Celular

03/08/2016 08h00 - Atualizado em 03/08/2016 11h49

Testamos o Galaxy Note 7, o celular da Samsung com scanner de íris

Thássius Veloso
por
Do Rio de Janeiro

Com direito à canetinha stylus chamada de S Pen, o Galaxy Note 7 foi anunciado pela Samsung na tarde desta terça-feira (2). O smartphone premium entra em pré-venda no dia 22 de agosto por R$ 4.299. Até lá, fãs da linha Note e consumidores em busca de um telefone "para trabalhar" podem se perguntar se vale a pena adquirir o irmão do Galaxy S7. Para começar a responder a essa pergunta, realizamos os primeiros testes do Note 7 ainda no evento de lançamento, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro.

Conheça a ficha técnica completa do Galaxy Note 7

A fabricante sul-coreana tem razão quando diz que o telefone não parece ter 5,7 polegadas. Apesar da tela enorme e de boa qualidade (estamos falando de um Super AMOLED com resolução Quad HD de 2560 x 1440 pixels), ela não faz com que o smartphone fique grande nas mãos. Ele está enxuto e agradável de segurar, além de ser bastante elegante. Vale destacar ainda que tanto na parte da tela quanto na traseira as bordas são curvadas, o que demonstra um cuidado a mais com o design do produto.


O principal chamariz, sem sombra de dúvida, é o scanner de íris. A proposta dele é funcionar em conjunto com o leitor de impressões digitais para proteger os dados do dono do telefone. A tecnologia permite desbloquear a tela do telefone e liberar o acesso aos aplicativos do Android, assim como liberar compras feitas com o Samsung Pay, o sistema de pagamentos com celular da marca.

Galaxy Note 7 (Foto: Ana Marques/TechTudo)Galaxy Note 7 conta com um scanner de íris para desbloqueio de tela (Foto: Ana Marques/TechTudo)


Nos testes iniciais, o scanner de íris mostrou-se muito fácil de configurar. O dono do Galaxy Note 7 só precisa ir até os ajustes do Android, perto de onde ficar as configurações do leitor de impressões digitais. Em seguida, selecionar o desbloqueio por íris. O passo seguinte é trazer o smartphone para a altura dos olhos, a uma distância de aproximadamente 25 centímetros. Um sensor localizado na parte da frente, acima da tela, faz a leitura da íris e armazena os dados no dispositivo. A partir daí é só alegria.

O leitor de íris foi extremamente rápido para desbloquear o telefone. É preciso trazê-lo mais para perto do rosto para que, em milésimos de segundo, a tela inicial do aparelho esteja disponível para uso. Segundo o responsável pela chegada do Note 7 ao Brasil, Renato Citrini, a biometria com informações dos olhos é 200 vezes mais precisa do que o leitor de impressões digitais. A tecnologia também vai funcionar com uma pasta supersegura, à qual só o dono do aparelho terá acesso.

Galaxy Note 7 (Foto: Ana Marques/TechTudo)A caneta S Pen do Galaxy Note 7 ganhou novas funções (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Download do aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A caneta stylus batizada de S Pen ficou mais esperta. A precisão dela é impressionante ao fazer anotações, como se fosse em um post-it. Profissionais de desenho devem aproveitar ainda mais a função. Já a ferramenta de tradução facilita na hora de selecionar uma só palavra e descobrir o que ela significa em outro idioma. Apesar de ser um recurso bem integrado entre o hardware e o software da Samsung, a função também existe no Google Tradutor por meio do Tocar para Traduzir.

O Galaxy Note 7 está veloz. Ele chega a este resultado devido ao processador octa-core da linha Exynos. Conforme o clock do processador vai perdendo importância no mundo dos celulares premium, o funcionamento dele com a memória RAM passa a ser mais requisitado. No sucessor do Galaxy Note 5 há 4 GB, o que deve ser o suficiente para a maioria dos usos de um telefone de alto desempenho. A projeção leva em consideração que esta é a mesma combinação presente no Galaxy S7 Edge, com bom resultado. No entanto, somente experimentos mais extensos poderão trazer resultados conclusivos. Por ora dizemos que é um produto promissor.

As demais especificações do novo Note estão de acordo com as melhores práticas do mercado. A câmera principal tem 12 megapixels, "menos" do que os 16 MP presentes no modelo anterior. A Samsung jura que a redução foi por um bom motivo: os pixels têm maior qualidade, e é isso que importa. Já a câmera frontal (para selfies) tem 5 MP.

Galaxy Note 7 (Foto: Ana Marques/TechTudo)A tela de 5,7 polegadas do Galaxy Note 7 tem bordas curvadas (Foto: Ana Marques/TechTudo)

O Galaxy Note 7 é resistente à água graças à certificação IP68, mas não pudemos testá-lo em nenhum ambiente úmido. Em tese, ele vai resistir por até 30 minutos submerso em até 1,5 metro. Ainda em relação à resistência, a fabricante incluiu nesta nova geração o vidro Gorila Glass 5, com proteção contra riscados, arranhões e trincados.

Galaxy Note 7 (Foto: Ana Marques/TechTudo)Versão azul do Galaxy Note 7. O aparelho tem quatro opções de cor.  (Foto: Ana Marques/TechTudo)

E sobre o preço, com os mesmos R$ 4.299 do Galaxy Note 7, é possível comprar um iPhone 6S Plus. Mas o kit do aparelho Apple não inclui fones de ouvido wireless e óculos de realidade virtual. Além disso, ele tem 16 GB, um quarto do armazenamento do Note 7 e não conta com o leitor de íris. Ainda neste valor, é possível comprar um Sony Xperia Z5 Premium, que tem como principal atrativo a tela 4K.

Com especificações iguais ou superiores às vistas no Galaxy S7, o Galaxy Note 7 passa a ser o smartphone top de linha da Samsung. Seus diferenciais são o scanner de íris, para maior segurança, e a canetinha stylus, para quem manipula dados ou desenha no celular. As vantagens podem ser suficientes para justificar o preço caso o consumidor esteja em busca de um celular que o acompanhe na rotina diária de trabalho ou que o satisfaça no entretenimento, já que tem uma tela grande, brilhante e de alta qualidade. Assim, o Note 7 se apresenta como o suprassumo da tecnologia móvel em 2016.

O que você achou do Galaxy Note 7? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wilson Junior
    2016-08-03T11:45:46  

    R$ 4.299,00 Eita!!!! E o duro que o povo paga e fica reclamando de outras coisas, feijão R$ 15,00, aumento no transporte de R$0,20, gasolina, etc... "otáros"

    recentes

    populares

    • Wilson Junior
      2016-08-03T11:45:46  

      Luciano. Cridito em você meu fio.

    recentes

    populares

    • Wilson Junior
      2016-08-03T11:45:46  

      Luciano, tem gente que compra esses smarts em 200X e não tem grana para o pré pago... =/

  • Philipp Consolo
    2016-08-04T17:09:11  

    Leitor de Iris no Lumia 950 e 950xl desde Nov/2015

    recentes

    populares

    • Philipp Consolo
      2016-08-04T17:09:11  

      Seguro, rápido e funcional, uso direto!

  • Felipe Sattos
    2016-08-22T17:21:14

    Ai você investe uma nota confiando na "segurança" e o ladrao te rouba e leva la pro amigo dele que é camelô e desbloqueia seu aparelho

  • Leonardo Oliveira
    2016-08-03T13:13:38  

    Iphone é modinha ,so tem marca pq qualidade não tem e outros marcas são bem melhores e é mais barato

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2016-08-03T13:13:38  

      Se gostam.tanto do Iphone q fazem aqui na matéria da Sansung? Eu não entro em fóruns ou matérias de Iphone pois não me interessam.

    recentes

    populares

    • Leonardo Oliveira
      2016-08-03T13:13:38  

      Augusto ???

  • Weliton
    2016-08-07T03:28:37  

    E o registro da sua iris vai direto pro banco de dados da samsung, marcando o gado!

    recentes

    populares

    • Weliton
      2016-08-07T03:28:37  

      Weliton, a sua digital ja ta salva na apple, qual a diferenca ?

  • Éverton
    2016-08-04T21:57:55

    Já disse isso aqui e vou continuar afirmando , nenhum desses smarts ganha em desempenho do One Plus 3 .

  • Peterson Coelho
    2016-08-03T11:45:49  

    Samsung é muito ruim... As opções de tudo lá dentro inclusive nos ajustes são desorganizadas não são enxutas... Samsung demora é lento demais .. Pode ser o mais top de todos vai ser lento do mesmo jeito.. Iphone até hoje é um dos melhores celulares q existem!!!

    recentes

    populares

    • Peterson Coelho
      2016-08-03T11:45:49  

      Usei o BlackBerry por anos. Sempre admirei os aparelhos, e em 2010 troquei por um iPhone, já que a BlackBerry não lançava aparelhos novos. Desde então já tive dois. Um iPhone 5 e atualmente um iPhone 6. Estou bem satisfeito com eles. A bateria dura cerca de 13h. Meu primeiro iPhone, é usado até hoje por minha filha, 6 anos após a aquisição, sem problemas. Nunca tive um aparelho Android, pra falar bem ou mal. Meu irmão usa um Samgsung e é bem satisfeito. Então acho que são aparelhos equivalentes, dependendo tão somente dos fatores de gosto e oportunidade para aquisição.

    recentes

    populares

    • Peterson Coelho
      2016-08-03T11:45:49  

      Manuel (português) qualquer favelado tem iphone hoje, vide você.

  • Vágner Silva
    2016-08-04T08:24:14

    Pensei, agora troco o meu Note 3, que nada.... Ainda não, Samsung.

  • Alexsandro Santos
    2016-08-03T20:26:11  

    Para o TECHTUDO todos os celulares são melhores que o IPHONE kkkkk.... Mas na prática kkkkk

    recentes

    populares

    • Alexsandro Santos
      2016-08-03T20:26:11  

      Quanto recalque!!!!!

    recentes

    populares

    • Alexsandro Santos
      2016-08-03T20:26:11  

      Mais na prática e tudo verdade :)

  • Adriano Quaresma
    2016-08-03T14:14:42  

    Muito fanboy aqui......se vc gosta de Android, use Android! Se gosta de Apple, use Apple! Essa é a discussão mais inútil que eu já vi....affff

    recentes

    populares

    • Adriano Quaresma
      2016-08-03T14:14:42  

      Eu não entendo esses fanboy da apple. Não gostam da marca samsung e não gostam do Android, estão o pq de ficar se preocupando tando em ir atraz das matérias pra criticar? Se não tem interesse, procurem materias da Apple e pronto. Eu sou totalmente satisfeito com meu galaxy note e por isso não me incomodo ou me interesso em abrir as matérias do iphone pra criticar. Isso é so transparece uma coisa: usuários inconformados e frustrados, q tentam denegrir outros aparelhos pra se sentirem melhores.

    recentes

    populares

    • Adriano Quaresma
      2016-08-03T14:14:42  

      é, fanboys de iphone DEU RUIM pra vocês. IMPOSSÍVEL dizer que aqueles telefones de bateria que dura 2 horas pode ser melhores que esse NOTE 7. QUE ISSO SAMSUNG, humilhar assim pega mal !

  • Delacroix Carlos
    2016-08-04T00:46:19

    Android, só se for na versão pura do Google

  • Victor Corrêa
    2016-08-03T16:39:02  

    Os diferenciais desse modelo para o s7 não são relevantes a mim mas se você curte a caneta Stylus, gosta de tela gigante e quer essa tecnologia de leitura ótica, vale a pena. Do contrário, leve o s7 pra casa que é essencialmente o mesmo aparelho.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-08-03T16:39:02  

      Cara, a caneta não é bem uma stylus. A tecnologia da s-pen é bem mais avançada que qualquer stylus do mercado, que dá sim um grande diferencial para quem quer produtividade.

  • Walter Carneiro
    2016-08-03T19:35:07  

    Paga quem pode e chora quem tem vontade. Só quero ver o custo para trocar a fraca bateria fixa, cujo trabalho pode provocar danos internos para futuros defeitos ocultos. Beleza não põe mesa mas ajuda na socialização de quem precisa solidificar as bases.

    recentes

    populares

    • Walter Carneiro
      2016-08-03T19:35:07  

      sabe pq tem mais curtida contra ?? Pq tem mais sem condição !! vai falar para uma mina na vila olimpia ou jardins q c não tem Iphone !!! zé ruela é pouco se é q tem gente q sabe o q é vila olimpia ou Jardins !! kkkk

  • Gilberto Martins
    2016-08-03T23:20:27

    KKKKKKK, só rindo alto

  • Renan Rodrigues
    2016-08-03T20:07:38  

    android..... Sistema Operacional de pobre k k k k k

    recentes

    populares

    • Renan Rodrigues
      2016-08-03T20:07:38  

      Abandonei a Apple por um motivo muito simples, eu sou um cara que curte tecnologia e exatamente por isso sempre uso o que há de melhor no mercado de smartphones. Paguei R$ 3500 no meu Moto X Force, isso foi em dezembro, data do lançamento. Não curto Samsung mas admito que dessa vez eles acertaram em cheio.

    recentes

    populares

    • Renan Rodrigues
      2016-08-03T20:07:38  

      Ou seja, enquanto os posers usam seu iPhone 5c eu tô aqui usando um aparelho 20x melhor e mais potente que um iPhone 6s. Mas se vc quer continuar com essa mentalidade, continue mesmo, seja fanboy da Apple...quem perde e continua parado no tempo é vc .

  • Nelson Novaes
    2016-08-03T21:03:47

    Se não tiver a Maçã então não presta

  • Bernard Mclaren
    2016-08-03T19:25:16

    Nao deu pra testar se eh a prova dagua? Por 4 pau e trelele ele tem nadar mais que o felps

  • Militonto Silva
    2016-08-03T15:18:20

    Zé povinho aqui não tem grana nem pra um J5 e fica falando que vai trocar de iphone ou s6 por esse kkk Menti?

  • Militonto Silva
    2016-08-03T15:30:19  

    Meu primeiro Smart foi da Samsung. Hoje em dia não compro nem para o meu cachorro. E olha que ele gosta de comer bosta.

    recentes

    populares

    • Militonto Silva
      2016-08-03T15:30:19  

      Olha o nome. Perfeito comentário. Compra um Smartdilma. Hehehehehehe.

  • Daniel Germano
    2016-08-03T19:15:01

    Vishhh , agara vai fazer um fã da Apple acreditar . Não aceitam mesmo kkkkkk.

  • Deputado
    2016-08-03T19:09:36

    É verdade que pokemon go chegou no brasil isso é oficial mesmo ?

  • Geralde
    2016-08-03T19:08:12

    Comprar um telefone deste para andar pelo os estados Brasileiros só se tiver com muita grana sobrando porque tudo que é arrastão em todos os lugares os caras já saem recolhendo logo celulares, comprar já e difícil mas perder e fácil e melhor um de 700 pratas

  • Daniel Freitas
    2016-08-03T18:32:50

    Éra uma vez uma empresa americana chamada Apple.....

  • Ozias Luiz
    2016-08-03T18:09:16

    LG G5!!! É MELHOR!!!

  • Ozias Luiz
    2016-08-03T17:56:43

    só falta ter holograma!