Mapas e Localização

09/08/2016 10h00 - Atualizado em 09/08/2016 10h00

Google Maps inclui favelas do Rio de Janeiro e Street View com Moto Táxi

Melissa Cruz Cossetti
por
da Redação

Em meio aos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Google lançou o Além do Mapa — segundo momento do projeto Tá no Mapa, em parceria com o AfroReggae, que incluiu ruas e comércios locais de 26 comunidades cariocas no Google Maps. Parte da coleção sobre o Rio de Janeiro no museu virtual do Google, a seção mostra a vida dos moradores nas favelas na cidade e é acessível pelo aplicativo Google Arts & Culture (acesse o menu e clique em Projetos) e no site g.co/alemdomapa.

Como apagar seu rosto, casa ou carro do Google Maps

Google lança o primeiro Street View em favelas do Rio de Janeiro no São Carlos (Foto: Divulgação/Google)Google lança o primeiro Street View em favelas do Rio de Janeiro no São Carlos (Foto: Divulgação/Google)

Com uma narrativa interativa e imersiva, o site combina Google Maps e o primeiro Street View feito em uma favela. Além disso, vídeos contam a história de moradores e sua conexão com o lugar. Tudo acontece durante um passeio de moto táxi pelas do Morro São Carlos, no Centro do Rio, em um vídeo 360º. Depois, o usuário pode fazer seu próprio caminho e navegar pelas ruas da comunidade.

Susana Ayarza, diretora de marketing do Google Brasil, lembra que a ausência das favelas nos mapas já era uma crítica antiga. Para os moradores, a falta de referências aos locais onde vivem era o mesmo que ignorar a existência de centenas de milhares de pessoas. Segundo dados do IBGE, 1,4 milhão de pessoas moram em comunidades no Rio — que tem mais de mil favelas.

"A falta de um endereço dificulta receber uma encomenda, ter uma conta de telefonia ou até mesmo um emprego formal", explica Susana. "Colocamos as favelas no mapa através do Tá no Mapa. Treinamos mais de 150 jovens em comunidades com ferramentas de marketing digital e mapeamento", disse. 

Como usar Google Maps em 3D? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

As 26 comunidades mapeada são: Parada de Lucas, Caju, Vidigal, Rocinha, Vigário Geral, Chapéu-Mangueira, Babilônia, Cantagalo, Pavão, Pavãozinho, Tabajaras, Cabritos, Santa Marta, Morro da Coroa, Mineira, São Carlos, Zinco, Batan, Conjunto ProMorar I, Conjunto ProMorar II, Fumacê, Muquiço, Conjunto Cesar Maia, Gardênia, Rio das Pedras e Terreirão. O projeto promete crescer para outras comunidades e cidades do país, mediante parcerias com ONGs e também com moradores.

Via Beyond the Map

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Cardoso
    2017-02-28T10:26:21

    Aí a pessoa entra por engano na favela e toma tiro, igual tem acontecido. Mapear as favelas não é o problema, mas deveriam programar o Maps para não cruzar as favelas quando o motorista traçar uma rota!

  • Ted
    2016-08-09T18:01:44

    é pra ter orgulho ou morrer de desgosto??

  • Leandro Moreira
    2016-08-09T17:53:36

    Kkkkkkkkkk

  • Daniel Silva
    2016-08-09T17:22:15

    Ta bem real mesmo, abri o google maps e até tomei um tiro.