Redes sociais

25/08/2016 09h00 - Atualizado em 25/08/2016 10h05

WhatsApp começa a compartilhar dados com Facebook; entenda o que muda

Thássius Veloso
por
Da redação

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (25) uma mudança na forma como lida com os dados dos usuários, com o objetivo de compartilhar informações com o Facebook. A rede social é dona do mensageiro, considerado o aplicativo mais popular do Brasil. A mudança tem relação com uma atualização nos termos de serviço do WhatsApp, aquele conjunto de regras jurídicas com as quais todo internauta concorda ao instalar o programa.

O que significa WhatsApp em português? Veja essa e outras curiosidades

De acordo com o WhatsApp, essa é a primeira vez que os termos de uso e privacidade são alterados nos últimos quatro anos. Entenda o que muda para você.

Compartilhamento com o Facebook

A imagem que você vê abaixo retrata uma mensagem que os usuários do WhatsApp passarão a receber a partir de hoje nos smartphones com Android e nos iPhones (iOS). Será desta forma que o WhatsApp pedirá autorização para vincular o número de celular com o perfil no Facebook.

Mensagem de compartilhamento de dados entre WhatsApp e Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)Mensagem de compartilhamento de dados entre WhatsApp e Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)


Os usuários que não quiserem o compartilhamento dos dados terão "até 30 dias para decidir se gostariam de concordar e continuar utilizando o WhatsApp". O WhatsApp esclareceu ao TechTudo que não será mais possível rejeitar a mudança depois que o prazo de 30 dias acabar. Além disso, os novos usuários serão obrigados a aceitar a nova política de privacidade e termos de uso para usar o aplicativo – eles não terão escolha.

A integração do WhatsApp com o Facebook permitirá à rede social saber "com que frequência as pessoas usam nosso aplicativo e também conseguiremos ser mais eficazes no combate ao spam". A mudança nos termos de serviço também possibilitará "melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes" no Facebook.

A lógica é a seguinte: ao trocar mensagens com uma loja pelo WhatsApp, a possibilidade de ver uma propaganda desta loja no Facebook aumenta. Além da rede social, o compartilhamento dos dados também poderá valer para outros aplicativos mantidos pelo Facebook, como o Instagram e o MSQRD.

O escritório do WhatsApp ressaltou que não vai exibir publicidade estilo banner – como as imagens publicitárias vistas em páginas da internet – nas janelas do mensageiro. "Por exemplo, você poderá receber notificações sobre o status do voo de sua viagem, um recibo de uma compra que você tenha feito, ou uma notificação assim que uma entrega tenha sido feita. Mensagens de marketing que você venha a receber poderão conter ofertas de algo que lhe interesse", explica a documentação oficial do aplicativo.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Criptografia e privacidade

Tela de confirmação de código de segurança no WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tela de confirmação de código de segurança no WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Apesar de explorar os dados dos usuários para gerar mais receita para o Facebook, o WhatsApp afirma que continua comprometido com a proteção das mensagens enviadas a amigos e grupos. A criptografia de ponta a ponta foi ativada no primeiro semestre de 2016 e impede que o próprio WhatsApp, o Facebook e terceiros interceptem o conteúdo das mensagens em texto, imagem ou vídeo.

"Nós também não iremos vender, compartilhar ou disponibilizar o seu número de telefone para anunciantes", informa a nota.

Como salvar arquivos do WhatsApp no PC? Saiba mais sobre essa dúvida no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ricardo Sanches
    2016-09-23T09:51:20  

    Gente vamos deixar de mimimi Se não gostou dos termos simplesmente não use mais. Simples assim.

    recentes

    populares

    • Ricardo Sanches
      2016-09-23T09:51:20  

      Isto é mimi.. de bonecas

  • Luciano Fernandes
    2016-08-26T07:21:46  

    E lá se vai a privacidade! Não vou aceitar o termo, vou usar até aparecer a mensagem e depois migrar para outro aplicativo!

    recentes

    populares

    • Luciano Fernandes
      2016-08-26T07:21:46  

      Oi Luciano Fernandes.

    recentes

    populares

    • Luciano Fernandes
      2016-08-26T07:21:46  

      Oi Luana!

  • Luiz Velasco
    2016-08-25T13:54:45  

    Simples; se todos disserem não ao compartilhamento com o face, o WhatsApp muda de idéia em relação a obrigação de conexão com o face. Onde está a democracia da livre escolha? Assim fecho a conta no face e no WhatsApp.

    recentes

    populares

    • Luiz Velasco
      2016-08-25T13:54:45  

      Ao cancelar sua conta você está exercendo a sua liberdade de escolha (em nada tem relação com democracia). É assim que o mercado se ajusta. Boa sorte.

    recentes

    populares

    • Luiz Velasco
      2016-08-25T13:54:45  

      Luiz Velasco aprendeu o significado de democracia em alguma guerrilha do araguaia, por acaso? Deixa de ser tapado, infeliz. O que DEMOCRACIA tem a ver com você aceitar ou não as regras de um aplicativo? Democracia é sistema POLÍTICO seu jumento

  • Kaique Silva
    2016-09-24T07:28:26

    Bora pro rival do Wpp, o da google ;)

  • Adriana Nunes
    2016-09-23T12:09:55  

    o meu não aparece essa opção. Alguem me ajuda?

    recentes

    populares

    • Adriana Nunes
      2016-09-23T12:09:55  

      vai no menu + conta +privacidade+ depos vc vai achar a opçao.

    recentes

    populares

    • Adriana Nunes
      2016-09-23T12:09:55  

      Olá quero saber se e verdade que tudo q vc conversar no oh vai aparecer no Facebook?

  • Leitor
    2016-08-26T09:09:39  

    Quero ver explicar para as pessoas que não estão familiarizados com informática que o zap agora exige uma conta no Facebook. E quando eles falam que não vendem as informações eles mentem porque os anunciantes pagam para ter privilégios em função dessas informações. Portanto a informação é vendida e para muita gente.

    recentes

    populares

    • Leitor
      2016-08-26T09:09:39  

      Não é beeeeem assim. O Facebook garante aos anunciante que seu publico será alvo atingido com base nos dados que só FACEBOOK tem... Nenhum anunciante descobre seus dados a não ser que você autorize algum aplicativo do lojista criado dentro do facebook.

  • Angelo Bernardinelli
    2016-09-20T14:05:58

    O que não ficou claro para mim é quando eles dizem que: "Quem não aceitar os termos de uso, não poderá usar o aplicativo a partir do próximo domingo."...????

  • Márcio Paulo
    2016-09-06T08:48:33

    Gente ninguém é obrigado a aceitar tal termo, entre no Whatsapp >> configurações >> conta e desative a opção de compartilhamento entre o Whatsapp e o Facebook! Simples assim.

  • Bruno Lucena
    2016-09-01T02:26:45

    Facebook já foi dominado pela mentalidade marxista. Mark Zuckemberg, cheira meu saco. Mas de toda forma, quem não gostou simplesmente não usa mais.

  • Leocardo Caetano
    2016-08-31T10:37:21

    Ser enrolar o povo. É o quero dizer.

  • Leocardo Caetano
    2016-08-31T10:36:25

    Eu não quero saber de enroladas não. Esses caras não tem nada o que fazer a não enrolar o povo. Tô fora, nada é de graça neh!

  • Fabio
    2016-08-25T12:57:52  

    o povo tem um mega serviço que é o whatsapp, de graça, sem propagandas e ainda se dão ao luxo de reclamar! kkkk, não gosta? Usem outros aplicativos, existem vários. povo chato dugarai.

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-08-25T12:57:52  

      Falou zap zap, o papo acabou e seu adversário ganhou ! kkkkkk

    recentes

    populares

    • Fabio
      2016-08-25T12:57:52  

      Seleto amigo. O Whatsapp desde 2013 pertence ao Zuckeberg, é do mesmo dono do facebook. Estão só unificando dados.

  • Sinto Autorizado
    2016-08-27T14:38:38  

    Não aceitei e não vou aceitar. Quem quiser falar comigo que chame no Viber ou PAGUE

    recentes

    populares

    • Sinto Autorizado
      2016-08-27T14:38:38  

      kkkkkkkkkkkkk

  • Alan Moraes
    2016-08-30T09:39:41

    depois de 2 bloqueios judiciais no WhatsApp, surge uma certa duvida quanto a privacidade do app.

  • Jean Cunha
    2016-08-29T10:40:29  

    Povo se assusta com tudo, é só ir nas configurações da conta no whatsapp e desmarcar a opção de compartilhar dados pra o facebook, não afeta em nada o funcionamento do whatsapp!

    recentes

    populares

    • Jean Cunha
      2016-08-29T10:40:29  

      acho que voce nao leu a parti que fala que todos vao ser obrigados a compartilhar seus dados apos 30 dias

    recentes

    populares

    • Jean Cunha
      2016-08-29T10:40:29  

      Os usuários que não fizerem a opção em 30 dias ou usuários novos serão obrigados... Se você já é usuário pode optar, desde que dentro do prazo!

  • Willian Amadeu
    2016-08-29T17:38:16

    Vem tem algum tempo que vem acontecendo isso, percebi algumas suposições de amizade com amigos que só tenho no whatsapp. Agora apenas colocaram em nosso conhecimento... Ma é só ir em configurações > Conta > Privacidade e desmarcar a caixa de compartilhar dados, isso não vai impedir que compartilhe, mas não receberá nenhuma notificação, ou algo do tipo.

  • Victor Silva
    2016-08-26T07:05:27  

    Preocupante... Cada vez menos privacidade. Digite seu nome completo entre aspas no Google e pode ter uma surpresa desagradável, sua vida e seus dados expostos fora de controle: endereço, telefone, fotos, lista de parentes, local de trabalho, currículo, posição em concursos, processos judiciais.. Fiquei chocado quando vi tudo isso sobre mim.. e a maioria das coisas não fui eu que coloquei.

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2016-08-26T07:05:27  

      Sempre foram expostos, só usar regras de privacidade e configurar para não PÚBLICO seus dados. Fim

    recentes

    populares

    • Victor Silva
      2016-08-26T07:05:27  

      a partir do momento em que o indivíduo entra na internet, a velocidade da digitação, os hábitos de navegação, interesses em produtos, sites favoritos, uso do mouse entre outros, tudo é utilizado para criar o perfil do Usuário. As grandes corporações possuem todos esses dados que servem para localizar você em qualquer lugar do planeta .Simples assim.

  • Brunno Oliveira
    2016-08-29T12:31:36

    Resumindo, quem quiser continua usando o WhatsApp vai fazer tudo que eles querem ...!

  • Tony Vidigal
    2016-08-25T16:33:51  

    E quem não tem facebook?

    recentes

    populares

    • Tony Vidigal
      2016-08-25T16:33:51  

      A mesma pergunta aqui....onde diz que, quem não tem Facebook, vai ser obrigado a ter por causa dessa nova politica migratória do whats?

    recentes

    populares

    • Tony Vidigal
      2016-08-25T16:33:51  

      Facebook é uma empresa. Detentora da rede social homônima, do Instagram, do WhatsApp, entre outros. As informações registradas pertencerão à empresa, não à rede social. Portanto, não faz nenhum sentido criar uma conta na rede social Facebook somente para utilizar o WhatsApp.

  • Pablo Barbosa
    2016-08-25T10:50:46  

    E se eu não tiver Facebook?

    recentes

    populares

    • Pablo Barbosa
      2016-08-25T10:50:46  

      Onde diz que, quem não tem conta no Facebook vai ser obrigado a criar uma?

    recentes

    populares

    • Pablo Barbosa
      2016-08-25T10:50:46  

      O Facebook é uma empresa... Quem recebe os dados é a empresa Facebook, detentora da rede social homônima, do Instagram, etc.

  • Charles Fraga
    2016-08-26T13:52:58  

    Fantástica a idéia... virando cada vez mais uma ferramenta de empreendedorismo

    recentes

    populares

    • Charles Fraga
      2016-08-26T13:52:58  

      Não sabe nem o que fala.

  • Nelson Oliveira
    2016-08-28T06:14:17

    Coloquei o nome entre aspas e não apareceu meus dados.

  • Acleriston Silva
    2016-08-25T17:29:51  

    sabe o que é engraçado. é que o whatsapp diz que não pode compartilha dados com a policia mas compartilha com o faceboock pode ?

    recentes

    populares

    • Acleriston Silva
      2016-08-25T17:29:51  

      Felipe Matos, marry me :)

    recentes

    populares

    • Acleriston Silva
      2016-08-25T17:29:51  

      lorena slut

  • Ruan Filipe
    2016-08-26T11:13:35

    E p/ isso existe adBlock no Facebook. Funciona no TechTudo também.

  • Lylyan Santos
    2016-08-26T06:50:06  

    Não entendi muito bem

    recentes

    populares

    • Lylyan Santos
      2016-08-26T06:50:06  

      Sem conta no Facebook não tem whatsapp. Simples assim.