Jogos de esporte

04/09/2016 06h00 - Atualizado em 07/09/2016 13h59

Fifa 17 traz poucas mudanças, mas elas são muito significativas

Diego Borges
por
da BGS

Fifa 17, novo título da franquia da EA Sports para Xbox One, PS4 PlayStation 3, Xbox 360 e PCs, será lançado apenas no dia 27 de setembro. Mas na Brasil Game Show 2016, os fãs da franquia podem testar uma versão de demonstração que traz uma prévia do que será o novo jogo. Não foi à BGS, mas quer conhecer as novidades da versão em primeira mão? Fique tranquilo – o TechTudo jogou a demo e mostra todos os detalhes para você.

Acompanhe a cobertura da Brasil Game Show 2016

Mudando pouco para mudar bem

Se você acha que uma nova versão de um game significa grande mudanças, Fifa 17 mostra que não é bem assim. O novo título da popular franquia de futebol traz mudanças singelas, mas fundamentais para que o jogo fique ainda melhor. Em outras palavras, alguns problemas do passado foram consertados, sem revolucionar nenhum elemento. Assista ao vídeo com as nossas impressões:


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A principal mudança é a forma com que as jogadas são disputadas. É mais difícil roubar a bola do seu adversário, uma vez que o mesmo não entrega tão facilmente a redonda. Também não há tanta precisão automática para efetuar um passe. Agora é preciso direcionar precisamente para onde você quer que a bola vá, e não apenas apontar e pressionar o botão de toque.

Os chutes também seguem o mesmo padrão. Não foram poucos os momentos na cara do gol cuja bola passou raspando a trave. Além disso, os goleiros estão mais elásticos e ainda mais reais. Em nossos testes, foi possível notar defesas milagrosas e, ao mesmo tempo, pequenas falhas que acontecem em uma partida real. Em outras palavras, eles não são mais verdadeiras barreiras humanas ou como cones embaixo da trave.

As bolas paradas também tiveram mudanças. No escanteio, é possível posicionar um cursor para marcar o ponto exato onde você quer cruzar a bola. E nas cobrança de falta, a câmera fica atrás do jogador durante todo o percurso da bola, e não mais apenas até o momento do comando para o chute.

As animações também estão melhores. As comemorações ganharam closes e estão mais variadas. Há um leque enorme de movimentos, desde corridas e socos no ar, até coreografias divertidíssimas. As cenas pré e pós jogo também ganharam variações e não são tão manjadas como em versões anteriores.

Demo de Fifa 17 disponível na BGS 2016 (Foto: Diego Borges/TechTudo)Demo de Fifa 17 disponível na BGS 2016 (Foto: Diego Borges/TechTudo)

Qual será o melhor jogo: Fifa 17 ou PES 2017? Comente no Fórum do TechTudo.

Anúncio de times brasileiros e derrota de Wendel Lira

Além da versão demo disponível para testes, o estande da Warner na BGS 2016 também foi palco de outras ações. Entre elas, o anúncio da presença dos clubes da Série A do Brasileirão 2016 - com exceção de Corinthians e Flamengo que são exclusivos de PES 2017 - e cinco clubes da Série B.

Quem também esteve presente na feira foi o jogador Wendell Lira. O atacante que venceu o Prêmio Puskas de 2015 de gol mais bonito do ano, recentemente largou a sua profissão para virar jogador profissional de videogame. No palco, Wendell disputou uma partida com Tiago Leifert, narrador do jogo, mas acabou perdendo para o apresentador do The Voice Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jefferson Augusto
    2016-09-04T17:38:35  

    Eu jogava PES , depois q joguei FIFA nunca mais joguei PES ... agora nunca ouvi falar q alguem trocou o FIFA pelo PES ...FIFA é imbativel

    recentes

    populares

    • Jefferson Augusto
      2016-09-04T17:38:35  

      fifa , o melhor

    recentes

    populares

    • Jefferson Augusto
      2016-09-04T17:38:35  

      A maioria q comenta Fifa e PES só joga um, joguei os 2 , Fifa só é melhor em 2 coisas, nos movimentos dos jogadores e nos licenciamentos de ligas internacionais. O PES é melhor no passe, velocidade mas proximo do real, finalização. Vamos falar de goleiros, o goleiro do PES é uma mãe em finalização de perto o do Fifa é uma mãe se chutado de longe, teste o PES no estrela,chutando d perto, e O Fifa jofue no Lendário se a CPU ver qualquer oportunidade de chuatar um chute de 35 m ele faz 10 d 10 tentativas, e o PES chute 10 d 10 d perto q entra pelo menos 10 tbm, sei pq jogo os 2 e não só 1

  • Joao Oliveira
    2016-09-06T08:45:30  

    Melhor coisa do FIFA é o handicap. E que chorem os modinhas. Melhor coisa que tem no futebol é as surpresas, o impossível, e tirar isso e colocar um 1+1=2 tiraria a essência do FIFA. FIFA é um simulador, que graça teria ganhar todos os jogos dos times pequenos? Que graça teria fazer gol em todo chute? Qual a emoção se não tivesse defesas milagrosas? Gols perdidos na cara? Isso é o que te prende no FIFA, você só não sabe. Você odeia o PES porque o PES possui esse 1+1=2, você chuta é gol, você pega time pequeno é vitória. Por isso você não gosta. Viva handicap!

    recentes

    populares

    • Joao Oliveira
      2016-09-06T08:45:30  

      Danilo, meu overall no UT era 180V 9D, pra mim handicap é o terror de quem acha que joga... :/

    recentes

    populares

    • Joao Oliveira
      2016-09-06T08:45:30  

      Isso no modo carreira é até legal, mas no onlin é covardia.

  • Marcos Cantão
    2016-09-05T10:16:54  

    Perdeu para o thiago leifert vai ganhar de quem ? kkkkkkk

    recentes

    populares

    • Marcos Cantão
      2016-09-05T10:16:54  

      Wendell Lira joga muito. Deixou o parça dele ganhar, mas se tivesse valendo seria outra coisa. Vai lá no canal do cara e confere alguns jogos dele.

  • Francisco Vieira
    2016-09-04T23:56:04  

    Bom o fifa desde 2013 vem fazendo um ótimo trabalho, claro que não é perfeito sempre tem ajustes a fazer, mas com certeza essa vai ser a melhor versão já feita acho que vai superar a de 2014 que foi impecável , bom só nos resta esperar e tirarmos nossas próprias conclusões.

    recentes

    populares

    • Francisco Vieira
      2016-09-04T23:56:04  

      Até a 1*atualização.

  • Paulo Castro
    2016-09-04T19:11:18  

    Eu joguei Fifa por muitos anos, mas parei ano passado pois sou músico e fiquei com tendinite no braço por duas vezes por conta do jogo. Eu sempre joguei no mínimo na dificuldade world class, que é a segunda mais difícil. Preferi parar do que deixar de jogar sério ou baixar a dificuldade...sinto falta, mas fazer o que? É o único jogo que me deu problemas desse tipo...

    recentes

    populares

    • Paulo Castro
      2016-09-04T19:11:18  

      Igor, olha a maldade...hahaha, deixa o rapaz desabafar.

    recentes

    populares

    • Paulo Castro
      2016-09-04T19:11:18  

      Tendinite no braço por conta de jogatina? Nem quando estava na puberdade que tocava 5,6 ou 7 bronhas por dia desenvolvi tal contusão .

  • Jeovani Oliveira
    2016-09-18T09:41:57

    Ou seja, pioraram o jogo. O passe já era ruim no 16. Agora é hand CAP passe e chute manual. Melhor é partir pro pés!

  • Robson Andrade
    2016-09-05T11:50:14  

    se FIFA 17 vier sem Handicap, será o melhor já lançado, caso contrário vai continuar estressando a gente !

    recentes

    populares

    • Robson Andrade
      2016-09-05T11:50:14  

      Danilo Rodrigues fica eu , quando perco por causa desse bendito hadicap rsrs mesmo assim não deixo de jogar... prefiro o fifa com handicap do que o PES rs

    recentes

    populares

    • Robson Andrade
      2016-09-05T11:50:14  

      Danilo Rodrigues fica eu , quando perco por causa desse bendito hadicap rsrs mesmo assim não deixo de jogar... prefiro o fifa com handicap do que o PES rs

  • Feliperc
    2016-09-07T07:21:09  

    Online do FIFA é horrível, só tem pirralho querendo ganhar a qualquer custo, jogando com high pressure, ultra attacking e team pressure ligados, o jogo fica horroroso, simplesmente não tem o que fazer, não da pra trocar passes, ou tu joga que nem eles ou tu perde. Ai os caras fazem um gol aos 80 minutos e ficam tocando a bola entre os zagueiros e a AI burra do jogo não manda teus jogadores pressionarem a zaga em cima, ai é impossível pegar a bola. Só deficiente mental joga FIFA, comprei o 16 e pedi refund no mesmo dia depois de 3 jogos online.

    recentes

    populares

    • Feliperc
      2016-09-07T07:21:09  

      erro grotesco é escrever consertar com C.

    recentes

    populares

    • Feliperc
      2016-09-07T07:21:09  

      hahahahahaha....Lendo os comentários dos amigos que criticaram o FIFA no modo online, fica evidente que são tudo ruim, uns perebas...kkkkkk

  • Rafael Arantes
    2016-09-06T18:03:13

    dou risada dos nerds que acreditam na baboseira de que fifa é um "simulador". É um jogo para diversão! Nunca terá a exatidão da vida real. O PES foi a sensação durante pelo menos 15 anos, sabe por quê? Por que trazia o que os jogadores curtiam: DIVERSÃO! Tirar sarro, zoar, colocar o RC3 de ponta e meter um golaço no final do jogo... Nada de "simulador", ninguém jogava achando que era real. O jogo se perdeu pq foi querer imitar o FIFA.

  • Thiago Silva
    2016-09-05T11:48:38  

    A Konami e a EA deveriam se juntar e lançar cada um com as suas qualidades um FIFA misturado com PES, seria épico, já pensou um jogo de futebol com a jogabilidade do FIFA e gráficos do PES, quem sabe um dia!

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2016-09-05T11:48:38  

      Cara, tenho quase 2 mil horas jogadas de nba 2k na steam desde o 2k14, eu sei do que eu to falando, 2k não prestaria pra futebol, o jogo é animação pura, a jogabilidade é ruim, o jogo só sobrevive porque a EA é 10x pior. e o NBA Live é uma piada.

    recentes

    populares

    • Thiago Silva
      2016-09-05T11:48:38  

      falar que a jogabilidade de nba 2k e uma porcaria.. .parei por aqui...

  • Jrocha
    2016-09-04T19:08:58  

    Veja se vc se identifica com esse fato: Chutes a gol: 13x6; Chutes no alvo: 9x5; Posse de bola: 61x39; Takles 16x10; Precisão no passe: 91x78; Placar do jogo: 1x4 pro adversário que supostamente joga melhor que vc, mesmo perdendo em TODAS as estatísticas. Ok.

    recentes

    populares

    • Jrocha
      2016-09-04T19:08:58  

      NEM SEMPRE O MELHOR GANHA,LÓGICO, MAS CHEGAR AO PONTO DE VC JÁ SABER SE VC VAI GANHAR OU PERDER ISSO É SACANAGEM COM QUEM SABE JOGAR BEM, QUER DIZER NÁO ADIANTA SABER JOGAR MAIS POIS SE FOR PRA PERDER NEM O CÃO FAZ VC GANHAR

    recentes

    populares

    • Jrocha
      2016-09-04T19:08:58  

      rodrigo sobrinho, seria normal se nao precisasse de interferencia externa. vc perder pq estava num dia ruim, tudo bem, vc perder pq a ea enfiou um script nojento no jogo, nao da. e isso serve qdo vencemos tb...

  • Felipe
    2016-09-04T10:49:37  

    Wendel Lira queria virar profissional de Fifa e perdeu pro Thiago Leifert ... hahahahahahahahahahaha

    recentes

    populares

    • Felipe
      2016-09-04T10:49:37  

      Thiago Leifert é um comédia. Filho do Diretor Jurídico da Globo

    recentes

    populares

    • Felipe
      2016-09-04T10:49:37  

      estou prevendo uma chuva de gols nos 45 e 90 min, penaltis inexistentes e por ai vai...

  • Fabio
    2016-09-12T10:54:18

    o engracado dessas analises de futebol virtual, tanto de fifa quanto do pes, é que nao precisa escrever uma nova todo ano, basta copiar e colar a materia do ano passado e ninguem vai perceber....

  • Sérgio Lima
    2016-09-10T13:14:57

    FIFA online é arcade , delay e Handicap , jamais vou pagar 199,00 (origin) na versão digital no jogo só prestar offline . Pes na versão PC uma porcaria !

  • Amanda Pereira
    2016-09-08T16:51:16

    E a questão do modo carreira? Vai ser mesmo mais interativo?

  • Gabriel Guizan
    2016-09-06T20:58:23

    Depois de um tempo dei uma parada no fifa 16, desanimou, parece q ficou mais lento, com demora na resposta...

  • Cristiano
    2016-09-06T13:22:45  

    Abandonaram o PS3?

    recentes

    populares

    • Cristiano
      2016-09-06T13:22:45  

      Já foi confirmado o lançamento do FIFA 17 para X360 e PS3, só que com poucas modificações para os dos consoles PS4 e XOne.

    recentes

    populares

    • Cristiano
      2016-09-06T13:22:45  

      Tava mais que na hora de fazer um FIFA digno de nova geração ,só lamento pra quem tem ps3 e 360

  • Jorge Costa
    2016-09-05T20:03:55  

    handicap eh xororo....

    recentes

    populares

    • Jorge Costa
      2016-09-05T20:03:55  

      compro todo ano pq gosto. jogo é bom e Handicap faz parte, da mais emoção, te motiva a jogar mais e voce tem que ser melhor do que foi para se manter vencedor. quer facil joga superstar soccer, na cara do goleiro corta pra direita e chuta que é gol

  • Wellington Santos
    2016-09-04T17:56:09  

    Quero jogar antes a Demo do FIFA 17 pra decidir qual comprar devido a essa falha que existe no 16

    recentes

    populares

    • Wellington Santos
      2016-09-04T17:56:09  

      Poise muitos criticam o FIFA mais na verdade não entendem a realidade do jogo em questão de velocidade e habilidade de cada jogador que o torna um diferencial

    recentes

    populares

    • Wellington Santos
      2016-09-04T17:56:09  

      Wellington não vai pela demo não, Fifa nos primeiros meses funciona direito, depois eles jogam as atualizações porcas deles e ferram com o jogo. No Fifa 16 no início você tinha que passar a bola pra criar jogadas, depois jogaram uma atualização e o jogo virou correria, zagueiros tontos e o handcap comendo solto. Espere alguns meses até o preço abaixar, pois esse jogo não vale R$ 170,00, quanto mais, mais de R$ 200,00.

  • Daniel
    2016-09-05T15:49:16  

    Nem estou animado em comprar; comprei o 16, no início estava divertido, depois que veio a atualização ferrou tudo. O jogo virou uma bosta. Larguei o jogo de escanteio e fui jogar os outros jogos. Tem o Battlefield 1 chegando aí que promete.

    recentes

    populares

    • Daniel
      2016-09-05T15:49:16  

      Estou bem em duvida sobre pegar ou não esse FIFA tbm, mas Battlefield 1 ta excelente. Porém, esse preço nele ta dolorido de pagar viu

  • Claudio Alves
    2016-09-04T15:50:54  

    Problema do fifa começa depois da atualizações,aparece um monte de erros,e o jogo fica parecendo o anterior.

    recentes

    populares

    • Claudio Alves
      2016-09-04T15:50:54  

      Andre Silva, eu até queria concordar contigo (ou discordar)... Mas não entendi NADA do que tu falou. Nada. Principalmente o "bom depois piorar pra melhorar". Essa foi de campeão.

    recentes

    populares

    • Claudio Alves
      2016-09-04T15:50:54  

      Daniel , o jogo vende todo ano porque tem trouxa que paga. Eu preferia pagar 250 reais no jogo com melhorias realmente significativas , de 2 em 2 anos do que lançar o mesmo jogo todo ano e ainda empurrar o jogo com narração amadora.

  • Mozak Caetano
    2016-09-04T11:10:19  

    Não vai mudar a engine! Penso que a mudança de engine não é tão singela assim!

    recentes

    populares

    • Mozak Caetano
      2016-09-04T11:10:19  

      Acho que essa engine só foi pra tirar fotos dos jogadores e mais nada.

  • Robson Andrade
    2016-09-05T14:22:54

    Se o Fifa 17 vier sem handicap, será o melhor jogo já lançado da série, caso contrário será estressante novamente.

  • Alan Pereira
    2016-09-04T18:16:50  

    Ou seja irao comprar o fifa 16 melhoradinho pagam de 250 a 300 conto e se gabam em dizer q o game e imbativel haha handicap e bugs aos montes e com tiago narrando q piada

    recentes

    populares

    • Alan Pereira
      2016-09-04T18:16:50  

      Certeza bugs handcap mimimi atualização horríveis no 16 foi um 15 piorado no começo perfeito mas aí a ea caga tudo

    recentes

    populares

    • Alan Pereira
      2016-09-04T18:16:50  

      E todo ano é assim, começa bem,e depois vira um desastre .

  • Victor Mota
    2016-09-05T12:48:58

    Nao saira pra xbox 360?