05/07/2016 07h00 - Atualizado em 26/09/2016 08h19

Mudanças em padrão Wi-Fi podem melhorar conexão e diminuir interferências

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma atualização no padrão AC da tecnologia Wi-Fi vai permitir a inclusão de recursos que prometem deixar o formato de comunicação sem fio mais rápido e confiável, segundo anúncio da Wi-Fi Alliance, empresa que gerencia como a rede wireless opera. De acordo com a companhia, a mudança no padrão mais recente inclui também um número maior de canais para menos interferência e a capacidade de enviar sinais para vários dispositivos ao mesmo tempo. Na prática, o aumento de largura de banda dos canais significará uma melhoria potencial de 100% na velocidade de conexão.

Veja cinco situações que mostram que é hora de trocar o roteador

As atualizações, adicionadas ao padrão 802.11AC, prometem melhorar a qualidade da conexão para smartphones, além de colaborar para uma quantidade crescente de dispositivos da Internet das Coisas. 

Veja como reconectar sua rede Wi-Fi no notebook depois de trocar a senha (Foto: Pond5) (Foto: Veja como reconectar sua rede Wi-Fi no notebook depois de trocar a senha (Foto: Pond5))Novidades em padrão Wi-Fi prometem menos interferência e melhora na conexão (Foto: Pond5)


Muitas destas tecnologias já existem em roteadores vendidos no varejo, inclusive no Brasil, mas não eram parte das especificações do padrão AC aceito pela Wi-Fi Alliance. Assim, a partir de agora, todos os dispositivos devem adotar as mudanças.

Para entender os detalhes de cada atualização, confira abaixo as mudanças no padrão AC nas categorias: interferência, alcance, concorrência e velocidade. Veja também algumas diferenças entre o formato N, lançado em 2009, mas ainda bastante utilizado, e o modelo mais recente.

Interferência

O sinal de Wi-Fi se propaga através de ondas de rádio, o que significa que outras transmissões na mesma frequência podem interferir no sinal. Na prática, isto indica que um modem com pouca capacidade em um ambiente com pouca concorrência é melhor que outro mais potente em um ambiente com muitas redes sem fio.

O padrão N do Wi-Fi, antecessor do AC, é um dos mais usados no Brasil e pode operar em cerca de treze canais diferentes na faixa de 2.4 GHz, ou seja, é possível ter até treze redes sem fio distintas em locais próximos sem repetição. O problema é que um sinal ocupa até cinco canais ao mesmo tempo, o que aumenta a interferência.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Em comparação, o padrão AC opera na faixa de 5 GHz, que possui um número maior de canais disponíveis, o que ajuda a evitar interferências. O número exato de canais que podem ser usados varia de acordo com as regulações de cada país.

Os modens Wi-Fi modernos normalmente possuem recursos para selecionar melhor o canal a ser usado. Esta tecnologia, aliás, é obrigatória no Brasil segundo a resolução nº 506 da Anatel, emitida no dia 1º de julho de 2008.

Alcance

Roteador-home-11 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Alcance máximo do sinal está melhor com mudança no padrão AC (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Outra diferença do padrão AC para seu antecessor é o alcance máximo do sinal. Uma rede Wi-Fi N pode alcançar até 70 metros de distância em condições ideais em ambiente urbano – ou seja, sem levar em consideração a interferência de outros sinais, apenas a presença de pessoas e objetos como paredes e móveis.

Já o alcance máximo do AC é de apenas 35 metros. Ter um sinal mais curto pode parecer uma desvantagem, mas não é. A maior parte das pessoas usa seus dispositivos a uma distância pequena do roteador, o que significa que uma distância maior é muitas vezes desperdiçada.

Além disso, quanto mais longe o sinal for, maior a chance de causar ou receber interferências de outras redes. A lição, neste caso, é ter um Wi-Fi mais conciso e potente nos locais onde precisa ser usado sem problemas. A boa notícia, para quem precisa usar a Internet em um local aberto, é que, nestes casos, o alcance é maior.

Concorrência

Quem usa redes públicas e abertas, como a de universidades, já deve ter sentido sua velocidade ser mais lenta do que deveria, até porque estes locais costumam ter conexões mais rápidas do que a disponível para residências. Muitas vezes, este problema ocorre devido ao alto número de dispositivos conectados ao mesmo tempo.

O roteador Wi-Fi possui sinal limitado e, quanto mais computadores ou smartphones tiver em sua rede, mais lenta fica a conexão. Este problema também ocorre em casas que possuem muitos aparelhos que dependem do mesmo roteador. Com o surgimento da Internet das Coisas, por exemplo, a concorrência se tornou um desafio para os pesquisadores da área.

A solução encontrada, adotada no novo padrão AC, é chamada de MU-MIMO, uma sigla que significa “múltiplos usuários, múltiplos inputs e múltiplos outputs”. Com a ferramenta, o roteador configurado no formato Wi-Fi mais recente pode se comunicar ao mesmo tempo com vários computadores ou celulares, o que permite que um número maior deles se conecte ao mesmo aparelho sem perda de qualidade.

A prática comum dos roteadores é enviar sinais para apenas um dispositivo ao mesmo tempo, mas, depois que a rede sem fio se tornou popular, fazer isto não é mais eficiente.

Velocidade

Colocar roteador perto de janela prejudica aparelho (Foto: Anna Kellen/TechTudo) (Foto: Colocar roteador perto de janela prejudica aparelho (Foto: Anna Kellen/TechTudo))Atualizações prometem aumentar a velocidade de transmissão de informações (Foto: Anna Kellen/TechTudo)


O padrão AC também possui novidades para ajudar a aumentar a velocidade de transmissão de informações na rede Wi-Fi, o que significa uma Internet mais rápida. 

Entre as atualizações está o aumento de largura de banda dos canais, que salta de 80 MHz, no padrão N, para 160 MHz, o que significa um aumento potencial de 100% da velocidade. Os roteadores também serão capazes de transmitir em quatro fontes espaciais diferentes, tornando a troca de dados mais rápida.

A melhora exata da velocidade depende da capacidade do roteador utilizado. O máximo, em teoria, possível para o padrão AC de 160 MHz é de 3,47 Gbps, o que equivale a uma velocidade de download de cerca de 433 MB/s. Em comparação, o máximo possível para o padrão AC de 80 MHz é de 1,73 Gbps (216 MB/s) e, para o padrão N, de 600 Mbps (75 MB/s).

Estes valores se referem às transmissões apenas entre o roteador Wi-Fi e um dispositivo conectado. A velocidade máxima continuaria limitada pela franquia de Internet do usuário.

Via Wi-Fi Alliance e Digital Trends

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Loubot
    2016-07-05T20:03:32  

    N e AC são padrões diferentes com diferentes utilizações. Se você tem distâncias curtas, muitos aparelhos wireless e usa muito streaming, o ideal é o AC. Se você tem locais mais amplos e uso regular, melhor usar o N. O ideal seria um roteador dual band que trabalha nas 2 frequências. Há várias marcas boas no mercado.

    recentes

    populares

    • Loubot
      2016-07-05T20:03:32  

      A Internet pode ser a melhor do mundo, mas se a distribuição for por wifi num roteador wireless muito disputado, não adiantará nada. É sobre isso que a matéria trata. Vale pra redes privadas também. Em resumo, wifi não é apropriado para suportar muitas conexões, até a popularização dessa nova atualização do protocolo.

    recentes

    populares

    • Loubot
      2016-07-05T20:03:32  

      Chamem o BATMAN pelo amor de Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Ronaldo Thomazini
    2016-07-05T14:24:46  

    Galera, não consigo atualizar o Windows 7 para o Windows 10 pelo update. Quando chega a 40% acontece o erro C1900101. Alguém me ajuda? Grato

    recentes

    populares

    • Ronaldo Thomazini
      2016-07-05T14:24:46  

      Baixa o arquivo de download direto do site da Microsoft para um pendrive de 8G, é simples. E do pendrive vc instala!!!

    recentes

    populares

    • Ronaldo Thomazini
      2016-07-05T14:24:46  

      Valeu

  • Lulinha
    2016-07-05T11:41:53  

    Eu pego o sinal wifi de um cara que corta cabelo aqui perto de casa, mais ou menos 80 metros, na parede dele diz ( wifi grátis ), todo o pessoal ao redor usa e ele nunca fez questão, eu corto meu cabelo lá e sempre ele me pergunta se o sinal ta bom na minha casa. Em cima da minha casa tenho um repetidor wifi da D-link, um com duas antenas, é muito bom.

    recentes

    populares

    • Lulinha
      2016-07-05T11:41:53  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lulinha
      2016-07-05T11:41:53  

      Única coisa que o cara pode pegar no meu pc é a senha do email q não tem nada dentro :)

  • Hudson Carvalho
    2016-07-05T20:24:59  

    Se as operadoras cumprissem 80% da velocidade contratada, eu já estaria satisfeito. Sem contar que mesmo podendo pagar por uma internet melhor, na minha região só a Oi pode oferecer os míseros 2 MB ( Nunca chega aos 2 MB ). Lastimável...

    recentes

    populares

    • Hudson Carvalho
      2016-07-05T20:24:59  

      Hudson, eu era cliente Velox 5mb, só recebia 2mb e muito raramente, pois sempre ficava abaixo disso. Paguei multa e fui pra Live Tim e não me arrependo.

    recentes

    populares

    • Hudson Carvalho
      2016-07-05T20:24:59  

      Se vc utilizar o QoS do seu roteador e dividir certinho para os usuários isso nunca vai acontecer. Da uma olhadinha no manual ou na internet.

  • Renato Veloso
    2016-07-05T15:26:04  

    admitem pessoal , saiam do armário e gritem bem alto IPHONE É O MELHOR

    recentes

    populares

    • Renato Veloso
      2016-07-05T15:26:04  

      Cada dia que passa os comentários são mais retardados e nada a ver com a matéria...

    recentes

    populares

    • Renato Veloso
      2016-07-05T15:26:04  

      Já viu aquele modelo novo do Iphone AiVocedakuPhoneD4

  • Gabriel Faria
    2016-07-05T22:39:06  

    Que obsessão é essa que o Techtudo tem tanto por melhorar WiFi?

    recentes

    populares

    • Gabriel Faria
      2016-07-05T22:39:06  

      Se o Tecmundo fosse melhorar alguma coisa, seria o próprio rendimento monetário...

    recentes

    populares

    • Gabriel Faria
      2016-07-05T22:39:06  

      tecmundo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marcio Silva
    2016-07-06T05:24:21

    Isso só pode ser uma piada, não adianta ter o melhor equipamento do mundo se o serviço de internet no Brasil além de ser caro é uma bosta......

  • Sergio Santos
    2016-07-05T12:08:26  

    Equipamentos da tecnologia N operam em 2.4Gbps, portanto não conversarão com roteadores 5 Gbps. Realmente 5 Gbps estarão cada vez mais no mercado, mas isso talvez em 5, 10 anos. Os custos dos equipamentos nessa frequência são muito maiores dos que os equipamentos em 2.4 Gbps. O menor alcance dos roteadores de 802.11 AC exigirá um maior número de repetidores, portanto maior investimento observando que nenhuma edificação é projeta para maior propagação de sinais, ocorre-se o contrário, o alcance do sinal é calculados conforme a edificação.

    recentes

    populares

    • Sergio Santos
      2016-07-05T12:08:26  

      Valeu Rafael, mas que os roteadores 5ghz serão caros, serão...errata..onde escrevo 2.4 Gbps e 5Gbps entenda 2.4 Ghz e 5 Ghz .....devia estar drogado..kkkkkkkkkkk..só pode....

    recentes

    populares

    • Sergio Santos
      2016-07-05T12:08:26  

      BOA

  • Evandro Maia
    2016-07-05T13:01:41  

    Tem que ter um roteador específico?

    recentes

    populares

    • Evandro Maia
      2016-07-05T13:01:41  

      kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Evandro Maia
      2016-07-05T13:01:41  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo Bigeli
    2016-07-05T15:49:52  

    A minha da OI, tem 10 megas contratados e só chegam 1.0

    recentes

    populares

    • Eduardo Bigeli
      2016-07-05T15:49:52  

      Mas é essa velocidade contratada

  • Rafael Messias
    2016-07-05T13:41:49  

    Cada gênio opiando aqui kkkk...estudem meninas estudem.

    recentes

    populares

    • Rafael Messias
      2016-07-05T13:41:49  

      E se eu usar uma antena, tipo antena via Satellite?

    recentes

    populares

    • Rafael Messias
      2016-07-05T13:41:49  

      hahaha...pergunte pra NASA Frederico

  • Roberto Filinto
    2016-07-05T15:59:53

    Clarissima a reportagem !!!!! Faltaram alguns detalhes insignificantes: ---Preciso fazer mestrado em eletronica pra entender tudo que foi dito??? ---Vou ter que jogar fora meu atual roteador ??? ---Isso ta valendo na China, nos Estados Unidos ou vale tambem em Quixeramobim ou Crato no Ceará ??? ---Bem se nao conseguir as respostas aqui eu mostro a reportagem pro meu filho de 10 anos e ele me explica ...

  • Eduardo Oliveira
    2016-07-05T14:23:19

    roteador tp link ja vem com o AC ?

  • Marco Veio
    2016-07-05T14:12:08

    chega ser ridiculo a qualidade da internet no brasil, nao consigo entender

  • Michel Piroutek
    2016-07-05T13:40:51

    E os trouxas acreditam!

  • Bruno Santucci
    2016-07-05T11:20:52  

    Com a porcaria da Internet aqui no Brasil não muda nada.

    recentes

    populares

    • Bruno Santucci
      2016-07-05T11:20:52  

      kkkkk, fato

  • Felipe Santos
    2016-07-05T13:20:26

    Que que adianta a Anatel vai limitar o consumo, kkkkkkkkkkkk

  • Ronaldo Duarte
    2016-07-05T13:16:31

    ..oi

  • Tiago Medeiros
    2016-07-05T12:16:33

    Turbinar a velocidade de sua WiFi não significa que vai turbinar a velocidade da internet. As redes WiFi já chegam a 100Mbps, muito acima da velocidade das Bandas Largas comercializadas aqui no Brasil.

  • Wilson Araujo
    2016-07-05T11:41:46

    LET ME THINK ABOUT . . . RS RS