Navegadores

14/07/2016 16h07 - Atualizado em 14/07/2016 16h07

Microsoft Edge é o único compatível com Netflix Full HD; faça o teste

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Microsoft afirma: em serviços de streaming, o Microsoft Edge é o único entre os navegadores mais populares a conseguir reproduzir conteúdo em 1080p (resolução Full HD). A informação é confirmada pelo suporte da Netflix, que além de atestar o Edge e o Internet Explorer como capazes de reproduzir em Full HD, mostra que os demais navegadores ficam restritos a 720p (resolução HD). Para tirar a dúvida, reproduzimos o teste e confirmamos que o bom desempenho do Mirosoft Edge, capaz de atingir Full HD ao usar Netflix via navegador, na frente de gigantes como os tradicionais Chrome e Firefox.

Faz diferença ver em Full HD?

Sim, desde que o monitor em que você assiste o conteúdo atinja essa resolução. Monitores para desktops mais recentes dificilmente têm resolução inferior a 1080p. Além disso, se você usa seu computador ligado na TV para ver Netflix, é bem provável que sua TV tenha resolução Full HD.

Microsoft Edge é o único navegador a funcionar com Netflix em Full HD (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)Microsoft Edge é o único navegador a funcionar com Netflix em Full HD (Foto: Raíssa Delphim/TechTudo)

Nesses casos, ver em Full HD é melhor porque a imagem atinge maior qualidade: detalhes ficam mais nítidos nos filmes e séries que você mais curte. Entretanto, se o seu monitor tem resolução inferior à Full HD (em notebooks, o 1366 x 768 pixels, considerado HD, é extremamente comum) a potencial diferença em qualidade em favor do Edge não faz o menor sentido já que em qualquer cenário, seu monitor vai reproduzir apenas em HD. Portanto, certifique-se sobre a resolução da sua tela.

Os testes

Chrome e Firefox já foram apontados como navegadores não compatíveis com Full HD. Para checar os outros, basta fazer um testes em um notebook com tela de resolução Full HD. Comparamos a exibição de um mesmo episódio nos navegadores: Edge, Opera, Chrome, Firefox e Safari.

Reprodução Full HD só é possível no navegador da Microsoft (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Reprodução Full HD só é possível no navegador da Microsoft (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Confirmando a informação da Microsoft, o Edge é o único a exibir o conteúdo em Full HD (1920 x 1080p), como você pode ver na imagem acima. Abaixo, na ordem, os resultados em Chrome, Firefox, Opera e Safari:

Resolução máxima da Netflix no Chrome é de 720p (1280 x 720 pixels, ou HD) (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Resolução máxima da Netflix no Chrome é de 720p (1280 x 720 pixels, ou HD) (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Resolução HD (720p) também é o limite do Firefox (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Resolução HD (720p) também é o limite do Firefox (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Compartilhando a mesma base do Chrome, o Opera também reproduz Netflix a 720p (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Compartilhando a mesma base do Chrome, o Opera também reproduz Netflix a 720p (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)
Sem surpresas, o Safari também estaciona nos 720p (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Sem surpresas, o Safari também estaciona nos 720p (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Como fazer o teste?

O legal é que o teste pode ser feito por qualquer usuário. Para ter acesso às informações que revelam a qualidade da exibição no navegador, como as que usamos nas nossas comparações, você precisa usar o seguinte atalho:<b> CTRL+ALT+SHIFT+D</b>. Para funcionar, você precisa usar a combinação de teclas quando a reprodução está em ação — ou seja, durante a reprodução. Isso revelará detalhes técnicos sobre qualidade de áudio e vídeo em um dado momento e, entre elas, a resolução máxima.

Como saber qual é a resolução do meu monitor?

Para encontrar esses dados sobre a resolução do seu monitor é fácil.

Acesse as configurações gráficas do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Acesse as configurações gráficas do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Na área de trabalho, clique com o botão direito e acesse “Configurações de exibição”.

Em outros casos, a opção pode aparecer como “Propriedades” ou um atalho direto à “Resolução de tela”, no caso do Windows 7.

Role a tela para baixo para encontrar as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Role a tela para baixo para encontrar as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Na tela que será exibida, escolha “Configurações de vídeo avançadas”

A resolução máxima exibida é a resolução ideal do seu monitor (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)A resolução máxima exibida é a resolução ideal do seu monitor (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. A nova tela exibirá as informações sobre resolução do seu monitor. Para saber qual é a máxima possível, basta olhar as opções na caixa de seleção: no nosso caso, o monitor tem resolução máxima Full HD de 1920 x 1080.

Via Microsoft, Netflix

Posso cancelar a Netflix e depois assinar novamente? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Pereira
    2016-07-19T14:54:58

    usava o chrome, era rápido mas mesmo sem extensão travava muito meu notebook, agora estou usando o edge e ele está me surpreendendo

  • Ricardo Cubas
    2016-07-14T21:20:50

    Só uma pergunta: tem algum browser que roda em UHD?

  • Luiz Querido
    2016-07-14T18:26:20

    Desisti do Edge mesmo sendo fã. Trava demias, vive dando problemas.

  • Newton Carneiro
    2016-07-14T17:14:25

    até ai terás que ser normal ,pós e a dona do programa ,e no caso do nosso grande Mozilla ,vive de poucos recursos ,mas mesmo assim balança e bate de frente com os gigantes ,e nosso sensacional Opera quem diga ,tecnologia de sobra .,apesar que na realidade ,tem de ser consertado este aparato de tecnologia ,mas com tudo isto ,todos são grandes e cheio de muitas inovações ,e com certeza ,tudo tem de ser integrado no sistema ,ou tudo HD