Celular

04/08/2016 17h30 - Atualizado em 04/08/2016 17h52

Pokémon Go falha no Zenfone, da Asus, por causa do processador Intel

Thássius Veloso
por
Da redação

A chegada de Pokémon Go ao Brasil trouxe dúvidas sobre quais celulares funcionam com o jogo, que utiliza diversos recursos avançados dos telefones – entre eles, o GPS e a câmera. Os donos de celulares da Asus parecem enfrentar um problema a mais, uma vez que a desenvolvedora do jogo informou que ele não é compatível com o processador presente nos smartphones Zenfone 2 e Zenfone 5, entre outros.

Pokémon Go diverte com mecânica simples e bons gráficos; veja teste

Em resposta ao TechTudo, a Asus admitiu que existe um problema no Pokémon Go quando executado em Zenfones. A fabricante disse que "está acompanhando de perto os casos de não funcionamento". Por enquanto ainda não há uma solução para a falha.

Pokémon Go apresenta erro de "Failed to detect location" no Zenfone 2 (Foto: Arte com fotos de TechTudo e Leopoldo Rosa/Arquivo pessoal)Pokémon Go apresenta erro de "Failed to detect location" no Zenfone 2 (Foto: Arte com fotos de TechTudo e Leopoldo Rosa/Arquivo pessoal)

O jornalista Leopoldo Rosa, de São Paulo, afirmou que o sistema de localização geográfica não funciona corretamente, o que impede o funcionamento do game, disponível para Android e também para iPhone. "Estava ansioso pelo lançamento e nunca imaginei ter este problema", disse.

"Em testes preliminares, antes do lançamento oficial no país, foi possível rodar sem problemas uma versão anterior do app em toda a linha Zenfone", afirmou a Asus em nota. A empresa de tecnologia ressaltou, porém, que a versão atual do jogo apresenta instabilidade e comportamento imprevisível. Uma equipe está trabalhando para compreender a questão e apresentar uma solução.

O que é necessário para jogar

Assim como outros jogos, o Pokémon Go tem uma série de pré-requisitos necessários para que o aplicativo rode sem travamentos e engasgos. Quanto mais top de linha for o smartphone, melhor tende a ser a experiência dentro do jogo.


Veja a seguir a lista de recursos necessários para que um telefone execute Pokémon Go não importando se é um Android ou iPhone:

- GPS
- Conexão com a internet (4G é mais rápido)
- Giroscópio (para detectar a movimentação do smartphone)

Celulares com Android devem rodar a versão 4.4 KitKat ou superior do sistema. Segundo o Google, aproximadamente 8 em cada 10 smartphones Android estão aptos a executar o game.

O problema da Asus tem relação com o processador do Zenfone 2 e Zenfone 5, o Intel Atom. Ele utiliza uma arquitetura de execução de tarefas diferente da vista em outros celulares intermediários, como o Moto G 4 Play, anunciado nesta quinta-feira, o Lenovo Vibe A7010 ou mesmo o Galaxy Note 7, o atual telefone premium da Samsung. Com isso, alguns apps não abrem corretamente. Quem tem Zenfone 2 também costuma reclamar do desempenho do Snapchat, o aplicativo para compartilhamento de fotos.

A desenvolvedora Niantic afirma que o Pokémon GO funciona nos iPhones a partir do modelo iPhone 5, de 2012. No entanto, donos do iPhone 4S também conseguem jogar o game, desde que o sistema esteja atualizado para a versão iOS 8 ou superior.

Como ativar a realidade aumentada no Pokémon Go? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ana Nascimento
    2016-08-10T13:57:26  

    Tenho o Zenfone 2 e desde o inicio funciona 100%.

    recentes

    populares

    • Ana Nascimento
      2016-08-10T13:57:26  

      funcionar funciona, o problema do meu é que ele não acompanha. Anda longe, ou fica parado um tempão.;... é desanimador jogar assim. Unica vantagem que vejo, é que choca os ovos mais rapido.

    recentes

    populares

    • Ana Nascimento
      2016-08-10T13:57:26  

      Ainda pode dizer isso? O meu não funciona direito, não consigo pegar Gym.

  • André Costa
    2016-08-12T10:03:20  

    Pokemon Go roda perfeitamente então no Zenphone 2 ZE551ML-6G545WW?????? ALGUÉM TEM E TESTOU NESSE SMARTPHONE?

    recentes

    populares

    • André Costa
      2016-08-12T10:03:20  

      Ainda não comprei o Zenfone 2 mais ainda não chegou.

    recentes

    populares

    • André Costa
      2016-08-12T10:03:20  

      Foi publicado todos os aparelhos da ASUS que rodam o game agora Tem uma lista Só jogar no Google

  • Henrique Kempner
    2016-08-08T09:10:02  

    Zenfone 2 (4GB RAM Intel 2.3Gz) rodando liso!!!

    recentes

    populares

    • Henrique Kempner
      2016-08-08T09:10:02  

      o meu é o 2, 32 GB de interna 4gb RAM roda de boa voando

    recentes

    populares

    • Henrique Kempner
      2016-08-08T09:10:02  

      Eu tenho esse mesmo modelo, e diz que meu aparelho não é compatível, quando tento baixar via Google play

  • Lívia Monteiro
    2016-08-20T18:12:12  

    Tenho um zenfone go. Pelo Wi-Fi captura normalmente, mas pelo 3G não consigo nem detectar. Não sei se é problema do 3G ou do aparelho.

    recentes

    populares

    • Lívia Monteiro
      2016-08-20T18:12:12  

      O meu é o zenfone 2 e estou com o mesmo problema

    recentes

    populares

    • Lívia Monteiro
      2016-08-20T18:12:12  

      zenfone 5 ate hj não consigui resolver o problema e despois da utima attualização só piorou

  • Thales Silva
    2016-08-11T12:52:40  

    Eu comprei um zenfone selfie, o aplicativo Pokémon go quando fui baixar pelo play store disse que não era compatível, mas vi um vídeo pelo YouTube na qual eu fiz download do jogo por um site, baixou e agora está funcionando perfeitamente sem travar e sem bugs.

    recentes

    populares

    • Thales Silva
      2016-08-11T12:52:40  

      Thales Silva tem o link do video?

  • Renato Correia
    2016-08-05T19:27:02  

    Tenho o Zenfone 6 consegui instalar o jogo, porem esta acontecendo exatamente o que diz a reportagem, o GPS falha e cai constantemente, a Asus deveria fazer uma atualização para corrigir o problema !

    recentes

    populares

    • Renato Correia
      2016-08-05T19:27:02  

      Qual apk Cláudio?? veio uma atualização nova e o jogo parou no meu zenfone selfie!!

    recentes

    populares

    • Renato Correia
      2016-08-05T19:27:02  

      Cara, a atualização tem que vir da niantic e não da asus. Os desenvolvedores que tem que compilar o app em x86 pra rodar corretamente nos processadores intel atom

  • Karen Ortega
    2016-08-04T18:05:03  

    Fica o tempo todo dizendo que não tem sinal de GPS... Um saco! Esperei muito pelo jogo para ter esse problema...

    recentes

    populares

    • Karen Ortega
      2016-08-04T18:05:03  

      o meu só consegui que rodasse quando fiz o downgrade do lolipop pro Kitkat ( Zenfone 5)

    recentes

    populares

    • Karen Ortega
      2016-08-04T18:05:03  

      O meu só fiz atualizações do próprio aparelho, nada de por fora. Cuidado que tem gente q baixou apks e foram banidos do jogo.

  • Wilder Machado
    2016-08-10T11:51:05  

    Alguém está conseguindo baixar no z6 ?

    recentes

    populares

    • Wilder Machado
      2016-08-10T11:51:05  

      tava rodando de boa ate ontem a noite... ja tava no nivel 13 e hj nao roda mais

  • Cleiton Santos
    2016-08-09T22:02:43  

    Tenho um zenfone 5 e o jogo não estava rodando legal mas agora com a atualização não consigo nem abrir o jogo mais.

    recentes

    populares

    • Cleiton Santos
      2016-08-09T22:02:43  

      O meu abre, mas da erro de localização e nao aparecem pokemons...

  • Sabrina Pereira
    2016-08-05T13:10:42  

    Estou muito triste porque meu Zenfone 5 n roda Pokémon go, estava esperando muito por esse jogo, e quando ele finalmente é lançado no Brazil, eu n consigo jogar ;-;

    recentes

    populares

    • Sabrina Pereira
      2016-08-05T13:10:42  

      Tenho um Zenfone Selfie, baixei um apk a partir de um vídeo no youtube, instalei sem problemas e jogo perfeitamente.

    recentes

    populares

    • Sabrina Pereira
      2016-08-05T13:10:42  

      O problema de baixar com apk é que toda vez que a Niantic lançar atualizações p jogo, você não irá recebe-las automaticamente :(

  • Roberto Atayde
    2016-08-04T20:35:57  

    Tenho um zemfone 2 e está funcionando perfeitamente .. baixei o jogo sem problemas e já capturei vários pokemons.

    recentes

    populares

    • Roberto Atayde
      2016-08-04T20:35:57  

      To pensando em comprar o Zenfone Selfie com esse processador (Octa-core Qualcomm Snapdragon MSM8939 de oito núcleos 64-bit) será que vai rodar ou nem ??

    recentes

    populares

    • Roberto Atayde
      2016-08-04T20:35:57  

      ALE, o meu roda... mas com problemas para carregar quando estou sem Wi-Fi.

  • Bruna Schmitz
    2016-08-07T10:03:19  

    Baixei pelo apk e roda perfeitamente no meu Zenfone Selfie

    recentes

    populares

    • Bruna Schmitz
      2016-08-07T10:03:19  

      Tenho o link Cristina

    recentes

    populares

    • Bruna Schmitz
      2016-08-07T10:03:19  

      Bruna, o seu apresenta dificuldades de carregar quando usa 3g/4g? Tenho um Z Selfie, baixei o apk também.

  • Keylisson Lhp
    2016-08-07T18:57:39  

    No meu Zenfone GO o Pokémon Go nem aparece na play store fala que a vesão não é compatível. Ajuda nois ai Asus porque pelo que sei meu smartphone atende os requisitos.

    recentes

    populares

    • Keylisson Lhp
      2016-08-07T18:57:39  

      Olha, estou com bastante problemas com o gps que direto não tem sinal

    recentes

    populares

    • Keylisson Lhp
      2016-08-07T18:57:39  

      Infelizmente para o Zenfone 5 a única possibilidade é fora da playstore. Eu estou jogando no meu, caso queira, procure assim "pokemon go apkmirror". Outra coisa que adianto é que o Zenfone5 não conta com o sensor de movimento (giroscópio) na câmera, assim, não será possível visualizar os pokemons com o recurso de realidade virtual/aumentada.

  • José Andreoli
    2016-08-09T06:59:31  

    Eu tenho um Zenfone Selfie é roda Pokemon Go muito bem

    recentes

    populares

    • José Andreoli
      2016-08-09T06:59:31  

      o meu zenfone selfie não tem pokemon go na play store

  • Diego Luz
    2016-08-09T07:24:15

    Gente no meu Zenfone 2 com a Rom que veio nem apareceu na play store, agora coloquei a rom da cynogenmod e ja apareceu na play store e ate ja estou jogando.

  • Diego Gonçalves
    2016-08-09T08:30:49

    Tenho o Zen Fone 2 e está rodando normal e baixe pela Play Store.

  • Luana Gouvêa
    2016-08-05T08:49:29  

    Meu Zenfone 2, funciona perfeitamente com o jogo

    recentes

    populares

    • Luana Gouvêa
      2016-08-05T08:49:29  

      Vc confundiu Ricardo, coloquei 32GB de armas. e 3GB ram.

    recentes

    populares

    • Luana Gouvêa
      2016-08-05T08:49:29  

      Tenho um zenfone 2, modelo ze551ml 4gb de RAM com Intel Atom. Roda normal, poucas travas devido a ausência do giroscópio (Esse modelo não tem essa ferramenta). Baixei pela PlayStore.

  • Renan Ramadan
    2016-08-09T01:16:42

    Tenho um Zenfone 5, instalei o apk por fora e funciona perfeitamente! Não trava nem da qualquer erro. GPS funciona de boa. Podiam liberar.

  • Gustavo Fernandes
    2016-08-07T23:33:24  

    Eu tenho um asus zenfone go, e n aparece na playstore para baixar por ser "incompatível", mas baixei o apk na net fora da play e estou jogando normal, so uma dica, abra o google maps antes de abrir o jogo e deixe aberto em segundo plano q n vai dar o problema do gps. Alem de ter varias dicas no google apenas pesquise.

    recentes

    populares

    • Gustavo Fernandes
      2016-08-07T23:33:24  

      Opa! Farei isso no Zenfone 5

  • Brunno Pucci
    2016-08-07T19:50:17  

    Alguem pode me ajudar? Quero comprar o zenfone 2 laser que possui o processador Qualcomm Snapdragon. Com esse processador o pokemon go funciona?

    recentes

    populares

    • Brunno Pucci
      2016-08-07T19:50:17  

      à principio sim.

  • Alessandro Bezerra
    2016-08-08T14:49:38  

    Matéria falsa! Tenho um zenfone 2, baixei o app pela play store e está funcionando até melhor que outros aparelhos. Apaguem que da tempo.

    recentes

    populares

    • Alessandro Bezerra
      2016-08-08T14:49:38  

      Zenfone 5 roda muito mal! E não tá disponivel na Play Store!

  • Felipe
    2016-08-08T13:52:22

    Roda muito bem no meu Zen fone 2 que é Intel. Estou jogando desde sábado com o game atualizado da Google Play. Percebi que o Zen fone vem de fabrica com una configuração econômica de GPS que da problema na maioria dos apps que usam Gps, só mudar (configuração > Localização > modo > Alta precisão). Vez ou outra pisca um aviso do sinal de GPS, mudo a forma que estou segurando e ok. Diferente do Lg que é Qualcomm que testei e fica bugando a localização toda hora

  • Thabata Krajuska
    2016-08-05T21:16:53  

    O meu Zenfone 5 nem baixa, quando abro abro no play store já aparece que não é compatível. Esperei tanto esse jogo! Asus tem que resolver isso urgente

    recentes

    populares

    • Thabata Krajuska
      2016-08-05T21:16:53  

      O meu é um zenfone go e também esta assim , mas é só baixar APK que roda de boa

    recentes

    populares

    • Thabata Krajuska
      2016-08-05T21:16:53  

      sim, se baixar o aplicativo , o jogo roda de boa, só não da pra ser pela playstore

  • Jhonatan Pão
    2016-08-06T02:05:43  

    Possuo Zenfone 5 e 2, funciona perfeitamente nos dois modelos.

    recentes

    populares

    • Jhonatan Pão
      2016-08-06T02:05:43  

      No meu zenfone 5 não aparece nem pra baixar...

    recentes

    populares

    • Jhonatan Pão