Celular

06/07/2016 06h00 - Atualizado em 06/07/2016 11h42

Tela quebrada é principal queixa de donos de celular na assistência técnica

Thássius Veloso
por
Da redação

A tela é o principal motivo que faz com que os donos de celular recorram à assistência técnica no Brasil. De cada dez smartphones com problema, quase oito apresentam um display quebrado. A informação está em um levantamento da 99Celulares divulgado com exclusividade pelo TechTudo. A startup auxilia consumidores a localizar um técnico perto de casa.

Quebrou a tela do smartphone? Saiba avaliar se vale trocar ou comprar um novo

Os displays, inclusive, respondem por uma classe inteira de problemas. Das 20 mil solicitações de atendimento feitas por meio da plataforma, a maioria estava relacionada com vidro quebrado, manchas e marcas na imagem, ou ainda falhas no sensor de toque (o famoso touch).

Ao deslizar com o dedo da esquerda para a direita, iPhone com iOS traz widgets de aplicativos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 6S Plus com a tela rachada perto do botão Home com Touch ID (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

A idade do usuário é um fator que influencia no tipo de problema que o telefone apresenta. Segundo a 99Celulares, jovens com 18 a 24 anos têm 18% mais chances de quebrar a tela do smartphone do que os demais. Para evitar os problemas do tipo, o CEO Alexandre Oliveira lembra que o display pode rachar sozinho, dentro da bolsa, por causa do atrito. "Se a carcaça do telefone estiver empenada, pode haver uma tensão muito grande na superfície do vidro, o que leva a rachaduras", diz em nota.

O levantamento mostra que a segunda-feira é o dia com maior quantidade de consumidores buscando uma assistência técnica. Entre as queixas dos usuários estão os acidentes envolvendo telefones e piscinas. Mais da metade dos displays de smartphones passam por danos durante fins de semana e feriados prolongados, de acordo com Oliveira.

Assista a seguir ao vídeo do lançamento do Moto G 3, no ano passado. O smartphone da Motorola (marca da Lenovo) é resistente a água. Vale lembrar que em maio de 2016 a Lenovo anunciou os novos modelos da linha G. São eles: Moto G 4 e Moto G 4 Plus e Moto G 4 Play.

Com 75% dos defeitos relacionados a display, quais são as outras reclamações dos consumidores? Segundo o 99Celulares, 6% dos problemas têm relação com botões e conectores, como o Liga/Desliga que deixa de funcionar. As falhas na bateria representam 4% das ocorrências. Dano por umidade acomete 3% dos aparelhos. Por fim, 12% das queixas têm outro tipo de motivação.

Os tablets também são mencionados no estudo, uma vez que famílias com bebês em casa costumam ter problemas com seus gadgets. As crianças pequenas têm o hábito de morder o equipamento, com direito à saliva entrando em contato com o aparelho, o que pode levar à oxidação. Papinhas também têm enorme poder de destruição quando são derrubadas em dispositivos como o iPad e o Galaxy Tab S2.

O levantamento da 99Celulares foi feito com base nas queixas de 20 mil clientes que usaram a plataforma para buscar uma assistência técnica. Os dados foram coletados entre novembro de 2015 e maio de 2016.

O que fazer com tablet com tela quebrada? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Gonçalves
    2016-07-06T23:56:40

    Moleza, compra um Moto X Force e nunca mais quebre sua tela.

  • Fernando Dias
    2016-07-06T14:19:41

    Os smartphones fabricados no Brasil tem qualidade inferior aos fabricados na Europa, de mesmo modelo.

  • Leonardo Busse
    2016-07-06T12:25:01  

    Eu ainda acho que é o preço...

    recentes

    populares

    • Leonardo Busse
      2016-07-06T12:25:01  

      Sabe pq não acho q o problema seja o preço? O povo paga.....