Redes sociais

05/07/2016 07h00 - Atualizado em 05/07/2016 11h24

Golpe no Facebook faz 10 mil vítimas baixarem vírus em dois dias

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um novo vírus que se espalha pelo Facebook infectou mais de 10 mil pessoas dois dias após ter sido lançado, no final de junho, a maior parte delas no Brasil e outros países da América Latina. Segundo a Kaspersky Antivirus, o ataque de phishing se propaga através de notificações de marcações em comentários de amigos na rede social, instalando versões infectadas do Chrome em computadores com Windows e extensões que bloqueiam a conexão com sites de segurança.

De novo?! Facebook muda o News Feed; entenda o que fica diferente

Golpe no Facebook baixa arquivos indesejados que contaminam perfil na rede social (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)Golpe no Facebook baixa arquivos indesejados que contaminam perfil na rede social (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)

Segundo a Kaspersky Lab, o processo de infecção acontecia em dois estágios. O primeiro deles iniciava no momento em que o usuário clica na notificação. Neste instante, um arquivo malicioso encerrava o navegador, instalando uma versão maliciosa que abria uma página que imita o login do Facebook para fazer com que a vítima forneça suas credenciais de acesso (login e senha).

Já o segundo estágio começa após o login, no qual a sessão da rede social era controlada em background e um novo arquivo baixado para mudar as configurações de privacidade na rede social, extrair dados da conta e manipulá-la para outras atividades, como roubo de identidade, engajamento fraudulento com conteúdos e transformando o perfil em um disseminador do malware  — replicando o post com o link para baixar o vírus no computador no feed da vítima.

Brasil é o país mais afetado

Os dados da Kaspersky Lab mostraram que o Brasil foi o país mais afetado pelo ataque de phishing, com 37% das ocorrências. Em seguida estão Polônia, Peru, Colômbia, México, Equador, Grécia, Portugal, Tunísia, Venezuela, Alemanha e Israel, sendo este último o país onde a origem do problema foi detectada.

Por que as imagens do Facebook não carregam no Wi-Fi? Descubra no Fórum do TechTudo.

O ataque foi desenvolvido para funcionar apenas em computadores e notebooks que usam o Windows. Portanto, dispositivos como smartphones e tablets não correm o risco de serem infectados. A exceção seriam telefones com Windows Phone, que podem ser contaminados em raras oportunidades.

Brasil foi o país que mais foi infectado por golpe no Facebook (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)Brasil foi o país que mais foi infectado por golpe no Facebook (Foto: Reprodução/Kaspersky Lab)

Segundo a  Kaspersky Lab, o phishing funciona graças a uma falha no Facebook sobre a qual a rede social já teria sido informada e corrigido. Este tipo de ataque é diferente de outros semelhantes, pois não envolve nenhum texto suspeito, apenas uma notificação que infecta o computador automaticamente.

A recomendação para os usuários que foram vítimas do ataque é conferir a lista de extensões do Chrome e apagar aquelas que não usa ou não se lembra de ter instalado. Este golpe em particular instala um plugin chamado thnudoaitawxjvuGB, que permite o controle da conta do Facebook e bloqueia o acesso a sites de segurança e antivírus.

Como saber se fui infectado?

Alguns sinais de infecção, além da notificação na rede social, são um súbito encerramento do navegador que, ao ser reinicializado, não é reconhecido como o padrão, além da instalação da nova extensão.

Para evitar ser vítima de ataques semelhantes, desconfie de qualquer download sugerido para melhorar o uso de uma ferramenta que você já opera sem dificuldades, como o próprio Facebook ou o YouTube e evite baixar arquivos de fontes suspeitas, via links em notificações ou janelas pop-up. Se você está recebendo as notificações de amigos infectados, informe-o sobre o malware para que ele possa remover o vírus do Facebook.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Maria Miranda
    2016-07-05T15:16:19  

    Estou há três dias sem conseguir entrar no meu Facebook, Encontro o aviso da existencia de malware e com medo de ser virus não atualizo baixar a Kaspersky! não a conheço. O que eu faço!! Passei o Avast que escaneou e não encontrou nada !!

    recentes

    populares

    • Maria Miranda
      2016-07-05T15:16:19  

      Liga pro humberto costa e a cambada de petebas que eles tem q abrir sua mente, esse senador diz q falou em internet é tudo deles

    recentes

    populares

    • Maria Miranda
      2016-07-05T15:16:19  

      Faça o que eu disse e esqueça esse bando de amadores.

  • Adriano Jr
    2016-07-05T15:57:22  

    nada é pior que o HAO 123

    recentes

    populares

    • Adriano Jr
      2016-07-05T15:57:22  

      até que esta HAO123 saiu do baixaki, pelo que sei.

  • Francisco Rogerio
    2016-07-06T05:04:14  

    chrome é um dos piores navegador que existe, os hackers aproveitam para criar vírus em seu nome kkk

    recentes

    populares

    • Francisco Rogerio
      2016-07-06T05:04:14  

      Não era o Internet Explorer 6/7/8?

  • Atalaias Visão
    2016-07-05T22:33:57  

    Eu não saber nada desta assunto. Eu usar Mac. He he he.

    recentes

    populares

    • Atalaias Visão
      2016-07-05T22:33:57  

      Usa Mac para acessar Facebook e ler e-mail....kkkkk

    recentes

    populares

    • Atalaias Visão
      2016-07-05T22:33:57  

      Mac também pega vírus.

  • Kaio Vinícius
    2016-07-07T17:54:33

    Dá para ver que o arquivo é javascript!

  • Eduardo Teodoro
    2016-07-06T07:37:36  

    pra aprender ficam compartilhando qualquer b..... ,ainda bem que nem uso essas porcarias se ha coisas muitos melhores a ser feita nessa vida

    recentes

    populares

    • Eduardo Teodoro
      2016-07-06T07:37:36  

      kkkkkk

    recentes

    populares

    • Eduardo Teodoro
      2016-07-06T07:37:36  

      com estra entrei em coma

  • Guita Blues
    2016-07-05T10:06:13  

    windows porcaria

    recentes

    populares

    • Guita Blues
      2016-07-05T10:06:13  

      Concordo com vc Antonio jr

    recentes

    populares

    • Guita Blues
      2016-07-05T10:06:13  

      Da mesma forma é o Android(que é Linux), por ter tanto usuários, possui uma série de pragas para atormentar os usuários. Isso não significa que ele é uma porcaria.

  • Alisson Bacelar
    2016-07-05T18:13:28  

    Aposto que os infectados eram evangélicos e petistas... Afinal, eles são dementes!

    recentes

    populares

    • Alisson Bacelar
      2016-07-05T18:13:28  

      Pelo comentario dá pra se ver quem é o demente!!!

    recentes

    populares

    • Alisson Bacelar
      2016-07-05T18:13:28  

      Alisson tenho certeza que voce da ré no quibe, toda bichah odeia evangelico , espero que voce queime no inferno bem gostosinho e que sofra eternamente. rsrsrsrsrs

  • Victor Madalena
    2016-07-06T08:57:48

    Isso que da ficar compartilhando coisas da " Quebrando o Tabu".

  • Rafael Silva
    2016-07-06T11:04:41

    Brasileiro curte tudo, curte até vírus.

  • Douglas Henrique
    2016-07-06T08:30:09  

    MacBook neles.

    recentes

    populares

    • Douglas Henrique
      2016-07-06T08:30:09  

      É muito caro. Sai mais barato usar Linux.

  • Marcos Gomes
    2016-07-06T09:11:59

    Brasileiro é burro. Não tem um prêmio nóbel. Prefere Olimpiadas a estudar e conquistar as coisa por mérito. Gente de terra do jeitinho e da esperteza individual. Esse país é uma piada de terror...

  • Sérgio
    2016-07-06T08:46:44

    Pq será q n me admira nd o Brasil ser o mais afetado e c uma diferença gigantesca em relação a outros paises, esse nosso Brasil virou piada msm heim

  • Talison Dalamaria
    2016-07-06T01:45:05  

    Brasileiro é muito burro clica em qqr coisa q ve no facebook tem q se lascar mesmo! ficam digitando amem, nas fotos de crianças doentes, escolhendo cor de iphone e hilux pra sorteio, querem mudar a cor do face pra esses ai só digo uma coisa BEM FEITO!

    recentes

    populares

    • Talison Dalamaria
      2016-07-06T01:45:05  

      Comentário do Talison foi fantástico, descreveu a realidade :D

    recentes

    populares

    • Talison Dalamaria
      2016-07-06T01:45:05  

      Tragam um mito para esse oscar, Talison.

  • Raphael Oliveira
    2016-07-06T08:40:40

    O Brasil precisa ficar na frente pelo menos em alguma coisa..

  • Francisco Rogerio
    2016-07-06T04:53:20

    o chrome é o pior navegador que existe por isso tem vírus se aproveitando dele

  • Joao Dias
    2016-07-05T21:47:50  

    Windows ? que que isso ? kkkkkkkkk ahhhh, aquela janelinha azul Bugada né kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Joao Dias
      2016-07-05T21:47:50  

      Essa mesmo, que deu qse 100 bi de dolares ao criador dele. Vai criar pinguim meu caro. Onde o padrão é não ter padrão. Vai.

    recentes

    populares

    • Joao Dias
      2016-07-05T21:47:50  

      Bem respondido , se ele viver 110 anos , trabalhar muito e economizar muito , nem assim vai conseguir ganhar o que o dono da tal janelinha "windows" ganha em 1h (uma hora só dormindo).....kkkkkkkkkk

  • Flamengo Sempre
    2016-07-05T21:24:01

    Esperar o que de pessoas que digitam "Amém" em fotos de pessoas doentes, marcam você e outras 44 pessoas, digitam a cor do Iphone que querem ganhar, cor do carro que será sorteado kkkk, fala sério.

  • Heloiza Pias
    2016-07-05T22:19:20

    estou sempre atenta a tudo, tomara que n tenha sido, acredito q não, quando vejo muitas dificuldades, já sei, inclusive o que fazer, obrigado por tudo.

  • Alisson Santos
    2016-07-05T13:42:01  

    Claro que a maioria das vítimas seriam daqui, as pessoas no Brasil compartilham fotos de doentes acreditando que vão ajudar com 5 centavos e colam textos na linha do tempo achando que assim vão proibir o Facebook de usar suas informações pessoais. Sem falar dos sorteios de iPhone se você curtir uma determinada página.

    recentes

    populares

    • Alisson Santos
      2016-07-05T13:42:01  

      kkkkkkkkkkk, tragam um Oscar para este mito srsrs

    recentes

    populares

    • Alisson Santos
      2016-07-05T13:42:01  

      Ainda tem aquelas pessoas que digitam "Amem".

  • Jeyhoub
    2016-07-05T20:25:41

    Igual quem doa dinheiro para o Criança Esperança achando que vai ajudar quem precisa.

  • Emerson Rodrigues
    2016-07-05T20:24:39

    Mostra também que tanto de gente desocupada no brasil

  • Bruno Giacomo
    2016-07-05T18:58:29

  • Andre Robben
    2016-07-05T18:52:22

    Grafico da burrice! Na boa, olha a "fatia" do Brasil, mano kkkkkk

  • Willian Amadeu
    2016-07-05T14:26:47  

    É muita burrisse... Maldita inclusão digital.

    recentes

    populares

    • Willian Amadeu
      2016-07-05T14:26:47  

      kkkkk sacanagem! Is my eg gs

    recentes

    populares

    • Willian Amadeu