Produtividade

23/09/2016 10h00 - Atualizado em 23/09/2016 10h00

Cinco formas de deixar LibreOffice mais rápido no PC

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

É possível configurar o LibreOffice – tanto as versões que rodam no pendrive (portable), como as instaladas no computador – para usar a memória de forma mais racional, rodando mais rápido e garantindo melhor desempenho, mesmo em máquinas com pouca RAM. As dicas a seguir ajudam a configurar o LibreOffice de forma que ele se adapte melhor ao seu computador, tornando a suíte de produtividade grátis mais eficiente no seu PC. Veja como fazer.

LibreOffice: como colocar em ordem alfabética e classificar crescente

Novo LibreOffice torna mais fácil abandonar o Microsoft Office (Foto: Divulgação) (Foto: Novo LibreOffice torna mais fácil abandonar o Microsoft Office (Foto: Divulgação))Configurações permitem deixar a suíte de produtividade mais rápida (Foto: Divulgação / LibreOffice)








1. Aumentar a memória

É possível redefinir a quantidade de memória tomada pelo LibreOffice durante seu funcionamento: aumente para deixar mais rápido (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)É possível redefinir a quantidade de memória tomada pelo LibreOffice durante seu funcionamento: aumente para deixar mais rápido (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)



Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Aumentar a quantidade de memória usada pelo programa faz com que o LibreOffice tenha mais RAM disponível para carregar arquivos pesados, como imagens de alta resolução em programas como o Writer e o Calc. 

Para fazer isso, abra qualquer um desses aplicativos, clique no menu “Ferramentas” e, em seguida, escolha “Opções”. No campo “Memória”, selecione 128 MB para o LibreOffice, conforme mostra a imagem. Aumentar a memória de objetos também é uma boa alternativa: defina o valor para 20 MB.

2. Reduzir o número de passos do comando Desfazer (CTRL+Z)

Defina uma quantidade menor de passos para diminuir o peso do LibreOffice na memória (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Defina uma quantidade menor de passos para diminuir o peso do LibreOffice na memória (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A ideia é limitar a quantidade de estados salvos na memória do computador aos quais você tem acesso toda vez que usa o comando desfazer (CTRL+ Z). O truque pode ser muito interessante para computadores com pouca memória, mas é necessário lembrar que, ao fazer a redução, terá uma menor quantidade de versões do seu arquivo.

Para fazer isso, é preciso voltar ao campo “Memória” da dica anterior. Em “Número de etapas”, diminua ou aumente, conforme a sua preferência: menos etapas ajuda a economizar RAM e pode deixar seu computador rodando mais rápido. Aumentar o número de etapas vai pesar na memória, mas pode deixar o uso do LibreOffice mais eficiente.

3. Liberar memória

Se você usa pouco as funções de imagem e gráficos, diminuir o tempo pode ser interessante (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Se você usa pouco as funções de imagem e gráficos, diminuir o tempo pode ser interessante (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O campo “Remover da memória após” refere-se a quanto tempo imagens e gráficos do LibreOffice vão ficar retidos na memória do computador para uso em edição. Se o PC tem pouca RAM, e o uso de gráficos e imagens nos seus documentos é raro, pode ser uma ótima alternativa diminuir o valor. Por padrão, o LibreOffice estabelece um prazo de 10 minutos, mas é possível testar com cinco.

4. Desligar o Java

Desativar o Java pode ser um truque interessante para aliviar a carga em computadores mais lentos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Desativar o Java pode ser um truque interessante para aliviar a carga em computadores mais lentos (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Outra forma de acelerar a suíte de escritório é desligando o Java, uma ação que não comprometerá nenhuma função do Writer e do Calc (mas, se você usa o Draw e o Base pode ser necessário ligar o recurso novamente). Para desativar, acesse as “Opções” e escolha “Avançado”. Basta desativar o Java na parte direita da janela.

5. Ativando o início rápido

Inicialização rápida torna o acesso ao LibreOffice muito mais ágil (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Inicialização rápida torna o acesso ao LibreOffice muito mais ágil (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Caso você tenha instalado o Quickstarter quando instalou o LibreOffice no seu computador, será possível ativar o recurso para agilizar o processo de inicialização da suíte no PC. Para isso, mais uma vez no menu memória, é possível definir o pré-carregamento do LibreOffice toda vez que o computador for reiniciado. Isso torna o processo de inicialização da suíte mais ágil e pode ser de grande auxilio para o perfil de usuário que usa bastante os aplicativos disponíveis no pacote.

Como resolver problema de lentidão no LibreOffice? Comente no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Côrtes
    2019-06-24T15:21:37

    Eu queria saber como fazer pra janela do Calc não entrar na frente das outras quando incializo o programa, Às vezes tô lendo algo na web, clico no Calc pra iniciar e ele aparece na frente do que estou lendo. Outros programas não fazem isso.

  • Gilberto Schiavinatto
    2018-09-03T11:38:55

    Esta opção Memória sumiu ?????????????????????