Tablet

15/09/2016 16h16 - Atualizado em 15/09/2016 18h33

Fim do Lumia? Microsoft vai encerrar linha de celulares, diz site

Aline Batista
por
Da redação

A Microsoft planeja encerrar a linha de celulares Lumia ainda este ano, de acordo com informações do site WinBeta, especializado no universo do Windows. Um funcionário da empresa, ouvido pela publicação, disse que os Lumias não são mais fabricados. Por outro lado, a companhia não confirmou o encerramento da linha de smartphones, herdada quando ela adquiriu a Nokia, em 2013. A Microsoft Brasil disse ao TechTudo que passa por "mudanças".

Lumia 930 ainda vale a pena? Conheça preço e especificações

O fim dos aparelhos estaria relacionado às vendas, abaixo do esperado, de modelos como o Lumia 550, o Lumia 650, o Lumia 950 e o Lumia 950 XL. No Reino Unido, consumidores relataram problemas com a assistência técnica, visto que todos os Lumia 950 foram colocados à venda e as assistências estariam sem modelos para troca.

Lumia 950 XL usa sistema que circula água no interior do celular para manter o processador refrigerado (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Lumia 950 XL usa sistema que circula água no interior do celular para manter o processador refrigerado (Foto: Divulgação/Microsoft))Lumia 950 XL não chegou ao Brasil (Foto: Divulgação/Microsoft)














Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Outras evidências de que o fim da linha está bem próximo foram a recente diminuição de preços dos celulares Lumia e o cancelamento de alguns aparelhos já esperados pelo mercado, como o Lumia 750 e o Lumia 850. 

Os comentários ficaram ainda mais fortes após a linha Lumia ter sido removida da página inicial da loja online da Microsoft para consumidores dos Estados Unidos. No lugar ocupado pelos celulares, agora está a "Education Store", que oferece desconto para alunos e professores, e a página destinada aos aparelhos se encontra no rodapé do site, sem destaque.

Na loja da Microsoft dos EUA, o espaço do Lumia agora é ocupado pela "Education Store" (Foto: Reprodução/Aline Batista)Na loja da Microsoft dos EUA, o espaço do Lumia agora é ocupado pela "Education Store" (Foto: Reprodução/Aline Batista)












Na loja brasileira a situação é diferente. Os produtos continuam sendo vendidos com destaque no site. No entanto, a conta do Twitter dedicada aos celulares, @LumiaBrasil, deixou de ser atualizada. Agora a Microsoft recomenda que as pessoas sigam a conta oficial do Windows no país. A mensagem, inclusive, parece ter sido escrita em português de Portugal.

Twitter da Lumia Brasil foi desativado (Foto: Reprodução/Aline Batista)Twitter da Lumia Brasil foi desativado (Foto: Reprodução/Aline Batista)


Histórico

A linha de celulares Lumia começou em 2011, com o Nokia Lumia 800. Os modelos são conhecidos por terem o Windows Phone como sistema operacional. Depois que a Microsoft comprou o negócio de telefones da Nokia, o Lumia 535 foi o primeiro modelo lançado na nova fase, em novembro de 2014.

Vale lembrar que, em maio deste ano, a Microsoft vendeu uma parte da mesma divisão de telefonia para o conglomerado chinês Foxconn, responsável pela fabricação do iPhone. No entanto, essa venda não deve ter interferido na decisão de acabar com a linha Lumia, visto que a parte vendida era a de feature phones, os celulares mais básicos.

Procurada pelo TechTudo, a Microsoft não confirmou diretamente o fim da linha, tampouco a data e os motivos, mas afirmou estar passando por mudanças de estratégias e se comprometeu a dar suporte aos telefones atuais.

Leia abaixo a resposta da fabricante na íntegra.

"As mudanças recentes de estratégia na área de smartphones permitiram que nossas equipes passem a focar em dispositivos que rodam Windows. Continuaremos a desenvolver o Windows 10  Mobile e a dar suporte aos Lumias como os modelos 650, 950 e 950 XL, além de smartphones de parceiros. A ideia é criar um ecossistema vibrante de Windows."

Surface Phone

Caso as informações se confirmem, a linha Lumia será substituída pelo Surface Phone. O nome Surface já é tradicional por causa da linha de tablets da Microsoft, e há algum tempo é esperado um celular para integrar a família. Algumas especificações do suposto aparelho já foram divulgadas, mas a companhia não confirmou as informações.

Surface Pro 4 é mais completo do que o iPad Pro (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Surface Pro 4 é mais completo do que o iPad Pro (Foto: Divulgação/Microsoft))Linha Surface deve ser ampliada com smartphones (Foto: Divulgação/Microsoft)

Comenta-se no noticiário de tecnologia que o Surface Phone será um poderoso celular, que viria para consolidar o Windows 10 como uma plataforma universal – para computadores, tablets e smartphones. É possível que ele tenha memória RAM de 4 GB e armazenamento que vai de 32 GB a 128 GB. A bateria seria de 3.500 mAh; a câmera traseira,de 21 megapixels; e a frontal de 8 MP, além de tela de 5,5 polegadas.

Alguns usuários apostam ainda em especificações mais potentes, mas menos prováveis, como 8 GB de memória RAM, processador Snapdragon 830 (ainda em fase de testes) e modelos com até 512 GB de memória interna. O modelo é esperado para o próximo ano, o que faz sentido se de fato a linha Lumia acabar em dezembro.

Via WinBeta

Android, iOS ou Windows Phone: qual melhor sistema para celular? Comente no Fórum do TechTudo.