Redes sociais

22/09/2016 07h01 - Atualizado em 26/09/2016 14h05

Google recebe críticas por lançar Allo sem proteção da privacidade

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Um dos pontos que chamaram a atenção no anúncio do Google Allo foi a privacidade. A promessa era de que as mensagens ficariam armazenadas nos servidores do aplicativo de forma passageira e criptografada. No entanto, uma situação curiosa foi descoberta após o lançamento do app nesta quarta-feira (21). Por padrão, todas as conversas ficam registradas, contrariando o que o Google prometeu ao apresentar o Allo durante a conferência Google I/O, nos Estados Unidos.

Google contra WhatsApp: relembre apps criados para desbancar o mensageiro

Ainda há uma forma de apagar o histórico no Google Allo ao utilizar o modo anônimo, que deixa o aplicativo semelhante ao Snapchat. O internauta pode até mesmo determinar um período entre cinco segundos e uma semana, para que as mensagens se apaguem automaticamente depois de lidas. O problema disso é que, ao usar o recurso, o assistente virtual Google Assistant, apontado como o principal diferencial em relação aos rivais, deixa de funcionar no celular.

Google Allo chega para concorrer com WhatsApp (Foto: Melissa Cossetti/TechTudo)Google Allo chega para concorrer com WhatsApp (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

A polêmica é tanta que até o ex-funcionário da CIA Edward Snowden recomendou publicamente no Twitter que os usuários não utilizem o aplicativo. Para o consultor, responsável por vazar documentos que comprovaram a espionagem de cidadãos comuns e governos por parte dos Estados Unidos, o Allo pode servir para violar a privacidade.

As mensagens trocadas dentro do mensageiro do Google passam por criptografia entre o celular e o servidor da empresa. Contudo, os algoritmos do Google conseguem decifrar o conteúdo das conversas, depois que são armazenadas, inclusive para sugerir informações como locais de interesse, receitas e músicas.

De acordo com a companhia, isso foi necessário para um melhor funcionamento do Google Assistant. Afinal, o recurso utiliza inteligência artificial para oferecer sugestões de mensagens durante uma conversa.

Snowden recomenda que usuários não use Google Allo (Foto: Reprodução/Twitter)Snowden recomenda que usuários não use Google Allo (Foto: Reprodução/Twitter)

Assim como outras ferramentas de inteligência artificial, o assistente "aprende" conforme o uso. Com isso, manter as conversas salvas, em vez de excluí-las, torna o recurso mais ágil e com maior probabilidade de resultado satisfatório.

Há formas de ter privacidade no Google Allo. Além de permitir a exclusão das mensagens – o que faz com que elas sejam removidas definitivamente dos servidores da empresa –, o aplicativo oferece o modo anônimo. Neste recurso, as mensagens são criptografadas ponta a ponta, o que deixaria as conversas indecifráveis até mesmo para o Google.

 Via The Verge e Independent 

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Marcos
    2016-09-22T17:06:07  

    Hoje é dia 22/09 e ainda não está disponível para download.

    recentes

    populares

    • José Marcos
      2016-09-22T17:06:07  

      A primeira impressão é muito boa, sistema leve e pratico. acredito que vai ser um sucesso. Tomara que esteja enquadrada na constituição do brasil. Caso contrario vai correr o risco de whatsapp.