Jogos de esporte

16/09/2016 06h00 - Atualizado em 16/09/2016 16h13

Fifa 17 x Fifa 16: confira o comparativo gráfico entre os jogos

Murilo Molina
por
Para o TechTudo

Fifa 17 chega no final de setembro com versões para Xbox One, PS4, PC, Xbox 360 e PS3. Com gráficos melhorados, elencos e uniformes atualizados e o aguardado modo carreira que fará sua estreia no game, o jogo é muito aguardado pelos fãs da franquia, que já podem experimentar as novidades em uma demo gratuita.

Flamengo fecha exclusividade com PES e está fora de Fifa 17

Um dos quesitos mais comentados a cada nova versão, os gráficos evoluíram consideravelmente em Fifa 17, e prometem surpreender muitos aficionados da série. Curioso para conferir as melhorias? Veja a comparação gráfica entre Fifa 17 e seu antecessor, Fifa 16.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Fifa 17 x Fifa 16: confira o comparativo gráfico dos games (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 17 x Fifa 16: confira o comparativo gráfico dos games (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Já no menu de configurações da partida é possível reparar em algumas mudanças. A interface continua muito similar, mas os atletas já mostram algum avanço, com modelos mais esguios e realistas. Texturas de uniformes e animações mais suaves também chamam a atenção.

Fifa 17 x Fifa 16: confira o comparativo gráfico dos games (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 17 x Fifa 16: confira o comparativo gráfico dos games (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 16: modelos eram mais simples do que no novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: modelos eram mais simples do que no novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Com a bola rolando Fifa 17 mostra suas verdadeiras mudanças, com dezenas de novas animações de dribles, chutes e trejeitos de jogadores, que estão mais convincentes do que nunca. A atmosfera dos estádios também está melhor, e transmite emoção em jogadas de perigo e momentos importantes das partidas.

Fifa 17: partidas estão mais reais do que nunca (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 17: partidas estão mais reais do que nunca (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 16: game tem visuais limitados quando comparados ao do novo título (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: game tem visuais limitados quando comparados ao do novo título (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Um close nos rostos dos jogadores revela faces praticamente iguais às da versão anterior, com exceção de jogadores que receberam seus primeiros rostos “escaneados”, como Martial, do Manchester United. A novidade são as expressões, que estão mais naturais e orgânicas do que em Fifa 16.

Fifa 17: game tem expressões mais realistas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 17: game tem expressões mais realistas (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 16: rostos são praticamente os mesmos do novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: rostos são praticamente os mesmos do novo game (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Destacados em Fifa 17, os treinadores ganharam modelos personalizados, com direito a rostos e roupas que imitam o estilo dos técnicos. Na beira do campo isso pouco faz diferença, assim como a torcida, que é exatamente a mesma vista em Fifa 16.

Fifa 17: torcida e treinadores não mudaram muito (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 17: torcida e treinadores não mudaram muito (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 16: game já tinha versões simplificadas dos treinadores (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: game já tinha versões simplificadas dos treinadores (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

O sistema de replays de Fifa 17 continua oferecendo closes interessantes dos jogadores, dessa vez com um tom “dramático” que captura o movimento do esporte com muita competência. Vistos de perto, atletas famosos como Rooney, Cristiano Ronaldo e Aguero são ainda mais fiéis e impressionantes.

Fifa 17: atletas famosos têm visuais impressionantes (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 17: atletas famosos têm visuais impressionantes (Foto: Reprodução/Murilo Molina)
Fifa 16: jogadores tinham menos animações (Foto: Reprodução/Murilo Molina)Fifa 16: jogadores tinham menos animações (Foto: Reprodução/Murilo Molina)


O que esperar de PES 2017? Comente no Fórum do TechTudo.


    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Willian Santos
      2016-09-16T08:37:20  

      É mais ou menos né! Não muda muita coisaa

      recentes

      populares

      • Willian Santos
        2016-09-16T08:37:20  

        P'Evolution'S de evolução não tem nada. FIFA melhorando em todos os aspectos. Modo história sensacional!

      recentes

      populares

      • Willian Santos
        2016-09-16T08:37:20  

        A vdd é .... o PES é um simples jogo de futebol e o FIFA é um simulador , muito acima do PES

    • Erich Vittoretti
      2016-09-16T15:51:31  

      Galera deixa a Id ai do ps4 pra jogar esse fifão online

      recentes

      populares

      • Erich Vittoretti
        2016-09-16T15:51:31  

        GleysonAndrade

      recentes

      populares

      • Erich Vittoretti
        2016-09-16T15:51:31  

        Rnd137

    • Sérgio Miranda
      2016-09-22T12:28:36  

      Pes 2017 > Fifa 17

      recentes

      populares

      • Sérgio Miranda
        2016-09-22T12:28:36  

        FIFA 17 um milhão de vezes na frente,!!!!

    • Rodolfo Ferreira
      2016-09-16T20:41:06  

      realismo ? kkkkkk CR7 parece o ze batatao kkkkk bale parecendo o lucas lima com hernia kkkkkk PES THE BEST

      recentes

      populares

      • Rodolfo Ferreira
        2016-09-16T20:41:06  

        man red vs man blue kkkkkkk é o clássico do PES ah e tem o md white vs london fc kkkkkkkkk

      recentes

      populares

      • Rodolfo Ferreira
        2016-09-16T20:41:06  

        Se o FIFA eh assim imagina o PES então, jogadores de papel e quando vai pra imagem q joga parece q são feitos de pixels, ainda mais a jogabilidade do PES eh horrivel

    • Pedro Vasconcelos
      2016-09-17T15:36:54  

      jogo de futebol é pra esses caras q a esposa manda, nos machos jogamos jogos de tiro

      recentes

      populares

      • Pedro Vasconcelos
        2016-09-17T15:36:54  

        Mamão é macho e da em tudo quanto é lugar

      recentes

      populares

      • Pedro Vasconcelos
        2016-09-17T15:36:54  

        Ui machão, pro seu governo n eh pecado amar futebol e jogar futebol, isso nós representa o mais próximo do futebol dentro de um clube com modo carreira, uma emoção q vc n sente atirando, o gol e a empolgação dá torcida trazem um sentimento único, vc derrotando um amigo, esse eh o sentimento, se alguém q joga FIFA n sente isso me desculpa mas..., E jogar isso n faz vc mais macho q ngm

    • José Claudio
      2016-09-16T23:06:03  

      Bacana mesmo será rodar esse jogo na resolução 4k no PC.

      recentes

      populares

      • José Claudio
        2016-09-16T23:06:03  

        Douglas, o PES pra PC realmente é bem inferior ao de X1/PS4. Mas a demo do FIFA17 pra PC tá muito superior às versões de console. Claro, se vc tiver a placa de vídeo adequada pra rodar.

      recentes

      populares

      • José Claudio
        2016-09-16T23:06:03  

        Não sei o pes, mas o problema do fifa no pc é que vc não encontra ninguem pra jogar junto. No fifa 16, quando tinha 100 era muito, já no Ps4, sempre tinha 10, 15k.

    • Marley Veras
      2016-09-22T07:48:26  

      O tipo de gente que joga FIFA é estranho, não se ouve um grito no adversário em um campeonato, uma resenha durante a partida, uma rivalidade. Agora vai para um campeonato de PES para ver.

      recentes

      populares

      • Marley Veras
        2016-09-22T07:48:26  

        cara, sem querendo ser fan boy, mas n ganho nada mesmo defendendo uma das duas franquias, porém, Fifa é um jogo muito mais completo e cadenciado. beira mais ao realismo. PES parece muito facil, chutes entram com facilidade. ao meu ver, PES é jogo para uma galera entre 11 e 16 anos e Fifa ja é pra uma galera mais velha. eu particulamente prefiro o Fifa mil vezes. Olha que ja comprei os dois (PES2016/FIFA2016) Acabei vendendo o PES. questão de gosto ué.

      recentes

      populares

      • Marley Veras
        2016-09-22T07:48:26  

        FIFA: SIMULADOR - ÓTIMO PES: GAME - ÓTIMO PARA CRIANÇAS

    • Eduardo Morais
      2016-09-16T17:31:15  

      ótimo jogo, mas agora precisa de um pc monstro para rodar, o pes ja um mais básico roda.

      recentes

      populares

      • Eduardo Morais
        2016-09-16T17:31:15  

        tou rodando em uma gtm740 no ultra no pc..

      recentes

      populares

      • Eduardo Morais
        2016-09-16T17:31:15  

        gtx 850m

    • Ricardo Pedrosa
      2016-09-22T11:54:29

      Fifa humilhando o PES desde os anos 90!!!!

    • Jean Chaves
      2016-09-20T13:05:52  

      Em relação ao fifa 16, o fifa 17 melhorou pouco.

      recentes

      populares

      • Jean Chaves
        2016-09-20T13:05:52  

        Melhorou muito, Vc não jogou a demo!

    • Fernando Albuquerque
      2016-09-20T18:38:54  

      Nego não manja de 3d e vem comentar melhorias, esses jornalistas não sabem nada. É nítido a melhora do Depth Of Field (profundidade de foco), adesão de foggy (esfumaçado) de longas distâncias, gramado mais realista, a posição do técnico e torcida nitidamente melhor. Ainda falta melhorar as cores, muito contraste nessa torcida. As expressões ainda são robóticas e a textura da pele ainda bastante artificial... FIFA 2020 pode revolucionar.

      recentes

      populares

      • Fernando Albuquerque
        2016-09-20T18:38:54  

        O jogo já esta perfeito!

    • Vicente Junior
      2016-09-20T14:58:50  

      tá de brinks.... fifa 17 muito aquem das ultimas atualizações... vou pular esse ano... qm sabe o 18 venha com alguma novidades real....

      recentes

      populares

      • Vicente Junior
        2016-09-20T14:58:50  

        com certeza você não jogou o fifa 17, melhor de todos os tempos.

      recentes

      populares

      • Vicente Junior
        2016-09-20T14:58:50  

        Certeza q esse Vicente não jogou o FIFA 17, a tecnologia frostbite é só uma das novidades, vai se informar pra não fala besteira.

    • Pedro Machado
      2016-09-22T10:06:22

      Esse ano temos dois grande jogos de Futebol, espero que esse mimimi FIFA x PES não acabe com o brilho de ambos.

    • Rodrigo Santos
      2016-09-16T16:15:37  

      Para o Fifa ficar perfeito, na minha opinião, a torcida deveria ser mais realista. Ex: campanha ruim, estádio mais vazio; poderiamos ver alguns espaços em branco nos estádios; time da casa perdendo, torcida mais quieta; quando o time da casa estiver pressionando, mais apoio, gritaria; acho que é só isso que falta.

      recentes

      populares

      • Rodrigo Santos
        2016-09-16T16:15:37  

        A é? Comprei o pes17 e estou jogando com o White Real e o Bayer sumiu nem genérico fora que o X one não deixa colocar O F.

      recentes

      populares

      • Rodrigo Santos
        2016-09-16T16:15:37  

        Rodrigo Santos, isso ja teve uma melhora de 80%, no FIFA 17, não sei se jogou a demo, mais a torcida está muito real, por exemplo, vc faz uma bela jogada a torcida aplaude, vc começa a errar muitos passes a torcida começa a xiar, quando vc está num momento de pressão a torcida começa a apoiar, vi uma melhora bastante grande em relação a torcida, com certeza vai ser um dos melhores jogos de Futebol dos últimos anos.

    • Gabriel Siqueira
      2016-09-17T19:16:50  

      Quem é o cara de branco com a camisa do Real Madrid?

      recentes

      populares

      • Gabriel Siqueira
        2016-09-17T19:16:50  

        kkkkk tb n consegui reconhecer, deve ser CR7, deve!!

      recentes

      populares

      • Gabriel Siqueira
        2016-09-17T19:16:50  

        É o craque do MD White kkkk

    • João Leite
      2016-09-20T10:06:48

      Espero que tenham acabado com o "Hand Cap".

    • Cleiton Pacheco
      2016-09-20T09:57:12

      Sou muito mais o 16..

    • Luiz Bento
      2016-09-19T12:04:23  

      O legal no fifa 17 seria a EA banir os caras que ficam BUGANDO o sistema para conseguir coins no ultimate team.

      recentes

      populares

      • Luiz Bento
        2016-09-19T12:04:23  

        Verdade

    • Robson Andrade
      2016-09-19T08:32:33

      O FIFA OFF LINE É PERFEITO, agora ONLINE tem que tirar o handicap para ficar perfeito !!!

    • Lucas Freitas
      2016-09-18T04:54:20

      A torcida sempre é esquecida, rs.

    • Everthon Parisi
      2016-09-17T17:16:11

      Jogo PES desde sempre, porém este ano vou de FIFA. A diferença é astronômica.

    • Herlan Santos
      2016-09-17T16:07:44

      O PES cada vez fica pior, acho que morreu na versão 2013. Só ganha do FIFA em gráfico, mas de resto é ruim. dribles, chutes a gol, movimento dos jogadores,etc. Esse negócio de man blue, man red, etc tbm é outra bosta. Eu adorava PES em suas versões antigas, mas agora admito que fifa é o melhor há um bom tempo.

    • Robson Vinicius
      2016-09-17T13:31:52

      Fifeiros vou dizer mais uma vez.. Zuar o PES por causa dos Man Blue... Man Red... MU White é muita idiotice de voces.. Por que qualquer pangaré que nao sabe nada de computador consegue lançar um Option File em seu console que resolve esses problemas em 15 minutos... Parem de achar que estao nos zuando por isso por que as licenças nao sao problemas. O que sentimos falta mesmo é dos estadios e isso a Konami peca estrondosamente... Poderiam meter uns estadios fake mas parece que por preguiça nao colocam... Isso que mata a gente...

    • Robson Vinicius
      2016-09-17T13:34:06

      Acho estranho no Fifa que qualquer versão tem isso. Quando o jogador olha pro lado parece que a cabeça dele esta fora do lugar... E tambem quando comemoram o gol parece que eles tem deficiencia mental...

    • Diego Lima
      2016-09-17T12:37:23

      Sei não mas achei a grama mais real no Fifa 16, pelo menos nas imagens.