Internet

13/09/2016 06h00 - Atualizado em 13/09/2016 06h00

Como instalar o Flash no Linux

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Por um bom tempo a Adobe ofereceu suporte a Adobe Flash Player no Linux, mas depois deixou o sistema um pouco abandonado. Nesse meio tempo, quem precisava de suporte a Flash, era obrigado a usar o navegador Chrome, o único que já trazia a tecnologia embutida, e sempre em uma versão atualizada. No outros navegadores era possível usar Flash, mas a versão era desatualizada e isso gerava problemas em alguns sites.

Como instalar a versão alfa do novo Skype no Linux

Agora, a empresa voltou a disponibilizar uma versão mais recente do Flash para Linux. Por isso, veja nesse tutorial como instalar o Flash no Linux e atualizar para a versão mais recente.

Passo 1. Acesso a página do Adobe Flash Player no TechTudo Downloads, selecione o seu sistema operacional (Linux) e clique em “Baixar”;

Baixando o Flash para Linux via TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o Flash para Linux via TechTudo Downloads (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Você será direcionado para uma página da Adobe. Nessa página, clique no item abaixo de “Etapa 1″ e selecione a arquitetura do sistema Linux (32 ou 64 bits). Em “Etapa 2″, selecione a distribuição do seu sistema Linux;

Selecionando a arquitetura e o tipo de pacote para baixar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a arquitetura e o tipo de pacote para baixar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Finalmente, clique no botão “Baixe agora”;

Iniciando o download do Flash Player para Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o download do Flash Player para Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Depois de baixar, feche todos os navegadores que estiverem abertos;

Passo 5. Se seu sistema não executar o gerenciador de pacotes para instalar o Flash, abra o navegador de arquivos (Nautilus, Nemo ou qualquer outro), vá até a pasta onde o arquivo foi salvo e dê um clique duplo no arquivo baixado;

Abrindo pacote baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo pacote baixado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Com o gerenciador de pacotes de sua distribuição na tela, clique na opção de instalação e entre com o usuário e senha de um administrador, para autorizar a instalação do pacote.

Autorizando a instalação do Flash Player para Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a instalação do Flash Player para Linux (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Para testar, acesse esse link.

Atualizando para o Flash 23 beta

Depois de instalar o pacote, se quiser usar a última versão do Flash para Linux,  você pode atualizar para o Flash 23 beta. Lembre-se que essa nova versão do Flash para Linux ainda é um beta, mas já está bastante usável.  Portanto, se você quiser atualizar o Flash para essa versão, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;

Passo 2. Use um dos comandos abaixo para baixar o Flash 23 beta;

Para a versão de 32 bits: 

<code>wget
https://fpdownload.macromedia.com/pub/labs/flashruntimes/flashplayer/linux32/libflashplayer.so</code>

Para a versão de  64 bits:

<code>wget
https://fpdownload.macromedia.com/pub/labs/flashruntimes/flashplayer/linux64/libflashplayer.so</code>

Passo 3. Depois, mova o arquivo baixado para a pasta /usr/lib/adobe-flashplugin/, executando o seguinte comando;

<code>sudo mv libflashplayer.so /usr/lib/adobe-flashplugin/</code>

Passo 4. Agora, use o comando abaixo para mudar a propriedade do arquivo;

<code>sudo chown root:root /usr/lib/adobe-flashplugin/libflashplayer.so</code>

Pronto! Agora seu sistema Linux já está com o Flash instalado (e atualizado) e você poderá ver vídeos ou qualquer outro recurso que exija a tecnologia. 

Netflix não funciona no Linux, como resolver? Troque dicas no fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares