04/08/2016 06h01 - Atualizado em 01/09/2016 09h37

Pesquisadores criam aparelho que monitora consumo de energia em casa

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um novo dispositivo criado pelo MIT (Instituto Tecnológico de Massachusetts, nos Estados Unidos) promete descobrir com precisão a quantidade de energia gasta por aparelhos eletrônicos. O sistema ainda está em fase de testes mas, uma vez finalizado, deve ser convertido em um produto comercializável, com preço estimado de até US$ 30 (cerca de R$ 97). Outro ponto positivo é a facilidade em instalar, só é preciso ser colado ao fio com fita adesiva.

Pesquisadores criam primeira corrida de drones controlados pela mente

O aparelho é compatível com vários tipos de equipamentos, desde geladeiras e máquinas de lavar roupas até gadgets inteligentes, como smart tvs ou acessórios conectados à Internet das Coisas.

Sensor do MIT mede consumo de energia e pode identificar fios com problemas (Foto: Reprodução/MIT) (Foto: Sensor do MIT mede consumo de energia e pode identificar fios com problemas (Foto: Reprodução/MIT))Sensor do MIT mede consumo de energia e pode identificar fios com problemas (Foto: Reprodução/MIT)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

O sensor foi desenvolvido para ser algo simples e útil.  Portátil, o aparelho só precisa ser colado no fio com uma fita adesiva, sem a necessidade de alta precisão. Uma vez grudado, ele se calibra automaticamente e começa a coletar dados quase que imediatamente.

Algumas das informações adquiridas incluem picos de energia, padrões de voltagem e corrente, que são analisadas por um software dedicado capaz de diferenciar os tipos de aparelhos conectados e monitorar seus horários de atividade. O sistema foi desenhado com foco em privacidade, o que significa que todos os dados ficam restritos ao aparelho, acessíveis apenas para o dono.

Segundo o MIT, o sistema pode ajudar a economizar energia e emissão de gases. Um exemplo citado pelo Instituto é um teste feito em uma base militar que descobriu que as tendas dos soldados estavam sendo aquecidas durante todo o dia, mesmo desocupadas. Outro teste em uma casa conseguiu identificar falhas na fiação que amplificavam a voltagem a níveis muito altos e potencialmente perigosos.

Via MIT e Tech Crunch

O que saber antes de comprar um notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares