Câmera

14/08/2016 06h00 - Atualizado em 14/08/2016 06h00

Nova câmera da Nikon pode ter quatro lentes embutidas; diz patente

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

A Nikon obteve uma patente referente a ideia de uma câmera fotográfica com quatro lentes em um único aparelho. O conceito é: permitir maior qualidade e resolução fotográfica mesmo em câmeras compactas, lembrando a Light L16. O projeto determina que um aparelho não apenas teria quatro lentes, mas também quatro sensores de imagens posicionados nas laterais do dispositivo.

Nikon lançará sua primeira câmera DSLR com Wi-Fi e NFC, diz site

Como é apenas uma patente, não há promessa de que a câmera siga em desenvolvimento e nem que seja lançada em breve. 

Projeto da Nikon lembra a Light L16, câmera de 16 lentes apresentada no ano passado (Foto: Divulgação/Light)Projeto da Nikon lembra a Light L16, câmera de 16 lentes apresentada no ano passado (Foto: Divulgação/Light)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A documentação do conceito explica que as quatro lentes iriam capturar imagens independentes, sendo encaminhadas para os respectivos sensores. Depois, um sistema de processamento entraria em ação, agindo para combinar os resultados das quatro lentes.

Qual a melhor câmera digital semi-profissional/superzoom/compacta? Comente no Fórum do TechTudo.

Esse resultado seria uma imagem maior e com resolução mais alta do que a de uma câmera compacta com apenas uma lente. Ou seja, muito similar ao que a Light L16 promete – ainda que, nesse caso, a câmera tenha quatro vezes mais lentes do que o projeto da Nikon.

Ideia da Nikon é usar quatro lentes e quatro sensores para aumentar a qualidade e reduzir o tamanho de câmeras compactas (Foto: Divulgação/Nikon)Ideia da Nikon é usar quatro lentes e quatro sensores para aumentar a qualidade e reduzir o tamanho de câmeras compactas (Foto: Divulgação/Nikon)

Outro detalhe interessante é o processamento de imagem totalmente computacional. E, com isso, o usuário ganha vantagens, como o bom desempenho em baixa luminosidade e a possibilidade de ajustes, como foco depois de bater a foto.

Via Nikon Rumors, Peta Pixel 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares