Celular

10/09/2016 07h00 - Atualizado em 10/09/2016 07h00

iPhone 7 ou Moto Z; compare preços e especificações dos lançamentos de 2016

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

A Apple fez o lançamento do iPhone 7, sua nova geração de smartphones, nesta semana. Com o preço sugerido de US$ 649 (cerca de R$ 2.100, em conversão direta, sem taxas) nos Estados Unidos, o celular ainda não tem previsão de chegada ao Brasil. O novo iPhone chama atenção com a sua nova opção de cor, preto brilhante, e por não apresentar mais o conector pra fones de ouvido.

iPhone 7 ou Galaxy S7: veja comparativo de preço e ficha técnica

O celular concorrerá diretamente com o Moto Z, top de linha da Lenovo, hoje dona da Motorola. Assim como o iPhone 7, o Moto Z também não tem mais a entrada para fones de ouvido, mas vem com design modular que aceita a adição de alguns acessórios, como uma câmera melhor, caixa de som e até um projetor. O TechTudo fez o hands-on do celular da Apple e também testou o top de linha da Lenovo para te ajudar a decidir qual o melhor smartphone para o seu dia a dia. Acompanhe nossa análise.

iPhone 7 e Moto Z: veja comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)iPhone 7 e Moto Z: veja comparativo de ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design

O iPhone 7 não trouxe muitas mudanças visuais, mantendo assim o mesmo design adotado desde o iPhone 6. Porém, as faixas das antenas na parte traseira foram retiradas, o que deixou o design mais sóbrio. Além disso, nota-se a ausência do conector de 3,5 mm para os fones de ouvido. Assim, a única entrada presente nos novos iPhones é o conector Lighting.

Outro item que mudou após anos sem uma atualização foi o botão Home. Ele deixou de ser mecânico e agora responde aos toques do usuário. Assim os usuários poderão deixar de usar o Assistive Touch, aquele botão virtual que serve para substituir o Home Button quando ele quebrava.

Além das cores tradicionais dos iPhones – prateado, dourado e ouro rosa –, o iPhone 7 ganhou duas novas tonalidades de preto. Há agora o preto brilhante e o preto fosco.

Traseira do iPhone preto fosco. Além dele, consumidor poderá optar pelo preto brilhante (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Traseira do iPhone preto fosco. Além dele, consumidor poderá optar pelo preto brilhante (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Já o Moto Z, por sua vez, apostou em um design totalmente diferente das gerações anteriores. Construído inteiramente em metal, as linhas estão mais retas, o aparelho está bem mais fino e também não há o conector para fones de ouvido. A única entrada que ele possui é uma porta USB-C.

Saiba todos os detalhes sobre o iPhone 7 no vídeo abaixo


Na traseira do celular da Lenovo, encontramos a câmera, que é bastante saltada e forma uma saliência que chama a atenção. Ainda na parte de trás do dispositivo, encontramos os 16 pinos que magnéticos que servem para conectar os Moto Snaps, os acessórios modulares compatíveis com o novo celular.

No quesito dimensões, ficamos assim: o iPhone 7 tem 138,3 x 67,1 x 7,1 milímetros, enquanto o Moto Z mede 153,3 x 75,3 x 5,19 mm. Portanto, o top de linha da Lenovo, apesar de ser maior e mais largo que o da Apple, é notadamente mais fino. Contudo, os Moto Snaps acabam contribuindo para uma espessura final maior, no Moto Z.

Tela

O iPhone 7 possui uma tela de 4,7 polegadas com resolução de 1334 x 750 pixels, totalizando 326 ppi. É o que a Apple chama de Tela Retina HD. O painel é um LCD IPS. Em outras palavras, não houve muitas mudanças na tela de uma geração para outra.

Qual será o preço do iPhone 7 no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

Já o Moto Z, por sua vez, ostenta uma tela de 5,5'' com resolução Quad HD, ou seja, 2560 x 1440 pixels. Isso dá um total de 535 ppi (pixels por polegada). O painel utilizado é um Super AMOLED. Ambas as telas possuem proteção Gorilla Glass, da Corning.

Saiba mais sobre o Moto Z no vídeo abaixo


Devido à utilização de um painel Super AMOLED, o Moto Z acaba por apresentar cores mais saturadas e pretos mais profundos do que o iPhone 7.

Câmera

No quesito câmera principal, a Apple optou por manter os mesmos 12 megapixels da geração anterior. Mas isso não significa que a câmera é a mesma. A abertura agora é de f/1.8, o que permite uma maior entrada de luz e, assim, fotos mais nítidas. Ela também ganhou estabilização óptica de imagem (OIS), que deixa os vídeos menos tremidos e uma flash LED True Tone de quatro tons. Antes eram apenas dois.

Câmera do iPhone 7 tem 12 megapixels, com direito a estabilizador de imagem (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Câmera do iPhone 7 tem 12 megapixels, com direito a estabilizador de imagem (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Moto Z conta com uma câmera traseira de 13 MP e cuja abertura também é de f/1.8. A Lenovo optou por usar a tecnologia de foco a laser, que permite focar objetos duas vezes mais rápido do que o autofoco tradicional. Ele também oferece o recurso de estabilização óptica de imagem (OIS) e um flash LED duplo, ou seja, com dois tons. Quanto às funções de gravação de vídeo, ambas as câmeras conseguem gravar na resolução 4K.

Falando agora da câmera frontal, o iPhone 7 traz uma melhoria em sua câmera dianteira. Agora ela tem sensor de 7 MP, grava em 1080p, tem flash Retina, abertura de f/2.2 e HDR automático. A câmera frontal do Moto Z é de 5 megapixels e também tem uma abertura de f/2.2. Porém, sua lente é uma grande angular, o que permite um maior ângulo na hora de tirar selfies. Ela também conta com um flash e um modo de embelezamento.

Especificações

Os dois aparelhos chegam com o sistema atualizado de fábrica. O iPhone 7 vem com iOS 10, e o Moto Z com o Android 6.0 Marshmallow, com atualização garantida para o Android 7.0 Nougat.

No que diz respeito ao hardware, a Apple incluiu o processador A10 Fusion, com quatro núcleos de processamento e seis núcleos gráficos. Ele trabalha com 2 GB de memória RAM.

iPhone 7 possui um ótimo conjunto de hardware (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 7 possui um ótimo conjunto de hardware (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Dentre as opções de armazenamento, o iPhone mais básico começa com 32 GB, mas há modelos com 128 e 256 GB de espaço. Infelizmente, a Apple não deu maiores detalhes sobre a bateria, mas disse que ela dura 2 horas a mais que a do iPhone 6S. Além disso, ele possui um sensor Touch ID atualizado e dois speakers, tornando o áudio estéreo e mais potente.

Já o Moto Z ganha por um processador Qualcomm Snapdragon 820 quad-core de 1,8 GHz, trabalhando em conjunto com uma memória RAM de 4 GB. A GPU é uma Adreno 530. O celular tem armazenamento interno de 64 GB, com possibilidade de expansão via cartão microSD de até 256 GB.

Traseira do Moto Z tem conector para módulos adicionais, como de bateria extra ou projetor (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Traseira do Moto Z tem conector para módulos adicionais, como de bateria extra ou projetor (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ele também oferece um leitor de impressões digitais e a sua bateria é de 2.600 mAh. Se o usuário quiser mais energia, ele precisa comprar a bateria externa desenvolvida pela própria Motorola e que se conecta aos pinos magnéticos na traseira do celular. Além da bateria, há também caixa de som, câmera, capinhas e até um projetor.

Custo-benefício

Levando todos os aspectos deste comparativo em consideração, o iPhone 7 é para aqueles usuários que já estão acostumados com o ecossistema da Apple e gostam de ter as melhores tecnologias. O preço, logicamente, é bem alto, mas o aparelho é um dos melhores top de linha disponíveis no mercado. Contudo, é interessante avaliar se o iPhone 6S não é uma melhor opção, agora que seu preço teve uma queda de R$ 1 mil.

O Moto Z, por sua vez, apesar de ser mais barato, custando US$ 408 (cerca de R$ 1.600, em conversão direta), acaba por sair mais caro se o usuário quiser aproveitar os acessórios Moto Snaps, que não são baratos. Vale lembrar que nenhum dos smartphones chegou ao Brasil e seus preços tendem a ser maiores no mercado nacional.

Tabela Comparativa entre iPhone 7 e Moto Z (Foto: Arte/TechTudo)Tabela Comparativa entre iPhone 7 e Moto Z (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Morishin
    2016-09-10T12:16:23  

    Será que dura? ... Essas qualidades 4k e esses jogos pesadão, sei não ...

    recentes

    populares

    • Felipe Morishin
      2016-09-10T12:16:23  

      4k e o futuro

  • Luís Camargo
    2016-09-10T23:57:25  

    Galera nunca tive iPhone, sempre gostei de Android, mas chegam de querer falar em cima HARDWARE DUAL CORE ETC, o SO da Apple não precisa ter vários GB de ram etc., parem de ficar comparando nesse setor

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-09-10T23:57:25  

      isso ae

  • Victor Corrêa
    2016-09-10T17:01:38  

    TechTudo precisa parar com essa mania de comparar Android com iOS. O Moto Z não está competindo tecnicamente com o iPhone, é concorrente do LG G5, S7 e Xperia XR. O comparativo deveria incluir apenas questões financeiras.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-09-10T17:01:38  

      Exatamente.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-09-10T17:01:38  

      Com certeza...

  • Rodrigo Silva
    2016-11-01T12:47:25

    Tenho um iphone 5S ele é ótimo, eu ia comprar um Iphone 6S agora, porém apesar de o preço cair, ainda continua muito caro. MOTO Z ALÉM de ser a altura do iphone 7 é bem mais barato, perde p IPHONE 7 em apenas alguns as aspectos. Gosto muito do iphone e da apple, mas desculpe, melhor comprar o MOTO Z que também é ótimo e ainda vai sobrar dinheiro pra eu sair com minha esposa kk

  • Rafael Souza
    2016-09-10T11:23:43  

    Se já não bastasse entre escolher Dual sim, ou 1 CHIP mais um cartão micro SD , agora vc escolhe entre carregar o aparelho ou ouvir música !!! .. A motorola errou em ter tirado a entrada P2 podem perder vendas por isso !!!!!

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2016-09-10T11:23:43  

      Caixinha de som Bloetooth, jpa que nenhum aparelho vai te fornecer um som agradavel, menos vibe A7010 .... bom isso já é outra história.

    recentes

    populares

    • Rafael Souza
      2016-09-10T11:23:43  

      Isso é só pra obrigar você a comprar o fone sem fio.

  • Barbara Baracho
    2016-09-20T11:58:13  

    Eu tenho o iPhone 6, mas pra ser bem sincera não sei se vou comprar outro iPhone quando for trocar, acredito que existam outros aparelhos com preço melhor e performance superior, vou optar pelo custo benefício ao invés da estética.

    recentes

    populares

    • Barbara Baracho
      2016-09-20T11:58:13  

      Bela atitude amiga, mente aberta ! Ta de parabéns !

    recentes

    populares

    • Barbara Baracho
      2016-09-20T11:58:13  

      Sou cliente Apple e acho que ela deveria ouvir seus consumidores: tem que dá uma melhorada no hardware também, realmente o iOS é fluído, mas está deixando a desejar. Vim pesquisar sobre o Moto Z justamente porque um amigo me falou que ele é melhor que meu iPhone 6 pra processar os comandos do meu drone Phantom 4, no iPad mini 2 que tenho dá até umas travadas na imagem de streaming... Estou pensando seriamente em trocar por um Moto Z...

  • José Rodrigues
    2016-09-10T21:06:45  

    Quem pode pode, quem não pode, se Android. Você não tem um iPhone? Ahhhh que pena! Então aproveita e descarreque a sua frustração aqui.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-09-10T21:06:45  

      Os Androgas piram... kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-09-10T21:06:45  

      É sério isso gente ? Resolução de tela baixa, apenas 2gb de memória ram, bateria de 1.960mAh que não aguenta 10 horas de uso. R$ 1 399,00 em um fone ! E não. Esse fone não vira um carro, nem uma casa e muito menos um Transformers , é simplesmente um fone .Sem contar o preço do próprio aparelho que não chega por menos de 5 mil no Brasil. É sério que isso ainda é considerado o aparelho top da apple? Mas para os fanáticos tá valendo , pode ser um aparelho considerável, mas nem de longe vale o que se paga, com esse valor, um motorola " Z forçe " muito melhor! Que comece o mimimi !

  • Edgard Santos
    2016-09-10T17:16:31  

    Mas que isso, Lenovo!!! Um celularzão desses com bateria de 2600 mA?? Nao dá né?

    recentes

    populares

    • Edgard Santos
      2016-09-10T17:16:31  

      Pra quer quer uma bateria de 3600 mAh? Compre um tijolo logo.

    recentes

    populares

    • Edgard Santos
      2016-09-10T17:16:31  

      Meu x play tem 3630 de bateria e não é um tijolo!

  • Filipe Motta
    2016-09-20T11:41:22

    Que comece o mimimi !

  • Filipe Motta
    2016-09-20T11:40:45

    Mas para os fanáticos tá valendo , pode ser um aparelho considerável, mas nem de longe vale o que se paga, com esse valor, um motorola " Z forçe " com todas as configurações é infinitamente melhor sem sombra de dúvidas .

  • Filipe Motta
    2016-09-20T11:40:41

    É sério isso gente ? Resolução de tela baixa, apenas 2gb de memória ram, bateria de 1.960mAh que não aguenta 10 horas de uso considerável, R$ 1 399,00 em um fone ? Isso mesmo R$ 1 399,00 em um fone ! E a resposta é não. Esse fone não vira um carro, nem uma casa e muito menos um Transformers , é simplesmente um fone . Sem contar o preço do próprio aparelho que não chega por menos de 5 mil no Brasil. É sério que isso ainda é considerado o aparelho top da apple? Ah pfvr né!

  • Teiverson
    2016-09-13T17:48:14

    MOTO Z!!

  • Kamylo
    2016-09-10T17:10:16  

    Para mim o Moto Z é melhor sem dúvidas. Comparem o tamanho da tela, e ainda tem o fato de aceitar Cartão SD, e o outro não. É até covardia compará-los.

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-09-10T17:10:16  

      Tamanho de tela não quer dizer que seja melhor

    recentes

    populares

    • Kamylo
      2016-09-10T17:10:16  

      Resolução.

  • Jose Junior
    2016-09-10T23:35:15  

    Na boa, mas até agora não fizeram um smartphone pelo menos igual ao da maçã.

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2016-09-10T23:35:15  

      Queria ver o ios rodando em um smartphone Android..

    recentes

    populares

    • Jose Junior
      2016-09-10T23:35:15  

      Android não é ruim, é pesado apenas ... tudo isso pode ser resolvido com otimizações, que por sinal é um mal trabalho das empresas que compram as licenças do Android, compare um sony com nexus por exemplo.

  • Will Gonçalves
    2016-09-10T16:54:17  

    Qualquer aparelho meia boca é melhor que o Iphone em se tratando de hardware.Ate o porque o OS da maçã não exije um aparelho parrudo pra rodar perfeitamente e sem engasgos ao contrario de aparelhos com Android.Eu sempre quis entender oque leva a Apple a praticar esses preços em seus produtos.

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2016-09-10T16:54:17  

      Mérito do sistema e não do aparelho.

    recentes

    populares

    • Will Gonçalves
      2016-09-10T16:54:17  

      Galerinha, numeros de nucleos não é o mais importante quando se tem arquitetura propria, o IOS se da bem em alguns pontos por conta disso, tendo eles hardware e software totalmente proprios, no android temos por exemplo camera da sony, 4 ou 5 fabricantes de chip-set diferentes (jogos e app's tem que ser otimizados para cada um respectivamente) placa grafica de outra fabricante etc, tudo isso forma uma salada ....

  • Emerson Lago
    2016-09-10T22:33:40  

    APPLE, O RESTO É CONVERSA.

    recentes

    populares

    • Emerson Lago
      2016-09-10T22:33:40  

      pobre tem desculpa pra tudo, aah pq prefiro galax,moto e... tsc,tsc,tsc.. IPHONE SÓ PRA QUEM TEM INTELECTO. KKKKKKKKKKKKK PAREM DE MIMIMI

    recentes

    populares

    • Emerson Lago
      2016-09-10T22:33:40  

      Intelecto ? mano nem ia comentar o primeiro, mas intelecto ? kkkkkkkkkkk MDS, oque um iphone tem a ver com seu intelecto, você se acha superior por pagar 5K pra usar Facebook no IOS ? kkkkkkkkkk

  • Bryan Guedes
    2016-09-12T15:17:03

    A expansão do micro do moto z que eu saiba é 2tb

  • Gabriel Santos
    2016-09-11T17:01:46

    Ios e mais rápido para abrir Jogos (Pra abrir mais rápido e executado com fluidez). Já aplicativos os Android top de linha abrem bem mais rápido. Podem fazer os testes. Recomendo até o próprio tech tudo fazer este teste. Créditos dudurochatec

  • Julio Souza
    2016-09-11T11:23:00

    Abriu a temporada do telefones melhores e mais baratos que o iPhone sempre quando tem um lançamento é assim aí derrepente passa-se dois meses e pronto todos passam ser piores!

  • Cristian Silva
    2016-09-10T16:35:29  

    2g de ram com esse preço !!!! só pra quem gosta de postar foto mostrando o cel

    recentes

    populares

    • Cristian Silva
      2016-09-10T16:35:29  

      Se você pesquisar você vai ver que o hardware do iPhone 7 é o mesmo hardware dos Androids de 2011

    recentes

    populares

    • Cristian Silva
      2016-09-10T16:35:29  

      Acho que temos mundos diferentes. Quem concorda que os smartphones da Apple são construídos encima do hardware ja anunciado para o aparelho e que os smarts Android tem que aumentar seu hardware porque seu sistema operacional nao esta em suas mãos. Falando ainda nesse assunto, a falecida linha Lumia da Nokia/Microsoft também construiu seus smartphones na mesma linhagem da Apple, sendo desenvolvidos com base na sua estrutura previamente definida. Esse 3 meu ponto.de vista para explicar essa diferença de configuração entre os smartphones!

  • Carlos Jacob
    2016-09-11T09:57:41  

    Sem falar que os cabos do iPhone são uma piada,é o que mais estraga,sobre a bateria ,ja passei muita raiva.Iphone nunca mais .

    recentes

    populares

    • Carlos Jacob
      2016-09-11T09:57:41  

      os cabos estragam rapido e sao caros.

  • Wagner Tadeu
    2016-09-11T10:19:34

    Tem coisas q são até legais mas uq estragam são oa fãs...tipo igreja !

  • Peter Schoel
    2016-09-10T21:10:24  

    Só fala mal de iPhone quem não tem cascalho pra comprar um. iPhone é iPhone. O resto é resto. Estou feliz aqui com meu 6S Plus de 128GB, só aguardando o lançamento oficial no Brasil pra pegar meu 7 Plus de 256GB. Até ia nos EUA buscar, mas gosto de fazer um seguro total e usar sossegado e sem capa, para poder mostrar toda sua beleza.

    recentes

    populares

    • Peter Schoel
      2016-09-10T21:10:24  

      já repararam que as linhas 4-5-6 sempre saio com algum problema, depois vem a linha S que corrige. nada é perfeito

    recentes

    populares

    • Peter Schoel
      2016-09-10T21:10:24  

      Vcs comem Mac Donalds e Burger King almoço lanche ali tbm é caro

  • Thiago Caldeira
    2016-09-10T17:31:28  

    iPhone é só para quem quer status, todo mundo já sabe disso. por isso é mais caro. Tem um ótimo hardware e o iOS é um sistema incrível. Agora comparar hardware e preço, sempre vai perder. Briga desnecessária.

    recentes

    populares

    • Thiago Caldeira
      2016-09-10T17:31:28  

      Status de que seu modinha. Pqpqpqp

    recentes

    populares

    • Thiago Caldeira