Celular

20/09/2016 08h01 - Atualizado em 20/09/2016 08h01

iPhone 7 tem motor vibratório no lugar da saída de áudio de 3,5 mm

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Um dos principais rumores sobre o iPhone 7 foi confirmado no lançamento do celular pela Apple, em 7 de setembro: o smartphone chegou ao mercado sem saída dedicada para fones de ouvido. A nova geração do telefone perdeu a tradicional entrada de 3,5 milímetros (também conhecida como P2), e traz apenas uma porta Lightning , velha conhecida de quem tem dispositivos da Apple. Ela serve para recarregar a bateria e conectar o smartphone ao PC. A dúvida, porém, permanecia: o que a fabricante colocou no espaço que antes era ocupado pela entrada de som?

iPhone 7 repete recursos que já existem em outros celulares

O site iFixit, especializado em desmontar aparelhos, revelou que a retirada do conector de fone de ouvido é muito mais do que um simples capricho da empresa de Cupertino. A mudança no interior do iPhone 7 foi necessária para abrir espaço interno para a chegada de novos recursos, como o botão Home remodelado e o tratamento para que ficasse resistente à água.

Novo iPhone traz proteção contra água (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Novo iPhone traz proteção contra água (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

No lugar do conector de áudio, a Apple incluiu no iPhone um novo barômetro. O sensor é responsável por ajudar a determinar a altitude. No iPhone 7 e no iPhone 7 Plus, esse sensor foi aprimorado e tem a capacidade de medir com precisão pequenas variações, como subir escadas ou elevadores. Além disso, o componente é selado com plástico, para garantir a impermeabilização.

Próximo ao barômetro, no espaço onde também era localizado o conector P2, está uma nova geração do Taptic Engine, motor que adiciona vibração ao clique na tela. Ele está maior no iPhone 7, uma medida necessário para a reformulação do botão Home, que não é mais mecânico e também passa a contar com a sensação tátil.

A construção do iPhone 7 também traz algumas curiosidades, como as saídas de áudio principais. Apesar de exibir duas saídas reservadas para os alto-faltantes, os novos aparelhos contam com apenas uma saída de som, posicionada ao lado direito do conector Lightning.

Diferenças na construção interna da geração anterior e do iPhone 7 (Foto: Reprodução/iFixit)Diferenças na construção interna da geração anterior e do iPhone 7 (Foto: Reprodução/iFixit)

Qual será o preço do iPhone 7 no Brasil? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Por que tirar o conector P2?

Alvo de muitas críticas, a retirada do conector P2, segundo a Apple, foi necessária para uma melhor organização interna, para tornar mais fácil a proteção contra a água e trazer o novo botão home. Além disso, com a saída do conector, foi aberto espaço para o crescimento das baterias, com capacidade de 14% a mais no iPhone 7, e 5% a mais no iPhone 7 Plus.


De acordo com a fabricante, o futuro do áudio em celular é wireless. Tanto que, ao abandonar a entrada P2, a empresa tratou de lançar os AirPods, que têm preço de R$ 1.399. Ainda assim, a companhia disponibiliza adaptadores com fio e fones de ouvido com conexões Lightning.

Resta saber se, de fato, o mundo dos smartphones sem conector P2 vai se tornar realidade. Algumas fabricantes, como a Lenovo e o seu Moto Z, já compraram essa briga.

Via iFixit, The Verge 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Led Sabbath
    2016-09-20T14:10:49  

    Se eu ficar 6 meses sem almoçar consigo comprar um ! que legal !!

    recentes

    populares

    • Led Sabbath
      2016-09-20T14:10:49  

      Ou se vc estudar, trabalhar além das expectativas durante 6 meses, 6 semestres, 6 anos, pode comprar 1, 2, e mais ainda.

  • Gerson H
    2016-09-21T09:50:09  

    barometro mede pressão atmosferica....altitude é medida por um altimetro,.

    recentes

    populares

    • Gerson H
      2016-09-21T09:50:09  

      O barômetro consegue determinar a altitude pela diferença de pressão atmosférica.

    recentes

    populares

    • Gerson H
      2016-09-21T09:50:09  

      anta!

  • Raúl Gomes
    2016-09-22T11:05:27

    i7 é o inicio de novas cópias, aposto que ano que vem a maioria dos telefones sairão sem a entrada P2. Tendência de mercado é assim, uma empresa apenas dita a regra, nesse caso já é fácil de saber de qual eu falo. Em novembro eu compro o meu.

  • Marcos Alencar
    2016-09-20T15:58:51  

    Iphone é o Rolex dos celulares, faz o que todos fazem mas dá mais status pra quem tem... vou ficando com meu casio q n erra hora por enquanto

    recentes

    populares

    • Marcos Alencar
      2016-09-20T15:58:51  

      Sempre achei os Samsungs melhores que os iPhones, mas dessa vez não, o iphone 7 é muito melhor que o s7, sem contar q nos testes de água o s7 morre primeiro

    recentes

    populares

    • Marcos Alencar
      2016-09-20T15:58:51  

      Iphone melhor em que ? na água ... kkkk ... isso é papinho de fanboy e o s7 e lindo perto do iphone

  • Joao Pereira
    2016-09-21T11:38:44  

    enquanto isso HTC vai crescendo cada vez mais

    recentes

    populares

    • Joao Pereira
      2016-09-21T11:38:44  

      Calma jovem, a briga é de criança, falar da htc é tipo chegar com uma Ferrari p humilhar um fusca

  • Felipe Alcantara
    2016-09-21T11:21:32  

    Esperando chegar pra comprar o 7 plus... o iMac 5k... e o MacBook Pro de 15.. fazendo as contas.. 5000 + 20000 + 21000 = 46000 vender mnha duster aut. e ficar com um troco... kkkkk

    recentes

    populares

    • Felipe Alcantara
      2016-09-21T11:21:32  

      dá não, duster cai muito de preço, deve dar uns 30 só

  • Rafael Soares
    2016-09-20T16:53:12  

    To feliz com meu 5S

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2016-09-20T16:53:12  

      Estou feliz com meu Lumia 640xl

    recentes

    populares

    • Rafael Soares
      2016-09-20T16:53:12  

      Vou vender meu 5s e comprar uma bicicleta

  • Rolando Rocha
    2016-09-20T18:31:49  

    Vou trocar o meu Iphone 6s pelo Iphone 7 porque eu tenho dinheiro para trocar.

    recentes

    populares

    • Rolando Rocha
      2016-09-20T18:31:49  

      Vai na claro e troca ele pagando so 1/3 do novo

    recentes

    populares

    • Rolando Rocha
      2016-09-20T18:31:49  

      Ficar com os dois para que? Se o meu anterior estiver arranhado eu tenho que ficar com ele ou jogar fora? Valeu

  • Mauro Matos
    2016-09-20T12:42:05  

    Iphone já foi o melhor 3 anos atrás. Hoje não é mais.

    recentes

    populares

    • Mauro Matos
      2016-09-20T12:42:05  

      A unica diferença entre o iphone4, pro iphone7 alguem me diz? O 4 era quadrado, o 7 é copia do S6( q foi lançado antes) so mudou isso, sem novidade(de novo)

    recentes

    populares

    • Mauro Matos
      2016-09-20T12:42:05  

      E qual é o melhor então? Todos travam, menos o iphone.

  • Ted
    2016-09-20T12:20:38  

    matéria mais inútil...

    recentes

    populares

    • Ted
      2016-09-20T12:20:38  

      q nem o iphone7

  • Raposão
    2016-09-20T12:38:34

    a matéria foi apenas sobre os fones de ouvido... aff

  • Joao Luis
    2016-09-20T15:39:01  

    Tá, e o que esse aparelho traz de novidade?

    recentes

    populares

    • Joao Luis
      2016-09-20T15:39:01  

      Por esse preço eu viajo pra Argentina.......

    recentes

    populares

    • Joao Luis
      2016-09-20T15:39:01  

      Quando tem novidade? nunca

  • Eric
    2016-09-20T15:59:11  

    Só saio do 6s para o 8 ou o 9....realmente as mudanças não impressionaram NADA...rs.

    recentes

    populares

    • Eric
      2016-09-20T15:59:11  

      Tbm concordo!!!

    recentes

    populares

    • Eric
      2016-09-20T15:59:11  

      Entrem no site da apple>iphone>compare . Putz.... é risível o nível de inovação entre os aprelhos!

  • Thiago Soares
    2016-09-21T01:00:46

    Com esse excesso de falta de novidade a Apple só desperdiçou o número 7

  • Elimario Dantas
    2016-09-21T00:23:50  

    alguém sabe quando o IOS VAI PARA Android?

    recentes

    populares

    • Elimario Dantas
      2016-09-21T00:23:50  

      Quando o Android se tornar um sistema operacional digno, que funciona e não pega vírus.

    recentes

    populares

    • Elimario Dantas
      2016-09-21T00:23:50  

      Magno??????????????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK TODO MES TEM ATAQUE DE VIRUS NO IOS, E VC VEM ME FALAR Q O ANDROID NAO É DIGNO??????

  • Marcus Martins
    2016-09-21T09:22:22

    Os outros celulares tem as mesmas coisas e ainda a entrada P2

  • Luiz Felippe
    2016-09-21T09:06:59

    Steve !!! Joga uma luz sobre aquele pessoal !!!

  • Hellz
    2016-09-21T08:22:14

    "Alvo de muitas críticas, a retirada do conector P2, segundo a Apple, foi necessária para uma melhor organização interna" Uma ova, foi pra vender mais coisa pra burro comprar

  • Marcos Silva
    2016-09-20T11:14:39

    O titulo na página inicial tá de um jeito e aqui de outro.

  • Gleidson Silva
    2016-09-20T14:45:43  

    quando sai o 7s, vamos alterar uma nova cor e subir o preço!!!! Mil Reais esta bom só para alterar ?

    recentes

    populares

    • Gleidson Silva
      2016-09-20T14:45:43  

      ricardo, olhe Tmobile, 0 de pagamento no de 16gbs, 99 no 128 e 199 no 256.

    recentes

    populares

    • Gleidson Silva
      2016-09-20T14:45:43  

      ops 32gbs*

  • William Marcatti
    2016-09-20T16:02:27

    Papapa de pobre

  • Gustavo Stamberg
    2016-09-20T11:44:45  

    Esperar sair o 7s pra comprar.

    recentes

    populares

    • Gustavo Stamberg
      2016-09-20T11:44:45  

      Para comprar o 4?

    recentes

    populares

    • Gustavo Stamberg
      2016-09-20T11:44:45  

      3 GS, uma pechincha

  • Leonardo Braga
    2016-09-20T14:28:30

    ...e o KIKO?

  • Mauro Matos
    2016-09-20T12:33:18

    Iphone já foi o melhor 3 anos atrás. hoje não é mais

  • Eduardo Vireque
    2016-09-20T12:06:46

    Que coisa hein!!!!