Jogos de aventura

15/07/2016 05h00 - Atualizado em 15/07/2016 10h33

Entenda como Pokémon Go escolhe Gyms e PokéStops com casos curiosos

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Pokémon Go ainda não foi lançado oficialmente no Brasil, mas muitos jogadores já estão com o game que usa dados de GPS para exibir monstrinhos no mundo real. Além dos Pokémon, o jogo conta com locais como os Pokéstops – que dão itens aos jogadores – e os Ginásios – que permitem batalhas entre Pokémon – espalhados pelo mapa. Entenda como funciona o processo usado para escolher esses locais e como isso gera casos curiosos.

Pokémon Go tem lançamento suspenso no Brasil e está sem previsão

Como são escolhidos Gyms e PokéStops

A produtora Niantic, explicou que os dados que Pokémon Go utiliza para determinar Gyms e PokéStops são fruto de três anos de trabalho, que começou com base inicial do Google. O buscador oferecia várias informações sobre centenas de milhares de locais históricos, artes públicas, estátuas e comércios.

Entenda como Pokémon Go escolhe locais para posicionar Gyms e PokéStops (Foto: Reprodução/Daily Dot)Entenda como Pokémon Go escolhe locais para posicionar Gyms e PokéStops (Foto: Reprodução/Daily Dot)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Essa base foi utilizada em um outro game da Niantic, chamado Ingress, o qual também utiliza localidades do mundo real em sua jogabilidade, assim como Pokémon Go. Durante três anos essa lista de locais foi adaptada e usuários eram capazes de enviar suas próprias sugestões para serem adicionadas.

Havia regras para enviar uma sugestão. O local deveria ser seguro, acessível publicamente e ser um trabalho de arte, peça de arquitetura ou um comércio local único. Os locais, então, eram conferidos por uma equipe que avaliava se eles atendiam aos critérios.

Após muitas edições, essa base de dados lapidada é a mesma utilizada em Pokémon Go. A Niantic admite que a lista de locais não está perfeita, como veremos em alguns casos, mas acredita que esteja boa.

Ingress é um jogo com funcionamento semelhante a Pokémon Go, porém com portais e quebra-cabeças (Foto: Reprodução/GameSpot)Ingress é um jogo com funcionamento semelhante a Pokémon Go, porém com portais e quebra-cabeças (Foto: Reprodução/GameSpot)

Projetado para cidades

Um dos problemas de Ingress que Pokémon Go herdou é que a jogabilidade foi projetada para grandes cidades. Quanto mais afastado dos centros, menos Gyms e PokéStops você encontrará. Isso pode acontecer tanto pelo sistema utilizar locais marcantes que são em menor número em cidades do interior, quanto por haver menos pessoas que jogaram Ingress e portanto não sugeriram localidades.

Não parece haver uma solução rápida para essa questão, pois Ingress fechou as sugestões de novos locais há mais de seis meses. A Niantic afirmou que trabalha em um sistema baseado em votos dos usuários para aceitar novos locais. É possível que essa novidade seja convertida também para Pokémon Go.

Longe dos grandes centros o mapa de Pokémon Go às vezes é bem vazio (Foto: Reprodução/Polygon)Longe dos grandes centros o mapa de Pokémon Go às vezes é bem vazio (Foto: Reprodução/Polygon)

Concentração de PokéStops

Enquanto em alguns lugares há poucos PokéStops, existem outros onde o sistema exagerou ao posicioná-los muito próximos uns dos outros. Esses pontos rapidamente se transformaram nos locais preferidos pelos jogadores e passaram a acumular multidões em busca de capturas.

Um dos pontos que melhor representa essa questão é o Central Park em Nova Iorque, Estados Unidos. Por haver muitos PokéStops no local, centenas de jogadores tomaram o parque e fizeram dele uma espécie de quartel-general. A grande quantidade de pessoas concentrada ao ar livre começou a chamar atenção da mídia americana para Pokémon Go como um fenômeno social.


Poké-igrejas

Uma curiosidade que os jogadores talvez já tenham reparado é que há um grande número de igrejas no game. A Niantic não soube responder exatamente qual o motivo para esse número, mas acredita ter relação com a fase de sugestões do game Ingress.

O mais estranho é quando esses locais deixam de ser igrejas, mas continuam registrados no banco de dados da Niantic. Em Massachusetts, nos Estados Unidos, um homem chamado Boon Sheridan percebeu que sua casa, uma antiga igreja, havia virado um Gym e ponto de encontro de treinadores.

Boon Sheridan mora onde costumava haver uma igreja e agora tem um Gym de Pokémon Go em casa (Foto: Reprodução/Games Radar)Boon Sheridan mora onde costumava haver uma igreja e agora tem um Gym de Pokémon Go em casa (Foto: Reprodução/Games Radar)

Locais inapropriados

Nem todos os locais em que os Gyms e PokéStops foram criados foram boas escolhas, sendo até inapropriados em alguns casos. Ainda no dia do lançamento do aplicativo, uma delegacia na Austrália postou um aviso em que pedia para não entrarem no local em busca de Pokémon – um Sandshrew, mais especificamente. Eles ainda diziam para as pessoas terem cuidado com o trânsito: "Esse Sandshrew não vai a lugar nenhum".

Um dos casos mais inconvenientes, no entanto, foi nos Estados Unidos, onde três PokéStops foram gerados no Museu do Holocausto em Washington, um museu dedicado a exibir atos do nazismo. Os jogadores causaram desconforto aos visitantes ao capturar Pokémon no local e o diretor do museu afirmou que pretende remover os PokéStops.

Um Doduo pronto para ser capturado dentro do Museu do Holocausto em Washington (Foto: Reprodução/Eurogamer)Um Doduo pronto para ser capturado dentro do Museu do Holocausto em Washington (Foto: Reprodução/Eurogamer)

Disputa pela Casa Branca

A ideia de utilizar locais históricos para Gyms causou efeitos adversos curiosos. Alguns Gyms se tornaram mais famosos devido ao local que ocupam, como por exemplo um ginásio na Casa Branca, em Washington, Estados Unidos. A informação começou após um Blastoise dominar o ginásio e alguém perguntar no Twitter: "Ele é seu, Obama?", em referência ao presidente Barack Obama.

Desde então vários jogadores disputam pelo Gym da Casa Branca em uma tentativa de capturá-lo para um dos três times do game. Este é um dos Gyms com maior rotatividade atualmente e a briga se espalhou para outros prédios públicos, como o Senado norte-americano.

A Casa Branca virou um Gym bem disputado de Pokémon Go, com direito a piadas com o Presidente Obama (Foto: Reprodução/Kotaku)A Casa Branca virou um Gym bem disputado de Pokémon Go, com direito a piadas com o Presidente Obama (Foto: Reprodução/Kotaku)

Quando você acha que Pokémon Go será lançado no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sandro Santos
    2016-07-15T13:29:14  

    ridiculo gente sem o que fazer isso e febre doenca que tem que ser estinguida povo para no tempo nao estao vendo isso em quanto idiotas ficao presos nestes jogos o mundo esta girando em trevas e e esse o objetivo fazer com que as pessoas parem no tempo e nao vejam o que esta acontecendo no mundo .

    recentes

    populares

    • Sandro Santos
      2016-07-15T13:29:14  

      "o mundo esta girando em trevas" Mano kkkkkkkkkkkk É por isso que eu amo a inclusão digital!!!

    recentes

    populares

    • Sandro Santos
      2016-07-15T13:29:14  

      "gente sem o que fazer..." É ótimo ler isso e saber que vem de alguém que tem 'muito" o que fazer e por isso tá comentando matéria sobre um jogo que ela não gosta e não vai jogar! Parabéns, vc está vendo o que ta acontecendo no mundo e fazendo muito pra mudar!

  • Vargas Machado
    2016-07-15T17:19:43  

    SO CABEÇA OCA PRA JOGAR EST JOGO COM EST BIXINHO SEM DEFINIÇAO ALGUMA ,C TIVER ATE 10 ANOS BELEZA + C TIVER + FALA SERIO !!!

    recentes

    populares

    • Vargas Machado
      2016-07-15T17:19:43  

      Só analfabeto pra escrever desse jeito.

    recentes

    populares

    • Vargas Machado
      2016-07-15T17:19:43  

      E porque você não vira um líder de ginásio pra poder falar isso, linda ?

  • David Tristão
    2016-08-06T15:57:50  

    Na minha cidade não tem nenhum pokéstop e nem ginásio. Quando niantic vai arrumar isso ?

    recentes

    populares

    • David Tristão
      2016-08-06T15:57:50  

      Agora entendi o porque do Tristão, rs.

  • Luis Belem
    2016-07-15T19:16:24  

    esse jogo deve gastar bem a bateria... câmera ligada direto, imagina só...

    recentes

    populares

    • Luis Belem
      2016-07-15T19:16:24  

      deve ter sido em 10min. hahah

    recentes

    populares

    • Luis Belem
      2016-07-15T19:16:24  

      Até com ela desligada ele gasta muito

  • Daniel
    2016-08-08T10:22:24

    Perto da minha casa tem três pokestops, mas é só pra pra corajosos, tem vários pokemons nessa área os principais são o pikachumbo e o bubassalto

  • Igor Sousa
    2016-08-04T01:22:59  

    Na minha cidade todos os Pokestop e Ginásios ficam em igrejas evangélicas.

    recentes

    populares

    • Igor Sousa
      2016-08-04T01:22:59  

      Vila Velha/ES

    recentes

    populares

    • Igor Sousa
      2016-08-04T01:22:59  

      Nossa, não é uma cidade pequena né, deviam abrir mais indicações.

  • Eduardo Rodrigues
    2016-07-21T10:22:21

    imagine um local cheio de pessoas distraídas com seus celulares.... sera um prato cheio para terroristas, terrível!!!!!!

  • Rogério Fagno
    2016-07-20T07:12:46  

    Esse jogo esta disponível no Brasil?

    recentes

    populares

    • Rogério Fagno
      2016-07-20T07:12:46  

      nao, ainda

    recentes

    populares

    • Rogério Fagno
      2016-07-20T07:12:46  

      Uai realmente não está ainda, mas porque teve gente que negativou esse comentário? Vai saber o povo maluco! *-*

  • Deivid Paulo
    2016-07-21T11:36:27  

    Sempre latinos, olha o nome de quem mandou mensagem via twitter para o Obama, Patricia Hernandez, com certaza entre uma lavada de prato e outra tirou um tempinho para pegar uns pokemons...

    recentes

    populares

    • Deivid Paulo
      2016-07-21T11:36:27  

      Inveja essa sua hein...a menina mora nos EUA e joga Pokemon. Desliga o PC e vai pra escola menino.

  • Thiago Duarte
    2016-07-20T23:47:16

    vai ter muita gente pegando pokemon no céu

  • Zé Pitaco
    2016-07-15T17:43:59  

    VÃO FUMAR MAKONHA SEUS BOBOCAS DESOCUPADOS!!

    recentes

    populares

    • Zé Pitaco
      2016-07-15T17:43:59  

      Vlw bob marley

  • George Sampara
    2016-07-19T12:43:20

    Bora fazer um Abaixo assinado pra eles liberarem aqui no Brasil kkkk

  • Sergio Junior
    2016-07-19T11:45:32

    para as pessoas que criticam este jogo e para quem gosta realmente de pokemon se não gosta, não joga e não critica vocês acham que só porque o game é para crianças adultos também não podem brincar/jogar, se for levar por esse argumento os parques de diversões seria apenas para menores de 18 anos e gente que tivesse mais não poderia entrar, portanto, não zombe das pessoas pelo que elas fazem todos nos pensamos diferentes.

  • Marcelo Andrade
    2016-07-17T07:05:45

    cara...vamos nos divertir...pokemon go ...que seja....

  • Rafael Silva
    2016-07-15T12:40:55  

    quando lançar no Brasil, já terá a versão 3 do jogo lá fora, somos os mais atrasados do planeta, mais até que uma ilha deserta no meio do oceano pacifico.

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-07-15T12:40:55  

      Só foi lançado em 4 países até agora...

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-07-15T12:40:55  

      Robson, eu moro dentro de uma favela, espero que apareça varios pokemons lá, e não equipe rocket.

  • Jucimar Pedro
    2016-07-16T09:07:56

    Passando só pra ver os comentários, e chorar de tanto rir quanta criatividade kkkkk

  • Militonto Silva
    2016-07-16T08:47:11

    O que tem de fake nesses locais "inapropriados". Ai ai...

  • Anderson Silva
    2016-07-15T20:00:44  

    O pessoal fica criticando dizendo que é jogo de criança, gente, gosto é gosto, ninguém é obrigado a gostar ou odiar nada, parem de se preocupar com o que os outros gostam e usem seus conselhos pra vcs mesmos, começando por nem comentar algo que não curtem!

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2016-07-15T20:00:44  

      Sempre vai ter um diferentão, eu sempre me pergunto o que o diferentão faz em matérias de coisas que ele não gosta.

    recentes

    populares

    • Anderson Silva
      2016-07-15T20:00:44  

      anderson silva, melhor comentário.

  • M Martins
    2016-07-16T05:01:17

    Vou marcar uma casa de tolerância, assim esse povo terá a chance de perder a virgindade.

  • Luiz Barbieri
    2016-07-16T00:36:14

    só tem japonês no Central Park kkkkkkkkkkk

  • Leo Zurc
    2016-07-16T00:07:59

    Pokemongolões rsrs vou baixar

  • Luis Belem
    2016-07-15T19:15:17

    não liberaram pro Brasil porque aqui estragam tudo... não sabem jogar sem atrapalhar os outros.

  • Vinicius Teixeira
    2016-07-15T12:08:58  

    Quando chegar no Brasil o mundo vai ter perdido o interesse no jogo, e nós pobres camponeses vamos achar um máximo, algo de outro mundo...kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Vinicius Teixeira
      2016-07-15T12:08:58  

      quem te perguntou se vc é rico ???

    recentes

    populares

    • Vinicius Teixeira
      2016-07-15T12:08:58  

      camponês sua an.ta, tem acento, tem outra palavra que tem acento, vamos ver se você sabe, agora vai lá o Bebezão, volta para a sua gaiola, ou seu buraco sei lá da onde você saiu...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Machete Cortez
    2016-07-15T12:04:46  

    tenho duas pokebolas e uma poke agenda bem grande no meio, só para as moças

    recentes

    populares

    • Machete Cortez
      2016-07-15T12:04:46  

      virjão essa p.orr@..deve ter uns 13 anos

    recentes

    populares

    • Machete Cortez
      2016-07-15T12:04:46  

      Deram a ideia ele já enfiou a pokebola em si mesmo.

  • Luiz Raimundo
    2016-07-15T16:01:47  

    Meter q é bom ninguém gosta... mas adoram uma pokebola...

    recentes

    populares

    • Luiz Raimundo
      2016-07-15T16:01:47  

      hm metido...