Internet

05/07/2016 09h11 - Atualizado em 06/07/2016 10h40

Carmen Costa, cantora e compositora brasileira, recebe Doodle do Google

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Carmen Costa, cantora e compositora brasileira, recebe hoje (5 de julho) um Doodle Google em homenagem ao dia em que faria 96 anos. Carmen é autora das músicas "Está chegando a hora" e "Cachaça não é água", letras que foram regravadas por diversos artistas e fazem sucesso até hoje. A cantora, apesar de atender por Carmen Costa, se chama Carmelita Madriaga. Ela iniciou sua carreira quando, trabalhando como empregada doméstica para o cantor Francisco Alves, foi descoberta em uma festa pela então famosa Carmen Miranda. 

As músicas de Carmen Costa estão no Spotify; baixe e relembre

Nascida em 5 de julho de 1920 em Trajano de Moraes, município da região serrana fluminense, a artista ganhou notoriedade no rádio com sambas que passam reconhecidos por gerações. Sua estreia foi em um show de calouros, como era comum entre os anos 1930 e 1940. Carmen se destacou no programa de rádio de Ary Barroso, sagrando-se campeã do concurso. Foi o bastante para dar a largada em sua vida profissional. No começo, a cantora fez dupla com o cantor e compositor Henricão.

Doodle Carmem Costa  (Foto: Reprodução)Doodle em homenagem a Carmen Costa, cantora e compositora brasileira (Foto: Reprodução/Google)

Sua canção mais famosa, "Está Chegando a Hora", foi também seu primeiro sucesso. A música é uma versão adaptada da mexicana "Cielito Lindo". Outras faixas de sucesso incluem Aquela Noite, Cachaça (Não É Água Não) e Tem Nego Bebo Aí. Além disso, é dela a "Marcha do Cordão da Bola Preta", música-tema do conhecido bloco de carnaval carioca homônimo.

Depois de uma temporada morando nos Estados Unidos e na Europa, Carmen voltou ao Brasil já considerada um dos principais nomes da música brasileira à época. Recebeu homenagens em programas de rádio e TV. Entre elas, o “MPB Especial”, da TV Cultura de São Paulo, gravado em 1972.

Carmen Costa compôs até envelhecer. Em 2003, ainda viva, foi tombada como patrimônio cultural do Brasil pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro e, em referência ao reconhecimento, escreveu a música "Tombamento". Depois de longa carreira como um dos maiores nomes do carnaval do Rio de Janeiro e do Brasil, Carmen morreu aos 87 anos, no Rio de Janeiro, no dia 25 de abril de 2007.

Qual foi o melhor Doodle do Google que você já viu? Comente no Fórum do TechTudo.

Conheça a história dos Doodles do Google:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Celso Val
    2016-07-05T15:46:16

    Bonita lembrança e ótima homenagem! Matéria muito bem escrita.