Celular

24/06/2016 06h00 - Atualizado em 17/11/2016 07h25

Zenfone 2 ou Galaxy J7: celulares têm ficha técnica e preço parecidos

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Zenfone 2 teve lançamento em 2015 e se tornou bastante popular devido à combinação de preço bastante comum em telefones intermediários (R$ 1.449) e ficha técnica poderosa. Apesar disso, o Galaxy J7, da Samsung, chegou ao Brasil no mesmo ano, custando quase o mesmo valor (R$ 1.499) e com especificações próximas daquelas vistas no telefone da Asus

Galaxy J7 é bom? Veja se vale a pena comprar o celular da Samsung no Brasil

Rodando Android Lollipop, os smartphones estão numa briga acirrada. Por exemplo, enquanto o Zenfone 2 tem memória RAM de 4 GB, o Galaxy J7 tem processador octa-core. No comparativo do TechTudo, listamos características importantes de cada telefone – design, tela, custo-benefício, desempenho e bateria –, e decidir qual é o melhor celular para comprar.  

Zenfone 2 ou Galaxy J7: celulares têm ficha técnica boa e preço médio (Foto: Arte/TechTudo)Zenfone 2 ou Galaxy J7: decida qual celular tem melhores ficha técnica e preço (Foto: Arte/TechTudo)

Design

O Zenfone 2 está à venda nas cores preto, vermelho, cinza e dourado, com dimensões de 148 x 72 x 10,3 mm e peso de 145 g. A tampa traseira tem visual que lembra aço escovado, além do botão nessa parte. Já o Galaxy J7 tem tamanho de 152,4 x 78,6 x 7,5 mm e peso de 171 g. O smartphone da Samsung está disponível nas cores preto, branco e dourado. 

Zenfone 2 da Asus tem botão na parte traseira e design escovado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 2 da Asus tem botão na parte traseira e design escovado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Androi ou iPhone

O design do J7 traz botões sensíveis ao toque e físicos nas partes frontal e lateral do aparelho. O telefone da Samsung é mais fino, porém as dimensões laterais e o peso são bem aproximados do Zenfone 2, o que, no fim das contas, deve causar uma experiência de uso semelhante, principalmente quanto a levar os celulares na mão ou no bolso.

Tela

O Zenfone 2 tem tela de 5,5" Full HD (1920 x 1080 pixels). Essa resolução é suficiente para assistir a vídeos, filmes e séries com qualidade boa. O mesmo deve ocorrer com jogos de gráficos exigentes e imagens em alta definição. Para completar, o telefone tem tecnologia de proteção Gorilla Glass 3, contra pancadas e arranhões.

Zenfone 2 tem tela Full HD de 1080p (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 2 tem tela Full HD de 1080p (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O Galaxy J7 tem tela de 5,5", com tecnologia AMOLED, o que deixa as imagens mais coloridas e brilhantes. No entanto, a resolução HD (1280 x 720 pixels) é menor do que a do rival. O celular da Samsung também deve exibir apps e sites com boa qualidade, sem distorções, mas não é capaz de reproduzir vídeos em alta resolução, como no caso da tela Full HD.

Câmera

O Zenfone 2 tem câmera traseira de 13 MP com flash e foco automático. A câmera frontal do smartphone da Asus tem 5 megapixels, com recurso Wide View, que amplia a visualização do ambiente. O Galaxy J7, por sua vez, fotografa também com 13 MP, flash e foco automático. Além disso, a câmera frontal tem 5 MP. Quanto à gravação de vídeos, os dois telefones filmam em Full HD (1080p).

Isso significa que a câmera principal não é igual à de um celular top de linha, mas deve fazer fotos razoáveis em ambientes com luz natural ou mais claros. O destaque está na câmera frontal com 5 MP, que tem o mesmo nível de smartphones de preços mais caros (Galaxy S6, Galaxy S7 e até iPhone 6S), considerando apenas a quantidade de megapixels no sensor.

Galaxy J7 tem câmera traseira de 13 mgepixels e frontal com 5 MP (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy J7 tem câmera traseira de 13 mgepixels e frontal com 5 MP (Foto: Divulgação/Samsung)

Especificações

O Zenfone 2 é vendido com duas opções de processador: Intel Atom quad-core de 1,8 GHz ou 2,3 GHz, sendo este último o mais potente em termos nominais. A memória RAM é de 4 GB e o armazenamento interno pode ser de 16 GB ou 32 GB, com expansão de até 64 GB via microSD.

Enquanto isso, o Galaxy J7 conta com processador octa-core de 1,5 GHz e memória RAM de 1,5 GB. O armazenamento interno é de 16 GB, com suporte para cartão de memória de até 128 GB.

Zenfone 2 vem com 4 GB de memória RAM (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 2 vem com 4 GB de memória RAM (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Com isso, os dois modelos conseguem rodar apps intermediários, como aplicativos de redes sociais, vídeos e até jogos mais pesados. O Zenfone 2 tem como destaque a memória RAM mais poderosa, enquanto o Galaxy J7 surpreende com o chip octa-core.

Sobre a bateria, os dois smartphones têm capacidade de carga de 3.000 mAh, o que promete durar, segundo a Samsung, cerca de 18 horas em ligações, 9 horas com uso de internet 3G/4G ou 11 horas no Wi-Fi.  

Galaxy J7 roda Android 5.1 Lollipop (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy J7 roda Android 5.1 Lollipop (Foto: Divulgação/Samsung)

Quando o assunto é o sistema operacional, os dois smartphones rodam Android, do Google, só que a diferença está na modificação feita pela fabricante e na versão do sistema de cada um. O Zenfone 2 tem interface ZenUI, que oferece recursos exclusivos, utilizando o Android 5.0 (Lollipop). O Galaxy J7 tem o visual TouchWiz, da Samsung, também com apps extras, mas rodando uma versão mais à frente, o Android 5.1 (Lollipop).

Custo-benefício

O Zenfone 2 está um pouco mais barato do que o Galaxy J7, com diferença de menos de R$ 50. O celular da Asus está à venda pelo preço de R$ 1.449 no site da fabricante, enquanto o Galaxy J7 está à venda por R$ 1.499 na loja online da Samsung. Apesar disso, é possível encontrar os aparelhos por valores mais baixos em outros sites de compra. Nesse caso, o Zenfone pode sair por cerca de R$ 1.147, e o Galaxy J7, R$ 1.055. 

Moto Maxx ou Zenfone 2? Comente no Fórum do TechTudo.

Galaxy J7 é um pouco mais barato do que o Zenfone 2 (Foto: Divulgação/Samsung)Galaxy J7 é um pouco mais barato do que o Zenfone 2 (Foto: Divulgação/Samsung)

Quanto à ficha técnica, os celulares são semelhantes, seja pelas câmeras, baterias, sistemas operacionais ou datas de lançamento. A dica, portanto, é escolher um aparelho que esteja de acordo com suas necessidades diárias e cujo design lhe agrade mais.

O Zenfone 2 sai na frente no custo-benefício, principalmente por causa da tela Full HD, que pode fazer a diferença no uso de apps, imagens em alta resolução e vídeos. Além disso, a memória RAM potente deve melhorar o funcionamento do Android, mesmo com o processador quad-core. Ainda há o botão traseiro, que é um diferencial no design do telefone da Asus. 

Gostou do Zenfone 2? Então confira os testes do TechTudo. No entanto, se quiser comprar o Galaxy J7, conheça as especificações do smartphone completas.

Tabela comparativa entre Zenfone 2 e Galaxy J7 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Zenfone 2 e Galaxy J7 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Corrêa
    2016-06-24T13:28:22  

    Não vale a pena você comprar um intermediário hoje. É muito mais vantajoso comprar um top do ano anterior. O LG G4 pode ser encontrado hoje por preços muito proximos a esses e HUMILHA todos eles. O S6 e o Moto X Style tem preços um pouco mais salgados, mas são muito melhores que esses apresentados.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-06-24T13:28:22  

      Falou abobrinha agora, pois mais memoria significa mais economia e otimização do processador, com 4Gb força menos o processador, por decorrencia gasta menos bateria tbm

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-06-24T13:28:22  

      Tá doido mano? A diferença no desgaste de processamento não vem da quantidade de memória mas só gerenciamento da mesma pelo software que opera o sistema, no caso o Android (que pode ter o modo DOZE ativado, de forma a utilizar os núcleos de baixo processamento e reduzir o consumo de energia). Sou formado filho, me respeita,não vou perder tempo falando coisas das quais não conheço. Tudo que comento aqui é previamente estudado e revisado.

  • Maluquero Bok
    2016-06-25T02:55:02  

    Qual seria o melhor(menos pior) smart até 500R$, alguém poderia ajudar?

    recentes

    populares

    • Maluquero Bok
      2016-06-25T02:55:02  

      moto e 2 geracao

    recentes

    populares

    • Maluquero Bok
      2016-06-25T02:55:02  

      PEGA UM S 3 EXCELENTE CUSTA 579

  • Professor
    2016-06-25T19:55:38

    Quando a Asus e Samsung terão câmeras iguais aos Lumias..? Preciso de câmera boa para trabalho de campo e não essas imagens esbranquiçadas dos atuais smartphones.

  • Eduardo Peixoto
    2016-06-25T10:53:31  

    Comprei um Iphone 6s por 4.100 reais. Acho que vou dar um Zenfone para minha empregada domestica, o que acham ? A classe c d e E merecem um aparelho tao barato assim.

    recentes

    populares

    • Eduardo Peixoto
      2016-06-25T10:53:31  

      deve ter nem o que comer e ainda quer ficar falando M cresça e apareça mané

    recentes

    populares

    • Eduardo Peixoto
      2016-06-25T10:53:31  

      Peixoto, sua empregada está bem com o samsung baratinho dela...Melhor comprar um Zenfone pro seu chofer... Ele disse que quer mandar zaps das farras que faz com sua mulher....

  • Marcio Freitas
    2016-06-24T18:13:16  

    Ganhei Zenfone2 no Natal em Março travou totalmente , após 01 mês na assistência técnica e vários protocolos voltou funcionando. Depois de 01 mês apagou completamente. Estou totalmente decepcionado. Creio que a ASUS querendo entrar no mercado brasileiro no segmento de smartphones precisa ter mais atenção e respeito pelos seus clientes.

    recentes

    populares

    • Marcio Freitas
      2016-06-24T18:13:16  

      Não defendo marca alguma, mas faço questão de alertar os consumidores para o que aconteceu comigo! A postura da ASUS foi decepcionante!

    recentes

    populares

    • Marcio Freitas
      2016-06-24T18:13:16  

      Tenho zenfone 2 a 8 meses um telefone excelente...nunca me deu problemas

  • Anfíbio Mor
    2016-06-24T14:12:57  

    ENTRO NESSA PÁGINA POR ACASO, E ME LEMBRO DO TEMPO DE COLEGIO, ONDE TINHA OS VACILÕES QUE SÓ FOCAVAM A VIDA EM GAMES E AFINS...ERAM BÔBOS, G0RD0S E FEI0S....NAO CURTIAM UM ESPORTE, MULHERES! Lamentável....

    recentes

    populares

    • Anfíbio Mor
      2016-06-24T14:12:57  

      Nem sei se você é gordo e feio, mas bobo e vacilão é.

    recentes

    populares

    • Anfíbio Mor
      2016-06-24T14:12:57  

      lamentavel! os nerds com bafo azedo ficaram bravinhos kkkkk

  • Claudio Silva
    2016-06-24T19:01:37  

    Tem Uma smn q pesquiso na internet sobre alguns smart para comprar...e vi vários comparativos pelo youtube com os melhores canais sobre o assunto.....e cada 10 testes e comparativos...o Zenfone venceu em todos no Geral ( claro isso falando do msm segmento de smart )..então estou muito interessado de ter esse Asus .

    recentes

    populares

    • Claudio Silva
      2016-06-24T19:01:37  

      Tenho o zenfone 2 a 8 meses e posso afirmar com toda certeza que ele é tudo isso que falam e um pouco mais, perfeito em todos os sentidos ou quase todos, a bateria podia ser melhor mas mesmo assim conheço o J7 e ele não amarra nem chuteira do zen 2.

    recentes

    populares

    • Claudio Silva
      2016-06-24T19:01:37  

      concordo alan

  • Luciano Oliveira
    2016-06-24T20:55:56  

    Tenho um Zen 2 a mais de um ano e estou muito satisfeito com o aparelho , o melhor que já tive.

    recentes

    populares

    • Luciano Oliveira
      2016-06-24T20:55:56  

      EU JA COMPREI VARIOS CELULARES DESDE O QUE CUSTA 100 REAIS E ATÉ O NOTE 4 NUNCA DEU DEFEITO TEM GENTE VIVE COM APARELHO SEMPRE ESTRAGANDO.

  • Renan Peterson
    2016-06-24T14:06:56  

    O que manda é o Galaxy s6!!!

    recentes

    populares

    • Renan Peterson
      2016-06-24T14:06:56  

      muito caro

    recentes

    populares

    • Renan Peterson
      2016-06-24T14:06:56  

      Tem Review no YouTube do Zen 2 x Galaxy S6... E o Zen 2 ganha

  • Luis Tienen
    2016-06-24T22:56:53

    fichas tecnicas bem semelhantes??? 1,5 gb de ram passa longe dos 4gb do zenfone

  • Fabio Ruano
    2016-06-24T19:34:44

    TENHO UM ZENFONE 2 A UNS 3 MESES , NAO TENHO O QUE RECLAMAR E ANTES USAVA O XPERIA Z2, APENAS NA QUALIDADE DE IMAGEM

  • Vera Simões
    2016-06-24T18:16:54

    satisfeitíssima com o meu zenfone 2 - recomendo muito!!!

  • Marcos Cunha
    2016-06-24T17:47:02

    estou muito contente com zenphone 2 maravilhoso

  • Helengard
    2016-06-24T17:06:03

    Meu marido comprou o Zenfone2 de tanto ouvir falarem bem; em um mês de uso travou totalmente, teve que enviar para assistência técnica pelo correio pois não há autorizadas.

  • Mayara Gigioli
    2016-06-24T16:56:34

    Não troco meu Asus por nada, quase 1 ano de uso e NUNCA travou e a bateria não me decepciona

  • Adamar Inacio
    2016-06-24T14:23:45  

    Por um pouquinho mais compre um Moto X Play e não sofra!

    recentes

    populares

    • Adamar Inacio
      2016-06-24T14:23:45  

      zenfone é um aparelho muito bom! no aguardo do zenfone 3

  • Geraldo Perdigão
    2016-06-24T14:13:55  

    Até onde eu sei, Android marshmallow é o 6.0.. 5.0 é o Lollypop.

    recentes

    populares

    • Geraldo Perdigão
      2016-06-24T14:13:55  

      isso significa que ele android 5.0(marshmallow) recebera a atualização

  • Edgard Santos
    2016-06-24T13:56:08

    Zen fone muito melhor

  • José Rodrigues
    2016-06-24T10:47:28  

    Descoberto vírus que pode infectar 90% dos dispositivos com Android.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-06-24T10:47:28  

      A resolução da tela já desqualifica a comparação

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-06-24T10:47:28  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK marshmallow???? 5.0 E 5.1??????

  • Carlos Magno
    2016-06-24T12:49:10  

    Lenovo Vibe A7010 bate na maioria dos Samsungs... pesquisem antes de comprar. Não irão de arrepender.

    recentes

    populares

    • Carlos Magno
      2016-06-24T12:49:10  

      marshmallow???? 5.0 E 5.1??????

    recentes

    populares

    • Carlos Magno
      2016-06-24T12:49:10  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK marshmallow???? 5.0 E 5.1??????

  • Rodrigo Tomaz
    2016-06-24T13:45:13

    A diferença de performance é gritante! ZF2 é muito, mas muito melhor! O processador da ASUS destrói o J7, sem contar a memória RAM é menos da metade do ZF2!

  • Renato Rocha
    2016-06-24T13:41:23

    AJiahUHAUhauHAUhauHAUhauHAUhauHUAhuahUAHuahUAH

  • Renato Rocha