Jogos de esporte

27/08/2016 06h00 - Atualizado em 27/08/2016 06h00

PES 2017 x PES 2016: confira o comparativo gráfico dos games

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

PES 2017 chega no próximo dia 13 de setembro para Xbox One, PS4, PC, Xbox 360 e PS3, e os fãs da série de futebol da Konami já podem conferir as novidades do game em versões demo lançadas para todos os consoles.

Flamengo fecha exclusividade com PES e está fora de Fifa 17

Além das mudanças na jogabilidade, novos estádios e elencos atualizados, a demo também destaca os gráficos do jogo, que estão ainda mais detalhados do que o visto no antecessor. Rostos, câmeras, gramado e uniformes são alguns dos itens que receberam as mudanças, agora mais realistas e caprichados. Confira a comparação visual entre o novo PES 2017 e PES 2016. 

PES 2017 x PES 2016: confira o comparativo gráfico dos games (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2017 x PES 2016: confira o comparativo gráfico dos games (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

A começar pelo menu de jogo, PES 2017 dá um passo a frente de seu antecessor e troca algumas informações por uma útil lista de escalação, que permite que os jogadores confiram o seu time inicial sem a necessidade de acessar o plano de jogo. O visual também está mais limpo, além dos modelos de uniformes, mais detalhados.

Menu de PES 2017 ganhou escalação das equipes (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Menu de PES 2017 ganhou escalação das equipes (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: velhos menus foram substituídos (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2016: velhos menus foram substituídos (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Ao iniciar a partida, as antigas introduções que mostram o interior dos estádios foram substituídas por belas imagens externas. O destaque fica para o Camp Nou, lendário estádio do Barcelona, que é o novo parceiro da Konami. Agora é possível conferir a arena por completo, inclusive ruas e prédios próximos, que foram criados imitando locais reais.

PES 2017: câmeras externas tornam aberturas mais reais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2017: câmeras externas tornam aberturas mais reais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: aberturas das últimas versões foram trocadas por câmeras externas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2016: aberturas das últimas versões foram trocadas por câmeras externas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

As cenas de entrada das equipes também foram melhoradas, com câmeras mais “dramáticas”. Os ângulos são mais variados, e mostram mais movimentação e tensão nos atletas antes de entrar em campo, com direito a túneis de estádios famosos fielmente retratados.

PES 2017: entrada dos atletas também foi alvo de melhorias (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2017: entrada dos atletas também foi alvo de melhorias (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: entradas repetitivas ganharam vida no novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2016: entradas repetitivas ganharam vida no novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Com a bola em movimento, PES 2017 mostra mais melhorias, incluindo animações mais complexas e convincentes. Detalhes como movimentação dos jogadores e estilo do corrida receberam ajustes, e ajudam a criar um clima ainda mais parecido com o do futebol real. Gramados, placas de publicidade e arredores do campo não tiveram muitas mudanças.

PES 2017: partidas estão mais fluídas e reais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2017: partidas estão mais fluídas e reais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: gráficos e jogabilidade mudaram desde 2016 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2016: gráficos e jogabilidade mudaram desde 2016 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Seguindo a tradição do simulador da Konami, os closes em atletas revelam versões digitais de astros como Neymar, Suárez e Messi. Feições e cabelos foram retrabalhados, e estão ainda mais realistas do que em PES 2016, que já fazia um bom trabalho no quesito.

PES 2017: closes revelam atletas ainda mais reais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2017: closes revelam atletas ainda mais reais (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: jogadores estão ainda mais reais no jogo de 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2016: jogadores estão ainda mais reais no jogo de 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Ainda alvo de críticas por parte dos fãs da série, as torcidas pouco mudaram em PES 2017, continuam borradas e estáticas. Mesmo em campos com assentos mais próximos do gramado, não é possível notar nenhum tipo de melhoria, como movimentação mais variada ou cores mais chamativas.

PES 2017: torcidas não mudaram muito no jogo (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2017: torcidas não mudaram muito no jogo (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: antigas torcidas do game ainda aparecem na versão de 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2016: antigas torcidas do game ainda aparecem na versão de 2017 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Coma robusta ferramenta de replays de PES 2017, dá para conferir de perto uniformes, chuteiras e penteados dos jogadores. Apesar de não haver novidades significativas, os modelos são bonitos e detalhados, e impressionam pela similaridade com as versões reais.

Os jogadores também tiveram uma sutil mudança na estrutura física, que os deixou com um visual mais atlético. Animações de dribles, chutes e passes pouco mudaram, e se confundem facilmente com as utilizadas nas últimas versões do simulador da Konami.

PES 2017: replays destacam belos gráficos (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2017: replays destacam belos gráficos (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
PES 2016: câmeras de replays são idênticas às do novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)PES 2016: câmeras de replays são idênticas às do novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

O que esperar de PES 2017? Comente no Fórum do TechTudo.


    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Andre Peixoto
      2017-08-10T17:25:43

      fifa pode ser melhor graficamente, mas em termos de jogabilidade eu prefiro o pes sem falar que o pes nao exige tanto da maquina igual o fifa.....o fifa é muito pesado

    • Zekka Xd
      2017-03-16T12:50:32

      Kkk Fala serio, pra mim na questão My club fico com Pes 2016, pes 2017 parece ser melhor, massss techtudo por favor manos precisava desfocar o gráfico das imagens ilustrativas do pes 2016 para reforçar a critica de vocês? sem mais...

    • Wagnerjr
      2016-08-29T08:24:22  

      Caraca a cara do Suárez ta parecendo grafico de play 2 kkkkkkkkkk

      recentes

      populares

      • Wagnerjr
        2016-08-29T08:24:22  

        pega o rosto dos jogadores no fifa e no pes e compara, ve qual é melhor

      recentes

      populares

      • Wagnerjr
        2016-08-29T08:24:22  

        PES Kleiton

    • Lucas Guimaraes
      2016-09-01T21:37:57  

      A konami pagou alguma coisa a vocês ou são retardados mesmo? Fifa está 10 vezes a frente do PES!

      recentes

      populares

      • Lucas Guimaraes
        2016-09-01T21:37:57  

        verdadeeee

      recentes

      populares

      • Lucas Guimaraes
        2016-09-01T21:37:57  

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esses fazem parte da geração do Merthiolate que não arde

    • Eleonardo Chaves
      2016-09-04T20:25:24  

      acho os dois muito bons..cada um com seus prós e contras..mais as ultimas ediçoes acho q o fifa ficou a frente..vamos ver essa ediçao 17...

      recentes

      populares

      • Eleonardo Chaves
        2016-09-04T20:25:24  

        n tem jeito , fifa sempre vai humilhar PES

      recentes

      populares

      • Eleonardo Chaves
        2016-09-04T20:25:24  

        Fifa< Pes Sempre!

    • R. Júnior
      2016-09-13T11:47:09  

      Só menino novo mamãezado para gostar de fifa, PES sempre foi e continua sendo melhor. SRN

      recentes

      populares

      • R. Júnior
        2016-09-13T11:47:09  

        Joga PES quem aprecia o verdadeiro futebol. . joga fifa criançada da geração do Merthiolate que não arde que malemá entende da regra do gol fora

    • Alexandre Guerreiro
      2016-08-29T16:50:28  

      os caras pegaram os graficos do PES 2017 e jogaram no mxm, ai pegaram os graficos do PES2016 e colocaram no minimo, eu tenho o PES2016, coloquei no REplay e o rosto do Soares nao fica assim e nem o lance do Messi todo borrado, isso ai ta me cherando mais pra promover o novo PES do que realidade

      recentes

      populares

      • Alexandre Guerreiro
        2016-08-29T16:50:28  

        verdade, achei que só era eu que tinha percebido isso kkk

    • Diego Moura
      2016-09-13T08:02:43

      Continuo jogando o PES mais por motivos de ser mais fácil jah que jogo Pouco só que de desde 2012 não se vê muitas melhoras.

    • Rodrigo Cunha
      2016-09-12T15:49:34

      Eu sinceramente tenho os dois e prefiro disparado o PES...vou comprar o Pes 2017...

    • Gabriel Costa
      2016-09-09T17:13:36  

      fifa é mais completo por causa do PRO online. as transferencias e as pessoas kit mt menos no fifa q no pes. e outra coisa , o maluco kit pra ficar com time forte. vc monta um time com 10 mil coins e ganha o NUB. eu sempre gostei do pes , mas fifa ta mais completo.

      recentes

      populares

      • Gabriel Costa
        2016-09-09T17:13:36  

        rapaz, eu tb me chamo Gabriel Costa, mas vou te falar, Sou do tempo do Winning Eleven, lembra? PES é melhor que fifa, nao tem jeito, cara, eu nao consigo gostar do fifa, é "esquisito"rsrsrs, PSE sfdf

    • Ederson
      2016-09-08T22:59:31

      Birosca de gráfico

    • Vitor Pereira
      2016-09-08T18:40:33

      Macaranã no PES?

    • Cassio
      2016-09-02T10:32:45

      bomba patch, só digo isso...

    • Breno Moreira
      2016-09-01T13:53:57

      ainda prefiro o FIFA

    • Emanuel Ghizzo
      2016-08-29T08:28:38  

      A orelha do Suarez é assim mesmo na vida real??

      recentes

      populares

      • Emanuel Ghizzo
        2016-08-29T08:28:38  

        Nossa veio...que coisa horrenda

      recentes

      populares

      • Emanuel Ghizzo
        2016-08-29T08:28:38  

        É sim, ele próprio mordeu.

    • Igor Carvalho
      2016-08-27T23:30:46  

      nunca joguei fifa e nem vou joga kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      recentes

      populares

      • Igor Carvalho
        2016-08-27T23:30:46  

        Leonardo, acho justamente o contrário. Mas essa discussão não chega a lugar nenhum. Tem quem goste de Iphone, outros de Android e alguns, de Windows Phone. Assim é no mundo dos games. Quem gosta de PES, dificilmente vai gostar de Fifa e vice-versa.

      recentes

      populares

      • Igor Carvalho
        2016-08-27T23:30:46  

        2! Anos de PES, se pararem de lançar eu continuo no PEs kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Leonardo Prudente
      2016-08-27T10:24:53  

      gráfico do PES sempre foi superior, porém o FIFA sempre esteve na frente nos detalhes dentro do campo. Parei no PES13. Estou indo para o FIFA17 já.

      recentes

      populares

      • Leonardo Prudente
        2016-08-27T10:24:53  

        ele parou de jogar faz tempo

      recentes

      populares

      • Leonardo Prudente
        2016-08-27T10:24:53  

        Tchau querida.

    • Daniel Lima
      2016-08-30T10:53:03  

      Pes > Fifa - Sempre!

      recentes

      populares

      • Daniel Lima
        2016-08-30T10:53:03  

        FIFa 11 >All

    • Alexandre Alves
      2016-08-27T15:28:29  

      E ai? Vai ter Brasileirão nesse PES 2017? Série B? Rebaixamento? Libertadores? Já li umas duzentas matérias dessa techtudo e eles só ficam nessa ladainha de gráfico. Se eu quiser ver gráfico assisto blue ray. Quero saber é sobre as licenças!

      recentes

      populares

      • Alexandre Alves
        2016-08-27T15:28:29  

        Pese o melhor jogo de futebol

      recentes

      populares

      • Alexandre Alves
        2016-08-27T15:28:29  

        Pes sempre conquistou o público exceto pés 14

    • Hugo Souza
      2016-08-31T15:25:33

      FAZER COMPARATIVO USANDO IMAGEM DE REPLAY E DE CUTSCENE É FACIL, QUERO VER ISSO NO GAMPLAY

    • Mateus Andrade
      2016-08-30T22:13:55

      Achei o demo do PES 2017 interessante, mas os dribles ainda deixam a desejar. Vou ficando com o fifa.

    • Comentador Franco
      2016-08-30T13:11:06

      Moçada, vcs tem que entender que quando dizem que jogo X nunca será melhor que o jogo Y, estão assumindo um fanboyismo literal, pois não importa o que aconteça com o jogo vc SEMPRE irá preferir aquele que tem o nome que te agrada. Abram a cabeça e analisem os jogos pela entrega conforme o preço pago. O PES 2016 deixou muito a desejar nos licenciamentos, Brasileirão 80% genérico, entre outros problemas básicos. O FIFA não ficou muito atrás, com times pela metade e alguns outros genéricos, sem a Liga pra jogar modo carreira. Tomara que com o Brasileirão licenciado o PES 2017 esteja bom!

    • Rafael
      2016-08-30T10:54:45

      Precisava colocar a cara desse indio do neymar? aff

    • Jonatas Gomes
      2016-08-29T14:14:45  

      FIFA>PES

      recentes

      populares

      • Jonatas Gomes
        2016-08-29T14:14:45  

        PES > fifa - Sempre

    • Guilherme Magalhães
      2016-08-29T19:10:51

      PES 2017: partidas estão mais fluídas e reais. Afinal, não dava pra ser pior.