16/07/2016 07h00 - Atualizado em 16/07/2016 07h00

Aparelhos ergonômicos ajudam em produtividade no uso do PC; veja dicas

Isabela Giantomaso
por
Da Redação

Apesar dos smartphones e tablets estarem ganhando cada vez mais espaço na rotina de alguns usuários, ainda há muitas pessoas que usam desktops ou notebooks para trabalhar, estudar e jogar. No caso de um gamer profissional, como Gabriel “Kami” Bohm, da Pain Gaming, equipe de League of Legends, o jogador passa de 8 a 10 horas em frente ao computador, o que exige a criação de um hábito saudável para evitar lesões e tendinites.

Conforto para digitar? Veja modelos de teclados ergonômicos a venda no Brasil

Mas não são só os alongamentos e as pausas que ajudam no uso do PC. Para proporcionar o uso saudável da tecnologia, grandes fabricantes investem em aparelhos ergonômicos para oferecer, além de maior conforto, uma alternativa para melhor produtividade. De acordo com Manuela Quaresma, coordenadora do Laboratório de Ergodesign da PUC-Rio, mouses e teclados desenvolvidos com base na ergonomia são importantes e devem ser pensados principalmente para o bem estar do usuário.

Jogador profissional de LoL fica de 8 a 10 horas por dia em frente ao PC (Foto: Divulgação/PaiNGaming)Jogador profissional de LoL fica de 8 a 10 horas por dia em frente ao PC (Foto: Divulgação/PaiNGaming)

“Quando eu tenho um pouco mais de esforço para fazer um movimento, após um tempo isso vai atrapalhar. Se estou mais confortável vou fazer tudo com muito mais rapidez e de forma produtiva”, acredita Manuela.

Segundo uma pesquisa feita pela Microsoft, as pessoas passam, em média, seis horas por dia em frente ao computador durante o trabalho e 46% dessas pessoas perdem o foco devido a alguma dor ou desconforto. O problema é fonte da preocupação principal da marca ao fabricar aparelhos ergonômicos. Entre os modelos à venda, os mouses com apoio para o polegar e com design flexível podem evitar um esforço desnecessário no uso do periférico.

Entre os problemas que o usuário pode ter ao realizar um esforço extra durante a utilização do computador está a LER e a tendinite. LER significa Lesão por Esforço Repetitivo e é causada por atividades repetitivas e contínuas, como tocar algum instrumento musical, costurar ou, na maioria dos casos mais atuais, digitar.

Mouse com menor tempo de resposta pode ajudar a evitar lesões (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Mouse com menor tempo de resposta pode ajudar a evitar lesões (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Download grátis o app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

Além do punho e dos dedos, a coluna, o pescoço e o cotovelo também podem sofrer com a falta da ergonomia nos produtos de uso diário. Caso o mouse seja muito alto, por exemplo, o usuário pode ficar sem apoio, ou com o antebraço desalinhado. A cadeira, nesse caso, também é muito importante e, segundo Manuela, é sempre aconselhável que tenha sustentação para os braços, ajuste na altura e, principalmente, encosto.

Mas se durante o trabalho os usuários ficam seis horas em frente ao computador, segundo pesquisa da Microsoft, no caso de jogadores profissionais de League of Legends e DotA, por exemplo, a situação pode ser mais séria. Gabriel “Kami” Bohm, da Pain Gaming, afirma passar em média 8 a 10 horas por dia em frente ao computador, dependendo da programação do time. No entanto, o gamer afirma nunca ter sentido nenhum tipo de dor, talvez pela adaptação às práticas.

Kami acredita que pequenas pausas é benéfico para qualquer usuário (Foto: Divulgação/PaiNGaming)Kami acredita que pequenas pausas é benéfico para qualquer usuário (Foto: Divulgação/PaiNGaming)

“É importante o jogador estar ciente de que criar o hábito de fazer pequenas pausas em determinados intervalos é um cuidado benéfico para a sua saúde física, e de muita importância no longo prazo”, afirma Kami.

A fabricante Razer também oferece aparelhos ergonômicos para ajudar durante as partidas de games no computador e melhorar, por exemplo, a pegada do mouse, facilitando uma posição de conforto. Para Kami, a qualidade do equipamento é essencial para um jogo decisivo, por exemplo.

“É importante que o equipamento seja de alta qualidade para ficar tranquilo sabendo que não vai te deixar na mão. Na hora do jogo, você não quer e nem pode se preocupar com problemas externos, como um mouse parando de funcionar. As teclas que não 'deslizam' o dedo, por exemplo, são muito importantes. Além, é claro, do menor tempo de resposta possível”, afirma.

Dicas 

Para colaborar para o conforto e produtividade no uso do computador, o gamer Kami e a especialista Manuela Quaresma indicam algumas práticas para se posicionar e passar bastante tempo em frente ao desktop ou notebook, além de quais aparelhos buscar. Segundo Manuela, a escolha depende de cada pessoa e atividade, mas vale lembrar que “é o produto que se adapta ao homem, e não o homem que se acomoda ao produto”.

Confira a seguir algumas dicas para tornar as horas em frente ao PC mais confortáveis e produtivas.

Teclado e mouse ergonômicos ajudam no conforto e produtividade (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)Teclado e mouse ergonômicos ajudam no conforto e produtividade (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)
  • 1) Cadeiras com encosto e ajuste na altura 

    A cadeira precisa ser um dos itens mais confortáveis durante o uso do PC. Para isso, um modelo ergonômico precisa oferecer encosto e a maior possibilidade de ajustes, principalmente na altura. Em locais como escritórios, onde diferentes pessoas costumam usar a mesma cadeira, as adaptações são essenciais. 

  • 2) Mouse de acordo com tamanho da mão e com menor tempo de resposta possível

    É possível encontrar mouses de diversos tamanhos no mercado. O mais indicado é sempre aquele que fica melhor acomodado na mão do usuário, sem ser muito grande para uma mão pequena, por exemplo, para não forçar os dedos. Além disso, um modelo com menor tempo de resposta também pode ajudar.

  • 3) Tela em uma altura confortável 

    Esse ponto é muito importante para o pescoço principalmente. Com a tela em altura confortável, a tensão no corpo é menor, deixando o usuário mais confortável. 

  • 4) Antebraço alinhado ao corpo

    Nada de ficar com o braço muito aberto ou levantado. É indicado que o antebraço fique alinhado ao corpo, quase em um ângulo de 90º.

Um mouse muito grande em uma mão pequena pode provocar lesões (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Um mouse muito grande em uma mão pequena pode provocar lesões (Foto: Caio Bersot/TechTudo)
  • 5) Mouse e teclado no mesmo nível, um ao lado do outro

    Algumas mesas de desktop oferecem um suporte para colocar o teclado e, em diversos casos, o mouse acaba ficando na parte de cima. É importante deixar os dois periféricos no mesmo nível. 

  • 6) Teclado com teclas mecânicas e mais baixas, como as de notebooks 

    É provável que você já tenha utilizado um teclado com teclas duras, que precisa apertar com força cada letra enquanto digita. Esses modelos geram um esforço desnecessário para os músculos e tendões, podendo provocar lesões.

  • 7) Fazer pausas e, se possível, um alongamento

    Essa é a dica mais importante. Parar a cada duas ou três horas durante uma atividade em frente ao computador é essencial não só para o conforto e produtividade, mas também para a visão e a mente. O alongamento, esticando os braços e os dedos, também pode ajudar.

    Quais as melhores dicas para comprar um mouse? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares