Fone de ouvido

03/07/2016 06h00 - Atualizado em 03/07/2016 16h09

Fones de ouvido atuais têm isolamento acústico, que evita perda de audição

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Uma das principais causas de problemas de audição é o tempo de exposição aliado ao som em volumes inadequados. Com isso, os fones de ouvido sempre foram rivais quando se fala de saúde auditiva. No entanto, com o avanço da tecnologia, os aparelhos estão mudando esse panorama e o grande responsável por isso é o isolamento acústico.

Caixa de som parece relógio de pulso e emite batidas musicais pelo corpo

Em 2014, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Otologia constatou que cerca de 80% dos jovens entre 11 e 18 anos ouviam música acima de 85 decibéis, volume considerado limite para evitar algum tipo de lesão. O estudo foi realizado em dois colégios de São Paulo e pode ter os resultados alterados com os avanços tecnológicos. 

Fone de ouvido JBL, do Idol 3 (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Isolamento acústico dos fones atuais pode ajudar a prevenir doença auditivas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Para entender a mudança, vale observar a diferença que um isolamento acústico faz ao ouvir músicas, por exemplo. Segundo a fonoaudióloga Isabela Papera, na prática, quanto maior for a capacidade do fone de ouvido de bloquear ruídos externos, mais o usuário tende a manter um volume médio, que não prejudique a audição. 

“Dependendo do volume e do tempo de exposição ao som elevado, além de uma predisposição genética, o indivíduo pode sofrer danos auditivos cada vez mais severos, de forma contínua e elevada ao longo da vida”, explica Isabela.

O isolamento acústico, cada vez mais apurado nos fones de ouvido atuais, pode de certa forma ajudar a evitar a PAINSPE, sigla para Perda Auditiva Induzida por Níveis de Pressão Sonora Elevados. A doença tem efeito gradual e pode ser irredutível caso não tratada a tempo. 

Em tese, com o bloqueio de ruídos externos, o usuário tende a diminuir o volume para um som mais agradável, abaixo dos 85 decibéis prejudiciais.

Assim, na hora de escolher um fone, dê preferência para os aparelhos com isolamento acústico. Além disso, evite escutar a música no último volume ou passar mais de uma hora com o acessório. 

Fone de ouvido Bluetooth: qual o melhor custo/benefício? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Willian
    2016-07-04T06:41:12  

    Acima do permitido nao, acima do recomendado sim, porque eu ouço no volume que eu quizer, o ouvido e meu.

    recentes

    populares

    • Willian
      2016-07-04T06:41:12  

      quando a pessoa é ignorante nao sabe o verdadeiro fundamento da matéria, ela só quis dizer que fones de ouvido atuais têm isolamento acústico, que evita perda de audição e quis também alertar dos riscos, se quiser ficar surdo azar o seu

    recentes

    populares

    • Willian
      2016-07-04T06:41:12  

      ah que isso, deixa o cara, alias ele só deve ta conseguindo escrever hj em dia já que não "ouve' mais.

  • Raphael Campos
    2016-07-07T14:48:21

    Onde encontro esse fone ?

  • Anacleto Damasceno
    2016-07-04T07:14:20  

    os funkeiros poderiam ficar td surdo né .... ha esqueci eles não sabem uque é fone de ouvido!

    recentes

    populares

    • Anacleto Damasceno
      2016-07-04T07:14:20  

      E voce nao sabe escrever.

  • Beto Jamaica
    2016-07-04T00:05:24

    Eu passei a ter um zumbido no ouvido, provavelmente por causa disso. Mas sigo com fone, rumo à surdez total. =D

  • Alessandro Tavares
    2016-07-03T22:31:55

    Faço questão de ter o fone intra auricular e boas músicas. Muito melhor do que escutar a poluição sonora que nós ouvimos constantemente na rua/metrô/carros e etc. É tudo uma questão de dosagem.

  • Geraldo Franco
    2016-07-03T17:10:12

    Tempos atrás, li um artigo em uma revista inglesa, que se referia a uma pesquisa com 1 grupo pessoas de idades entre 25 e 35 e outro grupo de 45 a 55, o motivo da escolha destas faixas etárias eram em função do costume da época em que se encontravam nos 25/35 anos de ouvir músicas com o som elevado, conclusão, o grupo mais jovem era em média 12% mais surdo que o mais velho e o motivo foi creditado ao costume de ouvir música em volume elevado. que foi aos poucos se firmando cokmo é hoje... os velhos ainda continuam escutando bem...