Redes sociais

19/07/2016 16h40 - Atualizado em 20/07/2016 16h32

Telegram no lugar do WhatsApp? Veja por que segurança do app é questionável

Thássius Veloso
por
Da redação

O Telegram se tornou a alternativa preferida dos brasileiros quando há o bloqueio do WhatsApp ou o mensageiro fica fora do ar. Com promessa de privacidade além do normal e recursos mais avançados, ele sempre registra novos cadastrados quando o rival deixa de funcionar. Para além da propaganda, no entanto, existem sérias dúvidas – e críticas – a respeito da privacidade oferecida pelo programa. Seria o Telegram tão seguro como imaginamos?

Como usar o WhatsApp bloqueado com VPN no 4G, 3G e Wi-Fi

Especialistas em segurança digital dizem que não. Eles sustentam que o aplicativo, atualmente disponível para Android, iPhone (iOS), Windows e Mac, deixa a desejar.

Telegram (Foto: Caio Bersot/TechTudo)Telegram permite iniciar chat secreto (Foto: Caio Bersot/TechTudo)



Bloqueio do WhatsApp no Brasil: qual a melhor alternativa ao mensageiro? Descubra no Fórum do TechTudo.

O Telegram é seguro de verdade?

Depende do ponto de vista. Em sua página oficial, o Telegram promete a criptografia de "segredos pessoais e profissionais". Essa funcionalidade existe quando o usuário ativa o chat secreto, uma das ferramentas embutidas no aplicativo para smartphones. Quando a função é iniciada, o Telegram passa a utilizar a criptografia para embaralhar o conteúdo das mensagens e impedir que pessoas de fora interceptem as comunicações.

No entanto, vamos combinar: a maioria das pessoas não faz uso deste recurso, o que faz com que o Telegram seja menos seguro que o WhatsApp, considerando-se a forma como o programa vem configurado de fábrica. É aí que o problema começa.

Chat secreto do Telegram: o que é e como usar mensagens criptografadas

O assunto veio à tona no primeiro semestre deste ano, com especialistas criticando a ausência da criptografia nativa no serviço. O analista sênior de políticas da União Americana de Liberdades Civis, Christopher Soghoian, disse ao site Gizmodo que o Telegram "entrega tudo" que o governo dos Estados Unidos quer. "Eu prefiro que eles usem um método de encriptação que segue as melhores práticas da indústria, como o do WhatsApp e Signal? Certamente. Mas se ele não está ativo por padrão, não importa", completou.

A crítica se intensifica quando levamos em consideração que o Telegram armazena seus dados em servidores fora do país. A chamada "nuvem" é o que permite ao serviço pegar a mensagem enviada para uma mensagem e entregar ao destinatário, ainda que ele esteja num PC ou telefone.

É por este motivo que o histórico de conversa no Telegram não tem fim. Os criadores do app decidiram armazenar tudo o que foi trocado entre as pessoas – textos, fotos, vídeos e até stickers – numa central própria. Até onde se sabe, os servidores de computador usados pela ferramenta não têm níveis elevados de segurança.

Rival do WhatsApp, Telegram permite editar mensagens já enviadas (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull) (Foto: Rival do WhatsApp, Telegram permite editar mensagens já enviadas (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull))Telegram pode não ser tão seguro quanto parece (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull)



Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A organização Electronic Frontier Foundation (EFF), de proteção dos direitos civis no ambiente digital, fez um estudo sobre a segurança oferecida pelos aplicativos de troca de mensagem. O Telegram responde negativamente para as seguintes perguntas: "Criptografa de modo que o provedor não pode ler os conteúdos?", "Você pode verificar a identidade dos seus contatos?" e "As comunicações anteriores ficam seguras se a sua chave [de segurança] é roubada?"

O WhatsApp, por sua vez, responde positivamente às questões. O único problema apontado pela EFF tem a ver com o código usado pela mensageiro para encriptar as mensagens não estar disponível para auditorias independentes.

Placar de mensageiros instantâneos (Foto: Reprodução/EFF)Placar de mensageiros instantâneos (Foto: Reprodução/EFF)

Portanto, é razoável dizer que o WhatsApp é mais seguro que o Telegram. A situação só muda de figura ao considerar o chat secreto do Telegram – este sim garante ao aplicativo pontuação máxima na avaliação do Telegram.

Ainda está pensando em migrar do WhatsApp para o Messenger? Os especialistas recomendam que você comece conversas com a função de chat secreto ativada, caso queira resguardar as suas informações.

O TechTudo não localizou representantes do Telegram para comentar o assunto.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Mattos
    2016-09-28T23:07:12

    Conversa de concorrente o telegram é seguro sim

  • Pedro Nogueira
    2016-09-03T22:57:55

    Com certeza esse TELEGRAM é mais confiável que esse techtudo!

  • Felipe
    2016-08-05T01:42:39

    querem fazer comparações inuteis, sendo que já sabemos que o telegram é melhor que o whatsapp...

  • Tarcila Landin
    2016-07-20T14:30:15  

    Quem dera que, ao invés de só publicar essas matérias denegrindo a imagem do aplicativo, vocês falassem de qualquer função bacana do telegram... tantos projetos agregadores de conteúdo às pessoas! Por que não fazem uma matéria sobre as pessoas que estão aprendendo excel de graça no aplicativo e até conseguindo emprego? Já temos grupos com mais de 500 pessoas trocando conhecimento e canais com mais de 2000 pessoas que acompanham aulas e dicas diariamente.

    recentes

    populares

    • Tarcila Landin
      2016-07-20T14:30:15  

      Tarcilla, qual é o nome do canal no telegram?

  • Alex Santos
    2016-07-19T19:54:00  

    Quem vai querer espionar as minhas conversas? E, além de querer, teria que se dar ao trabalho de hackear meu app... Prefiro o Telegram. Se eu quiser esconder alguma coisa, ligo a conversa secreta.Pena que, no Brasil, relativamente poucos usam.

    recentes

    populares

    • Alex Santos
      2016-07-19T19:54:00  

      Criptografia pra quê? Se a maioria das palavra digitadas são kkk, aff, omg, emojis, e outras besteiras.