Jogos de aventura

23/08/2016 12h18 - Atualizado em 24/08/2016 14h36

Pokémon GO atualiza e ganha função para avaliar potencial dos monstros

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Pokémon Go recebeu uma nova atualização no iPhone (iOS) e Android que introduz a mecânica de “Pokémon Appraisal”. A medida avalia quão poderosos eles são, baseada no sistema de IV, ou Individual Value. Confira detalhes e entenda como as mudanças funcionam:

Leia o review completo de Pokémon Go

O que é o IV

O IV é o Individual Value do Pokémon, ou melhor, são status que ficam escondidos e definem se a criatura é forte para o combate ou não – geralmente um valor em porcentagem, que varia de zero a 100. Por mais importante que sejam os pontos de vida ou os ataques presentes, o IV tem grande influência na performance em batalha. Por exemplo, um Pokémon com IV de 97% é “quase perfeito” e será um exímio combatente.

Novo sistema Pokémon Appraisal permite calcular IV no jogo (Foto: Reprodução/Reddit)Novo sistema Pokémon Appraisal permite calcular IV no jogo (Foto: Reprodução/Reddit)

Herança das versões dos jogos para DS e 3DS, o IV não pode ser calculado livremente no Pokémon Go sem o auxílio de ferramentas externas. Possivelmente pensando em “driblar” isso, a produtora Niantic resolveu introduzir ao game o sistema de Pokémon Appraisal, que dá uma ideia do IV de cada criatura antes dos combates.

Como funciona

No menu dos seus Pokémon capturados, o treinador poderá consultar o Appraisal do líder do seu time de escolha – obviamente, apenas após chegar ao nível cinco de treinador, quando eles ficam disponíveis. Assim, Candela, Blanche ou Spark darão suas opiniões sobre o poder escondido do seu Pokémon.

Pokémon Go terá atualização com dados de análise, confira (Foto: Reprodução/Reddit)Pokémon Go terá atualização com dados de análise, confira (Foto: Reprodução/Reddit)

De  acordo com cada análise, é possível ter uma ideia aproximada, mas ainda não exata, de quanto é o IV de cada monstrinho. Além disso, cada líder de time terá uma frase única para definir esse nível escondido. De acordo com a frase dita durante a análise, o jogador terá uma ideia se, mesmo com o CP alto, aquele Pokémon pode ou não ser uma boa opção para batalha nos Ginásios (Gym).

Análise de ataque, defesa e peso

Além do poder de combate baseado no IV, os líderes de time também farão uma rápida análise de outros status mais públicos de seu Pokémon, como ataque, defesa e peso. A análise de peso é a mais básica e não influencia tanto. Ela vale mais como curiosidade.

Já a análise de HP (Pontos de Vida) e defesa será mais atrelada ao IV, que é o primeiro dado do Pokémon Appraisal. Esta segunda análise indicará apenas um possível bônus que seu Pokémon receberá durante os combates. Se ele for forte, o líder dirá com destaque. Qualquer coisa diferente disso indica um Pokémon apenas mediano ou fraco.

Pokémon Go recebeu os visuais dos líderes das equipes (Foto: Reprodução/Kotaku)  (Foto: Pokémon Go recebeu os visuais dos líderes das equipes (Foto: Reprodução/Kotaku) )Cada líder de equipe em Pokémon Go conta com frases diferentes na nova função (Foto: Reprodução/Kotaku)

Confira o que cada líder de equipe vai dizer sobre o IV de seus Pokémon e o resultado das análises:

Líder Blanche – Team Mystic

Frase usada por BlancheIV correspondente
Overall, your (nome do Pokémon) is a wonder! What a breathtaking Pokemon!Entre 80% e 100%
Overall, your (nome do Pokémon) has certainly caught my attention.Entre 67% e 79%
Overall, your (nome do Pokémon) is above average.Entre 51% e 66%
Overall, your (nome do Pokémon) is not likely to make much headway in battle.Entre 0% e 50%

Líder Candela – Team Valor

 Frase usada por CandelaIV correspondente 
Overall, your (nome do Pokémon) simply amazes me. It can accomplish anything!Entre 80% e 100%
Overall, your (nome do Pokémon) is a strong Pokemon. You should be proud!Entre 67% e 79%
Overall, your (nome do Pokémon) is a decent PokemonEntre 51% e 66%
Overall, your (nome do Pokémon) may not be great in battle, but I still like it!Entre 0% e 50%

Líder Spark – Team Instinct

Frase usada por SparkIV correspondente 
Overall, your (nome do Pokémon) looks like it can really battle with the best of them!Entre 80% e 100%
Overall, your (nome do Pokémon) is really strong!Entre 67% e 79%
Overall, your (nome do Pokémon) is pretty decent!Entre 51% e 66%
Overall, your (nome do Pokémon) has room for improvement as far as battling goes.Entre 0% e 50%

Como ativar a realidade aumentada no Pokémon Go? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Lima
    2016-08-24T09:43:32  

    TODO JOGAR DE POKEMON TRANSA DE COSTAS

    recentes

    populares

    • Bruno Lima
      2016-08-24T09:43:32  

      quantas costas ele tem ?

    recentes

    populares

    • Bruno Lima
      2016-08-24T09:43:32  

      falou besteira. Vc por acaso tem uma costa?

  • Rafael Bulcão
    2016-08-24T10:01:51  

    Entendi nada...onde fica esse IV?

    recentes

    populares

    • Rafael Bulcão
      2016-08-24T10:01:51  

      É no mesmo lugar onde transfere o pokemon na opção appraisel

    recentes

    populares

    • Rafael Bulcão
      2016-08-24T10:01:51  

      é um q o carinha aparece pra dzr qual é a característica mais forte do pkm (atk, def, speed)?

  • Diogo Venancio
    2016-08-24T09:09:14  

    Vai caçar mulher seus virjão!!

    recentes

    populares

    • Diogo Venancio
      2016-08-24T09:09:14  

      Vá vc tbm, virjão desocupado incomodado com a vida alheia!

    recentes

    populares

    • Diogo Venancio
      2016-08-24T09:09:14  

      Vá cuidar da sua vida, estupido fica indo atrás de treta deve ser criança.

  • Diogo Venancio
    2016-08-24T09:05:01  

    Esse negocio de pokemon é pra quem tem retardo mental e nada pra fazer, vai trabalhar bando de desocupado!!!

    recentes

    populares

    • Diogo Venancio
      2016-08-24T09:05:01  

      Olha o nivel "Vai virjão.." Toma aqui sua atenção, mendigo!

    recentes

    populares

    • Diogo Venancio
      2016-08-24T09:05:01  

      Diogo, vc trabalha comentando no site da globo?

  • Cesar Vieira
    2016-08-23T13:33:43  

    JÁ DA PRA BAIXAR A ATUALIZAÇÃO?

    recentes

    populares

    • Cesar Vieira
      2016-08-23T13:33:43  

      meu ovo

    recentes

    populares

    • Cesar Vieira
      2016-08-23T13:33:43  

      quantos km pra chocar, Caio?

  • Gabe
    2016-08-23T17:31:22  

    Me pergunto o que leva as pessoas a perderem o próprio tempo vindo aqui postar comentários de hater e chamar os jogadores de virjões. Cuidar da própria vida é tão difícil assim? Pessoal é tão "transão" que ao invés de estarem realmente dando no couro, estão numa página sobre um jogo virtual ofendendo quem não tem nada a ver com o ódio sem motivo deles. Parabéns mesmo, mestres da falta do que fazer. Pelo menos quem joga, sai por aí cuidando da própria vida e não enche o saco de ninguém.

    recentes

    populares

    • Gabe
      2016-08-23T17:31:22  

      Julio na verdade são pessoas quem tem medo de fazerem as coisas por receio de virarem chacota. Então elas acabam se tornando pessoas comuns e vazias.

    recentes

    populares

    • Gabe
      2016-08-23T17:31:22  

      Obg por me representar, Gabe, pois já fiz esse tipo de comentário aqui 3x e a globo insiste em apagá-lo

  • Kandanguin
    2016-08-23T16:58:46  

    Boa tarde, virjões!!! Perereca nada, né??!!

    recentes

    populares

    • Kandanguin
      2016-08-23T16:58:46  

      O Kandanguin, Thiago, Sincero e o Vascão sempre estão aqui reclamando kkkk Se duvidar esses abestados já são até lider de ginásio mas ficam aí com vergonha. Tudo frouxos kkkk

    recentes

    populares

    • Kandanguin
      2016-08-23T16:58:46  

      sim a tua mãe

  • Luiz Vieira
    2016-08-23T14:41:13  

    Se eles não mudarem o formato desse jogo terá um fim melanogálico. Você fica muito limitado, tinham que liberar a função para duelar com pessoas na redondeza, sem necessariamente precisar ser em uma arena.

    recentes

    populares

    • Luiz Vieira
      2016-08-23T14:41:13  

      tenho conta level 20 quem quiser, avisa!

    recentes

    populares

    • Luiz Vieira
      2016-08-23T14:41:13  

      Na verdade Luiz, acho que deveria ser igual o de GameBoy... Pois se vc perceber vc treina o treinador e não os Pokemons... o correto seria o LV do pokemon subiur e não o do treinador.

  • Tiago Padilha
    2016-08-29T06:55:59  

    Monstro é quem escreveu o título da matéria

    recentes

    populares

    • Tiago Padilha
      2016-08-29T06:55:59  

      heuehuehuehueheuheuheuhe

    recentes

    populares

    • Tiago Padilha
      2016-08-29T06:55:59  

      KKKKKKKK "montros" nem para ser montrinho slá..

  • Tiago Padilha
    2016-08-29T06:54:53

    Monstro é quem escreve a matéria.

  • Mariana Chaves
    2016-08-28T20:15:17

    não entendi nada

  • Thiago Silva
    2016-08-23T15:42:54  

    Boa Tarde Virjoes, Não exite Mulher e futebol e cerveja gelada na cidade de voces?

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2016-08-23T15:42:54  

      tem ,mas falta pokestop :v

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2016-08-23T15:42:54  

      Existe sim, inclusive ontem eu tava no barzinho tomando uma pegando pokemon com minha namorada, mas futebol eu deixo pra quem gosta de ver macho suado se esfregando uns nos outros. ;)

  • Renato Vascão
    2016-08-23T20:28:22  

    Thiago Silva, kkkkkkk Eu tenho a impressão que esse jogadores de pokealienação go, nunca deram um gole numa cerveja gelada e nunca pegaram ninguém, não entende de futebol, e não saem de casa.

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-08-23T20:28:22  

      Esse Vascão é masoquista só pode ... O cara aparece só pra tomar sapatada na cara, apanha mais que joão bobo kkkkk

    recentes

    populares

    • Renato Vascão
      2016-08-23T20:28:22  

      E sem contar que o Vascão dele tomou de 3 do Santos kkkk

  • Adriely Calixto
    2016-08-24T12:30:22  

    Eu queria saber em que parte está escrito que por jogar pokemon eu sou virjona, não tenho emprego, não estudo e só fico em casa. Alguém pode me mostrar em que lei diz que se eu jogar não posso ter uma vida sexual?

    recentes

    populares

    • Adriely Calixto
      2016-08-24T12:30:22  

      é isso ai Adriely Calixto , inclusive se quiser sair pra caçar pokemon comigo, bora!!! Depois .... ;)

    recentes

    populares

    • Adriely Calixto
      2016-08-24T12:30:22  

      Augusto, somos dois kkkkk

  • Kamylo
    2016-08-23T17:39:18  

    Conselho de amigo: -Procurem algo melhor para fazer. Isso é de uma inutilidade impar ! !

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-08-23T17:39:18  

      Amigos, comentários de pessoas irrelevantes devem ser ignoradas... Apenas ignorem

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-08-23T17:39:18  

      Lucas, também acho. FUI ! ! !

  • Gregorio Condor
    2016-08-23T16:28:48  

    Olá Kabaços. É verdade que vocês nunca venceram uma batalha contra as pererecasGO?

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-08-23T16:28:48  

      Acho que o negão da anaconda largou ele pra caçar pokemons e ele ficou sem pegar nas pokebolas pretas do dito cujo!

    recentes

    populares

    • Gregorio Condor
      2016-08-23T16:28:48  

      É verdade que vocês não pegam mulher nem no GTA? kkkkkk Lá vem mais mimimi dos caçadores de Pokebolas.

  • Wendel Silva
    2016-08-23T17:14:02  

    O POKEMON ATUALIZOU E GANHOU NOVAS FUNÇÕES?NÃO OBRIGADO!CONTINUO PREFERINDO B*UCETAS.

    recentes

    populares

    • Wendel Silva
      2016-08-23T17:14:02  

      Brusco mitu kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Wendel Silva
      2016-08-23T17:14:02  

      Brusco mito (2)

  • Marcos Cruz
    2016-08-24T08:31:43  

    Não condeno quem joga não, já peguei monstro pior, beijei e ainda senti saudade.. .deixa a galera em paz seus tr0x4

    recentes

    populares

    • Marcos Cruz
      2016-08-24T08:31:43  

      Belo comentário Marcos!

  • Caio Alex
    2016-08-24T09:22:54  

    está ai a profecia no futuro que no caso de voces e o presente a tecnologia vai ficar tão avançada que as pessoas ficaram idiotas?

    recentes

    populares

    • Caio Alex
      2016-08-24T09:22:54  

      Sim, você é a prova viva disso!...

    recentes

    populares

    • Caio Alex
      2016-08-24T09:22:54  

      Caio só porque a pessoa gosta de jogos que ele deve ser idiota? Acho que seu pensamento é idiota isso sim(Com todo o respeito). Se as pessoas querem gastas seu tempo qual o mal nisso? Acho que seria pior se estivessem matando não concorda?

  • Rémi Vill
    2016-08-24T15:05:54

    É inútil se não mostra o verdadeiro IV. A pior coisa é ter que deduzir números, olha no caso de 80-100% são 20% de diferença, e eles ainda ousaram tirar o site que calculava o IV de todos os pokémons do seu time ao mesmo tempo. Meu Deus!

  • Cesar Vieira
    2016-08-24T10:53:39

    a maioria dos meus pokemons são "above average" :(

  • Bruno Lima
    2016-08-24T09:45:20

    COISA DE RETARDADO

  • Thiago Rodrigues
    2016-08-23T13:24:25  

    Aonde ta está atualização?

    recentes

    populares

    • Thiago Rodrigues
      2016-08-23T13:24:25  

      na nuvem...

  • Lucas Souza
    2016-08-24T09:42:46

    tenho conta level 20, quem quiser me avisa!

  • Caio Alex
    2016-08-24T09:23:42

    *! ! !