

    • Igor Santos
      2016-06-21T15:06:19  

      o meu também é de plastico.

    recentes

    populares

    • Igor Santos
      2016-06-21T15:06:19  

      Kkkkkkk realmente dei risada quando li a parte da traseira de vidro, até a tela principal não parece vidro, tô usando o aparelho a 3 meses e a única coisa que tenho pra falar, é que ele se aquece vendo vídeos, ou jogando mad nada pra se preocupar já que todos da linha são assim, mas a única coisa que não gostei foi, o método root que é difícil de encontrar..

  • Victor Rafa
    2016-06-20T20:53:58  

    prestem atenção: se tem uma coisa que nao presta e é o maior erro de projeto desses celulares da S.ony... SÃO ESTAS TAMPINHAS DE VEDAÇÃO... com o tempo ela se arrebenta.. meu Z3 FOI ASSIM... PEGUEI O DINHEIRO DE VOLTA

    recentes

    populares

    • Victor Rafa
      2016-06-20T20:53:58  

      tanto o z3 e o s4 possui os dois compartimentos. se insere o sim card e se usa para acessar o conector para carregar, necessitam de compartimento com sistema de vedação extra!!!estao visiveis nas fotos.. pedi devolução do meu dinheiro e comprei um s7 edge.. abç.

    recentes

    populares

    • Victor Rafa
      2016-06-20T20:53:58  

      os meus likes dizem por si só!! abç..

  • Abraão Mariano
    2016-06-20T12:46:24  

    Traseira com vidro Gorilla Glass ?

    recentes

    populares

    • Abraão Mariano
      2016-06-20T12:46:24  

      Pois é o também é de plastico .

    recentes

    populares

    • Abraão Mariano
      2016-06-20T12:46:24  

      pois é, o meu também é de plastico .

  • Joao Neto
    2016-06-20T15:56:28  

    Não posso comentar NADA que a GLOBO limita! oooo falta de respeito!

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2016-06-20T15:56:28  

      A Sony está enrolando há mais de um mês para me devolver meu aparelho e o que é pior, alegam que fiz mau uso e não tenho direito ao reparo. Um pós venda péssimo e agora com a notícia de que não vão mais fabricar os aparelhos no Brasil, o melhor conselho é: não compre

    recentes

    populares

    • Joao Neto
      2016-06-20T15:56:28  

      Tive um ZQ, Z1, Z2 tive problemas COM TODOS!! Meu amigo até colocou na JUSTIÇA, Sony nunca mais!!! Já tive varios de varias marcas, atualmente estou com o MOTO G4 PLUS e até agora é o melhor custo beneficio, tinha o NOTE4 que era muito bom e o G4 PLUS não fica atrás não, o leitor de digital ainda é mais rapido que do NOTE4... Recomendo para quem esta buscando CUSTO BENEFICIO!

  • Eduardo Jacinto
    2016-06-21T11:41:18

    C$1.500,00 com 2 G de ram e câmera com 13 e 5 mp? Será que a Sony sabe que eles tem varios concorrentes com melhores produtos, inclusive câmera com 21 mp? Pelo mesmo valor?

  • Ricardo Silva
    2016-06-21T11:34:47

    comprei...paguei caro... fotos lindas embaixo d'água... pior pós venda existente... Assistência técnica faz monopólio em São Paulo já que tem apenas uma... meu m4 deu problemas no conector usb e alegaram mau uso... 600,00 reais para conserto... o tecnico queria trocar a placa principal completa ...e agora o pior... precisando abrir ou trocar a tela você perde a principal característica...deixa de ser a prova d'água... mesmo pagando a própria fabricante me mandou um email afirmando que não consegue mais vedação... pós venda sem respeito nenhum com o cliente final

  • Jon 007
    2016-06-21T11:20:55

    Vejo muitos comentários ruins, mas meu x peria tem 4 anos de uso. e tudo funciona.

  • Lauro Marinoso
    2016-06-20T23:28:36

    Fui ler a matéria através da manchete, mas quando vi que era Sony desisti.

  • Zé Santos
    2016-06-20T21:42:26

    tampa traseira?? urgh fragil...botão power???.outra zica...peças de suporte/reposição....CARAS...adivinha??? motorola....vamos em frente...

  • Deivid Alam
    2016-06-20T13:13:16  

    tenho esse aparelho excelente mais a sony ainda não disponibilizou a atualização do android faz apenas um ano que comprei ele,outros aparelhos inferiores ao meu tem android 6.0 e ele continua no 5.1 oque a sony faz é lançar um aparelho depois do outro e desiste de dar atenção aos demais ...tinha em mente trocar por m5 mais já não tenho tanta certeza.

    recentes

    populares

    • Deivid Alam
      2016-06-20T13:13:16  

      Ademrir tb temho um z3, vale a pena trocar pelo mto g4 plus

    recentes

    populares

    • Deivid Alam
      2016-06-20T13:13:16  

      Leuli Augusto, pra mim valeu muito a pena. Sony é excelente, mas o suporte é péssimo e se quebrar o LCD/Touch , custa caro pra arrumar. A Sony não da garantia no Brasil pra inúmeros componentes. Moto G4 Plus é completo, vem atualizado com Android 6.0.1, sem porcarias. Facílimo de operar,. câmera perfeita, bateria dura muito e carrega no máximo em 1 hora. Suporte total e ainda ganhou melhorias da Lenovo que é muito respeitada lá fora. Aparelho de 1.300,00 que nos testes oficiais comparativos sempre fica brigando com os aparelhos três vezes mais caros que ele. Abraço e boa sorte!

  • Sergio Muniz
    2016-06-20T20:30:36

    Quebra a toa e a manutenção é cara. Sai fora, já tive um. Agora tenho om Moto G, não dá problema.

  • Leony Belarmino
    2016-06-20T17:30:02

    e nao compararam com Iphone? que milagre!

  • Vinícius Rodrigues
    2016-06-20T14:51:49

    Tive um e apesar de muito bonito não gostei por alguns detalhes. Primeiro o superaquecimento que toda hora reiniciava o aparelho, usando capinha então impossível. A tampa dos chips não parava fechada, parecia que a borracha de vedação interna era muito maior que o necessário, com isso não dava para confiar em usar o aparelho na água. Mas é um aparelho bonito, fino, gostei do sistema android com toques da sony, enfim, talvez não tenha tido sorte com o meu aparelho.