Sistemas Operacionais

13/09/2016 14h47 - Atualizado em 13/09/2016 16h18

iOS 10 chega ao iPhone e iPad; conheça as novidades do sistema

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O iOS 10 chega nesta terça-feira (13) aos iPhones e iPads, os principais dispositivos vendidos pela Apple. O software foi anunciado em junho deste ano, durante a conferência WWDC, e desde então vem sendo testado pelos usuários ao redor do globo. A qualquer momento pode aparecer uma notificação no seu aparelho Apple avisando sobre o update gratuito. Quando isso acontecer, fique tranquilo em aceitar os termos de serviço, para receber a atualização.

iOS 10: pontos negativos e positivos do novo sistema do iPhone e iPad

Se você não testou as várias versões betas lançadas nas últimas semanas e continua por fora de todas as novidades que a nova versão do iOS traz, nós listamos abaixo dez dos principais recursos que os usuários de iPhone e iPad terão a partir de hoje.

iOS 10 chega hoje a todos os donos de iPhones e iPads (Foto: Reprodução/Apple)iOS 10 chega hoje a todos os donos de iPhones e iPads (Foto: Reprodução/Apple)









Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

01. Escolher a prioridade de download dos apps

Quando compramos um iPhone novo, é necessário baixar todos os apps que usamos normalmente, como Facebook, Twitter, Instagram, WhatsApp e outros, e todo o processo pode consumir um tempo considerável.

Com o iOS 10, ao adquirir um novo iPhone, o usuário poderá escolher quais apps devem ser baixados primeiro. Assim, você poderá usar o seu celular mais rapidamente sem ter que esperar concluir o download de todos os apps.

02. Nova tela de bloqueio

A Apple trouxe um novo design para a tela de bloqueio e notificações mais interativas e completas. Agora, as notificações estão maiores e mais fáceis de ler, além de trazerem mais informações, evitando que você abra o app apenas para checar um dado específico.

iOS 10 rodando no iPhone (Foto: Thássius Veloso/TechTudo) (Foto: iOS 10 rodando no iPhone (Foto: Thássius Veloso/TechTudo))iOS 10 traz nova tela de bloqueio para o iPhone (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

03. Assistente virtual Siri mais inteligente

A Apple decidiu abrir a API da Siri para desenvolvedores independentes. Agora você poderá dar comandos para outros apps e não apenas para os criados pela Apple, como por exemplo, Skype, Slack, Uber, WhatsApp e outros.

04. Aplicativo Mapas também está melhor

Assim como a Siri, a companhia também decidiu dar acesso aos desenvolvedores ao seu aplicativo de mapas, tornando-o mais inteligente. Agora ele vai sugerir rotas baseado em sua rotina e terá uma integração maior com outros apps. Imagine fazer uma reserva num restaurante e automaticamente ser levado ao Apple Maps para ver as rotas? É isso que está por vir.

 05. Aplicativo Fotos turbinado

Agora, o app Fotos está muito mais parecido com o Google Fotos, com inteligência artificial melhorada, capaz de reconhecer pessoas, cenas e objetos e organizar as imagens automaticamente seguindo esses critérios.

06. Apple Music renovado

O serviço de música da companhia, o Apple Music, também ganhou uma mudança de design e dá mais destaque às músicas. Além disso, os assinantes poderão acompanhar as letras das canções diretamente do aplicativo, função essa que o Spotify perdeu recentemente.

07. iMessage com novas funções 

Apesar de não ser muito popular no Brasil, o iMessage é bastante usado nos Estados Unidos. No iOS 10, o aplicativo de mensagens foi totalmente reformulado e agora possui várias novas funções. Dentre elas podemos citar o preview de vídeos e páginas web, novas formas de compartilhamento de imagens, stickers, prévia de músicas, escrita à mão e muitas outras novidades.

08. App de Telefone identifica chamadas indesejadas

O aplicativo de Chamada do iOS agora terá integração com apps de terceiros que mostram se o número que está ligando pertence a uma empresa de telemarketing ou qualquer outro tipo de spam. Assim, você já pode bloquear a chamada imediatamente.

iPhone 7 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 7, lançamento mais recente da Apple, já virá com iOS 10 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

09. Teclado melhorado e mais inteligente

Agora o teclado do iOS possui uma capacidade de reconhecimento de contexto e aprendizagem muito maior. Chamado de Quick Type, ele será capaz de reconhecer palavras e oferecer informações referentes a ela. Por exemplo, se alguém lhe pedir o número de telefone de outra pessoa, o próprio teclado irá mostrar a opção de enviar o número pedido. Outra possibilidade é se alguém perguntar onde você está, o teclado mostrará a opção de enviar a sua localização.

10. Maior facilidade na Central de Controle

A Central de Controle também recebeu atenção da Apple e agora está redesenhada, possui uma área com novos botões e maior facilidade para controlar diversas funções, como Wi-Fi, Bluetooth, AirDrop e outros.

Essas são apenas dez novidades que vão chegar com o iOS 10, mas o sistema tem muitos outros novos recursos. É só continuar acompanhando as notícias do TechTudo para ficar por dentro de tudo do mundo da tecnologia.

Atualização para o iOS 10, novo sistema da Apple, vale a pena? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gui Lherme
    2016-09-14T08:25:21  

    Eu tive Android por 5 anos, telefones TOPs das épocas, Z2 e S6. Resolvi testar um iPhone, e peguei um 5S mesmo. Me desculpem mas é OUTRO MUNDO. Não trava, não engasga. Entendo que seja caro, mas só fala mau e chama de fanboy quem nunca teve.

    recentes

    populares

    • Gui Lherme
      2016-09-14T08:25:21  

      Tenho um 6s e acontece também volta e meia um leve delay, mesmo tendo apenas 3 ou 4 apps além dos nativos e ter mais 110GB livres, mas não me incomoda de maneira alguma. Agora meu moto G4 volta e meia dá umas engasgada mais "pesadas" mesmo tendo praticamente os mesmos apps e hardware, pelo menos processador com maior capacidade de processamento. Ao meu ver o iOS faz uma melhor gestão dos recursos de hardware.

    recentes

    populares

    • Gui Lherme
      2016-09-14T08:25:21  

      Tá vendo, não é errado falar a verdade...o meu 6 plus é desse jeito. Nada que incomode realmente pra mim também.

  • Catharina Vollmers
    2016-09-26T13:51:32

    nossa, eu realmente odiei a nova tela de início. alguem sabe de algum modo que posso tirar aquele deslize para a parte de widgets? gostaria de so ter a parte da camera e a do desbloqueio com horario :/

  • Flavio Pugnal
    2016-09-25T06:17:59

    Fora a maquiagem não vi muita melhoria... alguém sabe se eu consigo mudar o volume de um vídeo antes de abri-lo??? Já estou cansado de tentar abrir vídeos e ter que baixar o volume rapidinho para não atrapalhar reuniões...

  • Joao Paulo
    2016-09-14T18:02:04  

    To vendo que sou exceção aqui. Adorei a integração da siri c o zap, as modificações do design ficaram top na minha opinião. No meu iphone 6 não ficou lento não... sei lá, gostei bastante.

    recentes

    populares

    • Joao Paulo
      2016-09-14T18:02:04  

      Paulo a função de ligar quando levanta e desligar quando baixar está funcionando no teu Iphone6???

  • João Silva
    2016-09-13T15:32:06  

    Tirando esse novo método de desbloqueio, o sistema ficou legal.

    recentes

    populares

    • João Silva
      2016-09-13T15:32:06  

      O meu continua sendo necessário apertar o home para desbloquear !!!

    recentes

    populares

    • João Silva
      2016-09-13T15:32:06  

      Hellen, você segura ou as vezes pode apertar o home se quiser só destravar.

  • Matheus Lacerda
    2016-09-21T08:40:05  

    Eu achei de boa, mas odiei eles terem tirado o player de música da central de controle, agr p vc voltar ou passar uma música tem q abrir o App e voltar a música, ficou uma bosta isso, o resto ta dboa

    recentes

    populares

    • Matheus Lacerda
      2016-09-21T08:40:05  

      ele está sim na central de controle, só passar para o lado a central de controle.

  • André Lima
    2016-09-14T09:11:37  

    A única coisa que ainda falta no iOS, é poder desativar e ativar os dados móveis em um atalho rápido, sem ter que ir em Ajustes/Dados Móveis/Ligar ou Desligar 4G/3G.. é um absurdo isso.

    recentes

    populares

    • André Lima
      2016-09-14T09:11:37  

      Nem fala...ai tem que ficar desativando o WI-FI e Ativa 3G, ....tudo por este atalho chamado labirinto...

    recentes

    populares

    • André Lima
      2016-09-14T09:11:37  

      Exatamente, morrerei e não terei visto a Apple lançar isso no iOS 77 e chamar de inovação

  • Thaís Campos
    2016-09-18T13:32:08  

    Meu iPhone 6 plus tá demorando muito pra carregar, depois que mudei pro IOS 10. Tirando isso, até que gostei. Só faltaram colocar o opção de ativar e desativar 3G/4G na barra de atalho

    recentes

    populares

    • Thaís Campos
      2016-09-18T13:32:08  

      É o GPS também porderia vir dessa forma também.

  • Allan Lima
    2016-09-14T09:30:05  

    atualizei e arrependi!!! a Bateria nao esta durando NADA.. demorando muito tempo pra carregar e o aparelho esta esquentando...

    recentes

    populares

    • Allan Lima
      2016-09-14T09:30:05  

      A bateria do meu está na mesma... e demorou uns 30min a atualização!

    recentes

    populares

    • Allan Lima
      2016-09-14T09:30:05  

      a atualização é demorada mesmo tipo uns 40 minutos ,mais depois é de boa roda lizo isso no 5s de 32 GB

  • Vitor Zemlenoi
    2016-09-15T08:47:17  

    No meu android não rodou

    recentes

    populares

    • Vitor Zemlenoi
      2016-09-15T08:47:17  

      Deve ser porque ele está travado kkkkkkkkk

  • Andre Bueno
    2016-09-17T13:38:34

    Sensacional, iphone(iOS ) estão de parabéns... Gostaria muito que a plataforma BlackBerry 10 tivesse tomado o mesmo rumo e não vendido a alma para o inimigo (Android) mesmo assim o BlackBerry passaporte/priv(Android) ainda são todas!!! Estou muito feliz com meu iPhone 6s

  • Victor Alexandrino
    2016-09-14T00:20:01  

    To no beta do ios 10 e não quer atualizar para a versao oficial diz que "seu software esta atualizado IOS 10.0.1"

    recentes

    populares

    • Victor Alexandrino
      2016-09-14T00:20:01  

      estou na mesma situação, acho que tem q apagar o perfil la no ajuste. pra pode aparecer a versão oficial.

  • Lucas Riguetti
    2016-09-13T19:40:10  

    Estou desde 14:00 tentando baixar e da um monte de erro. Será q é só o meu?

    recentes

    populares

    • Lucas Riguetti
      2016-09-13T19:40:10  

      Consegui ja

    recentes

    populares

    • Lucas Riguetti
      2016-09-13T19:40:10  

      O meu foi rápido

  • Rafael Silveira
    2016-09-13T19:10:58  

    Em apenas 1 dia teremos mais atualizações para o ios10 do que o android torrone receberá em toda sua vida... kkk... continuem chupando pirulitos e comendo kitkats...

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2016-09-13T19:10:58  

      Odiei. Tenho q ficar pressionando o botão home, palhaçada. Mensagens chegam destacadas no tom cinza, quem estiver do meu lado irá ler com facilidade também.

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2016-09-13T19:10:58  

      Geisa, Procura se informar mais... Quanto a pressionar o botão, Você pode desabilitar isso em Geral -> Acessibilidade -> Botão Inicio -> Marcar a opção "Mantenha o dedo para abrir" Isso para aqueles que possui Touch ID...

  • Eliezer Junior
    2016-09-14T14:42:51

    Desse jeito não demora 10 anos o android acompanha o iOS.

  • Fransieli
    2016-09-14T14:41:48

    estou com a versão beta, será que consigo a oficial ?

  • Gabriel Santos
    2016-09-14T14:01:05

    Não tô entendendo uns fala que iphone não trava e e tudo perfeito. Mais nos comentários só tem problemas no ios.

  • Carlos Machado
    2016-09-13T17:09:24  

    Estou com a versão do iOS 10.0.1 Estou com o iOS 10 exatos 2 meses e meio

    recentes

    populares

    • Carlos Machado
      2016-09-13T17:09:24  

      Não sabe ler? Isso é versão final e não beta.

    recentes

    populares

    • Carlos Machado
      2016-09-13T17:09:24  

      Devia ter nos avisado que esta versão ficaria essa caca... affffffff!!!

  • Renato Pc
    2016-09-13T20:38:15  

    Já estou atualizando meu iPhone 6 64gb e essa atualização é grande 1gb. Ainda bem que tenho memória :)

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-09-13T20:38:15  

      Bem explicado, Adriano.

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-09-13T20:38:15  

      pensava que cada atualizacao feita, a memoria ia enchendo mais e mais...afinal estava enganado

  • Renato Pc
    2016-09-14T07:35:50  

    FIz a atualização no meu phone 6. Agora pra desbloquear via password vc tem que pressionar sempre o home botton. Antes vc deslizava para esquerda e aparecia logo. Claro que o iOS 10 esta direcionado ao novo botão touch mas não gostei!

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-09-14T07:35:50  

      Se você não gostou da nova forma de desbloqueio do iOS 10, basta seguir alguns passos. Primeiramente, abre o aplicativo Ajustes em seu iPhone, iPod touch ou iPad após ter atualizado o sistema. Depois, vá até o menu Geral e selecione a opção Acessibilidade. Procure pelo menu Botão Início e, em seguida, habilite a opção Mantenha o Dedo para Abrir.

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-09-14T07:35:50  

      nao sabia que dava para eliminar os apps nativos, fui la e ja deletei tuuudo kkk... obrigado pela dica ;)

  • Daniel Cardoso
    2016-09-14T13:33:24

    TA UMA BOSTA! ter que pressionar o botao pra desbloquear.. ? desnecessario isso.. tinha que ser o contrario.. desbloquear a tela sem a necessidade de primeiro pressionar o botao home, apenas encostando o dedo no sensor ele ja faria a tela ligar e desbloquear... graficamente as notificações estão horriveis, um tom de cinza péssimo...

  • Felipe Nascimento
    2016-09-13T16:39:04  

    Top... acabei de instalar! muito mais rápido que o anterior..

    recentes

    populares

    • Felipe Nascimento
      2016-09-13T16:39:04  

      Nada ficou mais rápido do que anterior. Nem outras versões. É só piscologico.

  • Lindberg
    2016-09-14T09:55:37  

    Baixei o IOS 10. Mais uma vez decepção com a Apple. Mais do mesmo. Nada de realmente novo, nada que valha a pena e justifique a se quer mudança de versão de 9 para 10. Coisas simples e banais que incomodam muito não foram feitas. A apple mexeu em futilidades, estética, beleza, detalhes frescos que não agregam valor algum. Mais do mesmo. É meu terceiro IPhone que tenho. O meu atual é um Iphone 6 PLus de 64 gigas. É um top. Mas estou quase migrando pro Android na minha próxima troca. Apple está ficando bem pra trás no quésito recursos e funcionalidades do seu sistema.

    recentes

    populares

    • Lindberg
      2016-09-14T09:55:37  

      Nossa mano, se tu falasse de hardware até te entenderia.

    recentes

    populares

    • Lindberg
      2016-09-14T09:55:37  

      Concordo com vc, e foi um bom comentário, são duas plataformas boas e bem distintas, e no quesito tecnologia realmente os outros fabricantes geralmente estão na frente da apple. Fazer modificações em app sem ganho de desempenho não adianta em nada, mas no fundo isso é o que importa, estética!

  • Pedro Henrique
    2016-09-14T09:41:50  

    abaixei no meu motu ge e ta mto bom esse i ó s. parabens jobes

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2016-09-14T09:41:50  

      Tem cara que tenta ser engraçado, mas dessa vez falhou, jovem.

    recentes

    populares

    • Pedro Henrique
      2016-09-14T09:41:50  

      Não não, na verdade não tentei ser engraçado não, moleque.

  • Eduardo Amorim
    2016-09-14T10:08:56  

    Sou mais meu MOTOROLA V70 com vidro de safira e tela giratória.

    recentes

    populares

    • Eduardo Amorim
      2016-09-14T10:08:56  

      Estou desde de ontem baixar o ios 10 e ainda na baixou