Utilitários

26/09/2016 06h00 - Atualizado em 26/09/2016 11h29

Endless OS 3.0 ganha dual boot com Windows

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A Endless Computers – empresa que comercializa computadores voltados para inclusão digital – anunciou nesta quarta-feira (21) o lançamento da versão 3.0 do seu sistema operacional, o Endless OS. Nessa nova versão, a distro está mais fácil de baixar e oferece a possibilidade do usuário fazer instalação do software em modo de dual boot com  Windows. Além disso, traz ainda outras mudanças significativas do ponto de vista de tecnologia de software, que contribuem para minimizar o consumo de dados de Internet do usuário.

Sete opções de Linux leves que vão ressuscitar o seu PC antigo

Novo Endeless OS 3.0 com o Endless One, computador vendido pela fabricante (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Novo Endeless OS 3.0 com o Endless Mini, computador vendido pela fabricante (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)



Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Diferente de sua versão anterior, com o Endless OS 3.0 não é necessário remover o Windows para poder fazer a instalação, pois os dois sistemas são mantidos no mesmo computador. O usuário pode, até mesmo, escolher o sistema operacional na hora de iniciar o PC — com a função dual boot. Como a instalação também pode ser revertida, não há necessidade de apagar arquivos ou repartições. O novo processo é bastante simples e fácil de fazer, pois dispensa alterações na BIOS do computador e a criação de um pendrive instalador, por exemplo.

Endless com Flatpak

Outra boa novidade é a adoção do Flatpak, uma tecnologia inovadora de distribuição de aplicativos que permite que um mesmo aplicativo seja instalado em diferentes distribuições Linux. Apesar dessa flexibilidade, o Flatpack é muito seguro e permitirá que o Endless OS receba novos apps, independentemente de suas próprias atualizações de software.

O Endless OS, ou simplesmente, EOS é um sistema operacional para desktop focado principalmente na inclusão digital. Isso porque ele já vem com um pacote de conteúdo pré-instalado e que pode ser explorado com ou sem acesso Internet. São duas edições disponíveis: uma básica e pequena (2 GB), que pode ser usada por quem possui uma boa conexão de Internet. E uma versão completa (10GB), que serve para quem não possui acesso à Internet.

Você usa Linux? Comente suas dicas e dúvidas no Fórum do TechTudo. 

"Por baixo do capô", o sistema é uma distribuição Linux baseada nos softwares GNOME e Debian, (nesta versão, GNOME 3.20 e Debian 8), com melhorias em termos de performance, segurança e de gerenciamento de arquivos e programas.

A versão completa se destaca por incluir um ecossistema com mais de 100 de apps pré-instalados e que podem ser acessados offline. Esses aplicativos entregam diversas informações sobre saúde, educação, negócios e entretenimento, enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipédia, biblioteca com clássicos da literatura infanto-juvenil, jogos e apps que ensinam a programar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nicolas
    2019-04-13T15:04:05

    Olá irmãos, Gostaria muito de um tutorial de vocês ensinando para quem tem o EOS 3.0+ a instalar o Windows (dual boot). Eu tenho o EndlessOS 3.0 e quero ADICIONAR o windows. Imagino que eu tenha que ter um pen drive com o Windows desejado, mas após isto não sei como seria. Caso conseguissem vocês teriam muito acesso na matéria e eu certamente ajudaria a divulgar. Muito obrigado.

  • Ari Araujo
    2016-09-27T09:25:42  

    vou baixar e testar agora adorei a possibilidade de novas tecnologias,

    recentes

    populares

    • Ari Araujo
      2016-09-27T09:25:42  

      vou baixar e instalar diretamente no meu notebook.