Acessórios

02/07/2016 07h00 - Atualizado em 02/07/2016 07h00

Capacete inteligente informa ciclista se há carros se aproximando

Taysa Coelho
por
Para o TechTudo

O Classon é um capacete inteligente que permite aos ciclistas se comunicarem com quem está em volta e saber se há carros se aproximando sem precisar olhar para trás. O dispositivo de segurança é equipado com sensores, câmeras, luzes, alto-falante e microfone, além de, claro, uma proteção para a cabeça dos usuários.

Bicicletas e óculos inteligentes da Garmin com novidades para ciclistas

A detecção de veículos em pontos cegos feita pelo capacete funciona com as câmeras (frontal e traseira) analisando o ambiente para o ciclista. A informação é interpretada por um algoritmo e comunicada ao usuário através de uma luz na viseira. A iluminação pisca constantemente sob o visor para alertar sobre a aproximação de carros.

Classon1Classon avisa ao ciclista sobre a aproximação de carros (Foto: Divulgação/Brooklyness Inc)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O Classon também conta com a capacidade de interpretar sinais de direção de forma intuitiva. Se o usuário levantar o braço direito, o capacete informa para quem está atrás a intenção de virar para o lado apontado. O sistema é semelhante ao de um carro, com uma luz amarela indicando a direção.

Ainda pensando na segurança do ciclista, o capacete conta com uma luz de freio, que indica quando os freios da bicicleta são acionados, alertando outros ciclista e possíveis motoristas que estejam atrás, reduzindo riscos de colisão.

Sensores no capacete ajudam a indicar direção  (Foto: Divulgação/Brookliness Inc)Sensores no capacete ajudam a indicar direção (Foto: Divulgação/Brookliness Inc)

O acessório também é uma boa opção para quem gosta de aliar esportes e tecnologia. Através de um aplicativo próprio da fabricante, é possível colocar o destino que quer chegar e, através de luzes no visor, o capacete indica a direção que deve ser tomada. Além disso, o dispositivo permite fazer streaming de vídeo ou salvar e compartilhar imagens registradas em sua memória interna de 4 GB.

O Classon conta com sensor de gestos, um giroscópio capaz de detectar a direção percorrida e a força da gravidade, dois processadores de 1 Ghz e uma bateria com 2,5 horas de duração. O acessório está à venda por US$ 149,00 (cerca de R$ 507,00) e é entregue no Brasil.

Via Kickstarter

Quais tecnologias para vestir têm mais potencial? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Derecke Carneiro
    2016-07-05T22:32:47

    Ciclista nunca ira comprar isto. Ciclista pedala para ser saudável e não custa nada virar o pescoço e olhar. Agora domingueiros tem preguiça e compram todos os gadgets possíveis pois além de ser leite com pêra jogam dinheiro fora.

  • Derecke Carneiro
    2016-07-05T22:30:37

    Funciona tão bem quanto o elétrico Tesls. Após o acidente do ciclista a empresa dira que nao foi identificado o caminhão pois era dia e o caminhão era todo branco.

  • Derecke Carneiro
    2016-07-05T22:29:16

    Meu Deus logo ficaremos rm uma bolha.