Celular

15/07/2016 07h00 - Atualizado em 15/07/2016 07h00

Vale a pena comprar o Moto G 2 usado? Entenda as vantagens e desvantagens

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Moto G 2 foi apresentado ao mundo em 2014, dando continuidade ao legado iniciado pelo Moto G 1, de 2013. Dois anos depois, a dúvida que muita gente se faz é se vale a pena comprar o Moto G de 2ª Geração, como ele também é conhecido. O celular apresenta bom hardware a um preço muito baixo.

Conheça acessórios antigos que funcionam no Moto G 4, G 4 Plus e G 4 Play

Hoje em dia, a linha Moto G já chegou à sua quarta geração: além do Moto G 4, a Motorola lançou também o Moto G 4 Plus e o Moto G 4 Play. Se você está na dúvida sobre pegar o smartphone mais antigo – atualmente encontrado somente de segunda mão –, aqui nós abordamos os principais pontos, com as vantagens e desvantagens do G2.

Moto G 2 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Vale a pena comprar um Moto G 2? (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pontos positivos

1. Android "puro" e atualizado

A Motorola, na época do lançamento do Moto G, impressionou por usar um Android praticamente "puro", com pouquíssimas modificações. Isso ia contra a prática comum da indústria, que costumava personalizar ao máximo o sistema operacional.

Um Android puro traz uma experiência de uso unificada e é menos suscetível a erros, bugs e travamentos. O chamado Android “puro” é desenvolvido diretamente pelo Google. Assim, o usuário usa o sistema operacional da forma que a sua criadora pensou e acha que é mais intuitivo e amigável ao consumidor.

Fora isso, com o Android puro, fica mais fácil de o aparelho receber mais atualizações. Prova disso é o próprio Moto G 2, que já foi atualizado para o Android 6, embora tenha sido lançado com o Android 4.4 (KitKat).

2. Câmera de qualidade suficiente para a maioria dos usuários

No Moto G de primeira geração, a câmera traseira era um grande motivo de reclamação para os usuários. Já na sua segunda geração, a Motorola investiu em um upgrade e a câmera evoluiu em comparação com a sua antecessora.

O sensor pulou de 5 megapixels para 8 MP e a lente do Moto G 2 tem uma abertura bem ampla, de f/2.0. Com isso, as fotos tiradas em ambientes bem iluminados têm um bom nível de detalhes e as cores são bem fieis. Mesmo as fotos tiradas em ambientes de baixa luminosidade possuem pouca granulação.

moto-g-2 (Foto: moto-g-2)Câmera traseira do Moto G 2 tem sensor de 8 megapixels (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)


3. Preço baixo

Por se tratar de um celular lançado em 2014, a Motorola não fabrica novas unidades do Moto G 2. A única maneira de comprá-lo é recorrendo a sites de compra e venda de produtos usados ou sites de leilão.

Em uma rápida pesquisa, vimos que o Moto G 2 está na faixa dos R$ 350. Em alguns casos, até mesmo por menos de R$ 300. Sem dúvida, um preço bem baixo para um celular deste porte, ainda que esteja mais antigo.

Curtiu o lançamento do novo Moto G 4? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Pontos negativos

1. Hardware antigo e defasado

Por outro lado, adquirir um produto lançado em 2014 também significa comprar o hardware da época, com ficha técnica desatualizada e especificações que não são as mais modernas. Há dois anos, o Moto G não era o produto top de linha da Motorola, portanto, seu hardware já não era top de linha. Imagine agora, dois anos depois de lançado.

Até mesmo os smartphones intermediários atuais possuem o dobro de memória RAM e processadores muito mais potentes que os do Moto G 2. Portanto, comprar um Moto G usado é também comprar um conjunto de peças e componentes antigos e defasados.

2. Bateria com defeito

Uma das grandes reclamações dos usuários quanto ao Moto G de segunda geração é a sua bateria. Com o tempo, ela passa a apresentar vários defeitos. Muitas vezes a autonomia cai em mais de 50%, deixando o usuário na mão mais rapidamente.

Moto G2 vem com bateria menor do que o Moto G3 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Moto G2 vem com bateria menor do que o Moto G3 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo))Moto G 2 apresenta defeitos de bateria com o tempo (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Outras vezes ela carrega de maneira muito devagar, chegando a ficar cinco ou seis horas ligado no carregador e ainda assim não atinge os 100%. Por ter a bateria removível, o usuário pode substituir por uma nova e em bom estado. Mas você há de concordar que realmente é muito incômodo passar por esse tipo de problema.

Além disso, há toda a perda de tempo em procurar por uma bateria adequada e que seja compatível com o seu Moto G 2. Todos estes problemas podem ser evitados se você comprar um celular novo e atual.

3. Baixa capacidade de armazenamento

Os Moto G 2 disponíveis para comprar atualmente possuem pouca memória interna, normalmente com 8 GB de armazenamento. Parte deste espaço é ocupado pelo Android, o que faz sobrar bem pouco espaço para os arquivos e aplicativos do consumidor.

É bem verdade que o dispositivo aceita cartão de memória, mas não é todo mundo que tem dinheiro para encomendar um microSD de grande capacidade. Também não é possível instalar certos apps no cartão de memória.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Alonso
    2016-07-17T18:37:45  

    Pelo amor !!!!! Bateria removível aonde ?????????

    recentes

    populares

    • Alex Alonso
      2016-07-17T18:37:45  

      O meu moto g 2 tem tres anos e meio , nunca tive dor de cabeça qdo encheu os 16 mb comprei um chip de 32 , quem fez a materia devia conhecer mais o aparelho, 300 r$. aaaffff

  • André Damasceno
    2016-07-17T17:16:36  

    Bateria removível? Máximo de 8gb de memória interna? Ah, malditos estagiários...

    recentes

    populares

    • André Damasceno
      2016-07-17T17:16:36  

      Rapaz, parei se ler nessa parte

    recentes

    populares

    • André Damasceno
      2016-07-17T17:16:36  

      kkkk tenho 16 gb de memoria, e bateria não removivel. malditos estagiarios, nem conhecem o aparelho...

  • Jhonata Pablo
    2016-07-15T10:46:36  

    Por Incrível que Pareça, A Câmera do Moto G 2 da um Banho no quesito Qualidade, se comparado aos Aparelhos mais Modernos da Motorola "

    recentes

    populares

    • Jhonata Pablo
      2016-07-15T10:46:36  

      você está falando da câmera traseira certo?

    recentes

    populares

    • Jhonata Pablo
      2016-07-15T10:46:36  

      Ele não conhece os aparelhos modernos da motorola pra falar uma asneira dessa!

  • Jean Cunha
    2016-07-20T10:42:24

    Vendi o meu a minha mãe por 300 qual me ajudou a comprar um x play no qual estou satisfeito! Gostava do meu moto g 2 mas a demora pra recarregar me aguniava fora que não podia encher de app devido a memoria ram de 1 gb!

  • Ailton Santos
    2016-07-19T13:33:27

    que 100 desses aí, vou revender

  • David Junior
    2016-07-15T12:48:05  

    Na verdade esse preço de R$ 300,00 a R$ 350,00 é da réplica do Moto G2 fabricada pela Orro. O Moto G2 original usado está sendo vendido em média por R$ 600,00.

    recentes

    populares

    • David Junior
      2016-07-15T12:48:05  

      350?? Vendi o meu por 660,00 no ML semana passada.

    recentes

    populares

    • David Junior
      2016-07-15T12:48:05  

      Nunca $ 300, comprei ha uns 6 meses o meu de segunda por $ 500, e não tenho problemas com a bateria. Tinha um iPhone 4 comprado na loja e nem sinto saudades.

  • Vinícius Ribeiro
    2016-07-15T19:51:49  

    Me parece que vocês não olharam o moto G2 disponível no site oficial da Motorola.

    recentes

    populares

    • Vinícius Ribeiro
      2016-07-15T19:51:49  

      Verdade Vinícius Ribeiro. Eu comprei um no site da Motorola há duas semanas.... E, tinha um com um ano e pouco de uso, mas a bateria ainda estava top. Esse povo quer promover a 4 geração a todo custo..... A verdade é que, a Motorola desvaloriza seus celulares muito rápido com esta loucura de sempre lançar outros.

  • Rodrigo Alves
    2016-07-16T08:45:51  

    O meu carrega em 2 h, com um carregador de 2000 mha

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alves
      2016-07-16T08:45:51  

      2 A, quis dizer

  • Sandro Marques
    2016-07-15T20:14:43

    Eu tenho um moto G 2, e não vendo nem por 500 reais, essa cotação aí tá muito baixa. E tem mais , eu acho que dei sorte então, porque a bateria do meu Cel não é viciada e carrega os 100% em no máximo 4 hrs de prazo. Enfim ,só no quesito da memória que eu concordo, a velocidade depende do espaço de memória, quando ele tá ficando com a memória esgotada ele começa a ficar lento e até mesmo travando, mas aí eu logo dou um jeito de esvaziar a memória e pronto problema resolvido. Então é isso , obrigado pela postagem da pesquisa.

  • Adriano Silva
    2016-07-15T12:21:13  

    Moto G2 por 350 ??? onde isso ?? até parece

    recentes

    populares

    • Adriano Silva
      2016-07-15T12:21:13  

      é usado, leia o titulo da matéria.

    recentes

    populares

    • Adriano Silva
      2016-07-15T12:21:13  

      Msm usado nao e este valor!! pesquisei um para compra e mais barato confiável para compra foi no valor de 400 reais. Menos que 350 reais só se for quebra.

  • Raul Silva
    2016-07-15T12:07:33  

    "Por ter a bateria removível, o usuário pode substituir por uma nova e em bom estado." Me diz onde isso procede com o moto g2? O moto g possui bateria fixa sem a possibilidade de renovação.

    recentes

    populares

    • Raul Silva
      2016-07-15T12:07:33  

      e so levar na assistência técnica e efetua a troca da bateria

  • Josemilson Souza
    2016-07-15T15:15:07  

    Meu amigo, o negócio é o seguinte: essa matéria está relacionada com o Moto G 8gb, ou seja, a versão mais básica do Moto G2. Queria que fosse o Moto G2 XT1069, HDTV, dual chip e 16gb... era assim que a matéria deveria ser.. relacionar com a básica não dá..

    recentes

    populares

    • Josemilson Souza
      2016-07-15T15:15:07  

      Sem falar que o problema da bateria foi "corrigido" na versão 4G, lançada em 2015.

  • Natasha Oliveira
    2016-07-15T13:17:42  

    Gentileza, me digam onde vocês viram esse moto g 2 por R$300, porque eu quero um xD O mais barato que vi até o momento foi R$769.

    recentes

    populares

    • Natasha Oliveira
      2016-07-15T13:17:42  

      Esse pessoal é meio doido ainda, ficam apelando nos títulos para chamar atenção

  • Wagner Santos
    2016-07-15T13:31:36

    Era bom a techtudo começar a fazer uma pesquisa de qualidade dos produtos que serão postados, não esses lixos de postagens sem que condizem com a matéria.

  • Paulinho Gogo
    2016-07-15T12:55:05

    Camera top ta de brinks.

  • John Carlos
    2016-07-15T12:51:58

    Nem usado nem novo, a motorola usa obsolescência programada, com 1 ano muitos para de funcionar e quando vc liga pra empresa ou reclama no reclame aqui, a resposta é "mal uso".

  • John Carlos
    2016-07-15T12:51:45

    Nem uado nem novo, a motorola usa obsolescência programada, com 1 ano muitos para de funcionar e quando vc liga pra empresa ou reclama no reclame aqui, a resposta é "mal uso".