Utilitários

29/08/2016 06h00 - Atualizado em 30/08/2016 17h33

Android TV ou Tizen? Saiba qual é o melhor sistema para Smart TVs

Rebeca Guio
por
Para o TechTudo

Android TV e Tizen são sistemas operacionais de Smart TVs. Os softwares deixam os televisores mais inteligentes, permitindo a navegação na Internet e o uso de diversos aplicativos conhecidos em computadores, tablets e smartphones. A principal diferença nos sistemas é a fabricante com que cada um trabalha, mas também há outros pontos importantes que devem ser observados antes de escolher uma nova TV. 

Android TV, webOS ou Tizen: veja diferenças entre sistemas das Smart TVs

A seguir, confira um comparativo dos sistemas operacionais que funcionam nas TVs Sony, Philips e Samsung e veja qual atende melhor suas necessidades: o Android TV ou o Tizen

Samsung TV com sistema Tizen (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Android TV ou Tizen? Descubra qual sistema procurar em Smart TVs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

TVs compatíveis

Começando pelo Android TV, sistema operacional do Google, há duas fabricantes trabalhando com o software: a Sony e a Philips. Já no caso do Tizen, o modelo foi criado pela Samsung, ficando restrito apenas aos modelos da fabricante. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Facilidade de uso

O Android TV é baseado na mesma plataforma do smartphone, o que é um facilitador para o usuário desse sistema operacional. A interface é similar e traz um grande campo de pesquisa, que pode ser usado por meio do teclado ou voz, esse último através do Google Now, além de ícones dos aplicativos instalados e uma região central que traz uma inteligente mistura de conteúdos baseado no uso da Smart TV.

No Tizen, a interface criada pela Samsung é bastante intuitiva para o usuário, o que facilita o uso do televisor. Na parte inferior da tela, você encontra uma série de ícones, que são referentes a uma função específica ou a um aplicativo, como por exemplo, o Netflix ou YouTube.

Nexus Player é um dispositivo do Google com Android TV (Foto: Reprodução/Google) (Foto: Nexus Player é um dispositivo do Google com Android TV (Foto: Reprodução/Google))Android TV permite navegar com ajuda do Google Now (Foto: Divulgação/Google)

Funcionalidades

Um dos principais recursos do Android TV é a pesquisa de voz e o Google Now. Por meio das funções é possível pesquisar seriados, filmes e jogos, além de novos aplicativos ou até mesmo respostas para dúvidas sobre a programação em sua TV a cabo. 

Além disso, o software desenvolvido pelo Google traz as mesmas condições dos sistemas operacionais homônimos, o que permite a melhor interação entre gadgets Android, como smartphones e tablets.

Com conectividade parecida com a do Google, o Tizen permite compartilhar dados da Smart TV via Bluetooth e Wi-Fi com diversos dispositivos. O software também aceita a interação por gestos, o que facilita na hora de encontrar algum aplicativo ou fazer alguma configuração.

No caso do sistema embutido nas TVs Samsung, o software é baseado no Linux e possui código aberto para incentivar desenvolvedores a adaptarem seus programas e apps. 

Gamefly é o serviço de jogos por streaming disponível em TVs Samsung com Tizen (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Gamefly é o serviço de jogos por streaming disponível em TVs Samsung com Tizen (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Aplicativos

O uso de aplicativos em Smart TVs que possuam o sistema operacional do Google funciona com ajuda da loja virtual da própria empresa, a Google Play Store. Por meio do software, os usuários têm acesso aos programas, músicas, jogos, filmes e seriados. Além disso, o Android TV também permite que o usuário instale outros serviços adicionais, inclusive os de streaming de música e vídeo, como Spotify e o Netflix.

Como o Tizen não possui uma plataforma de loja virtual como o Google Play, o sistema operacional da Samsung peca na parte de aplicativos. Apesar disso, o software possui um destaque na parte de jogos, a Samsung Smart TV Games, plataforma exclusiva da empresa. Com o serviço os usuários têm acesso a games como PES, Grid 2, Lego e Batman, sem precisar de um console.

Android TV está disponível em aparelhos da Sony e da Philips (Foto: Divulgação/Google)Android TV está disponível em aparelhos da Sony e da Philips (Foto: Divulgação/Google)

Conclusão

Levando em consideração todos os quesitos acima, muitos usuários podem preferir Smart TVs que possuam o sistema operacional Android TV por já estarem acostumados com a interface e as funcionalidades do software do Google. Além disso, escolher um televisor com Android significa ter duas opções de aparelhos: Sony e Philips.

Enquanto isso, aqueles que escolherem o sistema operacional Tizen, ficam preso somente aos modelos da Samsung. Para muitos usuários isso não deve ser um problema, principalmente se o seu foco é uma Smart TV que possua uma grande interatividade com jogos.

Qual Smart TV comprar? Consumidores dão dicas de modelos no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Valentini
    2016-08-30T10:20:46  

    Mimimimi, a marca A é melhor, não mimimimi a marca B é melhor!!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Valentini
      2016-08-30T10:20:46  

      bobobobob mimimi ninini cucucucuc

  • Fabiana Silva
    2016-08-30T10:36:59  

    Não comprem Samsung a minha deu defeito depois de 1 ano e meio. No reclame aqui e no Youtube existem milhares de videos de usuarios falando dos defeitos. E detalhe o erro ja vem de fabrica... e a Samsung nao quer arcar c o defeito. NAO COMPREM SAMSUNG!!!!

    recentes

    populares

    • Fabiana Silva
      2016-08-30T10:36:59  

      Bom as minhas 3 Samsung tem mais de 5 anos (acho que esqueceram de programar as minhas)

    recentes

    populares

    • Fabiana Silva
      2016-08-30T10:36:59  

      as antigas eram assim ou você deu sorte André, mas se procurar por exemplo a ES7000 vai encontrar as mesas reclamações,

  • Marcel Maldonado
    2016-08-29T22:52:10  

    Sony e top.. Só pra quem pode...

    recentes

    populares

    • Marcel Maldonado
      2016-08-29T22:52:10  

      Já começa por aí, quem compra pensando em.quebrar.... Hahahhhhahahaha...Mal compra e já está pensando na assistência.... Ja a SONY... Sinto muito, mais não quebra.... E quem fala Sony já foi, E pq não tem condições de ter Sony ou pq vai pelas modinhas....Sony nunca deixa de ser Sony....ABRAÇOS...

    recentes

    populares

    • Marcel Maldonado
      2016-08-29T22:52:10  

      Até ai CCE nunca deixou de ser CCE

  • José Spurio
    2016-08-29T11:40:54  

    apple tv - o resto não se compara...

    recentes

    populares

    • José Spurio
      2016-08-29T11:40:54  

      CCE é a melhor kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • José Spurio
      2016-08-29T11:40:54  

      cce continua comprando errado

  • Guilherme Machado
    2016-08-29T11:33:33  

    qualquer marca tirando a Samy só dor de cabeça aqui em casa, todo dia da bug é um inferno... Tvs são descartáveis já que para qualquer conserto fica mais caro que uma nova

    recentes

    populares

    • Guilherme Machado
      2016-08-29T11:33:33  

      A samsung é bem melhor, tenho uma a 4 anos e nunca tive problemas.

    recentes

    populares

    • Guilherme Machado
      2016-08-29T11:33:33  

      mta sorte, eu tive uma de tubo durou 10 anos sem problema agora quanto mais novo o modelo, eles fazem alguma coisa para não duram nem 1 ano, pois exatamente 1 ano depois deu bugs, é a tal da Obsolescência Programada Trata-se de uma estratégia de empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite, para você trocar logo!

  • Filipe Prohaska
    2016-08-29T16:24:18  

    É impressão só minha ou a Tech Tudo não respondeu a própria pergunta que ele fez no titulo? E ainda por cima não fez as comparações de cada sistema operacional. E o pior - não comentou sobre a WebOS da LG, uma das smarts se não a mais vendida. Se for para fazer um artigo tão pobre de informações é melhor nem fazer

    recentes

    populares

    • Filipe Prohaska
      2016-08-29T16:24:18  

      O título só para as pessoas terem interesse em ler uma matéria totalmente diferente do título. Li até o final para saber qual SmartTV, e no final não vi nenhuma.

    recentes

    populares

    • Filipe Prohaska
      2016-08-29T16:24:18  

      Concordo. Minhas TVs Smart são LG e não troco por nenhumas das comentadas. Isso cheira a propaganda embutida.

  • Alexsandro Moscon
    2016-08-30T10:42:10  

    Cade a resposta? Tsc tsc tsc lamentável matéria besta...

    recentes

    populares

    • Alexsandro Moscon
      2016-08-30T10:42:10  

      Boa pergunta, onde está a resposta.

  • Samy Dias
    2016-08-30T11:27:13

    melhor smart tv é da LG

  • Fabiana Silva
    2016-08-30T10:46:45  

    Nao comprem Samsung, depois de 2 anos da defeito. No youtube e no site reclame aqui tem milhares de reclamação da marca. Qdo a minha deu defeito ( q ja veio de fabrica) a Samsung quis q eu pagasse. Nao comprem SAMSUNG!!!!!

    recentes

    populares

    • Fabiana Silva
      2016-08-30T10:46:45  

      Ah sim... a Samsung está no mercado de TVs por um milagre, já que todas dão problemas desse jeito...

  • Bernardo Amaral
    2016-08-30T09:51:41

    AS 3 MELHORES SÃO CCE, AOC E SHARP

  • Abdominézio Francisbacon
    2016-08-29T12:35:37  

    Comprei uma sony xbr65 905c 4k, paguei R$ 13 mil. É Android TV. O sistema é lento, da muito lag, do nada a TV desliga e demora pra reconhecer o HD externo. O melhor sistema é o da LG WebOs

    recentes

    populares

    • Abdominézio Francisbacon
      2016-08-29T12:35:37  

      Uso o Web OS em uma TV 4K. Até agora não tive problema. Engasgo nenhum. Entrada para até 3 HDD's, sendo um 3.0. Assisto meus filmes sem maiores problemas.

    recentes

    populares

    • Abdominézio Francisbacon
      2016-08-29T12:35:37  

      Tenho uma android TV da Sony e esse seu comentário não procede, ao menos comigo.

  • Jorge Filho
    2016-08-29T20:03:04  

    A melhor é a LG

    recentes

    populares

    • Jorge Filho
      2016-08-29T20:03:04  

      Amigo tenho a lg de 47lb6500 e comprei pensando no sistema operacional e acho que não fiz um bom negócio é lerdo se quiser alterar entre o som do fone de ouvido e o som da TV tem uma verdadeira demora e não é prático devia ter comprado uma TV normal da LG mesmo pois a tela é muito boa e devia ter comprado um box android no mercado livre um Box Android por exemplo. MC 3, 4,OU 8 EU vi funcionando da uma surra em qualquer smart

    recentes

    populares

    • Jorge Filho
      2016-08-29T20:03:04  

      Tenho dúvidas em relação da qualidade da LG. Tive experiências ruins.

  • Jerrison Lima
    2016-08-29T19:36:19  

    Lg webOS na minha opnião é o melhor sistema para SmartTV

    recentes

    populares

    • Jerrison Lima
      2016-08-29T19:36:19  

      em casa WEB OS é show de bola! Parabéns LG!

    recentes

    populares

    • Jerrison Lima
      2016-08-29T19:36:19  

      Verdade! E a dica é a LG 49UH7700 com HDR E WebOS 3.0...

  • Victor Cruz
    2016-08-29T09:39:24  

    Web Os por enquanto tem sido o melhor sistema aqui em casa

    recentes

    populares

    • Victor Cruz
      2016-08-29T09:39:24  

      Esqueceram as duas melhores: Sharp e Panasonic

    recentes

    populares

    • Victor Cruz
      2016-08-29T09:39:24  

      Vdd ! Panasonic e sharp são as melhores !!

  • Cícero Júnior
    2016-08-29T20:35:45  

    A LG é a melhor, e não estar nem na reportagem processador muito rápido tenho uma e comprovo o que estou falando.

    recentes

    populares

    • Cícero Júnior
      2016-08-29T20:35:45  

      Fato

  • Kakaroto
    2016-08-29T21:14:08

    Alguém conhece o HTV ou TOCOMLINK dos aparelhos para assistir tv por assinatura só pela internet?

  • Pedro Silva
    2016-08-29T18:59:42  

    LG, sem dúvida a melhor, e nem fez parte da reportagem. Processador e wifi ultra rápidos. Nota 10.

    recentes

    populares

    • Pedro Silva
      2016-08-29T18:59:42  

      com certeza a melhor, tenho uma de 42" um show de tecnologia.

  • Andre Moraes
    2016-08-29T18:00:05

    sony 65 android cheia de pixels queimados

  • Rodrigo Fioravante
    2016-08-29T11:40:04  

    LG é a melhor na minha opinião.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Fioravante
      2016-08-29T11:40:04  

      Vou de samsung!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Fioravante
      2016-08-29T11:40:04  

      Da Philips desliga sozinha uó

  • Alex Sales
    2016-08-29T12:49:58  

    Web os funciona perfeito em casa, TV LG 4K 55" . Indico!!! Roda sem engasgos!

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-08-29T12:49:58  

      Eu também tenho uma LG 4K 55" e não tenho do que reclamar, WebOS é show!

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-08-29T12:49:58  

      prefiro LG comprei uma sony se arrependimento mata-se eu estaria morto...

  • News Week
    2016-08-29T16:08:30

    Resposta: a que cabe no seu bolso!

  • Rafael Silva
    2016-08-29T14:38:14

    Tv descartável. To fora.

  • Todo Timao
    2016-08-29T12:24:04

    A melhor é a mais cara