Celular

20/09/2016 11h11 - Atualizado em 20/09/2016 11h33

Consumidores reclamam de chiado no iPhone 7 e Apple troca celulares

Aline Batista
por
Da redação

As vendas do iPhone 7 começaram na última semana em 28 países, mas, apesar do pouco tempo de uso, alguns consumidores já estão enfrentando problemas com o celular. Segundo o site The Verge, usuários relataram que o smartphone emite um chiado quando está reproduzindo vídeos com volume no mudo ou quando executa tarefas mais pesadas, que exigem mais do processador.

Testamos o iPhone 7, o celular da Apple com botão Home renovado

O ruído parece vir da parte traseira do iPhone, perto da logo da Apple, onde está localizado o processador A10 Fusion, e estaria relacionado a algum componente interno do telefone. A fabricante ainda não se pronunciou sobre o que estaria ocasionando tal barulho, mas já se disponibilizou a dar um novo smartphone aos clientes que estiverem com o problema.

[marca] iPhone 7 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Consumidores relatam chiado no iPhone 7 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O TechTudo conversou com o apresentador do canal do YouTube Loop Infinito, William Marchiori, que está em Sydney para o início das vendas do iPhone 7. Para ele o barulho não é exclusivo do iPhone 7: "É uma coisa que os eletrônicos fazem. Não é uma novidade, tem no LG G5, no S7 e no Note 7. É aquela coisa: só se fala quando é no iPhone." Ele ainda acrescenta que o ruído é bem discreto: "É estranho porque antes não tinha isso e agora tem. Se ninguém te falar, você passar um ano com o aparelho e não percebe. Se você encostar o ouvido na parte traseira, você ouve uma frequência. Em um jogo, teste de benchmark ou algo que pede mais processamento, o ruído aumenta. Precisa aproximar a orelha do celular para ouvir".

[marca] iPhone 7 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Origem do barulho seria o processador do smartphone (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)












No entanto, alguns usuários foram ao Twitter para relatar o mesmo problema. Um dos primeiros foi Stephen Hackett do canal 512 pixels, que também colocou um áudio na rede social para mostrar o barulho, que parece aumentar quando o celular está carregando. Após seu post, outros consumidores relataram a mesma situação.

No Twitter, usuários reclamam de chiado no iPhone 7 (Foto: Reprodução/Aline Batista)No Twitter, usuários reclamam de chiado no iPhone 7 (Foto: Reprodução/Aline Batista)

O barulho está sendo comparado ao de um cooler de resfriamento presente em notebooks. No entanto, o iPhone 7 não apresenta essa estrutura em seu interior. Segundo o site Ars Technica, o ruído poderia ser uma espécie de "coil noise" ou "coil whine", comum em computadores e notebooks. Esse tipo de chiado não tem a ver com o sistema de resfriamento, mas acontece quando componentes elétricos soam na mesma frequência, causando uma vibração no circuito. De fato, isso não é algo bom quando acontece com frequência. Alguns usuários apostam ainda que os chiados estão relacionados aos alto-falantes do aparelho.

Uma das inovações do iPhone 7 é seu poderoso processador A10 Fusion, que já vem sendo comparado a chip de computador tradicional. O componente é o primeiro quad-core presente em um iPhone, chegando a ser 40 por cento mais rápido que o chip A9 dos modelos anteriores. Além disso, em testes, ele chegou a ser 15 por cento mais veloz que o Snapdragon 820, usado em celulares Android. O que causa estranhamento em relação aos ruídos é que um processador tão potente não deveria produzir barulhos ao executar tarefas mais pesadas.

[marca] iPhone 7 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Consumidores que reclamaram estão recebendo um iPhone novo (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)












Qual será o preço do iPhone 7 no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

Os usuários que reclamaram do problema estão recebendo um novo aparelho. Na Austrália, por exemplo, é possível agendar um horário na loja da Apple para fazer a troca. William Marchiori já conseguiu marcar um Genius (serviço de suporte da Apple) para ver o que a fabricante tem a dizer sobre isso.

O iPhone 7 e iPhone 7 Plus chegaram para concorrer com o Galaxy Note 7 da Samsung, celular que também apresentou problemas e precisou, inclusive, passar por um recall devido a baterias que estavam explodindo. No caso da Apple, entretanto, a situação parece bem mais favorável, já que nem todos os usuários estão passando por essa experiência.

*Colaborou Thássius Veloso

Via Ars Technica e The Verge

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto
    2016-09-20T14:03:49  

    assim fica complicado pros fanboys da maçazinha p\o\d\r\e, pagar uma fortuna por um smart com hardware de 2011 e ainda fazer mais barulho que um carro de 1960

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-09-20T14:03:49  

      Em momento algum eu disse "qualquer" smartphone, comparei aparelhos expecificos até pra exemplificar, e comentei sobre minha experiência e experiência de conhecidos meus. Enfim, faça o teste você mesmo e faça sua comprovação.

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-09-20T14:03:49  

      Talisson Cabral seu comédia veja o que você escreveu "o seu hardware tanto que tem desempenho superior a qualquer android" ... iphone é bom mais não é o mais rápido e nem o mais bonito e isso é um fato.

  • Geisson Crestani
    2016-09-20T16:03:41  

    Quando acontece isso com as concorrentes são ruins.. e quando acontece com a maçã, faz parte; é normal....

    recentes

    populares

    • Geisson Crestani
      2016-09-20T16:03:41  

      Na boa,isso realmente pode ocorrer com qualquer eletronico.Na materia,o rapaz falou "é aquela coisa,so se fala quando acontece com um iphone".Entao acho q o comentario ai nao procede.O problema e q os grupos rivais nao perdem uma chance pra falar mal um do outro.

    recentes

    populares

    • Geisson Crestani
      2016-09-20T16:03:41  

      concordo plenamente

  • Marcio Braga
    2016-09-20T13:03:26  

    já comprei o meu em 60x, chorem pobres haha!

    recentes

    populares

    • Marcio Braga
      2016-09-20T13:03:26  

      ninguém entendeu a zueira, bem vindos à internet!

    recentes

    populares

    • Marcio Braga
      2016-09-20T13:03:26  

      quanto custa um S7 ?

  • Nilson Junior
    2016-09-25T22:48:56

    Meu iPhone 6S está descascando já faz algum tempo e até hoje eles não trocaram o aparelho. Cada vez mais decepcionado com a Apple.

  • Thaigosvestre
    2016-09-21T10:50:21  

    ROBERTO meu caro, mais conhecimento por favor !!! compre um iphone para vc poder afirmar, e olhe a noticia acima na parte onde fala "O componente é o primeiro quad-core presente em um iPhone, chegando a ser 40 por cento mais rápido que o chip A9 dos modelos anteriores. Além disso, em testes, ele chegou a ser 15 por cento mais veloz que o Snapdragon 820, usado em celulares Android". Ou seja, esse processador quad-core já é o suficiente para ser 15% mais rapido que o melhor processador de android do momento.

    recentes

    populares

    • Thaigosvestre
      2016-09-21T10:50:21  

      Pois e mas isso eles nao conseguem ou nao querem ver.É mais facil detonar,apontar os defeitos.É assim mesmo.

  • Lucas Stelios
    2016-09-20T12:42:06  

    Aí, no Brasil vc vai pagar 6 mil por isso ,num smart (que não deixa de ser muito bom por sinal) só por causa daquela pequena maçã...

    recentes

    populares

    • Lucas Stelios
      2016-09-20T12:42:06  

      Sonia te garanto que não, pode pergunta pra sua filha, ela me conhece.

    recentes

    populares

    • Lucas Stelios
      2016-09-20T12:42:06  

      quando se gaba assim é que não pode compra nem em dez sem juros, quem dirá a vista

  • Robson Souza
    2016-09-20T13:35:13  

    Mas já???

    recentes

    populares

    • Robson Souza
      2016-09-20T13:35:13  

      Atenção... usuario Robson Souza nunca teve um iPhone... virus detectado

  • Thiago
    2016-09-20T13:44:10  

    Estranho... só aparecem esses problemas nos lançamentos, depois de alguns meses ninguem fala mais nada....

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-09-20T13:44:10  

      pq problemas sao solucionados kk

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-09-20T13:44:10  

      concordo, os primeiros são substituídos, após isso e trocado o lote inteiro, sendo assim resolvendo o problema

  • Gustavo Escobar
    2016-09-20T14:23:44  

    Defeitos todas as marcas apresentam. A diferença é que a Apple não foge da responsabilidade e efetua a troca dos seu aparelhos mesmo fora da garantia. Já tive um trocado e meu pai também. Ambos com 2 anos e meio de uso. A Apple constatou a falha e nos deu outro aparelho novo. Se fosse as outras marcas, a resposta da empresa seria.. Pedimos desculpas, mas não está mais na garantia. Não podemos fazer nada.

    recentes

    populares

    • Gustavo Escobar
      2016-09-20T14:23:44  

      fato gustavo, tive um note 3 que simplesmente não conectava no wifi, samsung NUNCA resolveu o problema, android to fora, ano passado troquei um iPhone 5 por causa do recall da bateria, sem stress, custo ou perguntas.

  • Claudia Santos
    2016-09-20T13:15:03  

    O meu está normal , não faz barulho estranho nenhum .

    recentes

    populares

    • Claudia Santos
      2016-09-20T13:15:03  

      Cliente de iPhone é bobo mesmo

    recentes

    populares

    • Claudia Santos
      2016-09-20T13:15:03  

      O problema está no catalizador, rsrsrs

  • Hualpai
    2016-09-20T14:01:35

    o problema foi usar nome de carro problematico da ford, vou continuar com o 6.

  • Raúl Gomes
    2016-09-20T12:41:03  

    Em um mundo tecnológico, onde as mudanças são ligeiras, boa parte dos produtos não conseguem acompanhar. A palavra recall já é normal em qualquer mercado. Normal isso acontecer, mas é chato.

    recentes

    populares

    • Raúl Gomes
      2016-09-20T12:41:03  

      nao deveria ser nao...um produto que eh tao caro ter um controle de qualidade tao abaixo do adequado

  • Thiago
    2016-09-20T13:47:42

    Nao nao nao nao gente... nao nao nao... vcs não tem condições de ter um iPhone

  • Darlan Bombazar
    2016-09-20T13:46:37

    Provavelmente esse lote com problema será lançado em algum pais de terceiro mundo, quem sabe até no brasil, dai se alguem quiser trocar nunca tera assitencia.

  • Nayron Caetano
    2016-09-20T12:34:39  

    A Apple coloca um processador "Celeron" para rodar seu Sistema e Apps em um smart de última geração sem travar, enquanto isso.... Androids e afins, colocam "i7's" em aparelhos barrelas para rodar o sistema e apps, Ainda trava e em alguns casos os Top de linha chegam a explodir (me poupe fanboys de androids aceita que dói menos).

    recentes

    populares

    • Nayron Caetano
      2016-09-20T12:34:39  

      vc entende de TI, muita base e informação...

    recentes

    populares

    • Nayron Caetano
      2016-09-20T12:34:39  

      tudo a ver @Nayron

  • Pedro Queiroz
    2016-09-20T13:35:01

    Só acho estranho a parte de tras do Iphone que parece um Moto G

  • Juliana Ferreira
    2016-09-20T13:31:29

    GENTE SERÁ QUE VAI EXPLODIR TAMBÉM PESSOAL TROQUE LOGO ANTE QUE ACONTEÇAR ALGUMA COISA, PRINCIPALMENTE QUE TEM CRIANÇA EM CASA, TEM QUE TOMA CUIDADO COM APARELHO COM PROBLEMA NÃO SE BRINCA.

  • Rogerio Gonzales
    2016-09-20T13:19:58

    E detalhe que preços do Samsung e Iphone são os mesmos!

  • Rogerio Gonzales
    2016-09-20T13:18:20

    Interessante essa coluna somente falar mal do iPhone e não mencionar todos os defeitos do Samsung e os bilhões de dólares que foi gasto no recall do Note 7 que explodiu carros e em casas e está proibido de embarcar em companhias aéreas. Patrocínio ou gosto pessoal dos estagiários?

  • Andre Czpak
    2016-09-20T12:58:17

    HEUAHEAUEHUAEH... "pq ifag é perfeito.. blablabla" ops... *iphone

  • Nilza Silva