Redes sociais

21/09/2016 12h32 - Atualizado em 21/09/2016 17h14

Google Allo chega ao Android e iPhone com assistente virtual e modo anônimo

Aline Batista
por
Da redação

O aplicativo de mensagens Google Allo chegou às lojas de aplicativos do Android e iPhone (iOS) nesta quarta-feira. O mensageiro repete as mesmas funcionalidades que o internauta já conhece do WhatsApp, Messenger e Telegram, mas promete funções exclusivas, devido a um sistema de inteligência artificial. O programa estava em período de testes, mas agora foi liberado para parte dos usuários – algumas pessoas ainda não conseguem baixá-lo pela Google Play ou App Store. No Brasil, porém, ele funciona com a interface somente em inglês, sem opção de mudar para português.

Google contra WhatsApp: relembre apps criados para desbancar o mensageiro

[marca] Google Allo (Foto: Melissa Cossetti/TechTudo)Google Allo funciona no iPhone e no Android (Foto: Melissa Cossetti/TechTudo)

Anunciado durante a conferência Google I/O 2016, o Allo tem todos os recursos que os outros mensageiros têm: mensagens de texto, áudio e envio de mídias. Seu diferencial é que ele promete tornar a conversa mais produtiva, ajudando o usuário a encontrar informações, fazer planos e se expressar melhor.

Assistente pessoal é o destaque do Allo (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)Assistente pessoal é o destaque do Allo (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)



Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Isso é possível porque o Allo possui uma função que permite ao Google participar da conversa também, como se fosse um robô. Sempre que o usuário digitar "@google", o Google Assistant é acionado. A partir daí, é possível usar ferramentas do buscador, como o Google Tradutor, o Google Maps e a própria barra de pesquisas, para encontrar fotos, vídeos e outras informações na internet. Além disso, o assistente ajuda a planejar eventos com os amigos, se manter informado sobre temperatura e trânsito, compartilhar vídeos do YouTube e jogar com os amigos da conversa.

O assistente do Allo funciona de forma parecida com os chatbots do Facebook Messenger. A diferença é que o mensageiro do Facebook não tem um robô próprio, mas abre para que outras empresas ofereçam o recurso.

Uma das novidades é a possibilidade de mudar o tamanho do texto (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)Uma das novidades é a possibilidade de mudar o tamanho do texto (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)

O principal concorrente do Allo, no entanto, é o WhatsApp, o mensageiro mais popular do Brasil. Como diferencial o Google aposta, além do assistente, em recursos como respostas inteligentes, com sugestões de respostas para uma mensagem, envio de fotos, emojis e stickers. O mensageiro também permite alterar o tamanho do texto da mensagem. 

O aplicativo não usa criptografia, como o rival WhatsApp, porque fornece informações ao Google na hora das buscas. No entanto, o Allo também tem uma preocupação com a privacidade do usuário. O mensageiro tem um modo incógnito, com bate-papo anônimo, que apaga os dados dos servidores do Google e dos celulares dos participantes quando a conversa é fechada. Ainda é possível escolher por quanto tempo essas mensagens ficarão disponíveis.

Allo (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)Google Allo tem bate-papo anônimo (Foto: Reprodução/Thássius Veloso)

Por enquanto, o chatbot do Google Allo não está disponível em português, o que compromete seu desempenho, mas a empresa promete, em breve, suporte ao idioma. Outra promessa para o futuro é a conversão de mensagens em SMS para os usuários que não têm o aplicativo instalado.

Vale lembrar que o Google Duo, app para videochamadas que também foi anunciado no Google I/O, já está disponível para download desde agosto.

Via Google

Qual o melhor aplicativo: WhatsApp ou Facebook Messenger? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everton Nascimento
    2016-09-21T18:28:59  

    o WhatsApp é consolidado, se não trouxer algo realmente inovador, será apenas mais app no mercado.

    recentes

    populares

    • Everton Nascimento
      2016-09-21T18:28:59  

      ??? E de onde você tirou isso Everton? O Orkut só fazia sucesso aqui e na Índia, o Facebook já já conhecido e usado no resto do mundo.

    recentes

    populares

    • Everton Nascimento
      2016-09-21T18:28:59  

      cara existia o myspace, orkut, lemon, e nenhum obteve sucesso similar ao facebook...

  • Ronaldo
    2016-09-21T21:29:00  

    O WhatsApp, por enquanto, ainda é uma bomba na mão do Facebook, porque ainda não ganham lucro com ele, só despesas e processos. Quanto tempo falta para o Facebook não aceitar mais manter de graça o aplicativo, e começar á cobrar por ele? É de se pensar...

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2016-09-21T21:29:00  

      Vc aceitou isso naquela pergunta que rolou mês passado...informações seriam trocadas..

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2016-09-21T21:29:00  

      Pergunta? Que pergunta? Não vi nada disso não!

  • José Marcos
    2016-09-23T13:32:19

    Todas as informações dos aplicativos tem que estar disponíveis caso a justiça precise. Quando há criptografia de ponta a ponta, isso pode facilitar e muito conversas entre criminosos, terroristas, pedófilos, etc. já que as mesmas serão criptografadas e de difícil acesso. Acredito que não seria o caso desse aplicativo Allo ou não poderia ser. Para mim existe uma grande diferença entre privacidade e criptografia de ponta a ponta. Até mesmo conversas telefônicas quando são exigidas pela justiça eles dispõe, porque nos aplicativos serão diferentes?

  • Jhonnatan
    2016-09-23T09:22:12

    Concordo com Everton nascimento, esperava pelo menos conversa com vídeo em tempo real no novo App da Google, isso ficaria a frente do Whatsapp.

  • Daiane Oliveira
    2016-09-22T16:08:54

    só eu reparei no papel de parede ser o brasão dos Lannister??

  • Lima Júnior
    2016-09-22T15:28:05

    Deveriam lançar já com os principais idiomas. Espero que seja eficiente. Já encheu o saco esse tal de zap zap.

  • Laura Amabile
    2016-09-21T23:22:14  

    Pra que mecher em time q esta ganhando!! rsrs

    recentes

    populares

    • Laura Amabile
      2016-09-21T23:22:14  

      Errado Laura. Vamos parar de mesmice. Existem opções muito melhores. "Toda unanimidade é burra!"

    recentes

    populares

    • Laura Amabile
      2016-09-21T23:22:14  

      BUFO

  • Tilnoene
    2016-09-22T13:56:43

    Ao contrário do Hello, o Allo promete !

  • Elcio Oliveira
    2016-09-21T18:26:54

    se existe apenas a em inglês, porque nas fotos mostra em português?

  • Wellington Silva
    2016-09-22T08:05:07

    ja sabemos oq usar quando o zap zap for bloqueado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Liandro Eduardo
    2016-09-22T11:14:31

    Adeus Whatsapp....

  • Sinto Autorizado
    2016-09-22T01:19:27

    facebook Messenger by Google

  • Adriano Martins
    2016-09-22T02:39:42  

    Codigo Uber H1TSZUYJUE ...aproveitem na primeira viagem

    recentes

    populares

    • Adriano Martins
      2016-09-22T02:39:42  

      outro codigo xgpcq7f3ue

  • Raposão
    2016-09-21T17:55:50

    uma bosta....

  • Paulo Barbosa
    2016-09-22T08:54:00

    Vai fazer companhia para o Hangouts na lista de aplicativos esquecidos.

  • Rafael Valle
    2016-09-22T02:06:45  

    Aquele cheirinho de Google plus no ar... Já existem milhões de clones do Whatsapp rodando, alguns até melhor que é o caso do telegram, a Google devia usar melhor o seu compilamento de dados e investir em startups e projetos realmente inovadores e não nesses mais do mesmo.

    recentes

    populares

    • Rafael Valle
      2016-09-22T02:06:45  

      xiu ai para de bostejar (y)

  • Marciana Jesus
    2016-09-22T02:28:12

    Esse aplicativo só vai servir quando algum juiz retarda bloquear o whats por algumas horas. Kkkkkkkkk.

  • Marciana Jesus
    2016-09-22T02:23:30

    Esse baton de morango da propaganda é um espetáculo, o melhor dos melhores.

  • Sinto Autorizado
    2016-09-22T01:22:43

    Tem gente que ainda não percebeu que ele pode vir instalado nativamente nos bilhoes de aparelhos com android... pra derrubar o whatsapp é dois toques quando se tem seu proprio sistema operacional

  • Jose Shebbas
    2016-09-21T19:21:06  

    Não recomendado para pessoas de baixo Q.I. e analfabetos digitais !

    recentes

    populares

    • Jose Shebbas
      2016-09-21T19:21:06  

      Cada um escolhe o que lhe atende melhor. Por que não criar um que possa interagir com outros aplicativos. Assim os comentários infelizes e preconceituosos do Sr de alto Q.I José Shebbas nem seria visto aqui.

    recentes

    populares

    • Jose Shebbas
      2016-09-21T19:21:06  

      Então fique longe, Jose Shebbas

  • Wesley Ribeiro
    2016-09-22T00:33:50

    Infelizmente o povo só "sai" do whatsapp quando a justiça se apresenta contra. É sempre bom dar opção ao público. Vale a tentativa de uso e ver a aceitação.

  • Don Wood
    2016-09-22T00:11:51

    Wechat Milhão a zero geral! O melhor mensageiro que existe! Até pagamentos é possível efetuar, simples assim. Baixei o meu e ainda faço compras no site ellawei lá na China com descontos que o site oferece para quem usa o App.

  • Erick Conceição
    2016-09-22T00:10:43

    Fizeram telegram e não adianto nada, e agora esse *-* kkk...

  • Piloto
    2016-09-21T23:44:18

    Viva a concorrência!

  • Saudações Negras
    2016-09-21T20:56:08  

    Tem aplicativo até melhor que o zap , o problema é que o zap é povão , difícil convencer um amigo a usar !

    recentes

    populares

    • Saudações Negras
      2016-09-21T20:56:08  

      kkkkk ctz. Melhor não mecher em time q esta ganhando rs