Celular

13/09/2016 07h00 - Atualizado em 13/09/2016 14h49

Na dúvida entre Moto X Play e Moto G 4 Plus? Compare preço e especificações

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

O Moto X Play e o Moto G 4 Plus podem até ter consumidores diferentes, mas a ficha técnica dos dois celulares é bem semelhante. Enquanto o Moto X Play (2015) tem preço de R$ 1.678, o Moto G 4 Plus (2016) custa R$ 1.499 no site da Motorola (uma empresa da Lenovo). Com isso, escolher comprar um ou outro pode não ser uma tarefa muito fácil. 

Moto G 4 ou iPhone SE: qual é o melhor lançamento com preço ‘baixo’ de 2016

Abaixo, o comparativo de especificações técnicas do TechTudo faz uma avaliação das características de cada smartphone, como desempenho, tela, bateria, design, câmera e custo-benefício. Com isso, você tem uma ajuda para decidir qual telefone com Android comprar.

Moto X Play ou Moto G 4 Plus: compare preço e ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)Moto X Play ou Moto G 4 Plus: compare preço e ficha técnica (Foto: Arte/TechTudo)

Design

Apesar de os dois celulares terem o mesmo tamanho de tela (5,5 polegadas), eles têm corpos de tamanhos diferentes. Enquanto o Moto G 4 Plus tem 153 mm de altura, o Moto X Play tem 148 mm. A diferença se deve à presença do sensor biométrico na parte da frente do Moto G 4.

Cadastre suas digitais para desbloquear o Moto G 4 Plus (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Cadastre suas digitais para desbloquear o Moto G 4 Plus (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O leitor de impressão digital não está presente em outras versões do Moto G 4, mas, no Moto G 4 Plus, o recurso chega para desbloquear a tela e autenticar funções. 

Por outro lado, o Moto G 4 Plus é mais fino do que o Moto X Play, pois são 9,8 mm de espessura, contra 10,9 mm, além de ser mais leve. Os smartphones têm em comum, porém, a capa traseira removível. 

O Moto G 4 Plus vem com uma capa vermelha na embalagem (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)O Moto G 4 Plus vem com uma capa vermelha na embalagem (Foto: Fabricio Vitorino/TechTudo)

Tela

A tela é o único aspecto em que não há qualquer diferença entre os dois telefones. Tanto um quanto o outro exibem 16 milhões de cores e têm proteção Gorilla Glass 3, contra pequenos riscos e arranhões. Nos dois casos, o tamanho das telas IPS LCD é de 5,5" com resolução Full HD (1080 x 1920 pixels). Isso resulta em densidade de 401 ppi, garantindo mais nitidez na imagem. 

Tela do Moto X Play também possui 5,5 polegadas e é Full HD (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)Tela do Moto X Play também possui 5,5 polegadas e é Full HD (Foto: Marlon Câmara/TechTudo)

Câmera

A diferença entre as duas câmeras traseiras é mais acentuada do que os outros quesitos dos celulares. Enquanto o Moto G 4 Plus tem sensor de 16 MP, o Moto X Play traz 21 megapixels. Essa é uma enorme diferença, o que faz o Moto X produzir fotos melhores, com maior capacidade de ampliação e menor perda de qualidade em futuras edições. A câmera frontal dos dois smartphones, porém, têm resolução de 5 MP. 

O Moto X Play ainda tem o estabilizador óptico, que realiza um trabalho mecânico, com o conjunto de lentes, para deixar as fotos sem borrões. Isso garante maior qualidade no resultado das imagens, ao contrário do estabilizador digital, que tenta compensar as tremidas com um software, de forma “artificial".

Curtiu o lançamento do Moto G 4? Comente no Fórum do TechTudo.

Moto X Play tem sensor com mais megapixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Moto X Play tem sensor com mais megapixels (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Sobre gravar vídeos, tanto um quanto o outro conseguem filmar em Full HD, com 30 frames por segundo. No entanto, o diferencial do Moto X Play é conseguir também gravar com tecnologia HDR, que traz mais qualidade no contraste entre as áreas mais iluminadas e mais escuras.

Desempenho e bateria

Tanto o Moto G 4 Plus quanto o Moto X Play têm 2 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, expansível  em até 128 GB via microSD.

A única diferença real entre eles é que o Moto G traz uma versão atualizada do processador. Em resumo, o poder de processamento dos dois é parecido. 

Quanto à bateria, também há uma diferença gritante entre os aparelhos. Enquanto o Moto G 4 Plus possui apenas 3.000 mAh, o Moto X Play vem com 3.630 mAh. Isso garante que o segundo aparelho fique mais tempo ligado ao fazer as mesmas tarefas.


Por ser um dispositivo mais antigo, o Moto X Play saiu de fábrica com o Android 5.1.1 Lollipop. Enquanto o isso, o Moto G 4 Plus está chegando às lojas com o Android 6.0.1 Marshmallow. Ainda assim, essa não deve ser uma preocupação para o consumidor, uma vez que o Moto X também recebeu atualização para a versão mais recente do sistema operacional. 

Custo-benefício

O Moto X Play e o Moto G 4 Plus têm preço parecido - em torno de R$ 1.500 -, e podem ser encontrados por valores mais baixos em ofertas online no Brasil. Em uma análise de especificações, o Moto X Play ainda tem o melhor custo-benefício, por ter câmera superior e bateria com mais capacidade. No entanto, o celular tem a desvantagem de ser mais antigo. 

Tabela comparativa entre Moto X Play ou Moto G 4 Plus (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Moto X Play ou Moto G 4 Plus (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Sergio Sarno
    2016-09-14T17:01:23  

    Moto X Play tem a pior câmera do mercado...melhor fotografar com a antiga tekinha.

    recentes

    populares

    • Sergio Sarno
      2016-09-14T17:01:23  

      Pior câmera do mercado ????? Acho que vc nunca usou um

    recentes

    populares

    • Sergio Sarno
      2016-09-14T17:01:23  

      Verdade bom d+++++++

  • Tivandim
    2016-09-13T15:19:46  

    Muito caro.

    recentes

    populares

    • Tivandim
      2016-09-13T15:19:46  

      É Caro sim e vc um brazuca idiota paulo

    recentes

    populares

    • Tivandim
      2016-09-13T15:19:46  

      Podia ir dormir sem essa Paulo.

  • Ayrton Aguiar
    2016-09-13T14:02:44

    Cara, não sei o moto x play, mas eu tenho o moto g 4 plus e o que posso dizer é que o danado esquenta muuuito. Mas no geral é um bom, eu disse bom, aparelho.

  • Lenka Baranenko
    2016-09-13T17:11:14  

    Enquanto isso paguei 800 reais em um Lenovo Vibe K5 com configurações bem semelhantes, só que sem o nome "moto". Ou seja, todos são da mesma empresa, as configurações são semelhantes, conclusão: mais vale um Vibe K5, que no meu ponto de vista para ficar mais top, falta o app de câmera da Motorola.

    recentes

    populares

    • Lenka Baranenko
      2016-09-13T17:11:14  

      Vai vendo, onde vai parar com esse seu k5.

    recentes

    populares

    • Lenka Baranenko
      2016-09-13T17:11:14  

      O K5 não vai atualizar para Android N mas X Play e G4 Plus vão ter Android N e Android O.

  • Tomas Borba
    2016-09-13T14:40:14  

    CARAMBA! Eu entendo que a ideia do TechTudo é fazer análises técnicas para o público mais leigo...mas não precisa resumir a comparação de câmera ao número de megapixels! Que ridículo! Parece um jornalista leigo escrevendo...

    recentes

    populares

    • Tomas Borba
      2016-09-13T14:40:14  

      Achei mega injusto essa comparação de câmera, parece que foi um leigo qualquer que acredita que quanto mais megapixels melhor a câmera.. Sendo que o próprio DxoMark botou a câmera do g4+ no mesmo nível de tops de linha..

    recentes

    populares

    • Tomas Borba
      2016-09-13T14:40:14  

      Mas a câmera do X Play é melhor sim que o G4 Plus.

  • Victor Corrêa
    2016-09-14T00:15:15  

    Muita gente já reclamou disso e eu vou engrossar o caldo: MEGAPIXEL NÃO É TUDO NUMA CÂMERA! Parem com essas reportagens amadoras e sejam mais criteriosos nessas análises, pelo amor de Deus, porque tem muita gente que entra aqui realmente pra pesquisar e não e justo passar informação incompleta ou incorreta.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-09-14T00:15:15  

      Mas X Play è melhor sim pois tem tela branca e G4 Plus tem tela amarelada. X Play tem câmeras melhores que G4 Plus. X Play tem bateria melhor. X Play tem designe mais bonito e sério. Linha X sempre foi melhor que linha G. Fácil ver linha G em autorizadas e difícil linha X em autorizadas. Linha G trava e difícil linha X travar.

  • Carlos Ferreira
    2016-09-13T18:56:13  

    - Ta , agora que Rival ? os 2 aparelhos sao do mesmo fabricante , seus estagiarios mangoloides !

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-09-13T18:56:13  

      Kkkkkkk... mongoloides foi demais!!!

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2016-09-13T18:56:13  

      Também tenho X Play e não troco pelo G4 Plus

  • Professor
    2016-09-13T13:02:01  

    A câmera pode ter 300mp que jamais a Lenovo/Motorola fará câmera igual a Microsoft. FIM

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-09-13T13:02:01  

      nao sabe oque fala melhor aparelho da atualida sao os motorolas ..

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-09-13T13:02:01  

      Concordo com o Renan

  • Luciano Abreu
    2016-09-14T08:30:29  

    O X play não tem giroscópio. Oculus VR e pokemon GO não funcionam nele.

    recentes

    populares

    • Luciano Abreu
      2016-09-14T08:30:29  

      Cara vc nem sabe oq fala!! Kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Luciano Abreu
      2016-09-14T08:30:29  

      pokemon go? vai estudar criança, vai virar meu funcionário.

  • Sérgio Silva
    2016-09-14T11:00:33

    Aguardando Zenfone 3

  • Luís Camargo
    2016-09-13T14:06:39  

    Compraria esse moto g4p, mas ele é muito grande! Qual vale mais a pena ele ou um nexus 5x?

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-09-13T14:06:39  

      5X é muito bom!

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-09-13T14:06:39  

      5X

  • Sandro
    2016-09-13T15:27:00  

    A Bandidagem pira!

    recentes

    populares

    • Sandro
      2016-09-13T15:27:00  

      Kkkkkkkkkk

  • Professor
    2016-09-14T09:04:08

    O mesmo cara que diz que o Android é bom ...também diz pra você instalar o Baidu.

  • Jean Cunha
    2016-09-13T10:13:40  

    Ou seja X play Wins! fatality!

    recentes

    populares

    • Jean Cunha
      2016-09-13T10:13:40  

      fatality foi pro seu tio Eduardo Cunha!! kkkk

    recentes

    populares

    • Jean Cunha
      2016-09-13T10:13:40  

      kkkkk curti seu comentário Felipe!

  • Tiago Weis
    2016-09-13T12:42:47  

    MOTO G4 NA VEIA

    recentes

    populares

    • Tiago Weis
      2016-09-13T12:42:47  

      Com esse valor compro um top da XIAOMI que dá uma surra nestes modelos ..e anida me sobra dinheiro..verdade , podem pesquisar !

  • Marcel Dick
    2016-09-13T20:56:33

    Rival sim concorrentes não, existe sim rivais dentro de uma mesma marca, seguimento, produto...

  • Plinio Rafael
    2016-09-13T16:20:10  

    olhem os preços de um smartphone intermediário no brasil.... posicionaram os produtos focando nos multibilionários...

    recentes

    populares

    • Plinio Rafael
      2016-09-13T16:20:10  

      algum multibilionário deu deslike...

  • Rogerio Carvalho
    2016-09-13T15:12:23

    Que doença essa matéria. Rival da mesma fabricante?E outra, esse sempre foi o preço do Moto G plus

  • Felipe Mendes
    2016-09-13T14:44:03

    A diferença do G pro Y é de 19 letras, contando o K!

  • Leonardo Oliveira
    2016-09-13T12:41:36

    Há boatos que a que esses smartphones conseguem até realizar e receber chamadas de voz, não sei se é verdade rsrs.

  • Anderson Silva
    2016-09-13T12:09:20

    Blu Pure XR...

  • Luiz Santos