Celular

08/06/2016 06h00 - Atualizado em 08/06/2016 06h00

Zenfone 3 ou Moto G4: vale a pena esperar o telefone da Asus?

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Zenfone 3 teve lançamento durante a Computex 2016, em Taipei, com design renovado, ficha técnica turbinada e preço de US$ 249 (R$ 878 no câmbio atual, sem impostos). A linha da Asus já faz sucesso no Brasil pelo valor competitivo, mas, com o lançamento do Moto G 4 em maio, o novo celular tem um concorrente de especificações boas, e sai pelo preço de R$ 1.299. 

Zenfone 3: saiba diferenças entre o modelo normal, Deluxe e Ultra da Asus

O Moto G 4 e o Zenfone 3 têm melhorias de câmera, tela e desempenho, cada um em sua linha. Além disso, tanto um quanto o outro rodam o Android Marshmallow. Para saber qual smartphone mais vale a pena comprar, confira o comparativo de especificações técnicas do TechTudo, que analisa design, bateria e todas as outras características dos telefones.

Zenfone 3 ou Moto G 4: comparativo traz celulares famosos no Brasil (Foto: Arte/TechTudo)Zenfone 3 ou Moto G 4: comparativo traz celulares famosos no Brasil (Foto: Arte/TechTudo)

Design

Asus e Lenovo (dona da Motorola) mudaram consideravelmente o visual dos telefones. O Zenfone 3 chegou com acabamento premium de metal e vidro, lembrando tops de linha como Galaxy S7 e Xperia Z5. Já o Moto G 4 tem corpo mais fino e reto que o antecessor, mas mantém o material plástico e o serviço de personalização Moto Maker

Quer saber tudo sobre o Moto G 4? Dê uma olhada no vídeo de lançamento:


Apesar da redução de medidas no telefone da Lenovo, o Zenfone 3 tem espessura mais fina, com 7,7 mm, diante de 9,8 mm do rival. Quanto ao peso, o resultado é quase um empate, pois o Moto G 4 tem 157 g, enquanto o Zenfone 3 pesa 157 g. Para completar, o celular da Lenovo tem proteção contra respingos, que deve ser útil em dias de chuva.

Tela

O Zenfone 3 conta com tela Super AMOLED de 5,7" Full HD (1080 x 1920 pixels), o que resulta em uma densidade de 386 ppi. Há ainda a proteção Gorilla Glass 4 contra riscos e arranhões. Já o Moto G 4 traz display IPS LCD de 5,5 polegadas Full HD (1080 x 1920 pixels), densidade de 401 ppi e vidro Gorilla Glass 3.

Moto G 4 tem tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Moto G 4 tem tela de 5,5 polegadas com resolução Full HD (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Apesar de o Moto G 4 ter densidade maior, a diferença entre os aparelhos não é grande a ponto de comprometer a experiência do usuário. Por outro lado, há quem prefira o tipo de tela do Zenfone 3, alegando cores mais vivas. Com isso, tanto um quanto o outro tendem a oferecer boa qualidade na hora de assistir a filmes, jogos e apps. 

Configurações

O Zenfone 3 conta com processador Snapdragon 625 octa-core de 2 GHz. Além disso, o smartphone tem variantes com 3 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento ou de 4 GB de memória RAM e 64 GB de armazenamento interno. Os dois modelos da Asus estão disponíveis com expansão de 128 GB via cartão SD. Já o Moto G 4 traz processador Snapdragon 617 com quatro núcleos de 1,5 Ghz e quatro de 1,2 GHz, memória RAM de 2 GB e 16 GB de espaço interno, com expansão de até 128 GB via cartão SD. 

Não importa qual a versão do Zenfone no Brasil, o telefone da Asus deve bater o Moto G 4 em desempenho. Em primeiro lugar, o celular terá processador melhor e, pelo menos, 1 GB de RAM a mais, o que é útil em funções mais pesadas. Quanto ao armazenamento, o telefone tem o dobro de memória interna do Moto G 4. 

Zenfone 3 tem ficha técnica mais poderosa do que Moto G 4 (Foto: Divulgação/Asus)Zenfone 3 tem ficha técnica mais poderosa do que Moto G 4 (Foto: Divulgação/Asus)

Para completar a ficha técnica, os telefones contam com internet 4G, Wi-Fi, Bluetooth e Infravermelho, esse último apenas para o Zenfone 3. O celular da Asus ainda apresenta as vantagens do leitor de digitais e da porta USB-C reversível. 

Sistema operacional

Os dois smartphones saem de fábrica com o Android 6.0 (Marsmallow) - a versão mais recente do sistema -, mas há grandes diferenças entre a plataforma em cada smartphone, que, inclusive, devem ser levadas em conta pelos usuários. 

No Zenfone 3, a Asus utiliza uma personalização batizada de Zen UI 3.0. As modificações agradam usuários por oferecer maior variedade de recursos e personalização, mas também gera reclamações a demorar mais para ser atualizada e, às vezes, ter desempenho inferior. Já o sistema do Moto G 4 é bem similar ao Android puro do Google, o que faz com que o aparelho receba updates rapidamente.

Câmera

O Zenfone 3 tem câmera de 16 MP com flash LED duplo, foco híbrido a laser e estabilização óptica para vídeos e fotos menos tremidas. Além disso, a gravação de vídeos é em Full HD (1080p). Já o Moto G 4 conta com 13 megapixels na câmera traseira, flash LED duplo e vídeos em 1080p.

A câmera frontal do telefone da Asus também leva vantagem. O Zenfone 3 tem câmera de 8 MP para tirar selfies e fazer videochamadas em Full HD. Já o Moto G 4 conta com um sensor de 5 MP para fotos e função auto-HDR para melhorar o contraste das imagens registradas pela câmera frontal.

Bateria

Moto G 4 tem bateria de 3000 mAh com carregamento rápido (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Moto G 4 tem bateria de 3000 mAh com carregamento rápido (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Os dois telefone saem de fábrica com baterias de 3.000 mAh, mas a vantagem do telefone da Lenovo é o sistema de carregamento rápido. Com ele, o usuário precisa ficar menos tempo conectado à tomada para ter energia suficiente para algumas horas de uso.

Preço e disponibilidade

O Moto G 4 já está disponível no Brasil pelo preço sugerido de R$ 1.299. Já o smartphone da Asus ainda não tem data de lançamento no Brasil nem preço confirmado. No entanto, é possível fazer uma projeção de preço de acordo com o preço lá fora.

No mundo, o Zenfone 3 custará US$ 249 (cerca de R$ 900, sem impostos). O valor é bastante próximo ao anunciado pelo Moto G 4 no exterior, US$ 240 (cerca de R$ 865, sem impostos). Com isso, é possível que o telefone da Asus chegue por um valor próximo ao da Lenovo, embora seja preciso aguardar.

Conclusão

O Zenfone 3 é um belo aparelho e promete fazer frente à linha Moto G no Brasil, inclusive ao Moto G 4 Plus. O celular da Asus tem câmera que tende a ser dar bem em qualquer situação, boa ficha técnica para rodar as tarefas do dia a dia e sistema Android atualizado. A espera pelo modelo, com isso, pode valer a pena, caso o preço não fuja do esperado. 

Qual será o preço do Zenfone 3 no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Zenfone 3 tem ficha técnica mais atrativa, mas é preciso aguardar lançamento no Brasil (Foto: Divulgação/Asus)Zenfone 3 tem ficha técnica mais atrativa, mas é preciso aguardar lançamento no Brasil (Foto: Divulgação/Asus)

Já o Moto G 4 é uma das melhores opções para quem não pode esperar a chegada do Zenfone ao Brasil. O telefone da Motorola tem bom custo-benefício e promete atender bem ao usuário, mesmo com um conjunto inferior. Além disso, ele é uma aposta mais segura para quem não quer esperar o preço do Zenfone 3 ser anunciado.

Se você ainda não está certo sobre qual o melhor modelo para você, há boas opções disponíveis na loja. O Moto G 4 Plus, por exemplo, também conta com leitor de digitais como o Zenfone 3. Além dele, considere também o Lenovo Vibe A7010, o Moto X Play, o Galaxy A5, entre outros telefones da categoria.

Tabela comparativa entre Zenfone 3 e Moto G 4 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Zenfone 3 e Moto G 4 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Christian Silva
    2016-06-09T07:00:12  

    Comprar Zenfone no lugar de Moto G é igual comprar um Nintendo no lugar de Playstation ou Xbox...

    recentes

    populares

    • Christian Silva
      2016-06-09T07:00:12  

      Cara não passe vergonha, se informe!

    recentes

    populares

    • Christian Silva
      2016-06-09T07:00:12  

      Perdoe esse cara Deus pois não sabe o que fala esse sem noção.

  • Paulo Domingos
    2016-06-09T14:16:42  

    Aguardei feito um louco o lançamento do Zenfone 2, comprei no dia que lançou aqui no Brasil. Só tive problemas, enviei duas vezes para a assistência técnica e na terceira vez, mesmo depois de falar com a ouvidoria, só me disseram que não poderiam fazer o reembolso ou me dar outro aparelho sem que o defeituoso estivesse na assistência mais uma vez. Ah, nem o endereço que eles tem no site oficial da marca serve para ingressar judicialmente. Pura decepção com a marca;

    recentes

    populares

    • Paulo Domingos
      2016-06-09T14:16:42  

      Cara, eu tenho um Zenfone 2 há quase 1 ano e não tive nenhum problema até agora! Nem travar ele trava! Aconteceu recentemente e foi após ficar mais de 6 meses sem desligar... Esse tipo de coisa acontece, infelizmente tem que haver um azarado. Eu até agora não tive nenhum problema e garanto que só retornaria pra Motorola por interesse no Moto Z, mas isso só depois que os moto snaps diminuírem de valor! hahahaha

  • Alan Granzotto
    2016-10-26T23:33:18

    Deveriam comparar Z3 vs G4 plus, ele é superior ao g4..

  • Willian Santos
    2016-10-16T11:10:31

    Esse zen fone me encanta, a única coisa q nao da pra gosta mesmo sao esses botoes capacitivos, retro iluminados seriam esteticamente bem mais bonito, mais nem tudo é perfeito....talvez em um futuro proximo a asus corrija isso. Vleuuu

  • Sobrenatural
    2016-10-15T20:21:40

    Asus e Moto G. São bons tenho os dois e não vejo algo tão grande em comparação. Aparelhos formidáveis

  • Guilherme Rovaris
    2016-06-08T11:04:19  

    QUE ISSO?? NÃO SE COMPARA ZENFONE 3 COM MOTO G4 ZENFONE 3 É MUITO SUPERIOR NÃO É ATOA QUE VAI VIM MAIS OU MENOS UNS 1800 MAIS OU MENOS NÃO SE COMPARA UM SMARTPHONE DE 500 REAIS DE DIFERENÇA

    recentes

    populares

    • Guilherme Rovaris
      2016-06-08T11:04:19  

      Mas concordo na parte do não pode comparar o Zenfone 3 ao Moto G, Zenfone é top de linha, o Moto g é intermediário.

    recentes

    populares

    • Guilherme Rovaris
      2016-06-08T11:04:19  

      O ZENFONE 3 É TOP DE LINHA NEM SEI SE O ZENFONE 2 PODERIA COMPETI PORQUE JÁ É MUITO SUPERIOR

  • Marcelo Chaves
    2016-06-08T12:32:38  

    "Quanto ao peso, o resultado é quase um empate, pois o Moto G 4 tem 157 g, enquanto o Zenfone 3 pesa 157 g" Hein?????

    recentes

    populares

    • Marcelo Chaves
      2016-06-08T12:32:38  

      z3 155g

  • Linguador
    2016-06-13T20:36:57  

    Não comprem nada com Android, olhem no Reclame Aqui e o Face deles. Android trava sem parar, fora inúmeros problemas de vírus e malwares. Todos tem péssima assistência técnica. Quer comprar, então compre um iPhone 6 ou iPhone 6S, não essas coisas asiáticas e reze para não ser roubado.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-06-13T20:36:57  

      minha namorada tem um iphone e trava. tenho dois amigos q tem asus, antes eles tinham iphone e não voltam pra maçã mais. lembrando q o Iphone é fabricado na ásia tbm ferinha.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-06-13T20:36:57  

      Então vale mais a pena tu pegas 2800 reais no modelo mais simples do 6 ou 3399 num 6s, sendo que vc pode pagar 1300 reais no maximo em um smartphone com acabamento premium e ótimo para jogos

  • Martins Santos
    2016-08-16T07:04:55

    Difícil é encontrar ASUS nas lojas. E não existe mais site confiável para compras.

  • Fábio Chioratto
    2016-07-26T22:09:10  

    Cheio de informações erradas, a tela superamoled do zenfone 3 será somente na versão deluxe que vai ter 6 gb de ram e não 4, todos os zenfones 3 terão o carregamento rápido tb.

    recentes

    populares

    • Fábio Chioratto
      2016-07-26T22:09:10  

      Ia postar a mesma coisa cara. O cara misturou um pouco da característica de cada um dos 3 modelos de Zenfone 3 anunciados pela Asus. Fora que não pode nem se considerar fazer um comparativo entre esses modelos até pq o preço para o Brasil não foi anunciado, e isso creio eu seja o critério com maior peso a ser avaliado.

  • Jose Junior
    2016-06-09T07:38:23  

    Juntas os dois não dar um Iphone!

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2016-06-09T07:38:23  

      Parei de ler no "não DAR". O cara que não sabe escrever, quer opinar sobre smartphones. Aposto que pronuncia a fabricante "EIPOW" em vez de "ÉPOW" ou "APOW".

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2016-06-09T07:38:23  

      kkkkkkk nao da um iphone a asus e quen monta esses lixos se voce nao sabe as montadoras da foxcom pentencen a asus que montan os iphones

  • Luiz Garcia
    2016-06-11T13:17:17

    Quando chega no Brasil, quria comprar o zen 3 .. mais nao acho em site nenhum confiável :/

  • Marcos Gomes
    2016-06-08T17:52:08  

    Nao comprem nada da Asus, olhem o reclame aqui e o face deles. Eles demoram meses para entregar, fora inúmeros problemas. Péssima assistência técnica. Se comprar compre por outras lojas não pelo site da Asus e reze pra não dar problema.

    recentes

    populares

    • Marcos Gomes
      2016-06-08T17:52:08  

      Cara...atendimento ruim, infelizmente é quase que padrão. O dia que você precisar de suporte da Motorola e Samsung, também vai sofrer. Eu particularmente já sofrí MUITO com o atendimento da Samsung, e já penei com a falta de durabilidade de produtos Motorola. Não tenho Zenfone, mas sabendo ser um produto asus, já tenho um predicativo de que pelo menos a QUALIDADE do produto, deve ser ótima.

    recentes

    populares

    • Marcos Gomes
      2016-06-08T17:52:08  

      Já tive diversos celulares da Motorola. E diversos problemas, porém sempre tive uma ótima assistência técnica. O último tinha um moto g 4g 1a geração, eles pediram 10 dias para arrumar. No décimo eles me deram um moto g 4g 3a geração HDTV. Prefiro a Motorola pela assistência.

  • Ricardo Jesus
    2016-06-08T11:38:22  

    Quanto ao peso, o resultado é quase um empate, pois o Moto G 4 tem 157 g, enquanto o Zenfone 3 pesa 157 g. kkkkkk isso é empate pelo que conheço de matemática.

    recentes

    populares

    • Ricardo Jesus
      2016-06-08T11:38:22  

      Estou me referindo ao que foi informado pelo tectudo no quesito desing. Onde se fala das medidas e do peso dos aparelhos.

    recentes

    populares

    • Ricardo Jesus
      2016-06-08T11:38:22  

      Tela do zenfone tá errada. Ela não é amoled e sim é IPS. Amoled é da versão deluxe.

  • Tiago Nunes
    2016-06-09T09:36:07  

    Quem entende mesmo de hardware sabe que assus é a melhor do mundo no mercado ,

    recentes

    populares

    • Tiago Nunes
      2016-06-09T09:36:07  

      isso voce nao mentio

  • Wesley Tavares
    2016-06-08T22:13:18  

    Faltou comparar assistência técnica e peças de reposição, revenda (ou alguém joga telefone fora hj em dia?), bateria em uso (pq o Moto G tem um dispositivo q economiza mta bateria e n sei se o Zenfone tem), dentre outras coisas. Tenho um Moto X Play prestes a fazer um ano, nunca deu defeito, mas minha filha derrubou e quebrou a tela, fui numa assistência e trocaram a tela por R$ 250,00 em duas horas. Penso em pegar o Zenfone 3, mas fico em dúvida se terei essas facilidades que tenho com a Motorola.

    recentes

    populares

    • Wesley Tavares
      2016-06-08T22:13:18  

      Wesley Tavares, onde é essa assistência? Meu x play tb quebrou só a tela de vidro....

    recentes

    populares

    • Wesley Tavares
      2016-06-08T22:13:18  

      o weslel tavares ate o momento as peças do zenfone e mas baratas que a dos motorolas pois eu compro e nao sefro ploblemas com eles

  • Rogeriomarques
    2016-06-09T00:48:40  

    O pessoal desse site é muito desenformado o moto G 4 tem memoria interna de 32 gigas mais cartão e não de 16 mais cartão. A câmera do moto G 4 é de 16 mp a traseira a frontal é de 5 mp e não de 13 mp traseira e 5 a frontal . A matéria diz que a bateria do zenfone 3 dura mais sendo que a do moto g 4 tem a mesma duração e o carregamento também é veloz. A única diferença que vejo nesse zenfone é a memoria ram dele que é melhor do que a do moto g 4 só isso. OBs : o moto g4 custas 1500 .... 1200 custas o moto g 3 ... vcs são muito ruim pra faze avaliações

    recentes

    populares

    • Rogeriomarques
      2016-06-09T00:48:40  

      Pessoal do techtudo desculpa pelo comentário que fiz sobre a matéria e sobre vcs. Confundi os modelos g4 normal com o g4 plus .

    recentes

    populares

    • Rogeriomarques
      2016-06-09T00:48:40  

      tem muito diferença moto G4 e zenfone 3 começa pelo processador.

  • Matheus Rodrigues
    2016-06-08T18:08:26  

    Tenho um zenfone 5, aparelho maravilhoso. Vou aguardar e considerar sem dúvidas esse zenfone 3. Motorola nunca mais

    recentes

    populares

    • Matheus Rodrigues
      2016-06-08T18:08:26  

      O Zenfone 5, era uma nomenclatura (já abandonada pela Asus) que vinha de seu tamanho, ou seja, 5 polegadas.

    recentes

    populares

    • Matheus Rodrigues
      2016-06-08T18:08:26  

      Ah tá.

  • Odair Garcez
    2016-06-09T10:35:45  

    O que mata no Zenfone é a bateria, descarrega muito rápido...

    recentes

    populares

    • Odair Garcez
      2016-06-09T10:35:45  

      Era um sério problema, que foi corrigido num patch, no Zenfone 5.

    recentes

    populares

    • Odair Garcez
      2016-06-09T10:35:45  

      Tenho um zenfone 5, é um ótimo aparelho...

  • Leandro
    2016-06-09T10:07:17  

    Gostei do peso, é quase um empate!!! Enquanto o Moto G 4 pesa 157g o Zenfone 3 pesa 157g!!!! Bom pelo peso na reportagem ainda continuo na duvida qual é o mais leve!

    recentes

    populares

    • Leandro
      2016-06-09T10:07:17  

      Vai ficar no beneficio da duvida...rsrsr

  • Alex Silva
    2016-06-09T10:50:16

    Adoro os comentários, um melhor que o outro., pra que uma piada.

  • Jose Neto
    2016-06-09T10:20:07

    Zenfone da muito problema...

  • ANDRE FEITOZA