Celular

12/09/2016 07h00 - Atualizado em 12/09/2016 16h33

iPhone 7 Plus: veja a evolução da câmera até o lançamento da Apple

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Os celulares da Apple sempre receberam atenção pelas câmeras poderosas, seja com o iPhone 4S, em 2011, ou com o iPhone 6S, em 2015. Com o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus, a fabricante mantém a tradição de investir em recursos avançados para entregar um dos melhores resultados em fotos no mercado. 

Testamos o iPhone 7, o celular da Apple com botão Home renovado

O iPhone 7 Plus, atual top de linha da Apple, tem preço de US$ 769 no exterior (R$ 2.510, no câmbio atual, sem impostos), mas ainda não tem data de lançamento nem valor definidos para o Brasil. Enquanto o smartphone não chega ao país, relembre a história da câmera do iPhone, passando por modelos de sucesso como iPhone 5S e iPhone 6

iPhone 7 traz novas cores e novo design de câmera na parte traseira (Foto: Thassius Veloso/TechTudo) (Foto: iPhone 7 traz novas cores e novo design de câmera na parte traseira (Foto: Thassius Veloso/TechTudo))iPhone 7 mantém tradição de câmeras poderosas da Apple (Foto: Thassius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

iPhone 4S (2011)

O iPhone 4S, lançado em 2011, tem câmera traseira de 8 MP com foco automático. No entanto, se a pessoa preferisse, poderia também dar um toque na tela indicando onde a câmera deveria focar. Ele conta com um flash LED, para iluminar as fotos noturnas. A lente é de 35 mm com abertura de f/2.4, o que não é tanto, ao considerar as câmeras de hoje. O tamanho do sensor é de 1/3.2”.

O iPhone 4S tem uma câmera de 8 MP (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O iPhone 4S tem uma câmera de 8 MP (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O aplicativo de câmera do iPhone 4S tem a função de detecção de rostos, geolocalização, panorama e fotos em HDR. Ela também é capaz de gravar vídeos em 1080p com até 30 quadros por segundo, capturando áudio. O software da câmera fazia a estabilização do vídeo, para que ele não ficasse muito tremido. Apesar disso, o recurso não é muito perceptível. 

A câmera frontal ainda era VGA, ou seja, a qualidade das fotos era questionável. Na gravação de vídeos e nas chamadas via FaceTime, o iPhone 4S gravava a 30 quadros por segundo.

iPhone 5 (2012)

O sucessor do iPhone 4S, o iPhone 5, mudou totalmente o design do celular, mas não mudou muito o jogo de câmeras. Primeiramente, a Apple manteve os mesmos 8 MP da geração anterior, abertura de f/2.4 e sensor com tamanho de 1/3.2”. Assim como no 4S, a câmera traseira conta com um flash LED e grava vídeos a 30 quadros por segundo em 1080p.

A câmera do iPhone 5 ganhou grandes melhorias, apesar de manter o número de megapixels da edição anterior (Foto: Allan Melo / TechTudo)A câmera do iPhone 5 ganhou grandes melhorias, apesar de manter o número de megapixels da edição anterior (Foto: Allan Melo / TechTudo)

Ainda assim, a lente de 33 mm feita de safira usada pela primeira vez no iPhone 5 capturava imagens com mais detalhes. Os recursos do aplicativo da câmera continuaram os mesmos (geolocalização, detecção de rostos, panorama e HDR).

No entanto, a câmera frontal ganhou uma grande melhoria. O componente deixou de ser VGA e passou a ter 1,2 MP de resolução e abertura também de f/2.4. A lente usada na câmera frontal é de 35 mm, resultando em diferença nítida nas chamadas de vídeo. O iPhone 5 ainda pode gravar vídeos em 720p e 30 quadros por segundo.

iPhone 5S (2013)

O primeiro iPhone com leitor de impressões digitais teve um grande salto na qualidade da câmera. O iPhone 5S continuou com os mesmos 8 MP na câmera traseira, mas a abertura melhorou, indo para f/2.2 e capturando um pouco mais de luz. A lente de 29 mm revestida de safira é composta por cinco elementos e filtro IV híbrido.

A novidade da câmera do 5S é o flash LED e o seu processador (Foto: Luciana Maline/TechTudo)A novidade da câmera do 5S é o flash LED e o seu processador (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Além disso, o flash também recebeu um upgrade. Em vez de ser um único flash, o iPhone 5S trouxe flash duplo, chamado de True Tone. Ele tem dois tons de cores para tornar a imagem final mais fiel à realidade, sem partes estouradas em branco. 

O hardware do iPhone 5S deixou a captura de fotos mais rápida, possibilitando um novo modo de captura de imagens, o Burst Mode, que permitia pressionar o botão de captura para tirar várias fotos em sequência. Isso era ótimo para fazer fotos de objetos em movimento, por exemplo. O Burst Mode se juntou às funções Panorama e HDR já presente no app de câmera do iPhone.

Testamos o iPhone 7; assista ao vídeo com detalhes como preço e ficha técnica


No quesito gravação de vídeos, ele continuou gravando imagens com resolução de 1080p a 30 quadros por segundo, mas também conseguia gravar vídeos em câmera lenta. Quando na resolução 720p, o celular conseguia capturar 120 quadros por segundo. O aplicativo de câmera ainda deixava escolher qual parte do vídeo você gostaria de deixar em câmera lenta.

Ainda no modo de gravação, havia o recurso de time-lapse. O usuário ainda podia tirar fotos enquanto estava filmando, coisa que era impossível nos modelos anteriores do iPhone. Nesta geração, a Apple também inseriu o zoom de 3x.

A câmera frontal, porém, não teve uma mudança notável, a não ser pelo sensor de retroiluminação e o controle de exposição.

iPhone 6 e 6 Plus (2014)

A geração do iPhone de 2014, iPhone 6 e iPhone 6 Plus, também não trouxe grandes melhorias nas câmeras. A linha continuou com 8 MP de resolução, mas com melhorias na captação de imagens. O foco automático, por exemplo, ficou mais rápido com a tecnologia Focus Pixels. Isso foi possível graças ao processador de sinal de imagem presente no chip A8.

Interface do software da câmera do iPhone 6 Plus (Foto: Lucas Medes/TechTudo)Interface do software da câmera do iPhone 6 Plus (Foto: Lucas Medes/TechTudo)

iPhone 7 ou Galaxy Note 7: qual é o top de 2016? Comente no Fórum do TechTudo.

A lente usada continuou de 29 mm com abertura de f/2.2 e composta por cinco camadas, sensor de retroiluminação e feita de cristal de safira. Uma das grandes novidades do iPhone 6 Plus foi a estabilização óptica de imagem (OIS), que deixa os vídeos e fotos menos tremidos. Por se tratar de um recurso de hardware, eliminava boa parte das trepidações dos vídeos.

O aplicativo de câmera continuou a ter as mesmas funções (detecção de rosto, HDR, panorama e câmera lenta). No entanto, a câmera lenta passou a gravar vídeos a 240 quadros por segundo, o que é uma ótima evolução. Nas gravações de 1080p, o iPhone  conseguia capturar 60 quadros por segundo. Enquanto isso, a câmera frontal continuou sem receber novidades.

iPhone 6S e 6S Plus (2015)

Depois de cinco anos com câmeras com 8 MP, a Apple resolveu aumentar e usar câmeras com 12 MP de resolução, pelo menos na câmera traseira. A grande novidade do iPhone 6S foi o recurso chamado Live Photos, que capturava alguns segundos de vídeo para montar uma imagem animada da cena.

Câmera do iPhone 6S (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)Câmera do iPhone 6S (Foto: Thiago Lopes/TechTudo)

Não houve mudanças na construção da câmera. A abertura da lente continuou de f/2.2, composta por cinco elementos e coberta com cristal de safira. O modo Panorama, porém, chega a até 63 megapixels, capturando muito mais detalhes. O modo HDR, por sua vez, é ligado por padrão, sem a intervenção do usuário.

Pela primeira vez, uma câmera de iPhone podia gravar em 4K a 30 quadros por segundo. Os vídeos em câmera lenta também ficaram melhores. Era possível filmar em slow motion em 1080p com 120 quadros por segundo. Os vídeos em time-lapse também contavam com estabilização óptica de imagem.

A câmera frontal pulou de 1,2 MP para 5 MP e gravava vídeos em HD. Além disso, para tirar selfies em lugares escuros, a tela se transforma em uma espécie de flash. O iPhone 6S e o iPhone 6S Plus também contam com HDR automático na câmera frontal.

iPhone 7 e 7 Plus (2016)

Em 2016, a Apple resolveu inovar com o iPhone 7 e, especialmente, o iPhone 7 Plus, que chega com duas câmeras traseiras. A primeira delas é uma lente grande angular com abertura de f/1.8, o que permite a captura de muito mais luz e detalhes. Enquanto isso, a outra câmera tem lente teleobjetiva com abertura de f/2.8. Isso serve para auxiliar o zoom, deixando as fotos mais nítidas e detalhadas. O zoom óptico nos novos iPhone é de 2X, e o digital é de 10X.

Câmera do iPhone 7 tem 12 megapixels, com direito a estabilizador de imagem (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Câmera do iPhone 7 tem 12 megapixels, com direito a estabilizador de imagem (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O flash, que antes era duplo, agora é quádruplo. Ele possui quatro tons de cores e deixa as imagens com cores mais próximas da realidade, mesmo em ambientes escuros. A lente da câmera agora é composta por seis elementos. Todos os recursos dos outros iPhone estão presentes, como o Panorama de 63 MP, foco automático Focus Pixels, Live Photos com estabilização, detecção de rosto, controle de exposição e outros.

A câmera frontal pulou de 5 para 7 MP, capaz de gravar vídeos em Full HD (1080p). O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus trazem ainda flash retina, HDR automático, sensor de retroiluminação e detecção de rosto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Arthur Arnt
    2017-11-10T13:19:53

    Esse Tim Cook é um anormal. Conseguiu tirar o charme do iPhone com a geração 6, depois botou a lente saliente (pra ficar mais parecido com um Samsung) e agora perdeu o foco. Faz excelente lentes em aparelhos celulares. Pela metade do preço de um iPhone 8x se compra um câmera profissional Nikon, Canon e outras. Coitado do Steve Jobs.

  • Sílvia Matos
    2016-09-12T23:43:02  

    Só vejo gente despeitada por aqui, aquelas que não podem comprar um iPhone, e então precisam denegrir o melhor aparelho do mundo.

    recentes

    populares

    • Sílvia Matos
      2016-09-12T23:43:02  

      só quem nunca teve? desculpa decepcionar mas eu já tive e hoje estou muito mais contente com meu galaxy s6.

    recentes

    populares

    • Sílvia Matos
      2016-09-12T23:43:02  

      Silvia, para de humilhar as pessoas... Salário mínimo compra casa e até carro, basta saber planejar e usar da maneira correta. Quanto ao aparelho, é, de fato, um dos melhores do mercado. Possuo um 6s e minha mulher um S7, confesso que fiquei encantado. hoje em dia a Apple está muito mais comercial e "Status" do que funcional.

  • Makian Silva
    2016-09-13T09:25:40  

    Cara vj vários comentários aqui de pessoas se achando e chamando os outros de pobre por não ter um iPhone, graças a deus tenho condições financeiras de comprar qqr smartphone da Apple, mas na minha opinião a pessoa tem q ser muito fútil ou até mesmo retardada pra pagar mas de 2000 reais em um smartphone, isso é minha opinião, tenho moto x play que faz td que um iPhone faz kkkkkkkkkk e esteticamente e bem mas bonito

    recentes

    populares

    • Makian Silva
      2016-09-13T09:25:40  

      Comparar uma BMW a um iPhone a coisa de quem nunca entro numa BM

    recentes

    populares

    • Makian Silva
      2016-09-13T09:25:40  

      o iphone e mais caro por que e melhor em tudo , segurança , memoria , ram , procesador, camera e muito mais , principal e a segurança que no android não temos isso não tem preço. android tem segurança muito fragil , da pra se quebrada facilmento

  • Bruno Ferreira
    2016-09-12T10:30:58  

    O melhor, tudo que é melhor é mais caro !

    recentes

    populares

    • Bruno Ferreira
      2016-09-12T10:30:58  

      Querendo ou não o Brasil não é um País sério e é Culpa do imposto... Países sério vendem mais barato com um imposto condizente !

    recentes

    populares

    • Bruno Ferreira
      2016-09-12T10:30:58  

      A culpa do país não ser sério é do povo. Parem de transferir problema.

  • Genesis
    2016-09-14T15:02:39  

    Já percebi que é mais do mesmo, na realidade quando a gente compra, comprei um ipad air 2, a uns 5 dias é tudo maravilha, e a aplee realmente é show, mas o céu não fico mais azul por causa disso, nem o meu dia melhor, resumindo devemos perceber mais as maravilhas que existem na natureza, a vida real, e valorizar mais as pessoas que amamos, e o próximo, até porque são coisas que ficam obsoletas muito rapidamente.....

    recentes

    populares

    • Genesis
      2016-09-14T15:02:39  

      Cale-se, o software só roda totalmente liso otimizado pro último hardware

  • Antonio Neto
    2016-09-12T12:39:52  

    esperando sair o 7 para comprar o 3

    recentes

    populares

    • Antonio Neto
      2016-09-12T12:39:52  

      2 anos de uso. Não, sem problemas. De São Paulo.

    recentes

    populares

    • Antonio Neto
      2016-09-12T12:39:52  

      Eu sempre tive outros celulares mas vamos ser realista , iphone é iphone, a samsumg tem um s7 onde veio ao mercado, no top de linha, mas iphone é iphone. por exemplo: So existe a MC ?? não !! mas é a melhor, só existe a sky ? não !! mas é a melhor , iphone ??? sem comentarios. vc não vai se aperrear com virus, problemas e etc.. por anos.

  • Tiragato Dakatola
    2016-09-14T03:37:10

    Muito barulho, pouca evolução!

  • Andre Meira
    2016-09-13T11:04:09

    Troco Honda Civic 2015/2016 completo por Iphone 7.

  • Cleyton Moura
    2016-09-12T23:09:31  

    Soh sei que meu S7 edge detona esse ai em tudo!!!De repente em desempenho empatam!!Hehehe ..Aguardando as Iphonetes surtarem....em 3...2....1

    recentes

    populares

    • Cleyton Moura
      2016-09-12T23:09:31  

      Sim, o seu "detona", literalmente, tudo o que está perto dele. kkkkkk

    recentes

    populares

    • Cleyton Moura
      2016-09-12T23:09:31  

      Eu não seria vizinho seu, a menos que minha casa tivesse algum dispositivo anti-bomba. kkkkkkkkk

  • Raphael Oliveira
    2016-09-12T12:32:37  

    Isso que é falta do que falar desse Iphone, não tem novidade nenhuma nesse 7, e aí o pessoal do techtudo tem que arrumar um jeito de falar sobre ele...rs. Outra coisa, lente de 1.8 o meu LG G4 que foi lançado no começo de 2015 tem. A apple não inova em seus aparelhos desde que o Jobs morreu.

    recentes

    populares

    • Raphael Oliveira
      2016-09-12T12:32:37  

      Eles estão guardando tudo para o ano que vem. 10 anos de iphone

    recentes

    populares

    • Raphael Oliveira
      2016-09-12T12:32:37  

      Acho que ao invés dessa papagaiada toda, a Apple podia investir numa campanha tipo "Novo iPhone 7 e 7S. A tecnologia de ponta discreta, que não vai estourar seu bolso." kkkkkkkkkkkkkkk

  • Eduardo Fins
    2016-09-12T11:53:03  

    Sem as comparações tecnicas, a Xaomi lançou o Redmi Pro 3 com duas câmeras, se houve inovação não foi a Apple que trouxa ao mercado.

    recentes

    populares

    • Eduardo Fins
      2016-09-12T11:53:03  

      Graças ao Jobs... sem ele a Apple nem existiria

    recentes

    populares

    • Eduardo Fins
      2016-09-12T11:53:03  

      É... A gente sabe que foi ele e o Woz que fundaram a empresa...

  • Zuconelli
    2016-09-13T09:10:35  

    QUEM FOI FELIZ..... quem pagou R$ 3.000 em 10 x pelo excelente sansung S7 EDEGE + 24000 milhas multiplus OU quem vai aguardar até dezembro e pagará 4200 reais pelo iphone... Querem a dica pra ser feliz?

    recentes

    populares

    • Zuconelli
      2016-09-13T09:10:35  

      samsung S7 EDEGE é aquele que explode na mão, no carro, põe fogo na garagem e estão proibidos de serem ligados ou carregados em algumas companhias aéreas ??

  • Cézar S.a
    2016-09-13T09:57:13

    Opa agora ja posso comprar o 4s

  • Igor Lima
    2016-09-13T09:43:35

    Poxa se o kra quer ter um Iphone e pode pagar sem prejudicar o orçamento isso é problema dele... Não é fútil ou seja lá qual for o pejorativo que você tem pronto na ponta da língua... eu estou satisfeito com meu Zenphone 5...

  • Alessandro Jesus
    2016-09-13T09:43:26

    PAGAR MAIS DE R$5000 NUM APARELHINHO DESTES SÓ PRA SAIR NA RUA CAÇANDO POKEMON OU PRA TIRAR FOTOS! POR SIMPLES STATUS NO FACE! BRASIL É PAÍS DE ZUMBIS CONSUMISTAS!

  • Christian Gonçalves
    2016-09-13T09:23:43

    DEU A LOCA NO GERENTE IPHONE 7 PELA METADE DO DOBRO!

  • Justiniano Gregorio
    2016-09-13T09:20:25

    CONSUMISMOIMBECIL!

  • Justiniano Gregorio
    2016-09-13T09:19:37

    CONSUMISMODESGRAÇADO!

  • Zuconelli
    2016-09-13T09:12:02

    QUEM SERÁ + FELIZ..... quem pagar R$ 3.000 em 10 x pelo excelente sansung S7 EDEGE + 24000 milhas multiplus OU quem vai aguardar até dezembro e pagará 4200 reais pelo iphone... Querem a dica pra ser feliz?

  • Rubens Lopes
    2016-09-13T09:06:59

    Ótimo aparelho, mas nada que justifique o preço que cobram.

  • Ruan Rodrigues
    2016-09-13T08:35:56

    Vendo Gol 2016/2017 ou troco em Iphone 7

  • Henri Lautrec
    2016-09-13T08:22:31  

    Tenho Iphone desde que foi lançado nos EUA, mas tá ficando feio a tanto que globo puxxxaSacooo da Apple. O iPhone já foi superado faz tempo, só não troco por comodidade e o design.

    recentes

    populares

    • Henri Lautrec
      2016-09-13T08:22:31  

      A grande maioria dos usuários de smartphones usam as fotos para feice, insta e no máximo um tinder. Quem precisa de resolução de mil megapixel???? Tiram as fotos e depois nem lembram mais...

  • Paulo Correa
    2016-09-12T12:40:00  

    No Brasil será lançado no Black Friday. De R$ 9.000,00 por R$4.500,00

    recentes

    populares

    • Paulo Correa
      2016-09-12T12:40:00  

      Você quis dizer black fraude né?

    recentes

    populares

    • Paulo Correa
      2016-09-12T12:40:00  

      ainda bem que tem o financiamento em até 24x no site da apple kkkk

  • Paulo
    2016-09-12T13:58:09  

    E lá vai o assalariado comprar o seu Iphone 7 com o dinheiro que não tem, com recursos que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam ....

    recentes

    populares

    • Paulo
      2016-09-12T13:58:09  

      já coloquei placa de venda no meu carro só pra comprar o Iphone 7 plus de 256 GB.

    recentes

    populares

    • Paulo
      2016-09-12T13:58:09  

      Fale por sí!!!

  • Abilio Felisberto
    2016-09-13T00:41:07  

    Já tive Android no Samsung S1, S3 e S5. Depois de comprar um iPhone 6s não volto pro Android nunca mais, não dá nem pro começo.

    recentes

    populares

    • Abilio Felisberto
      2016-09-13T00:41:07  

      Meu nokia 3310 ganha de ambos.